Como se tornar um digital influencer? Entenda aqui

Com a evolução da internet e a transformação no modo como os consumidores buscam informações e produtos, surgiram novas formas de divulgação […]

Com a evolução da internet e a transformação no modo como os consumidores buscam informações e produtos, surgiram novas formas de divulgação para atrair um grande público nos canais de mídia que possibilitem gerar renda com esse trabalho — entre elas, destacam-se os influencers.

De modo geral, o digital influencer (ou influenciador digital, em sua tradução literal) é a pessoa capaz de estimular o comportamento e a opinião de uma audiência através do conteúdo que compartilha em seus canais de comunicação, como Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

Em outras palavras, trata-se de um formador de opinião que carrega consigo milhares de seguidores e, dessa forma, dedica-se a interagir com esse público, faturando muito com isso. A ideia é conquistar essa qualificação a partir de estratégias de divulgação, garantindo reconhecimento por oferecer conteúdo relevante e cativar o seu público.

Quer saber como se tornar um digital influencer? Acompanhe nosso artigo e saiba como planejar sua carreira de influenciador digital. Boa leitura!

Conheça o mercado de influenciadores digitais

Ao longo dos últimos anos, as mídias sociais ganharam destaque no mercado, já que, por meio delas, a troca de ideias, de opiniões e de informações é cada vez maior, o que possibilitou a ascensão do influenciador digital — uma nova profissão que, muitas vezes, pode gerar um alto rendimento.

De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, 52% dos internautas brasileiros seguem algum digital influencer. Além disso, o estudo aponta que metade das pessoas conectadas compram produtos e serviços indicados pelos influenciadores.

Tais números mostram que suas indicações realmente têm a capacidade de formar opiniões, de ditar e transmitir tendências e padrões de consumo. Ou seja, os influenciadores digitais determinam comportamentos e criam hábitos, são fielmente seguidos e, por isso, desfrutam de uma grande credibilidade, disputada por grandes empresas.

Por meio dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de definir parcerias com eles para que usem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços, de acordo com o nicho de atuação.

Saiba como se tornar um digital influencer

Primeiramente, vale lembrar que não existe uma receita de bolo sobre como se tornar um digital influencer. É preciso, sobretudo, investir na qualidade do conteúdo e manter contato diário com a audiência.

Confira, a seguir, o passo a passo para ser um influenciador digital!

Defina bem seu nicho de mercado

Devido ao grande número de influenciadores digitais atualmente, definir um nicho de mercado é a melhor maneira de ser bem-sucedido. Isso porque o nicho determina quais serão os conteúdos e a linguagem que vai utilizar.

Além disso, não adianta procurar uma área em tendência. Você precisa se focar naquilo em que é bom, que possui habilidade e prazer em trabalhar. Embora dê a impressão de estar limitando sua audiência, escolher um nicho para se especializar auxilia na criação de um conteúdo mais assertivo e personalizado.

Entenda as necessidades dos seus seguidores

Depois de escolher seu nicho, é fundamental que os conteúdos atendam às necessidades de seu público e foquem em temas específicos pelos quais eles realmente estejam procurando na internet. Isso porque não adianta nada publicar diversos posts por dia se eles não acrescentam nada na vida das pessoas e não geram engajamento.

Se você vai criar um canal de mídia sobre alimentação saudável, por exemplo, deve entender quais são os anseios de suas personas sobre o assunto, como ajudá-los a alcançar tal objetivo e quais as plataformas de redes sociais podem ser mais eficazes. É preciso também avaliar os assuntos de maior interesse do público, acompanhando os trending topics e as hashtags de maior evidência.

Ofereça conteúdo de qualidade

O conteúdo é uma das principais ferramentas de um influenciador digital, por isso a importância de ser um elemento de qualidade. Embora seja importante, ser influenciador digital não é apenas tirar fotos bonitas para chamar a atenção do público. As postagens precisam de conteúdos de qualidade.

Afinal, a força da sua presença online se dá em razão do conteúdo que você publica, pois, boas postagens atraem o público de forma orgânica. A partir do momento que os influenciadores utilizam linguagem adequada e apresentam habilidade no assunto, eles são capazes de produzir conteúdos úteis, interessantes e que geram compartilhamentos.

Seja consistente nas suas postagens

Para que as pessoas não se esqueçam de você e para atingir um público cada vez maior, é preciso criar algo novo constantemente. A coerência nas postagens também é essencial para atender às demandas do público e, assim, construir um relacionamento de confiança.

Por isso, fique sempre atento às novidades do seu nicho e aproveite as tendências para criar conteúdos importantes. Uma boa dica é manter uma frequência fixa de publicações, em horários adequados e com estratégias de maior interação, que permitam o engajamento.

Entre em contato com marcas locais

As habilidades comerciais também fazem parte da rotina de um influenciador digital. Por isso, como um bom negociador, é necessário estabelecer parcerias para aumentar a visibilidade e as vendas, de preferência com as marcas locais.

As parcerias são, sem dúvida, uma forma rápida e consistente de ampliar o público, além de agregar valor ao seu conteúdo. Com o passar do tempo, sua página vai crescer, assim como a sua quantidade de seguidores. Assim, as grandes marcas passarão a ser uma realidade.

Interaja com seu público

Por último, e não menos importante, a interação com o público é um dos fatores mais importantes a ser considerado. No universo dos influencers, o grande diferencial é a capacidade de interagir e conquistar os seguidores. Por isso, é preciso dedicação e, sobretudo, muita criatividade para criar conteúdos diários, responder os comentários, fazer vídeos e muito mais.

Quais são os erros que devem ser evitados?

Para muitas pessoas, o trabalho pode parecer simples, mas, na verdade, a profissão exige muita dedicação, sabedoria para explorar boas oportunidades e investimento em conteúdos relevantes, além de habilidade para conquistar a simpatia do público para que as marcas comecem a te notar.

Nesse sentido, é importante tomar alguns cuidados de você quer saber como se tornar um digital influencer. Primeiramente, não se preocupe apenas em aumentar a quantidade de seguidores. Foque na construção de conexões com os seguidores e nas vendas que deseja realizar.

Evite recursos como compra de seguidores e troca de likes. Esse tipo de prática não é bem aceita pelo mercado e pode prejudicar seus contratos de trabalho. Além disso, não é recomendado estar ativo em todos os canais e compartilhar informações com públicos aleatórios. O ideal é ter uma atenção especial à rede que pode te oferecer melhores resultados.

Por fim, apesar de na internet as coisas acontecerem com mais agilidade, seja paciente com o seu processo. Afinal, pode levar certo tempo até você conseguir um destaque maior na sua carreira. Afinal de contas, você dificilmente encontrará uma forma de como se tornar um digital influencer da noite para o dia.

Gostou do nosso post? Então, deixe aqui o seu comentário e compartilhe a sua opinião e suas dúvidas com a gente sobre o assunto!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário