Aprenda como usar o Canva e crie artes incríveis para seu negócio!

O Canva é uma plataforma que permite a criação de peças para os mais diversos canais de comunicação e vendas, de maneira gratuita, rápida e descomplicada. Tudo isso sem a necessidade de contratação de um profissional, já que a ferramenta disponibiliza imagens, modelos, fontes, e logotipo já pré-configurados e prontos para utilização.

Se você possui  loja online, sabe da dificuldade que é para conseguir promover a sua marca por conta própria. 

Principalmente para quem está começando na jornada online,  as dificuldades parecem não ter fim, os custos são sempre muito elevados, e realmente fica difícil acreditar que vai dar certo.

Entretanto, existem algumas ferramentas que podem nos ser muito úteis na hora de preparar a nossa marca para que então ela possa ser promovida. 

Um ótimo exemplo é justamente o Canva.

Uma ferramenta intuitiva que pode facilitar muito a sua vida no que diz respeito ao design da sua loja e outros itens relacionados a ela.

Mas calma, por acaso você não está familiarizado com o Canva? 

Não sabe o quê? 

Nem quais são as funcionalidades que ele oferece? 

Pode ficar tranquilo, pois esse texto foi feito especialmente para você!

Aqui nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre como usar o Canva, o que ele é, e até mesmo a sua origem. 

Aposto que você ficou bem curioso, não é mesmo? 

Então continue com a gente para descobrir tudo sobre ele!

O que é o Canva?

O primeiro passo, é entendermos o que exatamente é o Canva. 

De forma resumida, o Canva se trata de uma plataforma online com o intuito de disponibilizar ferramentas que podem ser usadas para auxiliar e facilitar a criação de itens como cartões de visita, panfletos, cartazes, animações e até mesmo posts para as redes sociais.

Além disso, a plataforma ainda possui diversas outras funcionalidades, que vão desde a criação de logotipos, até a realização de apresentações, infográficos, e até mesmo, convites. 

Outro recurso do Canva, é tornar as suas mídias clicáveis, por meio do acréscimo do link do seu portal, o que é bem útil para auxiliar no direcionamento de tráfego da sua página.

O Canva ainda pode funcionar como um otimizador de algumas atividades, tornando-as mais práticas de serem feitas, e aumentando a sua produtividade. 

Alguns exemplos desses casos são, por exemplo, a disponibilização de modelos prontos, fotos, currículos, papel timbrado, dentre outros templates, que estão ali prontinhos, apenas esperando para serem utilizados por você.

Como funciona?

Você já deve ter entendido como o Canva pode ser útil para a criação de banners e outros conteúdos visuais para auxiliar na promoção da sua marca.

Dito isso, você tem plena consciência de como funciona a plataforma para lidar com essas coisas?

Pode ficar bem tranquilo que é isso que nós iremos te explicar a seguir!

A ideia principal do Canva, é ser uma ferramenta razoavelmente intuitiva, e que permita que mesmo pessoas sem muito domínio da área, consigam de alguma forma, construir seus logos.

A plataforma conta com milhares de imagens prontas, que podem ser utilizadas para facilitar a produção por parte dos seus usuários, principalmente aqueles menos experientes.

Além disso, há também os templates, que são oferecidos por meio de categorias e subcategorias extremamente variadas, que permitem a escolha de imagens personalizadas para cada tipo de canal. Assim, você pode ter o seu conteúdo adaptado para cada cenário, portal ou rede social.

Quais as opções de planos?

Pensando na utilização dessa plataforma, talvez você esteja se questionando se todos esses recursos são disponibilizados de forma gratuita ou não.

Verdade seja dita, o Canva é uma plataforma incrível, porém não dá para dizer que seja gratuita, uma vez que existe um grande número de recursos que apenas estão disponíveis para aqueles sendo usuários premium.

De fato, há um plano gratuito do Canva, chamado de “Canva Grátis”, onde é possível ter acesso a milhares de templates e outras ferramentas.

Até mesmo opções como a de criação de trabalhos em equipe é permitida dentro desse plano, além de utilizar até 5 GB de armazenamento.

Um nível acima, nós temos o plano do “Canva Pró”, que custa R$ 34,90 ao mês, e possui todas as funcionalidades do modelo grátis, acrescido de ainda mais recursos.

Alguns exemplos desses recursos são os áudios e vídeos profissionais disponíveis para uso, ferramentas de edição e redimensionamento de imagem profissionais, sem falar no espaço de armazenamento de 100 GB.

Por fim, há ainda o plano “Canva Enterprise”, que além de ser a opção de custo mais elevado, é também destinado para empresas que produzem em escalas mais elevadas.

Com funcionalidades muito mais avançadas, o plano oferece diversas vantagens como, por exemplo, o armazenamento ilimitado, além do suporte 24h.

É importante dizer, que o plano Enterprise é dedicado a times que contem com pelo menos 25 pessoas, e terá um custo de cerca de R$ 110,00/mês, o que pode ser pesado para muitas pessoas.

Apesar do investimento elevado para utilizar essa modalidade, ela é a que oferece mais recursos e funcionalidades para a maior parte das empresas, e por isso é tão recomendada.

Entretanto, vale lembrar que mesmo o plano gratuito já é bem completo, e pode ser extremamente útil, principalmente quando falamos de empresas, ou e-commerces de pequeno porte, que ainda estão começando a sua jornada.

Por que utilizar o Canva?

Cada vez mais consolidado, o mundo do e-commerce vem se tornando mais disputado entre as empresas existentes, de forma que saber utilizar as ferramentas disponíveis nesse mundo digital se torna imprescindível.

Se, desde o começo, você já se habituar a essa prática para a sua loja virtual, as chances dela se destacar no mundo digital aumentam significativamente.

No caso, a utilidade do Canva se dá justamente no fato de que ele oferece a você a possibilidade de realizar trabalhos com características extremamente profissionais, mesmo sendo o caso de você não ser um especialista naquela área.

Estamos falando da preparação de conteúdos para as redes sociais, inserções de links de conversões, dentre tantas outras opções bem diversas.

Como a plataforma disponibiliza um gigantesco banco de imagens, somado a diversas fontes distintas, e até mesmo alguns modelos de logotipos pré-configurados, utilizá-la se torna uma ótima forma de produzir um conteúdo de altíssimo nível, mesmo sem um profissional da área a disposição.

Quais as suas principais funções?

Com tudo o que já foi apresentado até agora, muito provavelmente você já conseguiu ter uma ideia do tamanho do impacto que o Canva pode ter nas suas estratégias de branding.

Principalmente no que diz respeito à utilização de recursos visuais, a plataforma consegue trazer um impacto significativo tanto na qualidade do conteúdo produzido, quanto no tempo gasto para tal.

De forma geral, não é segredo para ninguém como o conteúdo visual pode auxiliar na expansão do alcance do seu e-commerce, ajudando você a colher frutos cada vez melhores.

Dito isso, o Canva é bem capaz de te dar uma boa ajuda nessa direção, mas você sabe quais são exatamente as funcionalidades dessa plataforma que nós tanto falamos?

Fique tranquilo, caso você não saiba, nós pretendemos apresentar agora para você algumas das mais importantes dessas funções, de forma a te ajudar a compreender a importância dessa plataforma.

Então continue com a gente para descobrir quais são as principais funções do Canva!

Redes sociais

Uma das principais funcionalidades do Canva, é a grande ajuda que ele pode lhe oferecer no que diz respeito às suas postagens em redes sociais.

Por si só, isso já é de grande ajuda, tendo em vista o grandioso impacto que esses canais de comunicação têm nas nossas vendas e interações com os clientes nos dias atuais.

Com a plataforma do Canva, é possível criar desde stories, até conteúdo para ser postado no Feed, Banners para LinkedIn, dentre tantas outras opções.

Isso pode ter um grande impacto nas suas vendas, principalmente quando alinhado a uma boa estratégia de marketing em redes sociais, de forma a render ótimos frutos para você e a empresa.

Logotipos

Os logotipos cumprem uma função fundamental para qualquer empresa, garantindo que a sua marca não acabe se perdendo em meio a todas as informações que as pessoas consomem diariamente.

É justamente esse elemento visual que ajuda a fixar a sua loja na mente dos usuários, e garantir que ela não seja esquecida e deixada de lado pelos consumidores.

E mesmo nesse mundo dos logotipos, o Canva também pode oferecer uma grande ajuda para você e a sua empresa.

Dentro da plataforma, existem diversos modelos prontos de logotipos, que podem ser personalizados para resultar em uma imagem única que consiga efetivamente retratar a sua empresa para o cliente.

Além disso, dentro do portal, ainda é possível animar o logotipo criando uma versão mais dinâmica, que pode funcionar ainda melhor na atração de novos clientes.

Thumbnails para YouTube

As thumbnails são aquelas imagens de capa que vemos nos vídeos do YouTube antes de clicarmos neles para assistir.

No caso, elas cumprem uma função importantíssima de atrair o público, gerando curiosidade no usuário de forma a fazer com que ele clique no vídeo para assistir.

Assim como no caso anterior, o Canva oferece para o usuário uma série de templates personalizados, totalmente dedicados a esse modelo.

Assim, o usuário tem sua vida facilitada, e ainda terá à sua disposição uma boa gama de opções.

Transformar designers em sites responsivos

Outro elemento interessante do Canva, é a facilidade que ele oferece para a criação de artes por meio de templates, que podem ajudar no redirecionamento do cliente.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de um link anexado a arte, que levará o usuário a um site responsivo quando clicar na imagem em questão.

Com a arte finalizada, tudo que você precisa fazer é compartilhá-la por meio de um link.

A partir disso, será possível direcionar as pessoas a interface desejada, que será 100% responsiva, o que acaba sendo extremamente útil por auxiliar até mesmo na fidelização de clientes.

Inserir design em um site ou blog

Nem todos estão familiarizados com a dificuldade que era para se conseguir inserir uma imagem dentro de um texto de um site ou blog, antes da chegada do Canva.

Justamente por ser algo que nós vemos de forma tão corriqueira quando entramos na internet, muitas vezes acabamos não percebendo o trabalho que pode dar para adicionar essas imagens pelos meios convencionais.

Para se conseguir inserir uma arte gráfica em um texto ou algo do gênero sem a utilização do Canva, você precisaria utilizar desde softwares de edição de imagem, até a linguagem HTML.

Convenhamos que para muitas pessoas isso pode ser extremamente confuso, e bem pouco prático, não é mesmo?

Utilizando a plataforma do Canva as coisas já mudam bastante de figura, afinal basta criar a arte na plataforma, e em seguida clicar em “publicar” e “inserir”.

Dessa forma toda essa questão que antes precisaria de um longo caminho a ser percorrido, foi resolvida em poucos instantes, e com bem menos trabalho.

Criar gifs para redes sociais

Os gifs ficaram bem populares nas redes sociais ao longo dos últimos anos, e acabam sendo uma forma relevante de comunicação com a maior parte do público.

Para muitas pessoas, a ideia de fazer o seu próprio gif pode parecer distante, mas com o Canva isso se torna bem mais prático.

Com a ferramenta, basta concluir a construção da arte produzida por você e então realizar o download dela em formato de animação.

Prontinho, o seu gif está pronto!

Achou que teria mais coisa e seria mais complexo?

Nós não estávamos exagerando quando dissemos que a plataforma torna a sua vida bem mais fácil!

Manipular fotos de qualidade no banco de imagens

A qualidade das imagens é um fator fundamental, principalmente quando pensamos na comunicação em plataformas de caráter mais visual, como, por exemplo, o Instagram.

Dito isso, possuir um vasto acervo de imagens em alta qualidade é fundamental, e adivinhem só qual plataforma oferece justamente isso para você?

Exatamente!

De forma clara, é possível encontrar imagens de altíssima qualidade, tanto pagas quanto incluídas no banco de imagens da plataforma.

E no caso dos usuários premium o acervo é ainda maior!

Inserir fontes personalizadas

Criar uma identificação da marca com o cliente é fundamental, e muitas vezes isso pode ocorrer por meio de referências visuais que levem a pessoa a pensar na marca imediatamente.

Uma dessas referências pode ser justamente as fontes utilizadas em diversos momentos como, por exemplo, o logotipo da empresa.

De forma resumida, a pessoa pode assimilar imediatamente aquela fonte única com a sua empresa, e por isso é tão importante possuir as suas próprias.

Com a plataforma Canva, você consegue manter salvas essas fontes personalizadas, e utilizá-las sempre que desejar sem grandes dificuldades.

Como usar o Canva?

Dito tudo isso, com certeza você ficou bem interessado em utilizar essa plataforma, e permitir que ela te ajude a facilitar e muito a promoção da sua marca.

Entretanto, é bem possível que em meio a tantas informações, você tenha ficado um tanto quanto perdido, em relação a como utilizar o Canva.

Foi pensando justamente nisso que nós decidimos preparar um passo a passo aqui de como utilizar essa plataforma, de forma que você consiga extrair dela todo o seu potencial.

Ficou curioso?

Então continue com a gente para descobrir mais!

Crie uma conta

Antes de qualquer coisa, o seu primeiro passo deve ser criar uma conta dentro do Canva, para então iniciar todo o processo.

Já nessa etapa você pode optar pelo plano gratuito, e caso realmente se interesse pela plataforma, vá aos poucos realizando o upgrade do seu plano, caso sinta necessidade.

Vale lembrar também, que ambos os planos pagos, possuem a opção de serem utilizados por 30 dias grátis, o que pode ser uma ótima forma de testá-los antes de decidir se vale ou não a pena investir.

Após criar a conta, você será levado para uma outra página, onde precisará responder a algumas perguntas que serão utilizadas como base para sugerir alguns templates para você.

Uma informação importante, é que no caso de você já possuir um e-commerce, é bem importante que você selecione ou a categoria pequena empresa, ou a grande empresa, a depender das suas condições.

Acostume-se com a galeria

Após isso, é interessante que você navegue pela plataforma com o intuito de se acostumar e familiarizar-se com a interface.

Como mesmo no seu plano mais básico, o Canva possui uma variedade muito grande de recursos, todas essas opções ficam separadas em categorias, e você pode levar um tempo até se acostumar e entender elas.

É interessante notar que todos os conteúdos já estão ajustados para as suas propostas, ou seja, nas dimensões adequadas dentro daquilo que eles se propõem.

É muito interessante que você opte por se acostumar a esse modelo, e não por tentar editá-lo logo no começo, a menos que seja muito necessário.

Personalize um template

Após dar uma boa passeada pela plataforma, muito provavelmente você já terá se deparado com muitas opções de templates, alguns que te agradaram mais, e outros que nem tanto.

Escolha um para começar a se familiarizar com as ferramentas de edição, e comece os seus experimentos!

É bem interessante notar que você é capaz de editar totalmente o template, deixando-o totalmente diferente do que era originalmente.

Dessa forma, ele acaba funcionando mais como um facilitador, e ponto de partida para a sua criatividade.

Utilize a barra de ferramentas na parte superior do editor, e vá testando cada uma das alternativas e customizando o seu template.

Quais os principais usos dos templates do Canva?

Os templates são uma das coisas mais úteis dentro da plataforma, e quando você está buscando entender como usar o Canva, pode ser bem interessante notar os diferentes usos desse recurso. Indo desde criação de conteúdo para redes sociais, até apresentações de slides, currículos, e até mesmo panfletos, os templates podem ser realmente bem úteis.

Que tal se dermos uma olhada nos usos mais comuns dentro da plataforma?

Então continue a leitura!

Como criar apresentações

É bem natural que dentro do cotidiano de uma empresa, exista a necessidade de realizar apresentações de conteúdo para uma equipe, por exemplo.

O Canva consegue te ajudar tanto na preparação, quanto na apresentação desse conteúdo, possuindo dentro da plataforma uma sessão inteira dedicada a essa área, e com grande variedade de opções de personalização.

Transmissões para dispositivos móveis e uso de animações são alguns dos exemplos mais comuns do que a ferramenta pode oferecer nessa direção.

Como fazer propostas comerciais

Dentro da vida profissional da maior parte das pessoas, a entrega de currículos costuma ser sempre umas das opções mais tradicionais para aqueles que procuram novos trabalhos.

E é claro que não só o conteúdo dele, como também o cuidado e o perfeccionismo desse documento acabam passando algumas impressões para o contratante.

Sendo assim, o Canva também consegue te ajudar nessa direção, com templates de modelos de currículos prontos, que podem ser personalizados, dando um ar mais profissional na sua entrega.

Como montar panfletos

Mesmo nos tempos do mundo digital, e se tratando de um e-commerce, pode ser que eventualmente você precise preparar alguma coisa para ser impressa e utilizada no mundo físico.

Podemos estar falando de cartazes ou panfletos, que ocasionalmente podem ser utilizados em eventos, festivais ou coisas do gênero.

O Canva também possui uma seção voltada especificamente para esses casos, sendo possível salvar as suas artes em formatos mais propícios e benéficos para a impressão.

Como salvar, baixar e compartilhar as peças criadas?

Após finalmente terminar de trabalhar na sua arte, é importantíssimo saber o que será feito com ela, não é mesmo?

O primeiro passo, é claro, deve ser o de salvar a imagem, seguido por determinar o seu formato e então realizar o seu download.

Basta clicar no botão que se localiza no canto direito da tela, e então selecionar o formato que mais te agrada.

Como o Canva possui integração com algumas redes sociais como o Pinterest e o Instagram, é possível realizar diretamente a publicação nessas outras redes, já nesse momento.

Outra opção é salvar a imagem no Dropbox, Google Drive, ou então criar um link compartilhável dentro do próprio Canva.

Enfim, saber como usar o Canva é algo extremamente importante, tendo em vista a grande versatilidade que a ferramenta oferece ao usuário.

Com ela, sua produção de conteúdo visual se torna muito mais profissional e prática, o que pode trazer grandes resultados para o seu e-commerce.

E agora que você já sabe tudo sobre o Canva e como ele pode te ajudar a dar um ar profissional na sua loja, confira também como fazer anúncios no TikTok:

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário