Conheça a ferramenta para e-commerce Google Tag Manager!
Aprenda a anunciar na Via Varejo e aumente sua receita!

Como vender no Instagram: veja 7 dicas imperdíveis!

Publicado em: • Última Atualização:

Se você compõe o grupo de pessoas que querem ganhar dinheiro na internet, pode estar em dúvida sobre a melhor plataforma para começar a expor seus produtos. Se ainda não cogitou apostar em redes sociais, neste artigo vamos mostrar como vender pelo Instagram pode ser uma alternativa interessante.

Os brasileiros são usuários fiéis das redes sociais. Só no Instagram, são mais de 66 milhões de pessoas conectadas à plataforma. Imagine poder explorar esse espaço para alavancar seus negócios?

Para vender pelo Instagram, é fundamental adotar as estratégias adequadas a fim de chamar a atenção dos seguidores e ter uma presença relevante na plataforma. Se você quer saber quais dicas nós temos para ajudar seus negócios nessa rede social, é só continuar a leitura!

1. Crie um perfil comercial

Transmitir profissionalismo nas redes sociais é muito importante na hora de ganhar a credibilidade dos seguidores. Por isso, o primeiro passo para vender pelo Instagram é criar uma conta comercial para sua marca.

Para fazer isso, você pode ir nas configurações de uma conta comum e clicar em “Mudar para perfil comercial”. Se sua loja online ainda não tem perfil, basta criar um do zero em “Cadastrar perfil comercial”, selecionando a modalidade “Empresa”.

A importância de usar um perfil comercial para vender no Instagram é conseguir usufruir de recursos que uma conta comum não oferece. Entre os exemplos estão o acesso a métricas e a possibilidade de criar anúncios.

2. Aposte em imagens de qualidade

A lógica do Instagram gira em torno das imagens, por isso é imprescindível investir em fotos de qualidade dos seus produtos nessa plataforma.

Como esse tipo de venda é diferente de um e-commerce, a forma de expor produtos também muda. Por exemplo, em uma loja virtual, é comum que as fotos de produto tenham fundo neutro. Mas, no Instagram, é muito melhor apostar em produções fotográficas que contextualizem os itens que você vende em um cenário. Outra dica é mesclar fotos de produtos com fotos de clientes, imagens do cotidiano da sua marca e até da sua equipe.

3. Use a ferramenta Instagram Shopping

Lembra que falamos das vantagens que só uma conta comercial no Instagram tem? A ferramenta Instagram Shopping é uma delas. Trata-se de um recurso totalmente voltado para vendas na plataforma que pode ajudar a impulsionar seus negócios online.

O InstaShop permite que lojistas criem etiquetas em fotos de produtos, fazendo com que os seguidores consigam ver o preço dos itens da imagem e sejam redirecionados para o e-commerce da marca.

Essa tecnologia agiliza o processo de compra e de contato entre lojas e consumidores e sua taxa de conversão pode aumentar com um uso estratégico dessa ferramenta.

Para usufruir desse recurso, é preciso que sua loja tenha um site de vendas, ou seja, um e-commerce. O perfil comercial também precisa estar conectado a uma página da loja no Facebook, já que é lá que o catálogo de produtos vai ser criado.

4. Identifique a frequência ideal de postagens

Entender a recepção do seu público às postagens da sua conta no Instagram também é importante para favorecer as vendas. É fundamental não deixar o perfil “abandonado” nem exagerar na frequência de posts.

Para entender quando postar, você pode analisar as métricas que a própria rede social oferece. Elas mostram quando seus seguidores costumam ficar online. Assim, basta seguir isso e fazer testes de frequência e horário para saber o que mais está agradando.

Se sua marca já tiver desenvolvido uma relação próxima com os seguidores, também é possível perguntar por enquetes no Stories quais tipos de publicação e periodicidade eles preferem.

Lembre-se de que diversificar o conteúdo também é uma regra para se tornar um perfil seguido por mais pessoas. Por isso, se for postar com frequência, alterne as publicações entre fotos de produtos, dicas, novidades, vídeos, depoimentos de clientes e outros temas.

5. Aposte na relação com o público

Um dos grandes diferenciais que uma marca pode apresentar ao seu público hoje é uma experiência de proximidade e afetividade. Criar um relacionamento de valor com seus seguidores vai influenciar positivamente as vendas e atrair mais pessoas para seu perfil.

É preciso descobrir como vender pelo Instagram de forma mais amigável e atrativa. Para isso, é interessante apostar em uma linguagem próxima ao seu público, com um pouco mais de informalidade.

Use os Stories para postar fotos e vídeos que mostrem mais do dia a dia da marca, para fazer promoções relâmpago, para criar enquetes e responder perguntas dos clientes. Manter uma assiduidade nas respostas ao inbox e comentários de fotos também é fundamental, afinal, os seguidores verão que sua marca é comprometida com o atendimento.

6. Ofereça conteúdo de valor

Para se consolidar como uma marca que seja referência no seu segmento, você pode usar redes sociais como o Instagram para criar conteúdo que agregue valor aos seus seguidores. Uma ótima estratégia é dar dicas sobre temas relacionados aos produtos que sua loja virtual vende: como uma loja de roupas que dá dicas de moda, por exemplo.

Trazer novidades do setor e falar do que sua marca tem a oferecer de diferenciado em comparação com outras também são ações de valor no Instagram.

7. Faça parcerias

As parcerias com outras marcas e com pessoas que têm influência no seu contexto também são estratégicas para impulsionar suas vendas.

Como vender no Instagram exige um conteúdo mais informal e próximo do consumidor, parcerias com digital influencers acabam dando uma “cara” ao negócio que é mais dinâmica e atrativa ao seu público. Para fazer parcerias que realmente deem resultado, escolha pessoas e outras marcas que tenham os mesmos valores que sua marca quer transmitir.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber como vender pelo Instagram pode ser uma ação de sucesso com algumas estratégias de posicionamento de marca.

Uma das formas de dar ainda mais gás às suas vendas é criando postagens patrocinadas. Entenda como fazer anúncios e veja como alcançar ainda mais consumidores.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como vender no Instagram: veja 7 dicas imperdíveis!
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *