Aprenda agora como vender óculos online e ganhar dinheiro

Existem vários nichos de e-commerces nos quais um gestor pode investir. O campo de óticas na internet, ainda que à primeira vista pareça algo inviável, […]

Existem vários nichos de e-commerces nos quais um gestor pode investir. O campo de óticas na internet, ainda que à primeira vista pareça algo inviável, tem crescido a cada ano. Um comerciante que queira ter sucesso nesse varejo precisa entender como vender óculos online.

Só no primeiro semestre de 2018, o comércio web cresceu mais de 12% no país, segundo a E-commerce Brasil. As pessoas têm dado preferência à comodidade de realizar suas compras no conforto de suas casas. A categoria de moda e acessórios é a que costuma sair na frente todos os anos com relação a volume de pedidos. A estimativa da Ebit é que esse número fique por volta de 14% nas demandas neste ano.

Acompanhe a leitura e veja algumas dicas valiosas de como aumentar os dígitos na conta nesse ramo de comércio!

Como vender óculos online?

O comportamento do consumidor tem mudado. Há uns anos era bem comum vermos nossos amigos e familiares se prepararem para fazer um passeio em shopping, com o objetivo de comprar um produto que alguém precisasse. Isso ainda existe, claro. Mas, atualmente, é mais difícil vermos uma família toda saindo de carro porque o irmão vai precisar de uma blusa para ir em uma festa, por exemplo.

As pessoas querem conforto e novas experiências. Elas têm a necessidade de resolver seus problemas rapidamente e com facilidade. A internet tem agregado essas conveniências. Logo, os varejistas precisam se adaptar. Sendo assim, preste atenção nas dicas a seguir!

Foque na experiência

É necessário entregar algo diferente do que a maioria dos concorrentes oferece. Uma pessoa que não está presente na ótica tem a desvantagem de não conseguir experimentar os modelos em seu rosto. No entanto, existem alguns softwares que possibilitam que o usuário envie uma foto e experimente em tempo real, por webcam, para avaliar como o modelo fica em seu rosto. Esse tipo de sensação costuma quebrar a insegurança que o usuário teria na compra de um óculos online.

Explore diversos modelos

Muitos são os tipos existentes de óculos e cada um combina com um perfil diferente: ovais, redondos, quadrados, de gatinho, grandes, pequenos, coloridos, clássicos, aviadores, de acetato, de metal. Cada cliente terá um gosto e uma necessidade diferente, sendo imprescindível oferecer opções para todos.

Aproxime os clientes

Principalmente se o foco da segmentação for de clientes jovens, tente manter uma relação próxima por meio das redes sociais, como o Instagram. Existem diversas lojas virtuais que têm conta na mídia e postam fotos de clientes usando os produtos que compraram. Nessa interação, os consumidores passam a ser sentir mais especiais para a marca. Outra ideia é colocar essas mesmas fotos no site, para que outros visitantes vejam como fica o modelo dos óculos na vida real.

Capriche na vitrine

Assim como uma loja física, a online precisa cuidar da apresentação dos seus produtos. Pense no design e nas escolhas das cores do site. Tenha fotos de qualidade, faça descrições completas dos itens, inclusive com todas as medidas possíveis dos óculos. Com isso, o cliente poderá comparar com um modelo que já tenha em casa, facilitando suas escolhas. Essa é outra forma de suprir a insegurança do consumidor quando ele opta por comprar em um e-commerce.

Inove com looks

Caso ainda não tenha muitas fotos de clientes, pense na possibilidade de ter imagens de modelos usando os óculos. Poste looks de roupas que combinem com cada estilo, ou, ainda, faça conteúdos com indicações sobre cada tipo, como o intelectual, o romântico, o despojado, o geek etc.

Dê dicas de combinações

Além disso, é legal dar instruções sobre o que mais realça cada tipo de rosto. Algumas pessoas podem se sentir perdidas com tantas opções e, no fim, não levar nenhuma. Ao fazer isso, é possível restringir um pouco mais as possibilidades e facilitar as escolhas. Esse comportamento pode chamar a atenção pela autoridade no assunto! Só tome cuidado para não parecer que você está proibindo a pessoa de usar determinado estilo.

Tenha um chat online

A fim de tentar oferecer a melhor experiência, outra ideia é colocar um atendente, em horário comercial, que possa tirar as dúvidas que os usuários venham a ter através do chat online. Existem alguns softwares gratuitos e fáceis de ser instalados que podem ser usados. Alguns ainda entregam relatórios de conversas para posterior avaliação.

Possibilite as lentes de grau

Fazer parte da realidade de cada cliente é uma forma de aproximar o relacionamento. Muitos são os consumidores que procuram hastes modernas para usarem com suas lentes de grau. É possível ter uma parceria com um especialista, que saiba ler as receitas e preparar essas lentes, conforme cada demanda.

Fale da desistência e da troca

Faz parte da lei do consumidor o direito a trocas e desistências. Ainda que muitos saibam dessa regra, podem ter um receio de a loja colocar uma dificuldade para que isso aconteça. Sendo assim, deixe claro o quanto a marca preza pela satisfação e que os clientes podem retornar o produto, caso não tenham se adaptado com os óculos.

Quais os desafios desse mercado?

Os desafios existem, mas, assim como em qualquer investimento, é preciso superá-los. Por exemplo, a insegurança ainda acompanha alguns consumidores, contudo, se o lojista as conhece e tenta ações para supri-las, os resultados são positivos.

Outra questão é que ainda não existe um engajamento tão grande em comprar óculos a distância. Porém, com a transformação do processo de compras, podemos prever que isso é apenas questão de tempo, restando ao empreendedor ajustar-se às demandas do mercado, a fim de entregar boas experiências e construir autoridade na área.

O ambiente virtual é diferente do físico, o que exige do lojista estar sempre bem informado sobre os processos mais eficazes, entender o perfil do seu público e buscar implementar ações, com foco em melhorar as interações com os usuários.

A partir do momento em que o comerciante entende como vender óculos online e quais as melhores práticas que viabilizam o sucesso do negócio, as chances de êxito da marca tornam-se mais reais.

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou se quiser abordar algo que nos esquecemos de mencionar, deixe um comentário aqui neste artigo!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário