Como vender pelo direct do Instagram? Confira nossas 6 dicas

Muitos negócios não exploram todo o potencial das redes sociais e deixam de atender visitantes realmente interessados em seus produtos. Isso acontece […]

Muitos negócios não exploram todo o potencial das redes sociais e deixam de atender visitantes realmente interessados em seus produtos. Isso acontece com o direct do Instagram, recurso que pode ser um aliado nas vendas quando bem utilizado. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nossas dicas de como vender pelo direct do Instagram.

Reunimos o que você precisa para usar o direct para atrair clientes e aumentar as vendas. Para não restar qualquer dúvida, o direct é o recurso de mensagens pelo inbox do Instagram. Aqui você verá 6 estratégias para explorar todo o potencial desse simples recurso. Confira!

1. Crie um perfil comercial

A primeira dica de como vender pelo direct do Instagram é usar um perfil comercial para essa estratégia. Pode parecer um simples detalhe, mas optar por trabalhar com um perfil para a empresa garante funcionalidades exclusivas da plataforma, como a análise de dados e métricas de desempenho, além de botões que direcionam o usuário para a loja virtual.

Você tem a possibilidade de criar um perfil comercial do zero ou migrar de um perfil pessoal. Ambas as opções são totalmente gratuitas. Depois de criá-lo, você também pode fazer a integração com a sua fanpage do Facebook.

2. Faça otimizações no perfil comercial

Quando o seu perfil comercial estiver pronto, é importante fazer algumas otimizações para causar uma primeira boa impressão nos visitantes e torná-los seus seguidores. Por exemplo, preste muita atenção à bio do seu perfil.

A frase descrita na sua biografia deve descrever de maneira sucinta o que a empresa faz e como ela poderá ajudar o usuário. É importante que a frase seja pensada para conversar com quem está de passagem pelo seu perfil, o que significa que ela deve ser simples e prática.

Alguns profissionais decidem evitar frases e colocar simplesmente a categoria do perfil, como “Empreendedor”. Já outros decidem colocar dados mais completos na bio, como o diferencial da marca, o segmento e o link para o site oficial. Independentemente da escolha, o mais importante é prezar pela leveza e concisão das informações.

Também não se esqueça de pensar na avatar do perfil comercial. Pode ser o logotipo da sua marca, mas, se a empresa tem foco na imagem do empreendedor, uma foto sua deve passar credibilidade e autoridade. Por isso, evite fotos com baixa resolução e aplicação de filtros. Dê preferência a imagens de qualidade em seus formatos originais.

3. Envie mensagens de boas-vindas

Muitos usuários seguem perfis comerciais por conta de um interesse pontual em algum post compartilhado por um outro perfil, mas acabam se esquecendo da marca pouco tempo depois. Uma dica eficaz para não deixar seu negócio cair no esquecimento tão rápido é dar o primeiro passo na interação com o usuário.

As mensagens de boas-vindas são ótimas para iniciar uma conversa e demonstrar que, quando o usuário precisar, ele tem à disposição um canal aberto para tirar dúvidas sobre produtos ou serviço da empresa.

O melhor de tudo é que você pode usar o recurso de mensagens automáticas, que são enviadas pelo direct sem que algum operador precise fazer isso. É uma solução interessante na medida em que o seu perfil ganha mais seguidores. Afinal, fica difícil escrever uma mensagem de boas-vindas e fazer a gestão de todos com quem você se comunica se o número se seguidores já é numeroso.

Contudo, a mensagem automática requer cuidados para que o envio não pareça “robótico” demais ou soe estranho para o usuário. A melhor alternativa é usar gerenciadores para o envio automático de mensagens.

4. Responda todas as mensagens que chegam

Na comunicação digital, ganha pontos quem responde com rapidez. É claro que as mensagens precisam de algum engajamento por parte da empresa, mas é preciso saber que os usuários não mantêm uma conversa para perder tempo. Por isso, não deixe ninguém sem respostas.

Imagine que um usuário enviou uma dúvida antes de fechar uma compra e ninguém lhe deu um retorno. O resultado disso é uma venda perdida! As respostas automáticas são úteis na tarefa de agilizar o tempo de atendimento, mas nem todas as dúvidas são facilmente esclarecidas pelo direct.

Então, conte sempre com a opção de redirecionar o usuário para outros canais de atendimento da empresa, nos quais eles podem falar diretamente com uma pessoa. Alguns exemplos são as mensagens no WhatsApp ou o envio de um e-mail com a dúvida.

5. Divulgue sorteios, concursos e descontos

Você pode usar o direct para divulgar sorteios, concursos, descontos e outras estratégias de engajamento criadas no seu perfil comercial. Também é possível manter a interação com os usuários para fazer alertas sobre o término de prazos, o que favorece o senso de urgência para que eles não fiquem de fora da oportunidade de adquirir seus produtos.

Quem nunca seguiu um perfil no Instagram por conta de um sorteio ou algo parecido? Esse tipo de estratégia aumenta a visibilidade da sua marca no Instagram.

6. Faça sugestões do Instagram Shopping

Seu perfil no Instagram já possui um Shopping? Esse recurso gratuito permite a inclusão de etiquetas com nomes e preços de produtos em publicações no feed e nos Stories. Quando o usuário clica em uma etiqueta, pode ver o preço de um item e ser redirecionado para o site da loja e finalizar a compra.

A partir de 9 publicações do perfil com as etiquetas, você ganha a aba Loja, exclusiva para posts com essa característica. Vale lembrar que o Instagram Shopping só funciona com perfis comercias. Então, se ainda não criou ou migrou o seu perfil pessoal para o comercial, essa é a hora!

Neste post, você viu algumas dicas de como vender pelo direct do Instagram. Agora, você precisa dar o primeiro passo para ver os resultados na prática. Não dispense o perfil comercial. Tome cuidado na criação das respostas rápidas do Instagram para erros no atendimento e aplique as estratégias matadoras que explicamos aqui!

Ainda não recebe a newsletter da Escola de E-commerce? Assine e confira nossas dicas e novidades exclusivas sobre o universo do e-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário