Hub de integração: entenda o que é e como funciona
Entenda o que é Search Console e como usá-lo no e-commerce

E-commerce: saiba como usar o Youtube para obter conversão

Publicado em: • Última Atualização:

O Youtube foi criado em 2005 e atualmente conta com 1,9 bilhões de usuários mensais. Esse número o colocou na segunda colocação como site de busca mais acessado, perdendo apenas para o Google.

Hoje, a plataforma conta com uma diversidade imensa de canais que abordam os mais variados assuntos. De entretenimento, tutoriais até cursos intensivos, o Youtube oferece lazer, informação e soluções para os seus problemas diários. 

Sendo assim, empreendedores também encontraram uma forma de divulgar sua marca e produtos dentro desse espaço.

Com a popularidade, a concorrência por visualizações e likes é grande, e por essa razão é necessário produzir conteúdos de qualidade que sigam todas as regras de ranqueamento.

Se você ainda não sabe como tudo isso pode ajudar o seu e-commerce, fique com a gente e descubra!

Youtube e seu poder de lançar tendências

De acordo com o próprio Youtube, seus usuários assistem mais de 1 bilhão de horas de vídeo diariamente.

Diante dessa informação, afirmamos que a autoridade da plataforma é gigantesca, ou seja, é provável que seus potenciais consumidores façam parte desse número.

Entenda que essas pessoas consomem todos os tipos de conteúdo e acabam sendo influenciadas pelo que estão assistindo.

Um grande exemplo são os canais que envolvem maquiagem. Existem diversos vídeos onde maquiadores profissionais, ou até mesmo artistas, realizam testes com marcas mais acessíveis e contam suas experiências.

Esses vídeos rendem milhares de visualizações, já que remete ao consumidor a possibilidade de adquirir um produto que é usado por alguém que ele admira. 

Esse processo gera uma procura no mercado, lançando assim uma tendência de compra.

Neste momento você deve estar pensando: “mas para gente famosa fica mais fácil!”

Bom, ninguém começou um canal com milhares de inscritos e acessos, isso precisa ser construído e saiba que não se trata de um bicho de sete cabeças.

Existem diversas maneiras de explorar essa oportunidade. Acompanhe!

Criação de conteúdo para o Youtube

Como você viu, estar presente no Youtube passou, neste instante, a ser prioridade na sua lista de afazeres.

Mas, calma! Nós sabemos que produzir um vídeo pode parecer algo complexo e complicado e é para isso que estamos aqui, para solucionar suas dúvidas.

A primeira dica é: esqueça a vergonha em casa!

Produzir vídeos deve ser um processo tranquilo e optar por assuntos que você domina traz mais segurança na hora da gravação.

Confira as diversas opções que você pode explorar no seu canal:

Grave vídeos apresentando sua loja e produtos

Crie vídeos curtos apresentando sua marca e produtos, dessa maneira você estará promovendo sua história e passará confiança ao espectador.

É importante que o consumidor se identifique com os valores da sua loja e sinta necessidade em adquirir o que você está vendendo. Faça com que ele compre a sua ideia, assim será mais fácil torná-lo um cliente.

Depoimentos de clientes

Clientes satisfeitos rendem boas avaliações, por isso busque por essas pessoas. Entre em contato com um cliente assíduo do seu e-commerce ou até mesmo aquele que elogiou seu atendimento e mercadoria.

Peça que essa pessoa grave um depoimento e compartilhe-o no Youtube.  Isso fará com que a sua loja seja bem vista diante do público.

Produza vídeos interativos

A interação dos usuários são pontos fortes para o fortalecimento dos seus vídeos dentro do Youtube. 

Promova vídeos que gerem interação. Anuncie novidades, ofertas, pesquise dúvidas frequentes e apresente soluções. É claro que tudo isso deve ser trabalhado seguindo o seu nicho.

Criação de tutoriais

As pessoas adoram consumir vídeos que sejam uma luz no fim do túnel!

Dicas de armazenamento, durabilidade, modo de usar, enfim, são diversas opções que podem beneficiar o seu negócio. 

Desperte no consumidor a curiosidade em aprender como usar ou proceder com determinado produto.

Mantenha suas redes sociais integradas

As características do seu canal e vídeos devem seguir os mesmos padrões usados em seu e-commerce e demais redes sociais.

Dessa forma você estará reforçando a identidade da sua marca e fazendo com que o consumidor te reconheça em todas elas.

Thumbnail

As thumbnails são as imagens em miniaturas usadas na internet para facilitar as buscas, por se tratar de arquivos leves e que carregam muito mais rápido.

Essa imagem deve ser criada levando em consideração a otimização do seu vídeo. Ela também vai ajudar a determinar seu ranqueamento dentro do Youtube, por isso utilize textos, cores e imagens.

Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo é uma ótima ferramenta para uma interação mais próxima ao seu público. Você pode usar essa opção para um bate-papo, responder questões sobre seu produto, tudo em tempo real.

Escola de criadores de conteúdo 

Todos os usuários têm acesso a escola de criadores de conteúdos idealizada pelo Youtube. 

Lá, são disponibilizados vídeos que servirão como guias para que você saiba mais sobre estratégia de conteúdo, produção, otimização e mais. Você poderá estudar e colocar em prática todo esse aprendizado para evolução do seu canal.

Jornada do cliente

Citamos acima que os espectadores gostam de assistir tutoriais. Pois bem, essa técnica está relacionada com a jornada do cliente.

Muitos deles procuram por vídeos que mostram como o produto funciona, seus aspectos e relatos de pessoas que já adquiriram e contam como foi a experiência com esse produto.

Com o acesso fácil a esse tipo de conteúdo, os consumidores passaram a alternar a busca entre pesquisas escritas e vídeos.

Conclusão

Assim como em todas as redes sociais, é necessário traçar metas e usar estratégias para a criação dos conteúdos no Youtube. 

Estudar os melhores horários e a frequência com que seus vídeos devem subir no canal são peças importantes para garantir um bom retorno.

Trabalhar com essa interação garante um contato mais humanizado e próximo ao seu cliente.

Mostramos a você que existem diversas possibilidades para se beneficiar com essa ferramenta, basta usar a criatividade e os resultados serão positivos.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

E-commerce: saiba como usar o Youtube para obter conversão
5 (100%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *