Saiba o que é preciso para abrir uma conta PJ (jurídica) online
Sandro Magaldi conta em palestra como vender mais e melhor

Como otimizar a performance de vendas nos marketplaces em 6 passos

Publicado em: • Última Atualização:

Os marketplaces estão se tornando os canais de compra favoritos dos brasileiros. Esses espaços funcionam como shopping centers online e oferecem inúmeras vantagens a lojistas e consumidores. Não à toa, a lista de sites mais acessados no Brasil inclui páginas como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Magazine Luiza e muitos outros marketplaces, conforme revela o ranking de sites Alexa, pertencente à Amazon. Ou seja, estar fora desses canais é um desperdício de oportunidades.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar por que os marketplaces são tão relevantes e compartilhar com você dicas úteis de como obter boa performance nessas plataformas. Continue a leitura e torne-se expert em vendas online! 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

Quais são os benefícios dos marketplaces para lojistas

A expansão dos marketplaces no Brasil comprova o altíssimo potencial de negócio do modelo. Para se ter ideia, o número de lojistas atuando nesses canais cresceu 90,7% entre setembro de 2017 e 2018 , conforme dados da pesquisa Panorama dos Marketplaces no Brasil, realizada pela Precifica. Além disso, estimativas da ABComm indicam que as vendas em marketplace devem representar 35% do faturamento do e-commerce brasileiro ao fim de 2019. 

Gráfico com Crescimento do número de lojistas em marketplaces entre 2017 e 2018
Crescimento do número de lojistas em marketplaces entre 2017 e 2018. | Reprodução: Pesquisa Panorama dos Marketplaces do Brasil, da Precifica.

 

Entre as principais vantagens que os marketplaces oferecem às lojas estão tráfego qualificado e alta visibilidade, já que os sites recebem milhões de visitantes por mês. Esses fatores estimulam a atração de novos clientes, o aumento das vendas e o fortalecimento da marca no varejo online. 

Junto a isso, é impossível não destacar os baixos custos de investimento. Ao contrário de outras estratégias de venda, que envolvem grandes gastos, os marketplaces baseiam-se em um custo principal: a comissão. Nesse sentido, o retorno sobre o investimento (ROI) nesse modelo tende a ser muito maior.

Agora que você já sabe por que os marketplaces são tão relevantes para o e-commerce e os lojistas, é hora de partir para as dicas. Confira 6 estratégias infalíveis para você obter um bom desempenho de vendas nesses canais e coloque-as em prática!

6 passos para aumentar as vendas nos marketplaces

1. Selecionar produtos estratégicos

Nos marketplaces, você pode vender desde produtos de nicho até mercadorias de alta demanda. No entanto, a nossa recomendação é que você priorize o segundo tipo, já que itens mais populares tendem a atrair maior tráfego para a loja

Para montar um portfólio competitivo, entenda quais são os produtos mais buscados pelo seu público e acompanhe as tendências de mercado. Além disso, fique sempre de olho no que a concorrência está fazendo.

2. Ter preços competitivos

O preço influencia diretamente a decisão de compra do consumidor. Por isso, ter ofertas competitivas é uma estratégia importante para se destacar nos marketplaces. Isso não quer dizer que você precisa cortar a margem de lucro em todos os produtos do portfólio, mas sim que você pode oferecer bons descontos em alguns itens estratégicos. 

Lembre-se, porém, de que os descontos devem ser aplicados com planejamento, considerando inclusive a comissão do marketplace.

3. Fazer bons cadastros de produtos

A maioria dos lojistas menospreza a importância do cadastro de produto e, por isso, cria anúncios de baixa qualidade. Sendo assim, investir energia nessa etapa é a oportunidade perfeita para a sua loja se destacar das concorrentes! 

Para fazer um cadastro perfeito, capriche na criação dos títulos, descrições e imagens. Tenha em mente que o anúncio deve ser informativo e encantador – cumprindo esses requisitos, ele certamente trará bons clientes para sua loja!

4. Ter uma operação eficiente

Agilidade é a palavra-chave quando o assunto é comércio pela internet. Por essa razão, ter uma operação bem organizada é fundamental para que a loja ofereça ao público uma experiência de compra satisfatória e memorável. 

Nesse processo, sugerimos que você redobre a atenção em etapas como preparação do estoque, faturamento e postagem das encomendas e atendimento pós-venda, por exemplo. 

5. Prezar pela reputação

Para ter alta performance nos marketplaces, a sua loja precisa ter uma excelente reputação. Do contrário, os clientes irão desconfiar da marca, o que afetará a taxa de conversão. 

Nesse sentido, certas ações podem fazer a diferença: além da operação eficiente, ofereça atendimento de qualidade e valorize o feedback dos clientes. A dica é sempre enviar e-mails de agradecimento para os consumidores, pedindo para que eles avaliem a compra. 

A partir disso, você poderá aperfeiçoar a sua operação e certamente irá fidelizar clientes.

6. Diversificar os canais de venda

A nossa dica final para você obter sucesso nos grandes sites de venda é investir na diversificação de canais. Quanto mais vitrines a sua loja tiver, maiores serão as chances de venda. Ou seja, estar presente em vários marketplaces é a estratégia perfeita para a sua marca conquistar ainda mais visibilidade no e-commerce. 

Entretanto, isso deve ser feito com planejamento e profissionalismo para que as vendas tenham consistência. Existem soluções no mercado que podem ser muito úteis.

Alavanque as suas vendas por meio dos marketplaces!

Os marketplaces representam um oceano de oportunidades para lojistas brasileiros. Além do alto fluxo de clientes, esses canais fortalecem a presença da marca e geram um alto retorno sobre investimentos. 

Por isso, anunciar nos mercados online hoje é uma estratégia fundamental para quem quer ser bem-sucedido no e-commerce. Junte-se às marcas que já estão vendendo nos marketplaces, siga as nossas dicas e alavanque o faturamento da sua loja!

Quer se aprofundar no assunto? Então assista a uma videoaula completa sobre Técnicas para um alto desempenho nos marketplaces!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como otimizar a performance de vendas nos marketplaces em 6 passos
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.