Como usar banners para atrair mais cliques e aumentar sua taxa de conversão

Banners são poderosos artefatos gráficos que funcionam muito bem como mídias de impulso dentro da loja virtual. Muito mais que isso eles também são peças gráficas, que permitem informar, comunicar e promover. Logo, eles são os anúncios internos do ecommerce; permitir eles se tornarem um das estratégias de anúncio da loja, farão impulsionar os resultados de maneira significativa.

Como os banners agem como mecanismos informacionais?

Nem todo banner na loja deve ser usado para promover algum produto, mas em muitos casos para ensinar o consumidor.

Existem para isso os banners informacionais, com o objetivo de trazer informações mais diretas, como por exemplo a política de entrega, segurança da loja, as formas de pagamento, alguma promoção no pagamento em boleto ou à vista no cartão.

Comunicação

Existem muitas formas de comunicar, e nem toda comunicação é, de fato, uma promoção. Um banner pode ser usado para comunicar um cupom de desconto, mas pode também ser usado para transmitir uma ação ou medida importante da loja. O Mercado Livre, recentemente, utilizou esse espaço interno, para protestar contra as taxas abusivas dos correios ao mesmo tempo que outra fase do banner divulgava um produto. O fato é que, é um excelente recurso para transmitir uma mensagem ao publico, preparar esse publico para a chegada de algo, como, por exemplo o Blackfriday. Neste caso estamos falando de banners temáticos que não, necessariamente, estão oferecendo alguma oferta e sim uma mensagem.

Promoção

Essa classe de banner, tende a planejar a venda de algum produto da loja, seja por qualquer motivo, como renovar estoque ou fazer um produto com baixa procura ser vendido mais rápido. Esse tipo de anúncio interno é o que mais impacta a loja, pois promove ações e ao mesmo tempo prepara o consumo de determinados produtos.

Nesta situação, não basta ser temático, tem que ser um anúncio que foca o preço ou algum ganho na compra. O produto, geralmente, é o ator principal, juntamente com a vantagem vinculada a ele, essa vantagem, pode ser algum serviço, como frete, o preço ou a segurança da compra. Geralmente o preço e o frete grátis roubam a cena dessas ações. Se sua loja há algum tempo não promove, certamente, está perdendo valiosos cliques.

Poder estético dos banners

Os banners da loja, tendem a ser provocantes, e, como tais, fazem parte do arranjo visual dela a tal ponto da loja ficar incompleta e em muitos casos ter uma enorme perda estética do layout sem ele, uma vez que ele passa a fazer parte integrante do aspecto visual. Lojas como Starhouse, Bunnitu e Matecki são bons exemplos do que o banner pode representar no design visual.

Formatos

Existem vários formatos e varias nomenclaturas de banners,  vamos a algumas delas:

    • Banner Home ou Principal – geralmente, logo abaixo das categorias da home da loja.  Se a intenção é deixa-lo 100% como da loja Starhouse sua largura deverá ser no mínimo 1920px

  • Banner Informativo ou Régua – geralmente, acima ou abaixo do banner principal, serve para informar, como entrega ou pagamento. Sua largura corresponde a 100% da viewport do navegador em Deskop, o que hoje corresponde a 1920px

 

  • Banner lateral –  situado na lateral esquerda ou direita ou ambas da loja, esse formato, é menos visto atualmente na homepage da loja, vale lembrar, que lojas como a Kabum, ainda, usam a lateral como recurso navegacional, e, pode, com isso inserir anúncios internos ali. Atualmente, os banners laterais, tendem a ficarem expostos na pagina de categoria, pois,  naturalmente, esta pagina, oferece esse espaço devido ao filtro de produtos. Seu tamanho corresponde a 100% do tamanho definido na barra lateral, que varia de loja para loja.

Gostando do conteúdo?

Nosso robô inteligente pode recomendar conteúdos especificos para você.
Clique aqui e aprenda como dar o próximo passo no e-commerce!

 

  • Banner de departamento –  esse banner fica nas paginas dedicadas a alguma categoria e tem objetivos individuais relacionados a cada categoria em específico.

 

  • Mini banners

Tendem a ficar junto com  vitrine de produtos. São eficazes na proposta de venda rápida, associada com alguma marca ou vendas patrocinadas. Em desktop geralmente ficam em colunas quanto em mobile são blocos ou linhas. Cabe bem qualquer loja. Seu tamanho corresponde a fração de cada item no seu desktop, se, por exemplo, for quatro, seria 1920px dividido por 4 considerando os espaços entre eles.

  • Banners mobile

Executados em dispositivos móveis aproveita bem o recurso de dots (aqueles pontos de toque geralmente uma pequena esfera) para o touchscreen. Seus tamanhos são menores que permitem downloads de imagens mais otimizadas; recomenda-se que sua largura nunca ultrapasse 800px, mas que fique inclusive menor que isso, entretanto se ficar em 800px o banner poderá ser usado em tablets na orientação portrait, sendo assim, uma boa opção de tamanho padrão, mas evitando ao máximo ultrapassar esse tamanho para não penalizar a performance da página.

Estes são os principais formatos, há outras maneiras de se usar banners, tais tem sido feitas com uso de grids.

Banners e seus cliques

Por que é importante bons títulos e palavras-chave bem estudadas em banners? Por que além de atrair a busca orgânica, poder-se-á também ser um fator de atração de clique. Nessa ação não é necessário ser tão comedido, pode usar um título com uma chamada que causa a sensação de “Imperdível” . Se há lugares que isso são  bem-vindos são nos banners, aproveite essa liberdade.

Boas palavras chave atraem, sim, muitos cliques, mas nem sempre o banner por ser uma imagem acaba facilitando  esse recurso, desta forma não despreze o atributo “Alt” das imagens, mas aproveite a oportunidade de colocar excelentes termos de pesquisa e claro, boas palavras-chave de atração de cliques. Os cliques poderão vir inclusive do banco de imagens que o Google indexa no momento da pesquisa do usuário.

Aproveitando, vale frisar, a  plataforma Tray permite trabalhar e editar palavras chaves no atributo Alt dos banners.

Banners são seus anúncios internos.

Visualizando sua loja como um ambiente, um ecossistema de produtos, seus banners são, ao mesmo tempo, seus Ads internos, isso se torna muito importante. Vários, lojistas, se esquecem disso, e somente se preocupam com Ads externos como Adsense, Ads do Facebook, Twitter, Ads do Instagram e o AdWords. Todos, guardadas as devidas proporções, são bem vindos, mas esta mesma lógica, deve ser aplicada internamente, um exemplo, claro, é o marketplace de seu box product, ou seja, seus produtos da vitrine; eles podem estar nas lojas Americanas ou Submarino, mas não deixam de estar na sua loja também, com o devido cuidado, você promove seu produto externamente, mas não deixa de cuidar dele internamente. Da mesma forma são os banners, os enxergando como Ads internos. Você tem sua estratégia de Ads externos, mas nunca deixa de apostar e investir em seus Ads internos. É aí que os cliques em sua loja tenderão a multiplicar-se e, naturalmente, a conversão também.

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

x

Olá, posso recomendar conteúdos selecionados para você que te ajudaram a progredir mais rápido no e-commerce!

3
Recomendador