Como vender no TikTok: as melhores dicas para faturar com a rede social

Quer aprender como usar o TikTok para vendas? Esse aplicativo se tornou uma tendência mundial e sua audiência é impressionante! Confira os detalhes para vender seus produtos nessa rede social.

As empresas que já se posicionaram e sabem como vender no TikTok estão colhendo os frutos positivos que a rede social de compartilhamento de vídeos curtos oferece.

Além do grande e crescente número de usuários, a rede social disponibiliza recursos importantes para as estratégias de marketing das empresas, como:

Análise de dados, anúncios patrocinados, insights sobre o mercado consumidor e concorrentes, bem como a possibilidade de integração multicanal e parcerias com influenciadores de renome.

Quer saber tudo o que é preciso para vender no TikTok e aumentar a receita do negócio? Não deixe conferir este artigo completo sobre o assunto. Boa leitura!

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social muito popular que permite a criação e compartilhamento de vídeos com no mínimo 15 segundos e no máximo 3 minutos, e vem se tornando cada vez mais usada no mundo todo.

Usuários, marcas e influenciadores podem criar conteúdos criativos, com diversos filtros, efeitos e a possibilidade de usar a dublagem.

Essa rede social é uma das mais usadas na China, nos Estados Unidos e no Brasil.

Já são mais de 2 bilhões de contas ativas desde o seu lançamento, em 2016.

Portanto, o rápido e expressivo crescimento da plataforma chamou a atenção das marcas e dos grandes players.

Tanto que Instagram e Youtube lançaram funcionalidades semelhantes e que competem diretamente com o TikTok, como o Reels e o Shorts, respectivamente.

Como ganhar dinheiro com TikTok? Confira 7 maneiras de lucrar com a rede!

Como funciona o TikTok para empresas?

Foi tamanha a adesão de empresas e vendedores que a plataforma disponibiliza uma área específica para negócio, o TikTok for Business.

O objetivo dessa ferramenta é centralizar todas as soluções de marketing da empresa.

Ou seja, é totalmente voltada para otimizar os resultados de marketing e vendas de um negócio.

Com essa funcionalidade, o usuário tem acesso a todos os formatos de anúncio que a rede social disponibiliza às marcas, incluindo diversas inovações, como marcação no TopView, Brand Takeovers, vídeos no feed, desafios de hashtags e Brand Effects (efeitos de marca).

Como vender no TikTok

Vale a pena investir no TikTok para anunciar a minha marca?

Além de contar com uma base de usuários gigantesca e que não para de crescer, o TikTok oferece funcionalidades indispensáveis para o sucesso das campanhas de marketing das empresas que estão se posicionando na rede.

As marcas estão trabalhando junto ao TikTok fazendo a gestão de suas campanhas, bem como a criação de relatórios de desempenho e muito mais.

Ainda assim, a rede social já sinalizou que está trabalhando para tornar todos esses processos de relação entre a rede e as empresas criadoras de conteúdo, mais simplificado e eficiente.

A ferramenta do TikTok for Business é justamente essa solução.

Afinal, os criadores de conteúdo vão passar a produzir os seus materiais com base em planejamento e mensuração de resultados, assim como em outras redes, como Facebook, YouTube e Twitter.

Outra inovação que se pode esperar dessa rede social é o Creator Marketplace, permitindo que empresas façam parcerias estratégicas com produtores de conteúdos da rede por meio de campanhas pagas, muito similar a da rede vizinha, o FameBit do Youtube.

Portanto, além de contar com uma base de usuários jovem, mas não limitada a essa faixa etária, o TikTok é uma das redes sociais com índice de crescimento mais rápido e volumoso.

Além disso, a plataforma é vista com um local onde as tendências e as novas culturas são criadas, podendo ser compartilhadas em nível global, com alto potencial de viralização em poucas horas.

Como vender no TikTok?

O TikTok é ideal para que as empresas possam mostrar seus produtos, por meio de conteúdos, de maneira diferenciada e com foco no público jovem.

Os conteúdos, que até então só podem ser no formato de vídeos curtos, tendem a ser divertidos, estimulantes e informativos.

Existem muitas maneiras de engajar e inspirar os potenciais consumidores que estão presentes na rede, como os tutoriais, os bastidores das empresas e os colaboradores, bem como os processos de fabricação ou de embalagem de determinados produtos.

Tudo deve ser feito com criatividade para que a mensagem seja passada em até 60 segundos.

Entenda os principais hábitos dos consumidores jovens nas compras online!

Confira abaixo algumas boas práticas para vender mais no TikTok.

Apresente a marca na Bio

Ao criar uma conta empresarial no TikTok, será preciso alimentar a página com os dados principais do negócio.

Uma área destinada à descrição da marca, a Bio é disponibilizada para que os negócios se apresentem de maneira rápida.

Por mais que seja indicado que a área da Bio tenha poucas palavras, a descrição da marca deve ser pensada cuidadosamente.

Afinal, esse será o primeiro contato que os clientes terão com a sua marca e para os que não estão familiarizados com as suas soluções, a Bio é quem vai explicar ao usuário o que é o negócio, quais são os objetivos, quais são os produtos e o propósito da marca.

Confira o exemplo da marca Riachuelo:

Como vender no TikTok

Ofereça conteúdo de qualidade e criativo

O ambiente das redes sociais é extremamente competitivo.

Não só de uma rede social para outra, mas dentro de uma mesma plataforma, um usuário é exposto a centenas de conteúdos diariamente no feed.

Portanto, é preciso criar estratégias e conteúdos que sejam relevantes, criativos e com muita qualidade.

Afinal, é preciso chamar a atenção dos usuários e competir com conteúdos dos mais diversos.

Por esse motivo, uma marca deve pensar cuidadosamente o que publicar para ganhar a atenção da sua audiência.

Conteúdos informativos e de entretenimento costumam apresentar bons resultados.

Como vender no TikTok

Aproveite as tendências

A plataforma social é geradora de tendências que se espalham para outros canais. As famosas “dancinhas do TikTok” já são usadas em diferentes canais e muitas empresas as utilizam para expor seus produtos.

Logo, é fundamental ficar atento às tendências para saber o que está dando certo e o que não é uma boa opção.

Quando uma tendência for identificada, seja ela uma música ou uma coreografia, por exemplo, é preciso fazer a adaptação para a realidade do negócio.

Logo, é preciso de criatividade para saber como usar uma tendência em prol da empresa.

Como vender no TikTok

Mantenha o público informado sobre a marca

Os consumidores se interessam pelas ações das marcas e pelas estratégias que serão usadas no futuro.

Com isso, os usuários se sentem mais próximos da marca e podem interagir com o negócio, fornecendo comentários e feedbacks muito importantes.

Conversar com a audiência sobre os planos futuros e as conquistas atuais gera um sentimento de pertencimento do cliente com a empresa.

Ainda, ao falar sobre as projeções futuras, os lançamentos e novidades da marca tendem a ser mais esperados, e os resultados das vendas são otimizados.

Avise sobre eventos, lives e tudo mais!

Como vender no TikTok

Mostre os bastidores do negócio

Uma tendência que as redes sociais lançaram para as marcas é que apresentar os bastidores é um conteúdo de valor.

Isso porque os consumidores querem saber quem são as pessoas por trás das marcas que eles tanto admiram, e essa é uma técnica com inúmeras possibilidades.

Portanto, invista em apresentar as equipes e suas funções.

Quando as pessoas por trás das estratégias são apresentadas, a audiência da marca se conecta mais e tende a ser muito mais engajada.

Logo, convide colaboradores para se apresentarem e darem dicas sobre o negócio, por exemplo.

Como vender no TikTok

Invista no conteúdo gerado pelo usuário

Uma excelente estratégia para as redes sociais e para o TikTok é a utilização dos conteúdos gerados pelos próprios usuários.

Um importante motivo é que o algoritmo das redes sociais considera mais relevantes os conteúdos que os usuários que não são empresas publicam.

Afinal, as pessoas estão na rede por motivos de socialização e tendem a se engajar mais com pessoas do que com marcas.

Então, utilize as ferramentas disponíveis para criar uma tendência e estimular os usuários e seguidores da sua página a marcarem a sua empresa nas publicações que fizerem.

Assim, a sua marca mostra autoridade, se vale do benefício da prova social, aumenta o engajamento e estreita o relacionamento com os usuários.

Como vender no TikTok

Faça anúncios pagos

Uma das ferramentas de extremo valor que a rede social disponibiliza para as empresas são os anúncios pagos.

Com essa funcionalidade, é possível criar anúncios extremamente segmentados com as principais caraterísticas do público que se deseja alcançar.

Logo, para aumentar o alcance da marca ou expor um lançamento, a empresa que usa os anúncios pagos pode escolher para quem vai aparecer o anúncio, definindo gênero, idade, localização, predileção, páginas que curte e muito mais.

As chances do anúncio conquistar bons resultados é muito maior.

Como vender no TikTok

Vendas multicanal no TikTok: como fazer?

As vendas multicanal já são uma realidade do mercado brasileiro.

Plataformas como Facebook, YouTube e Instagram já permitem que esse recurso seja utilizado pelas empresas.

No TikTok não seria diferente. Afinal, utilizar as vendas omnichannel possibilita que o negócio exponha e faça vendas por meio de diferentes canais, como um site próprio, um marketplace ou as próprias redes sociais.

Live Commerce

Esse recurso já é conhecido do público consumidor, apesar de ser relativamente novo.

Com o Live Commerce, é oferecida uma experiência de streaming de vendas em que os usuários assistem a uma live e podem comprar os produtos que estão sendo utilizados ou apresentados na transmissão ao vivo, sem ter que deixar a página da rede social.

Com o TikTok Shopping, é possível adicionar links em determinados conteúdos e apresentações que direcionam o usuário para uma página ou catálogo de produtos.

Os usuários podem fazer a compra dos produtos expostos nesse catálogo.

Como investir em influencers?

Assim como as demais redes, o TikTok apresenta uma série de perfis com forte poder de influência sobre sua audiência.

Logo, já existem as contas com milhares de seguidores que estão aptas a realizar parcerias com marcas.

Afinal, as empresas passam a contar com a influência de personalidades que contam com uma audiência muito grande e extremamente engajada.

O marketing de influência é extremamente valioso para as empresas que produzem produtos que estão alinhados com a audiência de alguma personalidade da plataforma.

Para tanto, é preciso pesquisar por influenciadores que se alinhem aos produtos e objetivos da sua marca.

Afinal, essa parceria deve parecer autêntica e não pode soar como uma peça publicitária, já que o engajamento se dá justamente pelo ideal que o influenciador passa para os seus usuários. Para que essa estratégia funcione, é preciso que exista uma sinergia entre a marca e o influenciador.

Para que a escolha por um influenciador fique mais facilitada, se atente aos seguintes pontos para selecionar os mais indicados:

  • tenha um objetivo claro: cada objetivo pode requerer um influenciador diferente;
  • siga as regras: é preciso informar que é um conteúdo patrocinado ou um anúncio;
  • faça pesquisas: é preciso encontrar o influenciador que mais se adeque ao propósito do negócio;
  • simplifique: conteúdos muito complexos podem não ser a melhor opção.

3 dicas extras para dominar a rede social e vender muito

Preparamos 3 dicas extras para que a sua estratégia de marketing no TikTok seja muito mais eficiente.

Essas são boas práticas muito utilizadas no universo digital em diferentes canais, como blogpost, sites e redes sociais diversas. Veja a seguir!

Pesquise os concorrentes

Sempre que uma empresa está se posicionando em uma nova plataforma, como o TikTok, é fundamental entender o que empresas do mesmo setor já estão fazendo, para entender o que gera bons resultados e o que deve ser evitado.

Portanto, faça um bom trabalho de benchmarking.

Dessa maneira, será possível entender as boas práticas e adaptar os resultados positivos para a realidade do negócio. Com essa ferramenta, insights valiosos tendem a surgir, como:

  • quais hashtags mais correspondem ao seu nicho;
  • quais conteúdos são mais engajadores;
  • qual a melhor linguagem para falar com a audiência;
  • quais influenciadores já trabalham com o mesmo nicho de mercado que o da sua marca.

Coloque CTAs assertivos que levem à ação desejada

Como toda campanha publicitária, que segue uma estratégia eficiente, é preciso que um comando para determinada ação seja disponibilizado nos conteúdos ofertados.

Afinal, o que falta para que os consumidores percorram a sua jornada de vendas pode ser algum comando básico, como: “continue a leitura”, “assine a newsletter”, “baixe agora mesmo esse conteúdo completo”.

O call-to-action (CTA) é uma estratégia muito utilizada no mundo do marketing porque ajuda o consumidor a tomar pequenas decisões, quase imperceptíveis, e continuar percorrendo o funil de vendas que alimenta a jornada de compras do cliente. Assim, as chances de realizar vendas é muito maior.

Use hashtags em alta

A hashtag é uma importante ferramenta para fazer com que os conteúdos sejam alcançados por pessoas que se interessem por um mesmo assunto, nicho de mercado ou tendência.

Basta observar que os acontecimentos de maior relevância na atualidade tendem a receber uma #.

O uso de hashtags é muito bem-vindo no universo das redes sociais. Marcas, influenciadores e usuários as utilizam nas mais diversas publicações, facilitando que sejam encontradas por milhares de outros usuários.

5 cases de sucesso com vendas no TikTok

Para que fique ainda mais fácil compreender a relevância e a importância de saber como investir no TikTok, preparamos 5 cases de sucesso de empresas que sabem se posicionar nessa rede social. Confira!

1. OLX

A empresa de marketplace investiu esforços na produção de conteúdos divertidos com músicas, danças e celebridades participando das produções.

Com a utilização da música “Baby Baby” em formato de paródia, a empresa convidou a cantora Kelly Key para engajar os usuários e aproveitou a grande audiência para apresentar a nova plataforma de pagamentos e carteira digital, OLX Pay.

Confira os números da empresa hoje:

Como vender no Tik Tok

2. Bauducco

A Bauducco reuniu alguns nomes conhecidos, como Maisa e Caio Castro, para um challenge chamado “Se transporte para o Natal”.

Essas celebridades incentivavam as pessoas a compartilharem as suas experiências de Natal para fortalecer a marca e aumentar o engajamento, com resultados bastante positivos.

A conta do TikTok da marca já está com quase 35 mil seguidores!

Como vender no Tik Tok

3. Monange

Com uma jogada criativa, a marca usou o Outubro Rosa para lançar na rede social a campanha “TikTOQUE”.

Esse é um excelente exemplo de usar a criatividade para abordar assuntos relevantes e que conferem maior valor agregado à marca, melhorando a percepção da empresa.

A marca segue criando conteúdos relevantes para atingir seu público alvo!

Como vender no TikTok

4. TIM

De maneira divertida e descontraída, o time de celebridades composto por Camilla de Lucas, Gabriel Villaça, Esdras Saturnino e Nanda Carol compartilhou histórias engraçadas sobre mensagens trocadas utilizando a TIM.

A campanha teve forte adesão do público.

Veja como está a conta da Tim recentemente!

Como vender no TikTok

5. QuintoAndar

Para conferir mais credibilidade e apresentar os serviços oferecidos pela marca, a empresa fez parceria com 15 TikTokers para apresentar os serviços da plataforma.

Foi a maneira criativa que a empresa encontrou para falar sobre como seria a casa ideal, usando a marca como pano de fundo.

Saber como vender no TikTok deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade das empresas.

Isso porque a plataforma social teve forte adesão e aceitação no mercado nacional.

Em números recentes, a marca está com quase 165 mil seguidores é muita gente!

Como vender no TikTok

Com a possibilidade de criar vídeos curtos, mas que contam com boas funcionalidades, as empresas passaram a investir na plataforma.

Existem muitos recursos para otimizar as ações, bem como para monitorar os resultados.

Portanto, invista nas dicas apresentadas para conquistar bons resultados de vendas, construa uma boa imagem com uma página profissional e conteúdos divertidos e criativos e busque por parcerias eficientes e que façam sentido para o negócio.

Quer saber tudo sobre como fazer marketing e vendas nas redes sociais do e-commerce?

Então, baixe agora mesmo nosso e-book e torne-se um especialista no assunto.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário