Saiba agora mesmo como responder perguntas no Mercado Livre!

Responder às perguntas dos compradores no Mercado Livre é uma importante ferramenta para aumentar as vendas nessa plataforma. Isso porque alguns fatores […]

Responder às perguntas dos compradores no Mercado Livre é uma importante ferramenta para aumentar as vendas nessa plataforma. Isso porque alguns fatores fazem com que as chances de conversão sejam aumentadas, bem como os resultados de vendas obtidos.

Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas e que muitos vendedores negligenciam por não saberem a importância delas.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de responder às perguntas no Mercado Livre e apresentaremos algumas boas práticas para a sua estratégia.

Possui dúvidas de como começar suas vendas no Mercado Livre? Confira dicas valiosas no nosso e-book: Como vender no Mercado Livre do começo ao crescimento!

Qual a importância de saber responder as perguntas no Mercado Livre?

São inúmeras as vantagens que o comércio online oferece. Ainda assim, existem algumas desvantagens desse modelo de negócio. A falta de comunicação, que afeta diretamente o atendimento ao cliente, é uma desvantagem que merece destaque para que seja suprida da melhor maneira possível.

Ao contrário dos negócios em espaço físico, no e-commerce o diálogo entre vendedor e cliente é bastante limitado e as empresas devem utilizar, da melhor maneira, os canais de comunicação para tirar dúvidas, oferecer mais detalhes e conseguir cativar um potencial cliente para que ele se torne um comprador.

Quando o comprador está com dúvidas, uma resposta completa, correta e ágil ajuda esse cliente a se sentir seguro e o incentiva a concretizar o negócio. Do contrário, ele pode recorrer ao concorrente e fechar negócios com outra marca.

É fundamental lembrar que o comprador online tende a ser mais impulsivo que o comprador em espaço físico, e quem responder as dúvidas dos clientes com mais eficiência tem mais chances de realizar vendas.

Portanto, para que o seu negócio fique à frente da concorrência, busque tirar todas as dúvidas dos consumidores, adicione o máximo de informações relevantes, mostre que você se preocupa com as dúvidas dos clientes e seja ágil nas perguntas e respostas.

Como responder  as dúvidas no Mercado Livre?

Para que a estratégia de vendas seja eficiente, é preciso saber como responder perguntas no Mercado Livre. Logo, preparamos algumas dicas para você acrescentar na sua estratégia e realizar um bom atendimento, garantindo que o comprador não tenha dúvidas e saia com a certeza de que realizou um bom negócio. Veja a seguir.

Seja cordial

Essa dica pode parecer óbvia, mas é bastante comum encontrar respostas brandas e que não gerem interação com o comprador. Muitos vendedores se limitam a respostas curtas, como um sim ou não.

No entanto, esse é um momento crucial para mostrar que você se importa com o comprador e que se preocupa em deixar claras todas as informações sobre determinado produto. É também o momento de concretizar vendas e informar sobre outras vantagens de comprar com você, como avisar sobre uma possível troca ou prazos de entrega mais competitivos.

Não demore para responder

O período entre a pergunta do comprador e a resposta do vendedor é crucial para o sucesso nas vendas. Responder as dúvidas com agilidade fará toda a diferença na hora de vender mais produtos.

O Mercado Livre tende a dividir e classificar os vendedores com base na taxa de respostas. Essa classificação determina o andamento da experiência de compras, onde o tempo médio define a avaliação que o comprador pode conferir a um determinado anúncio, se o comprador já recorreu a outro vendedor, bem como a concentração que o cliente ainda dá ao produto e se ele ainda está cogitando fazer negócio com determinado vendedor.

Demonstre empatia

Muitas das perguntas feitas sobre um produto podem não envolver os estágios finais da venda. Se você quer conquistar melhores resultados no Mercado Livre, será preciso mostrar comprometimento com as dúvidas dos compradores.

Algumas vezes, a pergunta do cliente revela que ele ainda está decidindo por um determinado produto ou solução. Nesse momento, é preciso mostrar empatia para entender as dúvidas e as necessidades desse potencial cliente e oferecer a solução que melhor se encaixe na demanda que ele tem. A ideia principal é direcionar o comprador para a melhor solução e ainda mostrar que se preocupa com as suas necessidades.

Incentive o comprador a tomar uma ação

No mundo dos negócios online, esse incentivo é chamado de CTA (Call-to-Action) e, é responsável por conduzir os potenciais clientes no funil de vendas para que cheguem ao momento de realizar uma compra.

Por meio das dúvidas apresentadas por um comprador, é possível identificar em que estágio do funil de vendas ele se encontra e, com isso, fica muito mais fácil sanar as dúvidas desse comprador para que ele se sinta seguro em fazer negócios com você.

Estruture as respostas

Por mais que as dúvidas devam ser respondidas com agilidade, é preciso estruturar as respostas para que elas sejam eficientes. Com respostas bem estruturadas, o vendedor mostra cordialidade, empatia e detém as ferramentas para incentivar o comprador a tomar uma ação.

Ao analisar as dúvidas dos compradores ao longo do tempo, é possível perceber padrões de comportamento que ajudam os vendedores a contornarem as objeções de compras. Portanto, estruturar as respostas ajuda os vendedores a entenderem melhor sobre os seus clientes, suas necessidades e seus desejos.

As vantagens de responder as perguntas no Mercado Livre?

Responder às perguntas dos compradores deve ser visto com extrema atenção pelos vendedores. Já apresentamos alguns dos fatores que fazem com que isso seja tão importante e, como você viu, isso afetará diretamente nas vendas do seu negócio.

Ao responder adequadamente os seus compradores, você aumenta as chances de fazer negócios, alcança melhores resultados no algoritmo do Mercado Livre, tende a contar com uma melhor reputação em relação aos concorrentes, passa a entender mais a fundo as necessidades e desejos dos seus compradores e muito mais.

Saber como responder as perguntas do Mercado Livre é uma tarefa que os vendedores devem realizar com seriedade. Alguns fatores, como agilidade nas respostas, eficiência para tirar as principais dúvidas, cordialidade e empatia, bem como o incentivo a tomar uma ação, são indispensáveis para alavancar as vendas e conquistar melhores resultados de desempenho e conquistar mais vendas nesse importante marketplace.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e confira mais dicas para se tornar um expert de vendas no Mercado Livre: Descubra a importância do Título do Produto Para vender no Mercado Livre.

 

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário