Entenda melhor a buy box da Amazon e saiba como se destacar com ela!
8 dicas para a loja ter um bom desempenho de vendas online no Natal

Como vender nas redes sociais? Veja 7 dicas práticas!

Publicado em: • Última Atualização:

Você usa plataformas como Facebook, YouTube e Instagram com frequência? A maioria dos brasileiros responderia que sim! Já pensou como vender nas redes sociais pode ser um caminho interessante para começar um negócio digital?

Neste artigo vamos mostrar que as redes sociais são plataformas com grande potencial para fazer vendas pela internet. Além disso, esses espaços digitais também permitem a criação de um relacionamento valioso com seu público-alvo.

Continue a leitura e descubra as 7 dicas que separamos para você começar a vender nas redes sociais hoje mesmo!

Descubra o potencial das redes sociais para vendas

Você sabia que o Brasil tem o maior número de usuários de redes sociais da América Latina? Segundo pesquisas, cerca de 88% da população está conectada em alguma plataforma social.

Junto a isso, dados também mostram um crescimento das vendas online. Isso quer dizer que o brasileiro está cada vez mais conectado e acostumado a usar computadores e dispositivos móveis para comprar produtos.

O ambiente digital se tornou uma grande janela de consumo, gerando oportunidades para quem deseja começar um novo negócio. Se antes as transações aconteciam apenas em sites, agora ações como vender nas redes sociais são cada vez mais comuns.

Além disso, plataformas sociais permitem que a sua marca ganhe mais exposição e se conecte ao público. Assim você também pode redirecionar os clientes para o seu e-commerce e aumentar as conversões.

Veja as melhores dicas de como vender nas redes sociais

Agora que você já sabe que a venda nas redes sociais é uma possibilidade atrativa, vamos compartilhar 7 estratégias que você pode usar para que sua marca se destaque nesses ambientes digitais.

Leia até o final e veja como vender nas redes sociais é mais simples do que você imagina.

1. Conheça o seu público

Fazer uma análise do público-alvo é necessário para qualquer negócio, seja ele físico, seja ele digital. Conhecer seus clientes vai permitir que você use uma linguagem mais específica, consiga criar melhores conexões e atraia mais visitantes.

Se você ainda não começou a vender, pode conhecer seu público ao pesquisar marcas do mesmo nicho e analisar padrões, como gênero, idade, classe social etc.

Uma alternativa é lançar sua marca nas redes sociais e, com o tempo, observar quais são os perfis que mais seguem a página/o perfil e curtem suas publicações.

2. Escolha as redes sociais em que os clientes estão

Assim como cada rede social tem um propósito, as redes sociais têm um público diferente. Se você espera focar em jovens, provavelmente vai encontrá-los mais facilmente no Instagram. Caso o público seja mais adulto, pode ser mais fácil se conectar com eles pelo Facebook.

Ao entender o perfil da sua clientela, você também vai descobrir em quais espaços é mais fácil atrair a atenção dela. Dessa forma você pode ter uma estratégia mais focada em uma rede social específica, mesmo que seja interessante estar presente em outras.

3. Promova conteúdos interessantes

É claro que mostrar seus produtos é importante, mas também é fundamental oferecer aos seus seguidores conteúdos ricos. Essa é uma das melhores dicas de como vender nas redes sociais.

Ao promover conteúdos informativos que sejam interessantes para o público, sua marca mostra autoridade no assunto, se torna referência no mercado e ganha a confiança dos usuários.

Se você vai vender roupas online, por exemplo, pode dar dicas de moda. Assim, que segue a sua marca e acompanha os conteúdos vai lembrar da sua loja quando for fazer compras.

4. Utilize os recursos disponíveis nas plataformas

Atividades como vender nas redes sociais se tornaram tão comuns entre os usuários que as próprias plataformas passaram a criar ferramentas específicas para transações comerciais. Isso facilita muito para quem quer começar um negócio online.

O Facebook, por exemplo, criou um marketplace próprio, muito similar ao da OLX, permitindo o anúncio de itens por categoria e localidade, bem como a negociação entre os usuários. Além disso, essa rede social permite anúncios para públicos segmentados, o que ajuda vendedores a alcançarem grupos de interesse.

O Instagram também permite anúncios e tornou possível a divulgação de fotos de produtos com links que redirecionam para o e-commerce por meio do Instagram Shop.

5. Aposte nas diferentes formas de conteúdo

Diversificar as formas de oferecer conteúdo aos seus seguidores vai deixá-los mais interessados e fiéis à sua página. Use fotos, textos, gifs e vídeos para mostrar seus produtos de maneira completa e compartilhar também outras informações que sejam relevantes.

Apostar em ferramentas como os Stories é uma ótima estratégia, já que usuários de redes sociais adoram instantaneidade e ver o “por trás das câmeras” de uma marca.

Criar parcerias com digital influencers também ajuda a fazer sua marca chegar mais longe com conteúdos de interesse aos usuários.

6. Crie relacionamentos

Uma das maiores tendências para marcas nas redes sociais é a criação de um relacionamento de qualidade com os seguidores, que envolva sentimentos de admiração e carinho. Isso faz com que uma loja ganhe, além de clientes fiéis, representantes na sociedade.

Para alcançar isso, é preciso encontrar uma linguagem que seja próxima do público-alvo e que fale de maneira leve. Além disso, é importante mostrar interesse em conhecer as preferências dos seguidores e as formas de ajudá-los.

Para criar um bom relacionamento com seus clientes, tenha atenção à maneira de responder comentários e mensagens. Use recursos como caixas de perguntas e publicações para dar voz aos seus seguidores e transformá-los em clientes.

7. Invista em anúncios nas redes sociais

Por fim, as redes sociais também oferecem a possibilidade de anunciar seus produtos a partir de investimentos financeiros. Os anúncios são uma oportunidade de alcançar novos seguidores ou mesmo de reforçar sua marca para pessoas que já seguem a sua marca.

Se você quer otimizar o uso dessa ferramenta, não deixe de explorar a segmentação de público, que permite que seus anúncios sejam mais bem direcionados e obtenham melhores resultados.

Viu como vender nas redes sociais pode ajudar a sua marca a alcançar muito mais clientes e ainda criar um relacionamento de valor com eles? Além disso, essas plataformas oferecem diversos recursos interessantes para vendedores. Que tal começar a aproveitá-los hoje mesmo?

Separamos um vídeo que vai ajudar você a criar campanhas de anúncios de alta performance no Facebook e no Instagram. Não deixe de conferir esse conteúdo enriquecedor!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como vender nas redes sociais? Veja 7 dicas práticas!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *