Você sabe como funciona o funil de conversão no e-commerce?
Marketplace: como a Casa das Capotas e a Padbox conquistaram esses canais

Como vender na Netshoes: veja o passo a passo

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabe como vender na Netshoes? Considerado o maior e-commerce de produtos esportivos do mundo, esse marketplace apresenta inúmeras vantagens para quem comercializa produtos para esse nicho.

Apesar dos percalços da nossa economia, o comércio eletrônico continua avançando. Porém, para ter sucesso, é importante acompanhar a movimentação do consumidor e entender onde está sua atenção. E, nesse caso, é impossível deixar de analisar a venda em marketplaces.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja este dado: esse tipo de negócio respondeu por 31,5% das operações de e-commerce no Brasil em 2017. O dado faz parte da 37ª edição do Webshoppers, da e-Bit.

Para começar, tenha em mente que, ao associar sua operação com empresas como o Netshoes, você aumenta a visibilidade dos seus produtos, o que pode impactar positivamente os resultados de faturamento do seu negócio.

Abaixo, separamos diversas informações importantes para quem pretende ampliar os seus canais de venda nesse marketplace. Acompanhe!

Por que a Netshoes é importante?

Com o crescimento dos marketplaces, é preciso analisar bem as condições oferecidas por cada um deles antes de escolher os seus parceiros. No caso da Netshoes, primeiro, é importante levar em conta o seu tamanho. A empresa é apontada como o maior e-commerce do mundo no segmento esportivo.

Essa posição não foi conquistada por acaso. A plataforma reúne atualmente mais de 40 mil itens distribuídos em 25 categorias de produtos. Ou seja, são reduzidas as chances de o cliente não encontrar o que procura na loja se estiver buscando algo ligado ao universo esportivo.

No dia a dia, isso significa que o usuário acaba dando preferência para a marca em suas buscas, o que justifica o alto número de clientes. Para se ter ideia, estamos falando de 54 milhões de visitantes únicos por mês.

Como começou a história da Netshoes?

Para investir num negócio, temos que conhecer as suas origens, certo? Apesar de o nome fazer referência à internet, a Netshoes nasceu como loja física. A operação começou de forma modesta, em uma garagem localizada na região central de São Paulo.  O objetivo inicial era fazer uma oferta diferenciada para os universitários que circulavam pelo local.

As vendas pela internet começaram em 2002 e, em razão do sucesso alcançado pela operação, em 2005, as atividades foram concentradas na loja virtual. Os primeiros meses não foram fáceis. Porém, ao investir no nicho esportivo, a marca conseguiu diferenciar-se e começou a construir a sua história de sucesso.

O seu desenvolvimento foi alavancado com a chegada de investidores que perceberam o potencial da marca, o que possibilitou, inclusive, a ampliação para outros mercados, como Argentina e México, além da abertura de capital na Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

O faturamento anual hoje está na faixa de 500 milhões de reais e, no seu último relatório trimestral, a empresa indicou que tem 23 milhões de usuários, sendo mais de 6 milhões ativos. Um volume bem significativo, certo?

Quais são as vantagens de vender na Netshoes?

Volume de tráfego

Se estamos falando de uma gigante da área de comércio eletrônico, uma das principais vantagens de vender na Netshoes é o alto volume de tráfego.

Como a loja trabalha com uma quantidade enorme de itens, consegue uma audiência significativa. Vale lembrar que esses números não são conseguidos por acaso. Trata-se de um marketplace que investe bastante para atrair o público.

Condições e formas de pagamento

Até pelo volume de negociações, a Netshoes tem esse outro ponto a seu favor: oferece boas condições para os seus clientes, o que favorece também as marcas parceiras.

Fique atento na hora de precificar os seus produtos. Garanta que o cliente encontre uma boa oferta. Como o objetivo aqui é trabalhar em cima do alto volume, pode valer a pena estudar uma condição especial.

Antecipação de recebimentos

A antecipação de recebimentos é uma boa alternativa para quem está com problemas de fluxo de caixa. A mecânica é simples: você faz a venda a prazo, mas consegue receber o valor total da compra quando o cliente faz o pagamento da primeira parcela.

A medida é adotada na Netshoes e em outros marketplaces, com taxas variáveis. Confira antes de quanto será o seu desconto!

Cross-selling

Como estamos falando de uma loja que tem 25 categorias de produtos, são boas as chances de o cliente escolher mais de um item na plataforma. Essa compra “combinada” de mercadorias é o que chamamos de cross-selling.

Trata-se de uma vantagem importante, principalmente, se você tiver mercadorias que possam, de alguma forma, servir como complemento para os produtos oferecidos na loja. O sucesso da sua estratégia, nesse caso, depende do estudo prévio de quais tipos de mercadorias são mais atrativas para público do marketplace.

Como vender na Netshoes?

Agora que você já entendeu melhor a importância da Netshoes, vamos ver o que é preciso fazer para tornar a sua loja uma parceira da plataforma. Confira:

1. Faça o cadastro

O primeiro passo é preencher o formulário da empresa, fornecendo os seus dados básicos, incluindo o número do seu CNPJ.

2. Aguarde o retorno

Depois dessa primeira etapa, você terá que esperar o contato da Netshoes, informando que os dados foram devidamente validados.

3. Prepare a documentação

Cadastro feito e aprovado, é hora de providenciar o envio da documentação. De posse dela, a empresa enviará o contrato, já com todas as informações necessárias para a sua assinatura.

4. Organize o seu catálogo

Burocracias resolvidas, chegou o momento de fazer o cadastro de seus produtos no sistema. Do ponto de vista operacional, trata-se de um processo bem simples, então, se dedique à estratégia. Ou seja, escolha quais itens você vai expor, de acordo com o estoque e, claro, as necessidades da sua loja.

5. Inicie suas vendas

Se você fez tudo certo, logo receberá boas notícias relacionadas às vendas na plataforma. Para que os resultados sejam crescentes, não deixe de monitorar tudo o que acontece na loja.

Ao trabalhar com uma plataforma integrada nativamente ao Netshoes, o processo fica mais fácil. É que todas as informações relacionadas ao produto serão gerenciadas em um mesmo painel, o que vai fazer com que você ganhe tempo e, claro, eficiência.

Quem tem um negócio sabe da importância de ampliar os seus canais de vendas e aumentar as chances de o cliente encontrar a sua marca. Esse tem sido o principal atrativo dos marketplaces e a razão pela qual você precisa saber como vender na Netshoes.

Gostou do artigo? Ele ajudou a esclarecer suas dúvidas? Confira também o post que preparamos sobre como vender pela internet! Você encontrará dicas valiosas para montar o seu negócio próprio e/ou expandir as vendas dos seus produtos.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como vender na Netshoes: veja o passo a passo
2.5 (50%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *