Como usar o WhatsApp para vender mais em sua loja física

Passamos a viver uma outra realidade desde março de 2020.  Sem sombra de dúvida, este será um ano que ficará marcado por […]

Passamos a viver uma outra realidade desde março de 2020. 

Sem sombra de dúvida, este será um ano que ficará marcado por uma “nova” revolução digital. A maioria das pessoas e empresas tiveram uma grande reviravolta em suas realidades e provavelmente, para não dizer com certeza, as coisas nunca mais voltaram a serem as mesmas. 

Isso porque, os lojistas estão se reinventando e aprendendo a vender por delivery, especialmente através do WhatsApp. 

Você sabe como usar o WhatsApp para vender mais em sua loja física? Acompanhe esse conteúdo e descubra como usar este poderoso canal de venda (durante e após período de quarentena). 

Utilize o WhatsApp Business

A primeira coisa é: Utilize o WhatsApp Business

Embora seja muito semelhante ao WhatsApp tradicional, a versão Business traz recursos indispensáveis para quem deseja otimizar suas vendas pelo aplicativo. Além de facilitar a gestão, esta versão contribuirá para um bom atendimento.

Veja como: 

Configuração de catálogo 

O catálogo de produtos diminuirá muito a intensidade de perguntas sobre produtos específicos.

A ideia é que ele funcione exatamente como uma página de uma loja virtual. Nele é possível cadastrar cada produto único, incluindo preço, descrição, código do produto e até, se este recurso estiver disponível em seu negócio, link para pagamento online. 

O catálogo pode ser acessado pelo perfil da empresa por qualquer usuário que tenha o contato. Ou até mesmo, pode ser enviado para o cliente durante a conversa.

Todavia, a expectativa é diminuir as solicitações de preço e encurtar o caminho entre o cliente e a compra final

Entretanto, sabemos que nem todos os clientes se adaptam a isso. Logo, se atente ao tópico: Preze pelo bom atendimento. 

Imagem: Divulgação – Blog WhatsApp

Configuração de mensagens automáticas 

A versão Business permite programar mensagens automáticas para serem enviadas aos clientes, dependendo, é claro, do conteúdo da mensagem enviada por ele. 

São três tipos de mensagens: 

  • Mensagem de ausência

É possível selecionar um período em que sua loja estará fechada, assim, se o cliente enviar alguma mensagem neste momento, receberá uma mensagem de ausência. É importante ser cordial e sempre usar uma linguagem compatível com seu negócio.

Aqui vai um exemplo de mensagem de ausência genérica: 

Olá! Infelizmente nossa loja está fechada no momento. 🙁

Mas entraremos em contato com você assim que nossa equipe retornar às 8h. Por enquanto, que tal dar uma olhada em nosso catálogo? (link do catálogo) 

Nos falamos em breve! 

  • Mensagem de saudação

As mensagens de saudação ao enviadas assim que o cliente envia a primeira mensagem. Recomendamos que ela só seja usada quando realmente houver necessidade, ou por poucas pessoas no atendimento do WhatsApp ou por alta demanda. 

Isso porque o cliente pode ainda estar escrevendo uma outra mensagem e o robozinho já respondeu a primeira. 

Entretanto, é uma estratégia para quem deseja uma resposta imediata quando o cliente iniciar a conversa. Porém, é importante utilizar com cuidado. 

Exemplo de mensagem de saudação genérica positiva

Olá! 😀 No que podemos ajudar? 

Exemplo de mensagem de saudação genérica negativa: 

Olá! 

Deixe sua mensagem! Em breve você será atendido por um de nossos consultores.

Viu como o segundo exemplo, embora com mais informações, fica mais artificial e joga o cliente para escanteio? O cliente pode interpretar como: Falamos com você quando der. Tome cuidado!

  • Respostas rápidas

As respostas rápidas são um pouco diferentes, mas ajudam muito na missão de  usar o WhatsApp para vender mais

Ao invés de mensagens automáticas, você criará uma espécie de atalho para responder as perguntas mais frequentes. 

Por exemplo, vamos imaginar que você possui uma loja de artigos de informática e uma das perguntas mais frequentes é: Como posso pagar? Parcela? 

Sua resposta rápida: Temos muitos métodos de pagamento! Você pode pagar à vista por boleto ou transferência bancária, neste caso, conseguimos oferecer um desconto de 5%. Se preferir, também disponibilizamos pagamento com cartão de crédito em até 3x sem juros. Se optar por esta opção, enviaremos o link de pagamento. Como fica melhor para você? 

Imagina o trabalhão escrever essa mensagem toda toda vez que um cliente perguntar o método de pagamento? Ou você precisará sair do app para copiar a mensagem de algum lugar ou pode dar uma resposta “seca” ao cliente no momento da pressa. 

Para evitar isso, cadastre no WhatsApp Business uma resposta rápida e a encontre no teclado digitando apenas: /pagamento. Lembrando que é possível fazer essa automação para diversas perguntas diferentes, mudando o conteúdo e a palavra de atalho. 

Imagem: Divulgação – Blog WhatsApp

Utilize as etiquetas para se organizar 

As etiquetas são essenciais para não se perder no meio de tantas mensagens. 

Você poderá configurá-las por cor e separar as mensagens de acordo com o andamento da conversa

Por exemplo: 

Etiqueta vermelha: Aguardando pagamento;

Etiqueta azul: Pedido pago, à enviar;

Etiqueta verde: Finalizado;

Etiqueta rosa: Desistência de compra;

Etiqueta roxa: Aguardando atendimento; 

Assim será possível acompanhar todas as etapas e não correr o risco de “esquecer” de alguma conversa em aberto. 

Imagem: Divulgação – Blog WhatsApp

Preze bom atendimento 

Citamos aqui diversos recursos que vão te ajudar a usar o WhatsApp para vender mais

Entretanto, o mais importante em todo esse processos é um bom atendimento

Embora o cliente esteja entrando em contato com sua loja pelo WhatsApp, ele espera ser bem atendido. Esse cliente não quer ficar dias ou horas esperando uma resposta, não quer receber respostas vagas e muito menos ser maltratado.

É importante lembrar que ele é um ser humano e deseja conversar com outro ser humano. 

Esclareça qualquer dúvida e seja flexível 

O cliente perguntou cinco vezes a mesma coisa? Responda cinco vezes a mesma coisa, com diferentes abordagens, mas com a mesma delicadeza da primeira vez. 

É importante ser flexível, tentar explicar de outras maneiras (um áudio ou até um vídeo) ou até perguntar se ele deseja uma ligação. O que for possível para que esse cliente tenha uma excelente experiência de compra e que quando precisar novamente, ele volte porque foi bem atendido.

Seu cliente quer atenção! (Se você não der, seu concorrente pode oferecer)

Cuidado com o tom de voz 

Aqui não estamos falando de áudios e sim das mensagens escritas. 

Fique sempre atento com o tom de sua mensagem e como ela pode ser interpretada. Pode ser que você não tenha escrito uma mensagem grosseira, por outro lado, o cliente pode interpretar desta maneira. 

Por esse motivo, é importa saber usar pontuações e principalmente a caixa alta. Além disso, os emojis são excelentes para transparecer ao cliente o tom que você está usando. 

Alguns clientes também gostam de receber áudios, então, observe o perfil dele para conduzir a conversa. 

Como criar uma loja virtual vai ajudar seu negócio vender mais

Neste conteúdo demos dicas de Como usar o WhatsApp para vender mais em sua loja física

Mas eu tenho uma notícia para te dar. A partir do momento que você realizou uma venda pelo WhatsApp ou qualquer outro canal digital, sua loja não é mais apenas uma loja física: ela já é uma loja online

E isso é ótimo! O mundo está se reinventando e com certeza você já percebeu que não é possível que um negócio sobreviva de maneira saudável, sem vender na internet

Logo, ter sua loja virtual vai revolucionar seu negócio. Uma vez que, além de não precisar do atendimento presencial, você não ficará mais limitado a vender no seu bairro ou em sua cidade. Com uma loja virtual, é possível vender para o Brasil inteiro

O e-commerce é um mundo de possibilidades, ideal para quem deseja expandir um negócio. 

Lembre-se: não fique parado e reinvente-se! 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário