Como o Inbound Marketing pode alavancar as vendas no e-commerce?
Loja virtual e Mercado Livre: como é feita a integração?

Como preparar o seu e-commerce para o Natal

Publicado em: • Última Atualização:

A data mais esperada do varejo brasileiro está chegando! Há menos de um mês do Natal, as lojas nas ruas e shoppings já estão prontas para atrair clientes. E no e-commerce, os preparativos não podem ser diferentes.

Depois da Black Friday, chegou o momento de colocar todas as energias nos planejamentos de Natal para conseguir obter o máximo de sucesso: receita e novos clientes! Para isso, confira algumas dicas:

Planeje com antecedência

Especialmente quando falamos de lojas online, antecedência é a alma do negócio. Geralmente recomenda-se uma antecedência de pelo menos 60 dias, mas como já estamos com pouco menos de 30 dias da festa natalina, o ideal é organizar o máximo possível desde então, caso não tenha conseguido fazer isso antes.

O motivo é simples: no comércio eletrônico a escolha dos produtos precisa ser feita com antecedência, devido à logística. Se sua loja utiliza os Correios, lembre-se que o prazo de entrega pode ser estendido nesta época do ano.

Elaborar sua Campanha de Natal com antecedência também é uma estratégia para sair na frente e fazer com que o público note a sua marca a tempo, compre o produto desejado e receba-o na data esperada, sem atrasos. Caso haja contratempos nesse processo sua loja pode ter a reputação prejudicada, especialmente porque grande parte das compras é destinada a presentear.

Entenda o seu público

Se você já tem um e-commerce, cm certeza deve conhecer a sua Persona. Porém, em Datas Comemorativas, esse ponto merece ainda mais atenção.

Tente ampliar a sua visão para atender um público maior, pois nesta época você atrairá pessoas que comumente não compram em sua Loja Virtual, já que estão à procura de presentes para amigos ou familiares. É inclusive uma ótima oportunidade para encantar – e fidelizar novos clientes. É preciso sempre estar atento!

Invista em estratégias de divulgação

É possível pensar em uma divulgação mais efetiva, entendendo o público de forma mais ampla. Os resultados esperados são alcançados com boas estratégias de marketing digital, lembre-se disso!

Produza conteúdos relacionados ao Natal. Dê aos seus clientes informações relevantes, como dicas de presentes, estratégias para fazer compras dentro do orçamento, e muito mais.

Aposte também nas redes sociais: Facebook, WhatsApp e Instagram. Esses são os maiores canais digitais neste momento, havendo troca de informações e compartilhamento de ideias, inclusive entre pessoas e marcas. É um ótimo momento de investir em conteúdos e vídeos com informações relevantes – e promoções – natalinas. Não esqueça de utilizar todas as possibilidades das redes sociais, como criação de gifs para maior interação e presença constante nos Stories: elas são as queridinhas da vez!

Planeje o orçamento e separe uma verba para anúncios pagos, que permitem segmentar o público-alvo. Teste as possibilidades em um mix de estratégias envolvendo Google Ads e Facebook Ads: uma presença digital pulverizada pode ser uma boa dica.

Apesar da proximidade com o Natal, ainda dá tempo de um esforço extra em SEO para atrair mais visitas, leads e conversões orgânicas.   

Não se esqueça da importância dos e-mails marketing. Aposte em segmentação para acertar em cheio com conteúdos relevantes. Mensagens certas para as pessoas certas são a chave do sucesso com essa estratégia.

Personalize o seu e-commerce

No Natal, as lojas físicas ficam com a cara da data! Por que não seria assim com a sua loja online? A experiência do cliente é muito importante. Troque banners, personalize o logotipo, deixe uma interface natalina para empolgar os visitantes a comprar!

Foque em produtos que têm mais potencial de sucesso no Natal e também em kits de produtos, que é uma excelente estratégia nessa época do ano como presente. Dê destaque a esses produtos dentro do seu site. Pense nas embalagens, ofereça entregar o produto já embalado para presente! Quem sabe com um cartãozinho customizado, onde o comprador pode digitar a mensagem que vai acompanhar o presente na hora da entrega? Natal é encantamento também!

Uma dica é criar novas categorias como “Presentes para Natal” ou “Dicas de Presentes”, pois isso acaba atraindo a atenção do visitante e potencializa as vendas.

E aí, gostou das dicas? Agora é o momento de utilizá-las para avançar nas estratégias de vendas de Natal para o seu e-commerce.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como preparar o seu e-commerce para o Natal
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *