Como melhorar a taxa de conversão do E-Commerce?
Pós Black Friday: Por que muitas lojas quebram?

Como começar a vender no Shoptime? Entenda aqui!

Publicado em: • Última Atualização:

O Shoptime faz parte do grupo B2W Marketplace. Além dele, integram esse grupo Submarino e Americanas.com. Dos três, o Shoptime é o que tem mais tempo de existência, além de ser o primeiro canal de home shopping do Brasil. Suas atividades tiveram início há 21 anos na TV e, atualmente, ele conta com mais de 78 milhões de visualizações em sua página por mês.

Com tanta história e tanto potencial, esse pode ser um marketplace interessante para você se tornar parceiro. Continue a leitura e veja como vender no Shoptime, além de características que fazem com que ele tenha lugar de destaque nesse segmento. Boa leitura!

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Características e diferenciais do Shoptime

O Shoptime tem atuação multicanal no varejo: está na TV, no site, no app e no catálogo. Com relação à presença online, ele se coloca como referência em plataforma tecnológica, em termos de segurança e performance.

Sobre o sistema de cobrança ao vendedor parceiro, pagamentos são feitos ao Shoptime somente quando um produto é vendido. A taxa é de 16% sobre o valor do produto + frete.

O seu público é predominantemente feminino, com idade entre 25 e 44 anos e pertence às classes A, B e C.

No evento Marketplace Conference 2018, Leonardo Rocha, gerente-geral de marketing do B2W, comentou algumas das características do Shoptime. Segundo ele, o público é fiel e tem nos setores de beleza, casa, mesa e banho os mais procurados e consumidos.

Rocha ainda informou que, durante o ano, são oferecidas mais de 30 ações com o objetivo de aumentar as vendas. Ele recomenda que os parceiros se engajem nesses eventos, pois os resultados positivos continuam mesmo depois que eles terminam.

Um diferencial do Shoptime é o B2W Entregas. Por meio desse recurso, o vendedor pode emitir etiquetas para despachar seus produtos, seja via Correios, seja via transportadora, e até mesmo com rastreamento e atualizações automáticas dos pedidos enviados.

Como vender no Shoptime

Agora que vimos algumas das particularidades que podem tornar o Shoptime atraente para seus parceiros, vamos mostrar para você o passo para fazer parte desse time.

Verificar se atende aos pré-requisitos

Antes de mais nada, é necessário que avalie se seu negócio está em condições de ser aceito no Shoptime. Você precisa de:

  • CNPJ ativo e sem restrições;
  • e-CNPJ — ter certificado digital;
  • CNAE registrado no segmento “Comércio Varejista”;
  • inscrição no Sintegra;
  • contrato social — o capital social da empresa deve ter valor igual ou superior a 1 mil reais;
  • conta corrente vinculada ao CNPJ.

Realizar o cadastro na plataforma

Sua empresa segue todas as exigências? Ótimo! Siga para o próximo passo: faça o cadastro no B2W Marketplace.

Será solicitado o preenchimento de algumas informações básicas, como CNPJ, Inscrição Estadual e site, além de ser necessário informar se já faz uso de alguma plataforma que possibilite a integração do B2W com a sua loja.

Com o formulário enviado, os responsáveis farão a análise de todos os dados e darão a resposta em até 24 horas. Em caso de aprovação, eles informarão o que você deverá fazer para cadastrar sua loja, realizar a integração e a parte tão aguardada: começar a vender no Shoptime.

Assinar o contrato

Também será preciso legalizar a parceria firmada, por meio da assinatura digital do termo de aceite. Nesse momento, deverá também anexar o contrato social.

O login e a senha para acesso ao portal serão enviados por e-mail.

Fazer a implantação

Com acesso ao portal do Shoptime, é hora de realizar a implantação da sua loja, por meio do preenchimento da webstore, da configuração do frete e do cadastramento de produtos.

Algumas das exigências são disponibilizar um logotipo da loja, fazer uma descrição objetiva do seu negócio e também apresentar a política de trocas, entregas e cancelamentos — a mesma do B2W.

As formas de implantação são:

  • portal: aqui, os produtos serão cadastrados um por um. Existe a opção de associar um item que você venderá a outro já ofertado no B2W;
  • arquivo: faz uso de alguma das planilhas disponibilizadas pela plataforma para cadastro de uma série de produtos simultaneamente;
  • integração de sistemas (API): nessa modalidade, você utiliza a sua plataforma de e-commerce para se integrar ao B2W via API.

Toda vez que um produto é cadastrado, ele será validado pelo sistema. Durante essa validação, será verificado se as fotos e a descrição do item estão dentro das normas.

O vendedor pode ajustar essas informações, e, em caso de reprovação ao cadastrar algum item, o portal listará todas as razões para isso ter acontecido. Assim, é possível consertar os erros e tentar novamente.

Algo importante é que o preço e o estoque sejam constantemente verificados e atualizados, o que evita, por exemplo, cancelamento de pedido devido à falta de produto — o que pode acarretar em penalidades para o seu negócio.

Uma vez aprovada a compra, o portal validará o estoque e processará o pagamento. A partir daí, o lojista já poderá fazer a separação dos itens, emissão da nota fiscal e entrega ao responsável pelo transporte.

O atendimento ao cliente é feito pelo B2W, que apenas transmitirá o chamado para você em caso de necessidade.

Dicas para destacar seus produtos e vender mais

Veja algumas ações positivas para o seu negócio.

Usar uma plataforma integradora

Como mostramos, existem diferentes formas de fazer a implantação da sua loja no Shoptime. Mas o que mais recomendamos é o uso de uma plataforma de e-commerce com integração.

Esse tipo de sistema centraliza o recebimento dos pedidos, sincroniza informações, torna o cadastro dos itens mais fácil, além de diversos outros benefícios, tanto no caso do Shoptime quanto no de outros marketplaces.

Preocupar-se com a forma como seus produtos estão dispostos

Sempre tenha em mente que a vitrine da sua loja virtual pode alavancar ou despencar suas vendas. Sendo assim, busque sempre boas práticas nesse sentido, como fazer fotos de qualidade que destaquem aspectos importantes dos itens que está vendendo.

Também procure ser o mais fiel possível à cor, de modo a evitar reclamações nesse sentido. Na descrição do produto, você pode informar, se achar pertinente, que as cores poderão sofrer pequenas alterações devido à luz, por exemplo.

É importante também criar uma identidade visual da sua loja. Para isso, padronize a forma como apresenta os itens e faz a descrição deles.

Seja objetivo na descrição dos produtos, mas também informativo. Não deixe de fora dados que possam ser relevantes para o consumidor.

Promover sua loja

Crie estratégias para se fazer presente. O marketplace proporciona visibilidade e pode ajudar a aumentar muito suas vendas, mas também deixa você ao lado de vários concorrentes. Assim, é preciso destacar-se de algumas formas.

Isso pode envolver preços, promoções, práticas de SEO eficientes, comunicação associada com as redes sociais, entre outros.

Também não deixe de aproveitar as próprias ações oferecidas pelo Shoptime. Lembra que falamos ali em cima que são mais de 30 delas feitas anualmente?

Gostou de saber como vender no Shoptime? Esperamos que sim. Aproveite a oportunidade e baixe nosso e-book sobre como anunciar com sucesso nos principais marketplaces do mercado. Não deixe de conferir!

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como começar a vender no Shoptime? Entenda aqui!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.