Como vender na OLX: Guia para iniciantes com dicas incríveis para vender muito na plataforma

Para vender na OLX você precisa fazer seu cadastro no site. Após isso, faça um anúncio com um bom título, tenha uma ótima descrição de produtos e categorize esse produto corretamente. Tenha boas fotos, divulgue o preço no site e coloque seu contato para um melhor atendimento.

Para os mais diversos tipos de produtos ou bens que desejam ser vendidos, uma das opções mais conhecidas e eficientes é a OLX.

Seja pela sua famigerada e conhecida propaganda do “desapega, desapega” ou pelo boca a boca que ocorre devido à sua eficácia, a plataforma acaba sendo constantemente lembrada quando o assunto é realizar uma venda online.

A OLX permite anunciar desde itens menores, como celulares que já não são mais utilizados, até mesmo casas ou prédios inteiros.

Ou seja, o portal é extremamente versátil, e justamente por isso é capaz de atender a perfis tão diferentes, o que é uma das causas de seu sucesso.

Apesar de ser considerada uma ferramenta bem intuitiva de se utilizar, é mais do que natural que alguns novatos se sintam um pouco perdidos ou desorientados em um primeiro contato.

Por isso, decidimos preparar este guia para ajudar você a entender como vender na OLX. Está preparado? Então, continue com a gente para saber mais!

O que é OLX?

Antes de começarmos a explicar como você pode utilizar a plataforma para a realização de anúncios para as suas vendas, por exemplo, é importante conhecermos seu histórico.

A plataforma de e-commerce foi fundada no ano de 2006 e surgiu como concorrente da empresa americana Craigslist.

A empresa foi crescendo consideravelmente com o passar dos anos, chegando ao Brasil no ano de 2010 como concorrente da empresa Bom Negócio.

Como já mencionado antes, uma das causas do seu sucesso no mundo inteiro é a grande versatilidade de anúncios permitidos na plataforma, tornando-a extremamente plural em seu alcance.

Atualmente, a OLX está presente em 45 países diferentes e possui escritórios em mais de 30 cidades.

Como vender na OLX - Site OLX

Como funciona a OLX?

A OLX e uma empresa de e-commerce voltada principalmente para a prática do Consumer-to-Consumer, ou traduzindo, consumidor para consumidor.

Ou seja, nós estamos falando de um modelo de comércio virtual que é majoritariamente realizado por dois consumidores.

Por meio da plataforma, o usuário pode se cadastrar e seguir os procedimentos indicados para realizar anúncios daquilo que deseja vender.

Além disso, a OLX também oferece dicas para possibilitar que o usuário aumente suas vendas, mostrando para ele quais são as práticas mais recomendadas.

Assim, todos saem ganhando. Tanto aqueles que desejam comprar, quanto aqueles que desejam encontrar com mais facilidade e transparência aquilo que precisam.

É importante mencionar que tudo o que é referente aos pagamentos deve ser combinado pelas partes, sem interferência da empresa.

O pagamento deverá ocorrer por fora da plataforma, uma vez que a OLX não atua como intermediadora das negociações.

A entrega da mercadoria também deve ser combinado entre as partes, já que a plataforma não se envolve nessa etapa, que é de total responsabilidade de ambas as partes.

Alguns preferem realizar a entrega pessoalmente em locais públicos, enquanto outros fazem o envio pelos Correios.

Essa flexibilidade também é uma vantagem, por poder se adequar ao cenário de cada um.

Como vender na OLX do zero?

Você estar se perguntando como vender na OLX. Para o seu alívio, não há nada de muito complexo nem absurdo para iniciar na plataforma.

Porém, para que não haja erro, decidimos te explicar passo a passo como fazer isso.

Ficou curioso? Então continue com a gente para entender como começar a anunciar na OLX!

Faça o seu cadastro

O primeiro passo para começar a fazer os seus anúncios na OLX é criar a sua própria conta na plataforma.

Para isso, você deverá acessar o site da OLX e clicar na opção “Entrar”.

Em seguida, escolha a opção “Não tem uma conta? Cadastre-se” e siga os passos indicados pela plataforma.

Como vender na OLX - Entrar na conta OLX

Basta preencher as informações solicitadas. Então, será enviado para a conta do e-mail que você colocou no cadastro uma confirmação.

Como vender na OLX - cadastro OLX

Para garantir que você tem acesso àquela caixa postal. É só clicar no botão indicado na mensagem para abrir uma nova página.

Complete as suas informações

Após clicar no link encontrado no seu e-mail, você abrirá uma nova página pedindo mais algumas informações.

Dentre elas, você tem opções como o tipo de conta que deseja, podendo optar entre uma pessoal ou comercial.

além de dados pessoais como nome completo, RG, CPF ou CNPJ dependendo do tipo de conta escolhida.

Algumas das informações a serem preenchidas são opcionais, entretanto, para que depois você possa realizar os anúncios de forma mais fácil, é melhor preencher o máximo possível.

Crie um anúncio na OLX

Agora você já está com a sua conta criada e com todas as informações preenchidas, começa a parte que realmente interessa: criar um anúncio.

Para iniciar esse processo, não é nada complexo. Com a conta criada, procure pelo botão “Anunciar”, no canto superior direito da tela.

Após encontrá-lo, basta clicar nele, e então se abrirá uma nova janela pedindo algumas informações. Vamos explicar cada uma delas:

Como vender na OLX - como fazer anúncio

Capriche no título do seu anúncio

Apesar de ser algo óbvio, é importante mencionar que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção que essa etapa merece.

Isso é péssimo, afinal, o título é o principal chamariz do seu anúncio, portanto deve ser escolhido com cuidado.

De forma geral, anúncios com títulos curtos costumam ser bem-sucedidos, uma vez que dão a informação de forma rápida para a pessoa interessada.

Além disso, esses títulos menores acabam sendo mais úteis para captar a atenção quando o potencial comprador está apenas passando o olho por cima dos anúncios.

Apesar disso, vale a pena lembrar que pode haver exceções para esse cenário, com alguns produtos pedindo títulos um pouco maiores.

Um bom exemplo é no caso de algum produto de marca.

Ou então que possua alguma peça ou material diferente que o torne mais especial. Nesse caso, ter essas informações presentes no anúncio pode destacá-lo.

Após dar o título, você já pode concluir o anúncio, caso não deseje preencher as demais informações que não são obrigatórias.

O seu anúncio seguirá para a análise anteriormente citada, e após algum tempo será oficialmente publicado.

Entretanto, nós recomendamos que você dê uma chance às informações não obrigatórias. Elas podem fazer uma boa diferença.

Como vender na OLX - Titulo da OLX

Faça a descrição do anúncio

Uma das maneiras de passar credibilidade sobre nós, quando vendemos algum produto online, é usando uma boa descrição de produto. Portanto essa etapa precisa ser respeitada.

Afinal o consumidor do outro lado da telinha precisa ver, mesmo que online, que estamos vendendo um produto de qualidade e com toda transparência que a plataforma exige.

Portanto, essa etapa consiste  em fazer a descrição do artigo em questão, trazendo com a maior riqueza de detalhes possível todas as informações sobre aquele produto.

É válido lembrar que o comprador não vai ter o item em mãos para fazer ele mesmo a avaliação.

Por isso, é muito importante darmos todos os detalhes para passar confiança a ele, mesmo esse item não sendo obrigatório.

O objeto é novo ou usado? Em que estado de preservação ele se encontra? Possui avaria? Ainda tem nota fiscal ou garantia?

É muito importante responder essas perguntas e deixar o cliente o mais informado possível.

Pense também em outros pontos que são importantes para passar confiança para quem está interessado no produto.

Para te ajudar, imagine que fosse você comprando algo em anúncio virtual. Quais informações você gostaria de ter para se sentir seguro? Isso com certeza vai te ajudar bastante!

Como vender na OLX - descrição de produto OLX

Insira seu anúncio em uma categoria

Busque enquadrar o item que você está vendendo em alguma categoria disponível.

É justamente elas que organizam e facilitam a busca dos seus futuros compradores.

Após selecionar a categoria em que o seu produto melhor se encaixa, vai aparecer uma série de subcategorias, onde você deve enquadrar o seu item em uma delas.

Um exemplo fácil é que se você estiver vendendo um sofá, você deverá colocá-lo no item “para a casa” e em seguida enquadrá-lo em “móveis de decoração”, por exemplo.

Como vender na OLX - Categorias de produtos OLX

Dicas para vender mais na OLX

Com o anúncio do seu produto já feito, você deve aguardar até que a venda seja realizada.

Porém, passam-se horas, dias, em alguns casos até semanas e nada, seu anúncio continua lá. O que será que pode ter dado errado?

Muitas vezes, apenas anunciar o seu produto, mesmo com um bom título, não é o suficiente, e faltam alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de realizar a venda do seu item.

Por isso, separamos algumas dicas para você saber como fazer o seu anúncio da melhor forma possível, com o intuito de ver o seu item ser vendido o quanto antes.

Coloque fotos do item anunciado

Esse é outro ponto de fundamental importância quando estamos falando de vendas virtuais, para trazer ainda mais confiança ao comprador.

Justamente por não ver pessoalmente o produto, avaliar o estado dele está por meio de fotos claras traz muito mais segurança para que ele se sinta à vontade para realizar a compra.

É exatamente por isso que apesar de não ser obrigatório colocar fotos no anúncio, aqueles que apresentam pelo menos uma imagem do seu produto acabam se destacando e vendendo logo.

Essa é uma dica super simples, porém faz toda a diferença para quem está comprando o produto.

Existem outros detalhes que você pode observar, como tirar fotos com uma qualidade superior.

Além de ajudar muito o interessado, que poderá ver o item com mais detalhes, uma foto com boa qualidade traz um ar de profissionalismo, ajudando você a passar mais credibilidade e confiança.

É muito importante também que as fotos sejam honestas e não escondam defeitos nem enganem o cliente, para evitar problemas após ele receber o produto.

Além disso, fatores como uma boa iluminação e uma boa quantidade de fotos tiradas de diferentes ângulos ajudam bastante também para que os compradores possam ver o item com todos os detalhes que desejam.

O único cuidado que você deve ter quanto à quantidade de fotos é evitar que fiquem em ângulos muito parecidos, já que isso pode acabar cansando o seu comprador em potencial.

Como vender na OLX - imagens de produtos OLX

Confira também: Como tirar fotos de roupas para vender online e lucrar? 12 dicas infalíveis!

Informe o preço do produto

Outra dica muito importante para que o seu produto seja vendido o quanto antes é inserir o preço dele no seu anúncio.

Essa também não é uma prática obrigatória e realmente tem quem não goste de fazê-la, entretanto o produto se torna muito mais atrativo quando já possui o seu preço definido.

A pessoa se sente muito mais interessada quando já sabe mais ou menos quanto esperar pelo preço do produto, e isso torna o seu anúncio mais atrativo.

Uma dica interessante é colocar o valor do anúncio acima daquilo que você realmente deseja receber, e então marcar a opção “topo negociar”.

Dessa forma, você demonstra flexibilidade quanto ao preço e no fim ainda vende pelo valor desejado.

Como vender na OLX - Preço OLX

Precificação de Produtos: como fazer da maneira correta e obter lucro?

Não esqueça de colocar um contato

Pode parecer óbvio mas essa parte pode passar despercebida por muita gente, ainda mais que a plataforma tem a opção de “ocultar” o contato do anúncio.

Porém essa prática pode não ser legal.

Afinal, se você quer vender algo, os interessados precisam entrar em contato com você de alguma forma.

Portanto se for possível, deixe seu WhatsApp disponível, por exemplo, e aguarde as mensagens dos interessados.

Quanto mais canais disponíveis, maiores são as chances de venda!

Como vender na OLX - Dicas para vender OLX

Vantagens de anunciar na OLX

Uma pergunta que você pode acabar se fazendo e se de fato é vantajoso anunciar seus produtos na OLX, e se for o caso, quais são as vantagens que essa prática pode trazer.

Calma, é justamente disso que falaremos neste tópico!

Um dos pontos mais citados que fazem a OLX ser tão atrativa tanto para vendedores quanto para os clientes é a facilidade da linguagem do seu site, o que o torna bem intuitivo.

Com tudo sendo muito claro e de fácil compreensão, torna-se muito prático usar a plataforma.

Além de poder aproveitar bem os filtros que fazem as divisões das categorias de produtos que estão sendo vendidos.

Como a variedade dentro da plataforma é muito grande com diversos itens diferentes, novos ou usados sendo colocados à venda, a possibilidade de filtrar o que se procura facilita muito a busca.

Com isso, fica mais fácil e rápido para o comprador encontrar aquilo que está procurando — o que é muito melhor para o vendedor, que consegue ser encontrado mais rápido.

É importante notar que o fato de haver uma vasta variedade de bens e produtos sendo vendidos ali, por diversas pessoas distintas, não significa que não há nenhum tipo de cuidado da plataforma.

No caso, a empresa possui uma equipe de monitoramento, que verifica cada um dos anúncios antes de serem publicados, para garantir que nada de ilegal ou alguma outra prática suspeita passe livre.

O fato da plataforma não fazer nenhum tipo de cobrança para a realização dos anúncios também é uma grande vantagem para os vendedores, que podem ficar com o pagamento integral.

Ao mesmo tempo, há também a opção de realizar anúncios pagos, que serão mais efetivos, dando então uma variedade de escolhas para os usuários.

Categorias de produtos que são vendidos na OLX

Como mencionado, um dos grandes atrativos da OLX é a sua imensa variedade de produtos que são anunciados.

Entretanto, com todas essas opções, sem uma forma de organização adequada, poderia se tornar muito difícil para os compradores encontrarem de forma rápida aquilo que estão procurando, o que poderia muitas vezes levá-los a desistir de usar a plataforma.

A solução foi justamente a criação de diversas categorias onde os produtos pudessem ser enquadrados, de forma a organizá-los, mostrando ao usuário onde procurar o que deseja.

A partir disso, também foi possível criar um sistema de filtro, em que, ao selecionar determinada categoria, apenas os itens ligados a ela são apresentados, melhorando a experiência do usuário.

Há, no total, 13 categorias principais. São elas:

  • Agro e indústria;
  • Animais de estimação;
  • Artigos infantis;
  • Autos e peças;
  • Comércio e escritório;
  • Eletrônicos e celulares;
  • Esportes e lazer;
  • Imóveis;
  • Moda e beleza;
  • Músicas e hobbies;
  • Para a sua casa;
  • Serviços;
  • Vaga de emprego.

A OLX oferece uma ótima oportunidade tanto para quem deseja comprar quanto para aqueles que querem vender, facilitando o encontro entre ambas as partes.

Com uma interface intuitiva e bem simples, é possível compreender rapidamente como usar a plataforma.

Mesmo que possam surgir algumas dúvidas sobre como vender na OLX, as dicas que trouxemos neste guia podem ajudar você a começar com o pé direito na plataforma.

Agora que você já sabe como vender na OLX, que tal aprender mais sobre Artesanato para vender: 31 ideias para ter uma renda extra sem sair de casa e usando a criatividade!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário