Como criar catálogo de produtos no Facebook
Vale a pena vender em Marketplace?

Como usar o Instagram Shopping em sua Loja Virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Um dos melhores recursos para vendas está no Instagram

Ele permite que os lojistas exibam produtos com preços e mais informações, e também com produtos relacionados, direcionando os mesmos para compras através de links diretos para as páginas de produto. Assim, o cliente consegue finalizar a compra rapidamente. 

Este recurso também desejado é conhecido como Instagram Shopping.

No mercado desde 2010, a rede social apresenta uma alta crescente no mercado, em 2018 saiu de 700 milhões para 1 bilhão de usuários ativos e, segundo a revista Fhox, 50 milhões de brasileiros usam a rede social diariamente.

Este recurso foca nos perfis comerciais, pois encurta a jornada do consumidor. Além disso, traz maior investimento de publicidade para a da plataforma.

A ideia do Instagram é também criar uma vitrine virtual, onde até o momento não existe comissão sobre as vendas, somente o engajamento e investimento nas propagandas pagas.

O que é o recurso Instagram Shopping?

Visando a apresentação dos produtos em um formato mais discreto, porém sem perder a performance, no feed, é possível adicionar a marcação de até cinco produtos por imagem ou vídeo e, até 20 produtos se optar pelo carrossel.

Ao visualizar uma sacolinha de compras no canto inferior esquerdo da imagem do anúncio, o usuário já saberá que o perfil possui este recurso, e basta um simples clique no anúncio, para as informações sobre valor do produto serem exibidas. 

Se o usuário estiver navegando pelo feed da loja, a sacolinha aparecerá no canto superior direito (se houver marcação naquela imagem).

Caso o cliente se interesse pelo produto, seguindo com mais um clique, é direcionado para uma página com mais informações ainda no Instagram. 

Desta forma, o clique em “ver no site” direciona o usuário à loja do perfil, ou seja, diretamente para o processo de conversão. 

A rede social não tem nenhum controle ou influência sobre o processo de venda no site da empresa, ficando totalmente por conta da mesma.

Requisitos do Instagram Shopping

Quer vincular seus anúncios no Instagram com link direto para sua loja?

Confira o passo a passo:

1. Crie uma conta comercial

Colocando em prática, o primeiro passo é criar ou transformar o perfil numa conta comercial, bastar ir em configurações > conta e selecionar > mudar para conta comercial. 

Dependendo de sua versão do Instagram, não será necessário clicar em conta, a opção de mudar para conta comercial já aparece na lista das configurações. 

2- Vinculando os produtos

Os produtos precisam estar vinculados entre o e-commerce e Facebook, podendo ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, por meio da plataforma ou opções que permitem essa integração.

Atente-se que deve ser uma página comercial no Facebook e não sua conta pessoal. Além disso, você deve ser o administrador da página.

Antes de mais nada, você deverá selecionar sua categoria de vendas e em seguida, conectar-se ao Facebook. 

Se sua configuração de catálogo no Facebook já estiver na estrutura certa, você não terá nenhum problema nesta etapa, 

3- Estruturar um perfil comercial no Instagram

O aplicativo foi desenvolvido em mobile first, ou seja, o pensamento no mobile é o guia para qualquer recurso e funcionalidade que possui. Porém, é possível utilizá-lo também por computadores e tablets.

Independentemente disto, o Instagram é em sua maioria, utilizado via mobile. Desta forma,  sua loja virtual precisa ser adaptada ao mobile, uma vez que o link será clicado em um celular e o processo já terá início. 

Já que é desagradável ficar arrastando a tela para lá e para cá, dando zoom e se perdendo. A probabilidade de perder uma venda quase certa é muito grande!

Quem pode utilizar o recurso

Segundo a plataforma, toda conta comercial está habilitada a utilizar o recurso. Contanto que crie novas publicações utilizando o formato para que a aba de compras seja habilitada. 

Esse processo pode ser feito tanto em fotos simples quanto em carrosséis de imagens.

A melhor forma de utilizar o recurso, segundo o próprio Instagram, é utilizar fotos ambientadas com mais de um produto. O que gera maior possibilidade de vendas e engajamento com a publicação. 

Como utilizar o Instagram Shopping na prática

Abaixo o passo a passo para liberar a marcação de produtos e Instagram Shopping como ativar:

Para ativar a marcação de produtos:

  • Toque em  para acessar seu perfil;
  • Toque em Começar na parte superior do seu perfil;
  • Toque em Compras;
  • Toque em Continuar;
  • Selecione um catálogo de produtos para conectar ao seu perfil comercial;
  • Toque em Concluir.

Para marcar produtos nas suas publicações:

  • Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros;
  • Toque nos produtos que você deseja marcar na foto;
  • Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  • Toque em Concluir;
  • Toque em Compartilhar.

Teste o processo de compra

Para ter certeza de que houve sucesso no processo, sempre é preciso verificar a prévia dos produtos e realizar alguns testes que são vitais para eliminar os erros dos anúncios.

Visto que, não há nada mais frustrante do que ser direcionado para uma compra errada ou para lugar nenhum.

Ao permitir que os clientes consultem detalhes dos produtos diretamente na interface do aplicativo, o Instagram Shopping revela-se uma ótima ferramenta para o aumento das vendas. Isso porque a nova função valoriza o tempo do cliente, que não precisa interromper a navegação para buscar mais informações sobre as mercadorias.

Dicas extras para as vendas

Diversifique os formatos

Permitindo diversas ações, no Instagram não é possível limitar-se a um formato ou recurso para aumentar o engajamento, desta forma diferencie entre imagens únicas, carrossel e stories.

Além disso, não se prenda a fotos de estúdio, é possível fazer imagens incríveis com a espontaneidade do dia a dia e ao ar livre. Muitas vezes, as fotos naturais podem fazer muito mais sucesso!

Entretanto, também é possível linkar com vídeos, onde diversos testes podem ser realizados e a aceitação de seu público pode ser analisada, geralmente os usuários preferem takes curtos, como um boomerang, por exemplo.

Comunicação com seu público

Sempre falamos que é importante se comunicar com a linguagem de seu público, não só nas legendas, como também através das imagens.

Se você possui uma loja de roupas e acessórios para skatistas, será viável usar fotos montadas em estúdios? Ou vestir um skatista e colocá-lo na pista para fazer algumas manobras e aí sim, realizar as fotos?

Analise seu público e leve isso em consideração para compor as melhores imagens e vídeos, gerando maior identificação.

O direct pode ser a chave da conversão

Uma das vantagens do Instagram Shopping é oferecer uma opção a mais ao direct, expandindo o alcance e fortalecendo as vendas diretas sem interação de diálogos, o que pode agilizar o processo.

Mesmo assim, é fundamental que não se abandone as mensagens. Pois, elas diminuirão, mas não deixa de existir. 

Pode ser que as dúvidas sejam relacionadas a informações que já estejam na publicação, entretanto, você deve responder prontamente, com educação e se colocando à disposição para quaisquer questionamentos futuros.

O Instagram Shopping é uma maneira eficiente e essencial para levar tráfego a sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como usar o Instagram Shopping em sua Loja Virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *