Como vender na Leroy Merlin? Fique por dentro do passo a passo

Você está procurando informações sobre como vender na Leroy Merlin? Bom, saiba que você não é o único! É comum que donos de […]

Você está procurando informações sobre como vender na Leroy Merlin? Bom, saiba que você não é o único! É comum que donos de lojas virtuais queiram anunciar seus produtos em marketplaces. Essas plataformas são muito acessadas e ter mercadorias na vitrine ajuda muito nas vendas.

Desta forma, para vender em markeplaces é necessário um investimento extra em algum Hub de integração. Salvo lojistas que escolhem plataforma que já possue essas integrações com marketplace de forma nativa.

Além disso, existe a comissão paga ao marketplace em relação a cada venda.

Mesmo com essa cobrança de comissão, vale a pena recorrer a esse tipo de estratégia, pois você só paga se vender. No mais, sua empresa ganha credibilidade por trabalhar em parceria com grandes players.

Neste post, vamos ensinar como vender seus produtos na Leroy Merlin, mostrar os benefícios de ser parceiro da marca, falar quais produtos que podem ser vendidos, entre outros assuntos importantes. Mas, primeiro, vamos conhecer a história da empresa!

Qual a história da Leroy Merlin?

A Leroy Merlin é uma empresa especializada na venda de materiais de construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. Ela foi fundada na França, em 1960 e está presente em 12 países. No Brasil, a primeira loja foi inaugurada em 1998 e de lá para cá, o negócio vem crescendo cada vez mais.

Apesar de ter começado suas atividades no fim da década de 90, a empresa só começou a vender seus produtos pela internet em 2015. Em 2017, a Leroy Merlin abriu espaço para outros lojistas comercializarem suas mercadorias em sua plataforma.

A Leroy Merlin é uma das empresas mais bem-conceituadas e famosas, principalmente quando o assunto é construção, acabamento, decoração e jardinagem.

O Brasil foi o primeiro país onde a empresa lançou o seu serviço de markeplace. Essa decisão foi tomada porque os brasileiros passam muito tempo na internet — cerca de 5 horas por dia. Esse fator certamente influencia na decisão de compras online.

Como funciona o marketplace da Leroy Merlin?

O marketplace da Leroy Merlin funciona como diversos outros shoppings que atuam nesse mesmo modelo de negócio. As vendas dentro do e-commerce são feitas através da Hub ou com uma plataforma já possui a integração nativa.

Não tem segredo para divulgar os produtos no e-commerce da marca. Aliás, quem já sabe como anunciar no Shoptime vai conseguir cadastrar os produtos e propagar para seus clientes com muita facilidade.

Para vender, o cliente deve passar por uma análise. Depois disso, o funcionamento é bem parecido com o processo de quem escolhe anunciar na Amazon. A logística de entrega será 100% de responsabilidade da empresa parceira.

Além disso, o lojista deve cumprir o prazo de entrega dos produtos para seus clientes, caso contrário, a Leroy Merlin devolve o dinheiro da compra. Essa iniciativa é uma forma de conquistar a confiança e oferecer uma garantia para o consumidor de que ele pode confiar no marketplace da marca.

Assim como outros marketplaces, o lojista tem 7 dias para efetuar trocas solicitadas pelos consumidores. O prazo começa a ser contado após a data de entrega. No caso de mercadorias com defeito, a troca deve ser efetuada em até 90 dias. Todas essas informações são transmitidas à loja parceira por e-mail ou canal de comunicação do marketplace.

Quando acontece algum problema, como extravio de mercadorias ou falhas na entrega, a responsabilidade é da loja parceira, e não da Leroy Merlin. Da mesma forma que outros marketplaces, a marca cobra uma comissão dos lojistas sobre as vendas realizadas em seu e-commerce.

Quais os benefícios de vender na Leroy Merlin?

Agora que você já sabe um pouco sobre como vender na Leroy Merlin, está na hora de descobrir quais são os benefícios de trabalhar em parceria com a marca. Confira alguns deles logo a seguir!

Credibilidade para seu negócio

A empresa é uma das maiores lojas de departamento voltada para decoração e materiais de construção do país. Então, o consumidor já confia na marca. Logo, divulgar seus produtos dentro da loja vai oferecer um grande diferencial para o seu negócio.

Isso porque você se você trabalha em parceria com uma marca tão importante como a Leroy Merlin, o cliente vai entender que seu negócio é sólido e confiável. Afinal de contas, a empresa não aceitaria uma loja sem credibilidade como uma de suas parceiras.

Mais visibilidade para sua marca

O site da Leroy Merlin recebe cerca de 10 milhões de acessos por mês. Esse é um número de visitas bem alto e não é qualquer e-commerce que consegue, principalmente quando está no início nas atividades. Contar com toda essa visibilidade é uma forma de deixar sua marca conhecida no mercado e aumentar significativamente suas vendas.

Linha de produtos segmentados

A Leroy Merlin atua em um nicho específico, que é o de produtos para casa. Apesar do fato de a loja física só comercializar materiais de construção e artigos para decoração, seu marketplace abriu as portas para outros tipos de itens, mais voltados para o segmento de casa e decoração.

Então, quem acessa o site certamente está em busca de produtos do segmento no qual você atua. Quem tem mercadorias expostas ali está perto de seu consumidor e tem mais chances de concretizar suas vendas e aumentar o faturamento de seu negócio.

Aquisição de novos clientes

Uma das maiores vantagens de atuar em marketplaces é a oportunidade de conseguir clientes aos quais dificilmente seu e-commerce teria acesso sem uma parceria de peso como essa. Isso porque quem entra em um grande player como a Leroy Merlin dificilmente compra de pequenas lojas virtuais.

Então, ter seus produtos expostos na “vitrine” de uma loja tão famosa é uma oportunidade de adquirir clientes com alto poder de compra.

Acesso a programas de desconto

A Leroy Merlin se preocupa com o desempenho de suas lojas parceiras. Por isso, você pode criar programas de desconto dentro do e-commerce utilizando informações de sua loja.

É possível criar um banner ou disponibilizar um número de WhatsApp para que o consumidor compre diretamente de você. Além disso, você pode oferecer um código de desconto para os clientes que comprarem diretamente em sua loja.

Quais produtos podem ser vendidos?

Se você sabe como vender no Carrefour, por exemplo, deve entender que cada marketplace tem uma lista de produtos que podem ser vendidos. Porém, a Leroy Merlin é uma loja de departamento, que comercializa materiais de construção e artigos para decoração, certo? Então, só é possível vender esse tipo de mercadoria?

A resposta é: não. O marketplace da marca possui mais de 80 mil itens, divididos em diversos setores. Veja quais são eles:

  • materiais de construção;
  • produtos de categoria elétrica;
  • cama, mesa e banho;
  • organização da casa;
  • limpeza de casa;
  • madeiras;
  • ferramentas;
  • tapetes;
  • cerâmica;
  • sanitários;
  • encanamentos;
  • jardinagem;
  • ferragens;
  • pintura;
  • decoração;
  • iluminação;
  • móveis;
  • eletros;
  • cozinhas.

Como você viu, na lista há produtos que não fazem parte da linha de materiais de construção e decoração. Então, se você tem uma loja virtual que atua em um destes segmentos, fazer uma parceria com a marca é uma excelente forma de expandir seu negócio.

Como vender na Leroy Merlin?

O primeiro passo para divulgar seus produtos no marketplace da Leroy Merlin é preencher um formulário informando todos os dados de seu negócio. Por meio desse cadastro, a empresa analisa os dados da empresa para aceitar ou não a parceria.

Depois de enviar seus dados, o lojista recebe um e-mail com todas as informações e condições necessárias para vender no marketplace da Leroy Merlin. Então, se o cadastro for aprovado, basta ele dar um “ok” e cadastrar seus produtos para vender.

Para ser aprovado, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Veja quais são eles!

  • ter CNPJ;
  • emitir Nota Fiscal;
  • vender produtos dentro das categorias disponíveis, já citadas anteriormente;
  • boa reputação no mercado;
  • capacidade logística para envio de produtos, pois essa responsabilidade é da loja parceira.

Se você não cumpre algum desses pré-requisitos, procure rever seu cadastro. Isso porque a marca não vai aprovar um negócio que não atenda às suas exigências, já que ela tem uma reputação a zelar.

Como ter sucesso ao vender na Leroy Merlin?

Saber como começar a vender na Leroy Merlin é a etapa mais fácil de divulgação de seus produtos. Isso porque simplesmente cadastrar suas mercadorias não é garantia de vendas. Lembre-se de que há muita concorrência no site, inclusive com itens da própria marca Leroy.

Então, para ter sucesso nas vendas, é preciso atuar com alguns critérios fundamentais de atendimento. Assim como anunciar no Magazine Luiza ou como vender na Zattini, os marketplaces são somente a vitrine — a responsabilidade com os resultados é do lojista.

Mas, como ter sucesso em suas vendas? Vejas dicas que separamos especialmente para você!

Cumpra os prazos de entrega

Imagine que você compra um produto pela internet, a loja pede um prazo de 10 dias úteis para fazer a entrega e suas compras chegam com 15 dias ou mais de atraso. Qual seria a imagem que você teria da empresa? Voltaria a fazer negócios com ela?

Pois é! A imagem que você teria de um e-commerce com essa postura seria o mesmo de seu cliente ao receber um produto depois da data marcada. óbvio que imprevistos acontecem, mas quando houver um atraso, o cliente deve ser comunicado com antecedência.

Vale lembrar que a Leroy Merlin adota a política de devolução do dinheiro, quando o produto não é entregue dentro do prazo. Então, para ter sucesso nas vendas, cuide da logística de seu negócio.

Siga corretamente as exigências da plataforma

Para vender no marketplace da Leroy Merlin, é preciso seguir todas as exigências descritas no manual de adesão à plataforma. Descumprir as regras é ter pontos negativos com a empresa e prejudicar sua visibilidade dentro do site.

Markeplaces dão preferência para lojas que respeitam as regras. Então, leia atentamente todas as exigências e observe se está cumprindo todas. Caso encontre alguma irregularidade, tome as providências para corrigir.

Segmente os produtos

A Leroy atua em um nicho específico, ou seja, já vende uma linha de produtos segmentados. Mesmo que a tentação de vender diversos tipos de mercadorias seja grande — já que a visibilidade do e-commerce é muito alto —, para ter sucesso nos negócios, o ideal é segmentar os produtos que você deseja vender.

Escolha produtos com melhor saída em sua loja ou com maior procura pelo seu público-alvo para divulgar no marketplace. Focar em segmentos específicos pode render melhores frutos para seu negócio.

Capriche nas fotos e descrições

Adquirir produtos pela internet é uma experiência de compra bem diferente de ir a uma loja física. Isso porque o consumidor não tem a oportunidade de tocar a mercadoria e ver suas características. Por isso, as fotos são tão importantes para quem trabalha com vendas online.

Para se destacar em um marketplace como da Leroy, as fotos devem ser de alta qualidade e mostrar detalhes do produto. Além disso, é importante que seja feita uma descrição detalhada de todas as características do item.

Por exemplo: se você trabalha com roupas de cama, deve descrever a matéria-prima do produto, dimensões e outras informações que influenciam na decisão de compra do cliente.

Garanta uma boa reputação

Em um marketplace como o da Leroy, a concorrência é muito grande. Por isso, quem quer se destacar precisa cuidar de sua reputação. Atrasos na entrega, fotos com resolução ruim, descrições incompletas dos produtos e falta de mercadorias no estoque podem prejudicar a imagem de sua marca dentro da loja.

Então, esteja sempre atento a esses detalhes para que seu cliente não veja sua empresa como aquela que só quer ganhar dinheiro e não se preocupa com a satisfação de seu cliente.

Outro fator que ajuda a melhorar a reputação de sua loja é manter um relacionamento estreito com seus consumidores. Dessa forma, quando ocorrer algum problema como atrasos na entrega ou entrega de produto com defeito, você pode solucionar essas questões da melhor forma possível.

Agora que você já sabe como vender na Leroy Merlin, está na hora de fazer seu cadastro na plataforma e seguir nossas dicas para ter sucesso nas vendas. Com dedicação e trabalho duro, ter bons resultados é somente questão de tempo. Então, boa sorte e boas vendas!

Depois de fazer seu cadastro em um dos maiores marketplaces do país, aproveite para otimizar suas vendas nesse tipo de plataforma!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário