Interrupção na entrega de encomenda é o mais novo serviço dos Correios
Marketing de Influência acessível aos pequenos negócios

Aprenda como usar o Google meu Negócio e descubra as suas vantagens

Publicado em: • Última Atualização:

Certamente você já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio, uma ferramenta totalmente gratuita que permite que você crie um perfil do seu empreendimento para que ele apareça no Google Maps e demais serviços da empresa — ou seja, coloca a sua empresa no mapa, literalmente.

Muitos ainda não conhecem ou ainda não conseguiram perceber as possibilidades que essa ferramenta oferece. Por outro lado, os profissionais de marketing que já usam a plataforma sabem das grandes oportunidades que podem ter ao utilizar o Google Meu Negócio.

E aí, ficou curioso para compreender como isso pode ser benéfico para a sua empresa? Então continue acompanhando para saber como usar o Google Meu Negócio e otimizar os seus resultados! Boa leitura!

O que é o Google meu Negócio e como ele funciona?

O Google Meu Negócio trata-se de uma plataforma na qual os empreendedores podem fazer a divulgação da sua empresa de modo gratuito nos resultados orgânicos de pesquisa no Google e Google Maps.

Esse serviço surgiu no ano de 2014 a fim de unificar as funcionalidades que existem no Google Places e também nas páginas de empresas do Google +.

Contudo, o que são essas funcionalidades? Bom, entre as principais, podemos destacar as seguintes:

  • acrescentar dados de contato, como e-mail, endereço, site e telefone;
  • mostrar fotos internas da empresa;
  • inserir e mostrar a sua localização no Google Maps (com um tour virtual pela sua empresa e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • expor os comentários e as notas de clientes;
  • exibir o horário de funcionamento da loja e também os horários de maior movimentação;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais.

Note que são informações muito úteis para as pessoas que pesquisam pelo seu negócio ou por empresas como a sua. Afinal, são exatamente nessas buscas que os resultados do Google Meu Negócio vão entrar em ação. No entanto, é importante deixar claro que isso pode ocorrer de três formas distintas:

  • quando se pesquisa um tipo de empresa sem apontar o lugar;
  • quando você especifica a localização desse tipo de estabelecimento;
  • quando você deixa detalhado o nome da empresa.

Como criar e usar a ferramenta?

Se você se interessou por essa plataforma, certamente está curioso para saber como inscrever o seu empreendimento no Google Meu Negócio. Então, para facilitar a sua vida, trouxemos um passo a passo com as etapas de cadastro. Acompanhe!

Acesse a página da plataforma e faça o login

Antes de qualquer coisa, é preciso acessar o site do Google Meu Negócio. Em seguida, você vai clicar em “Comece Agora”.

Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

O seu próximo passo vai ser preencher algumas informações relevantes no formulário. Você vai, então, inserir o nome da sua empresa, o site, o telefone e a categoria de mercado (loja de acessórios, salão de beleza, loja de roupas femininas etc.).

Caso você não atenda os consumidores em um local específico, mas em áreas diferentes (como em vários prestadores de serviço), vai precisar marcar “sim” no local onde está o seguinte “Entrego produtos para meus clientes no local deles”. Em seguida, clique em “continuar”.

Confirme sua autorização para que você possa gerenciar a empresa

As informações de contato e de endereço da sua empresa aparecem no local onde está tampado com caixas azuis. Você precisa verificar se elas estão certas e, então, preencher a caixa de autorização a fim de gerenciar a sua empresa.

Após confirmar essa informação, você vai ser encaminhada para outra página, onde o Google sugere o envio de um código de verificação postal para o endereço que você forneceu.

Confirme o local do seu negócio

Depois dessa etapa, você vai ser redirecionado para o seu painel de controle. Porém, para começar a editar os seus dados e fazer com eles sejam exibidos nos mapas e nas buscas, você vai precisar confirmar o código enviado pelo Google. Tal código chega via Correios em aproximadamente 15 dias úteis no seu endereço.

Em seu painel, vai aparecer um banner vermelho com o botão “confirmar agora”. Você precisa clicar nele e seguir os passos apontados na carta que será enviada pelo Google, na qual consta o código que vai ser inserido no Google Meu Negócio.

Adicione mais dados em sua página recém-criada

Após confirmar a sua localização, você vai ter toda a liberdade para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não se esqueça de incluir fotos da empresa, descrição breve da empresa, horário de funcionamento, entre outras informações relevantes.

Como aproveitar o melhor da plataforma?

Agora que você já sabe o que é e como criar e usar o Google Meu Negócio, qual é o próximo passo? Bom, assim como em outras estratégias de marketing, o uso do Google Meu Negócio pode ser otimizado com algumas boas práticas.

Afinal, não se pode acreditar que novos consumidores vão começar a chegar só porque você começou a exibir o seu negócio na primeira página ou nos mapas do Google, certo? Você deve ir um pouco além e, por esse motivo, é preciso fazer algumas ações para que se possa gerar mais resultados com a ferramenta.

Uma delas é manter as suas informações sempre atualizadas. É preciso se colocar no lugar de uma cliente e imaginar como seria bem chato para ela buscar por um acessório e, quando decide ligar para a primeira opção que encontra, o número cai na caixa postal. É muito frustrante, concorda?

O problema vai continuar e a potencial cliente vai sair com uma impressão bem ruim da loja sem nem usar o serviço. Falhas como essas são bem comuns de acontecer. Geralmente, o empreendedor pode acabar se esquecendo de atualizar o telefone, o endereço, as fotos do local, o horário de funcionamento etc.

Afinal, nem sempre esses dados serão os mesmos. As empresas podem mudar de contato, de localização e de decoração. Além do mais, caso você abra uma nova filial, você pode inserir e confirmar o novo endereço, pois assim ele também vai aparecer nos resultados de pesquisa e nos mapas.

Por fim, outra ação importante é monitorar as estatísticas de interações e de acessos. Em seu painel de controle, você vai poder inserir e editar informações e conteúdos, além de poder acompanhar os resultados do seu perfil no Google Meu Negócio.

Você pode monitorar dados como:

  • média da classificação dada pelos clientes;
  • visualizações, seguidores e cliques;
  • quantidade de comentários (até mesmo os sem respostas);
  • rotas traçadas e chamadas feitas pelo público.

Isso, sem dúvidas, vai trazer muito mais controle para que você possa administrar o seu perfil e adequar a sua empresa às demandas do seu público.

Bom, agora você já sabe como usar o Google Meu Negócio, então aproveite esse canal tão relevante para divulgar o seu empreendimento na internet e se aproximar, geográfica e socialmente, de mais clientes. Dessa forma, a sua empresa vai ter presença garantida nos resultados de pesquisa, no Google Maps e na pesquisa orgânica do Google.

Gostou do texto e quer aproveitar a sua visita para continuar aprendendo em nosso blog? Então, saiba também como criar boas campanhas no Google Ads!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Aprenda como usar o Google meu Negócio e descubra as suas vantagens
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *