Como melhorar o engajamento e a conversão com post para Facebook?

O desejo de todo profissional de marketing é fazer um post para Facebook e receber milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. No […]

O desejo de todo profissional de marketing é fazer um post para Facebook e receber milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. No entanto, se você trabalha no meio digital, já deve saber que a rede social alterou seu algoritmo e dificultou bastante nossas vidas.

Em meados de 2012, qualquer empresa poderia atingir 100% dos seus seguidores, hoje, isso é apenas um sonho distante. O Facebook limitou o alcance orgânico para focar nas conexões pessoais. Mas não acredite em boatos de que a rede social está morta. Você pode recuperar seu engajamento com as dicas a seguir!

A importância do Facebook para os negócios digitais

Muitas plataformas de mídia social surgem todos os anos, mas apenas algumas ganham popularidade. O Facebook cresceu imensamente na última década, são mais de 2 bilhões de usuários ativos. Portanto, não é errado dizer que as empresas podem alcançar uma grande base de consumidores por meio da rede social.

Embora seu alcance tenha diminuído entre o público jovem, ainda é um canal popular entre adultos e idosos. Ironicamente, os jovens migraram para o Instagram, que pertence ao Facebook, ou seja, a rede social ainda mantém seu reinado e relevância.

Pequenas empresas de bairro e megacorporações compõem os 140 milhões de negócios cadastrados. Como plataforma de divulgação, o Facebook integrou seus canais para permitir a exibição automática de anúncios no local mais adequado. Isso permite que os anúncios criados no FB também sejam exibidos no Instagram.

Além disso, existem vários outros recursos para interagir com clientes e aprimorar o reconhecimento da marca. Conheça agora os principais:

  • leads: várias empresas usam a plataforma para coletar e-mails e outras informações de pessoas interessadas em seus produtos/serviços;
  • branding: a rede social é um ótimo local para divulgar conteúdo e, eventualmente, viralizar sua mensagem em texto, imagem ou vídeo;
  • tráfego: diferentemente do Instagram, o FB permite criar publicações com links externos;
  • feedback: uma página do Facebook, além do bom ranqueamento no Google, permite que as pessoas compartilhem suas experiências com a empresa;
  • atendimento: os clientes podem entrar em contato pelo Messenger ou comentar nas postagens;
  • anúncios segmentados: o principal ativo da plataforma é a enorme quantidade de informações de seus usuários. Os anunciantes podem segmentar campanhas para o público perfeito, uma ótima solução para empresas de nicho;
  • métricas: os profissionais de marketing podem contar com um poderoso Gerenciador de Anúncios, com inúmeros recursos e dados em tempo real;
  • grupos: interaja com sua audiência em um local privado ou crie grandes comunidades públicas.

Com exceção dos anúncios, todos esses recursos são gratuitos. Não há motivos para não aproveitar cada um deles. Ok, mas por que o Facebook reduziu o alcance das publicações?

A resposta é simples: a rede social quer oferecer a melhor experiência possível para seus usuários e, com a adoção massiva das empresas, o FB não teve outra escolha a não ser limitar o alcance. Afinal, nenhum usuário visita o site para ver propaganda, ele quer conexões com amigos, entretenimento ou informações úteis.

Estratégias para vencer o novo algoritmo

O marketing de conteúdo é o melhor caminho para atrair visitantes e gerar engajamento. O segredo está em descobrir qual tipo de conteúdo seu público-alvo prefere. Lembre-se de que você precisa atrair as pessoas, e não “forçar” uma venda imediata. Veja outras dicas a seguir.

Use conteúdo visual

As postagens com recursos visuais têm melhor chance de destaque, os vídeos lideram o caminho.

O consumo de vídeos deve aumentar (novamente!) nos próximos anos. De acordo com uma nova pesquisa, essa tendência mostra poucos sinais de desaceleração: 83% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo oferece um bom retorno sobre o investimento (ROI), e 87% dos consumidores dizem que gostariam de ver mais vídeos das marcas.

Mais de dois terços dos consumidores (68%) disseram que um vídeo curto seria o melhor, muito à frente dos posts em texto (15%), infográficos (4%), ebooks e manuais (3%). Claramente, esses números resumem a oportunidade do vídeo como uma ferramenta de marketing.

Crie mascotes

Os mascotes estão ajudando os profissionais de marketing a desenvolver histórias únicas para maximizar o engajamento. Um estudo descobriu que os mascotes de marca são eficazes em aumentar significativamente o compartilhamento.

Identifique o melhor horário

75% do seu engajamento vai acontecer nas primeiras 5 horas da postagem. Faça testes com sua audiência para descobrir o melhor horário. Algumas marcas simplesmente postam em horário comercial, mas seu público-alvo pode estar online nos fins de semana ou até de madrugada. Programe as publicações para atender a essa demanda.

Tenha um CTA atraente

Seja um novo conteúdo ou um link promocional, sua publicação precisa de um CTA (chamada para ação) chamativo e claro.

Inclua também um senso de urgência na chamada. Um prazo pode dar o impulso necessário ao post. Por exemplo, uma postagem com “ÚLTIMO DIA DE PROMOÇÃO” terá mais envolvimento do que uma postagem com apenas “PROMOÇÃO”.

Interaja nos comentários

Essa é uma tática útil, porque não apenas você pode obter mais engajamento, mas também pode encontrar ideias e feedbacks valiosos se responder com atenção ou fazer as perguntas certas. Qualquer interação perdida é um possível cliente a menos.

Não foque apenas em vendas

Essa é a dica mais importante. Sua empresa precisa entregar aquilo que as pessoas estão buscando: diversão ou novos conhecimentos. Porém, não cometa o erro comum de produzir qualquer coisa apenas pelos likes. É muito fácil conseguir interações com gatos e bebês, mas isso agrega algo para sua marca?

Para gerar autoridade, o conteúdo deve estar de acordo com seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de produtos para jardinagem, é uma boa ideia elaborar dicas de cultivo, curiosidades sobre plantas, benefícios dos frutos etc.

O formato (texto, imagem ou vídeo) vai depender da sua audiência. Faça testes constantes para otimizar sua comunicação. E claro, anuncie seus produtos de forma sutil e natural.

Como podemos ver, um post no Facebook pode conquistar visibilidade e engajamento se você descobrir como atrair o público certo. Produzir conteúdo de qualidade é a única forma de recuperar suas interações, caso contrário, sua empresa estará “presa” aos anúncios pagos.

Quer ir além do Facebook e explorar o potencial de todas as rede sociais? Baixe agora nosso guia completo e gratuito!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário