Você tem uma loja virtual e quer vender mais pelo blog? Entenda aqui como fazer

Um vendedor de produtos não precisa encarnar aquele espírito insistente e inconveniente para ter sucesso no negócio. Aliás, práticas como essa são […]

Um vendedor de produtos não precisa encarnar aquele espírito insistente e inconveniente para ter sucesso no negócio. Aliás, práticas como essa são consideradas irritantes por muitos clientes. Mas o que dá certo, então? Fácil! Abordagens não invasivas! É por isso que vender pelo blog é uma das melhores estratégias.

É preciso considerar que houve mudança no comportamento do consumidor. Com a variedade de opções de marcas no mercado, ele tem menos tolerância a práticas desagradáveis e que não agregam valor. Além do mais, o fato de a concorrência ser maior também dá a ele grande poder de decisão.

Criamos algumas dicas para ajudar você a vender mais. Para conhecê-las, é só seguir na leitura!

Tenha em mente sua persona

A dica é básica, mas faz milagres! Antes de começar a escrever qualquer coisa no blog, saiba bem quem é seu público e do que ele precisa.

É que, muitas vezes, caímos na armadilha de criar conteúdos pensando naquilo que nós mesmos gostaríamos de ler. Por exemplo, tendemos a imaginar que só pelo fato de um assunto ser claro para nós, também será para todo mundo. Ou, ainda, criamos certo preconceito, achando que determinado tema será enfadonho e os leitores também não gostarão.

Contudo, pense: você precisa agradar a quem? Nesse caso, o foco deve ser no seu público. Para isso, compreender a persona e todas suas características ajudará demais nessa questão.

Não fale só sobre o produto

Sim, é claro que você quer vender! Provavelmente, até sente orgulho da empresa e, assim como todo pai e toda mãe vaidosos, tem vontade de falar o tempo todo sobre o próprio “filho”. Mas por mais incríveis e úteis que seus produtos sejam, abstenha-se de comentar diretamente sobre eles o tempo todo.

Você precisa pensar, mais uma vez, na persona e em suas necessidades, dores e desejos. Os conteúdos também devem ser pensados seguindo a estratégia do funil de vendas, de modo a conduzir o leitor à compra.

Vamos a um exemplo? Suponha um e-commerce de produtos de beleza, como cosméticos e maquiagens. É bem provável que o público dessa marca se interesse por assuntos sobre bem-estar e, ainda, deseje se sentir mais confortável consigo. Sabendo disso, algumas ideias de conteúdos seriam:

  • dicas para ter mais qualidade de vida;
  • como aumentar a autoestima;
  • atividades físicas para o bem-estar;
  • a relação entre dormir bem e uma pele mais bonita;
  • dicas de produtos para acabar com as espinhas.

Note que as quatro primeiras sugestões não abordam os produtos diretamente, mas oferecem algo pelo qual a persona nutre interesse. Isso ajuda a criar uma relação genuína. Certamente, quando ela quiser um produto de beleza, considerará a marca em questão.

Não pressione o leitor

A melhor técnica de vender pelo blog é não pressionar o leitor. Os conteúdos precisam ser leves e ter como objetivo primário entregar algo relevante. Essa ideia traduz o Inbound Marketing, que busca atrair de maneira mais sutil.

A estratégia se baseia em quatro pilares:

  • atrair: entregar aos leitores conteúdos que abordem suas dores ou desejos;
  • converter: mantê-los interessados na marca, a ponto de pensar na compra;
  • vender: depois de estabelecida uma relação, o leitor entende que seu produto pode ser a solução que tanto procura;
  • encantar: a relação deve continuar após a venda. O cliente precisa continuar com a sensação de que sua empresa resolve os problemas dele.

O pensamento aqui é deixar o próprio leitor tirar suas conclusões e se convencer de que os produtos da sua loja são exatamente o que ele precisa.

Demonstre autoridade

Mostrar autoridade em determinado assunto é eficaz, pois gera mais credibilidade na empresa. Um modo de fazer isso é falar como especialista a respeito de determinado tema. Seguindo o exemplo anterior, uma ideia seria criar conteúdos mais profundos, que abordassem problemas de pele e seus motivos.

Isso não quer dizer que textos mais leves e superficiais não sejam bem-vindos. Na verdade, eles também são necessários para a atração inicial.

Contudo, aqueles mais profundos, técnicos e convincentes são os que levam o leitor para a conversão e a venda. Só tenha atenção para não confundir especialização com complexidade. O conteúdo deve demonstrar grande conhecimento sobre o assunto, mas ser, ao mesmo tempo, de leitura fácil e compreensível.

Conheça técnicas de copywriting

Outra ideia para aumentar a confiança é realizar pequenas entrevistas com clientes. Aborde, por exemplo, satisfação com o produto, modos de utilização e os problemas existentes antes da aquisição. Isso tende a gerar identificação no leitor e é considerado um gatilho metal, pela prova social. Escrever por meio de storytelling é outra boa tática, pois gera conexão.

Inserir alguns call to actions durante a leitura é mais uma opção. Ao comentar sobre sugestões de cosméticos para tratar olheiras, por exemplo, insira links direcionados à página de compra do produto.

Não se esqueça do SEO

Nunca é demais lembrar, mas não deixe o SEO de fora, combinado? Use boas palavras-chave para aumentar o tráfego orgânico. Prezar por uma escrita agradável e pela escaneabilidade também fazem parte e diminuem as chances de o texto ser abandonado antes do final.

Use imagens ao longo do conteúdo. Com a quebra da leitura, elas ajudam a evitar o cansaço. Além disso, tenha atenção para não publicar textos plagiados, pois eles prejudicam o posicionamento da página do blog.

Saiba distribuir o conteúdo

Não adianta escrever algo relevante, se as pessoas não o lerem. Assim, tão importante quanto as práticas anteriores é saber fazer uma divulgação que instigue o interesse.

Para isso, você precisa de algumas estratégias, como:

  • identificar a melhor rede social e o horário mais propício para fazer a publicação;
  • criar títulos que despertem curiosidade;
  • fazer chamadas atrativas para ter mais cliques no link;
  • investir em tráfego pago. Essa costuma ser uma boa alternativa principalmente para quem ainda não é muito conhecido.

Como você percebeu, existem muitas técnicas para vender pelo blog do e-commerce. Nossa sugestão é não deixar de apostar nesse método, pois ele será capaz de fortalecer sua marca e estreitar o relacionamento com o público, características imprescindíveis para o negócio prosperar.

Gostou das ideias? Então, compartilhe o artigo com seus amigos, para que entendam como aumentar as vendas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário