Entrega expressa: o que é e como usar na sua loja virtual?
6 passos para montar uma loja de roupas infantis

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa? O guia completo para começar

Publicado em:

Se você está aí pensando em como ganhar dinheiro trabalhando em casa, saiba que isso é possível. Com o aumento do uso da internet e das redes sociais, é cada vez mais comum que as pessoas empreendam, mesmo sem saírem de dentro de seus lares.

Trabalhar em casa é uma excelente opção tanto para quem deseja ter uma renda extra quanto para quem quer ser dono de seu próprio negócio. É perfeitamente possível construir um negócio ou uma carreira de sucesso que dê um bom retorno financeiro com esse tipo de trabalho.

Aliás, é bastante comum vermos histórias de empreendedores que perderam ou largaram um emprego formal e começaram a trabalhar em casa para sobreviver. Depois de um tempo, essas pessoas fizeram uma renda muito melhor do que quando eram empregados de carteira assinada.

Então, se você está tentando descobrir uma forma de como ganhar dinheiro trabalhando em casa, este post é para você. Nele, vamos falar das vantagens do trabalho home office, de como ganhar dinheiro nesse ramo, dar algumas sugestões de profissões “caseiras”, entre outros assuntos importantes.

Quais são as vantagens de trabalhar em casa?

Além de ter a possibilidade de faturar mais do que em um emprego de carteira assinada, trabalhar no conforto da sua casa possibilita que você tenha mais contato com a sua família. Assim, você consegue acompanhar o crescimento de seus filhos de perto e ainda passar mais tempo com o seu companheiro ou a sua companheira.

A qualidade de vida e a sua satisfação vão melhorar consideravelmente. O melhor de tudo é que você pode trabalhar em casa fazendo o que gosta. Abaixo, vamos citar algumas vantagens que a profissão home office oferece a você.

Economia de tempo e dinheiro

Quem mora em cidades grandes passa uma grande parte da vida preso ao trânsito. Muitas vezes, leva-se horas para chegar ao trabalho. Esse é um tempo desperdiçado, que podia ser usado de forma bem mais produtiva.

Sair todos os dias ainda gera custos com transporte público ou gasolina, no caso de quem possui o próprio veículo. Ainda tem a deterioração do carro ou da moto que, constantemente, precisa de manutenção.

Como nem toda empresa oferece alimentação ou ticket restaurante, os gastos para almoçar fora também não ficam baratos. Além disso, sempre tem um lanchinho ou outro que acabamos comprando ao longo do dia.

Quando você trabalha em casa, não precisa gastar com restaurante e o veículo não precisa de tanta manutenção, já que vai sair da garagem menos vezes. Isso gera uma boa economia para o seu bolso.

Qualidade de vida

Enfrentar um trânsito caótico é um fator que gera muito estresse. Com o trabalho home office, a sua qualidade de vida vai melhorar consideravelmente, pois não há necessidade de levantar tão cedo para chegar ao escritório e ficar horas no trânsito.

Aquele tempo gasto com a ida ao trabalho pode ser revertido em horas na academia, em uma caminhada ou para fazer qualquer atividade que contribua para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Flexibilidade de horário

O trabalho home office oferece a oportunidade de você mesmo fazer os seus horários. Não existe aquela história de ter que trabalhar de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Você decide quantas horas por dia vai trabalhar e o horário de início e de fim do seu expediente.

Claro que, para ter produtividade, é necessário estabelecer horários. Entretanto, você pode encerrar o expediente mais cedo para ver a apresentação de seu filho na escola ou ir ao médico. E ainda pode levar as crianças na escola todos os dias, sem problema algum, coisa que, com um trabalho formal, não há como fazer.

Mais liberdade e mobilidade

Se você trabalha pela internet, significa que pode trabalhar em qualquer lugar do país e do mundo. Então, se você nunca fez aquela tão sonhada viagem com a sua família por falta de tempo, o trabalho home office pode oferecer essa oportunidade a você.

Caso você goste da vida nômade, pode experimentar viver em diversos lugares ou viajar o mundo enquanto trabalha. Há diversas pessoas que adotaram esse estilo de vida e estão muito felizes com a escolha que fizeram.

Conforto

Imagina poder trabalhar o dia todo de pijama, de chinelo ou de pantufas, no caso de dias mais frios. Uma delícia, não é mesmo? O ambiente corporativo não oferece esse benefício, pois, geralmente, as pessoas precisam se vestir de modo muito formal: homens de gravata; mulheres de salto e maquiadas.

Mesmo em ambientes informais, você não tem tanto conforto quanto trabalhando em casa. Sem falar que não há supervisores fazendo cobrança o tempo todo, nem barulho do telefone de outros setores. Enfim, a vida é bem mais tranquila.

Mais tempo com familiares e amigos

Entre todos os benefícios citados, esse é o mais importante de todos. Afinal, de que adianta ter um bom emprego, com um bom salário, se ele não permite que você passe um tempo saudável com a sua família e os seus amigos? Muitas vezes, o desgaste do trabalho é tão grande que, nos finais de semana, só queremos descansar.

Trabalhar em casa vai proporcionar mais tempo e disposição para você curtir as pessoas que ama. Isso, com certeza, vai fazer a sua vida mais próspera e feliz.

Como ganhar dinheiro sem ter um emprego formal?

Há muitas formas de ganhar dinheiro sem ter um emprego nos moldes da CLT. Observe a quantidade de vendedores ambulantes em sua cidade. Com certeza, eles conseguem ter uma boa renda, mesmo sem carteira assinada, 13º salários e outros benefícios que uma empresa oferece.

Usar as suas habilidades para fazer artesanato ou comida saudável são boas alternativas para quem quer uma renda extra ou ter o seu próprio negócio. A revenda de produtos como semijoias, roupas de cama, lingerie e cosméticos costumam proporcionar uma boa margem de lucro, desde que haja empenho por parte do vendedor.

Quem tem conhecimentos específicos em informática e inglês pode dar aulas particulares. Outras opções são: fazer lembrancinhas para aniversários e casamentos, confeitaria, salgadinhos e doces para festas.

Ainda existem opções de microfranquias, que permitem que você trabalhe em regime home office. Há franquias de reparos, de vendas de pacotes de turismo, do ramo de beleza, de marketing digital e diversas outras.

Há inúmeras possibilidades. Você só precisa encontrar algo que gosta e investir na área. Se o seu trabalho agradar aos seus clientes, com o tempo, você pode, até mesmo, começar o seu próprio negócio, crescer muito como empreendedor e, também, obter bons ganhos financeiros.

Quais são as formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa?

Embora as oportunidades citadas no tópico acima sejam boas alternativas para ganhar uma grana sem ter um emprego formal, algumas exigem que você saia de casa para vender os produtos. Se a sua vontade é ganhar a vida de forma autônoma, mas em casa, citaremos algumas opções de trabalho. Confira!

1. Montar uma loja online

Se está pensando em como ganhar dinheiro trabalhando em casa, você pode montar um e-commerce. O grande benefício desse tipo de negócio é que ele permite que a maior parte do trabalho seja feita de forma remota.

Você só precisa sair de casa para postar os seus produtos pelo correio. No entanto, você precisa ter um plano de logística bem elaborado, para não haver atrasos na entrega e não perder clientela.

Porém, o que vender? Veja algumas opções:

  • roupas e sapatos: essas são excelentes alternativas para quem deseja empreender e trabalhar em casa vendendo na internet;
  • artesanato: biscuit, roupas, sapatinhos de bebê, tapetes de tricô e crochê, panos de prato, objetos de casa pintados à mão, fuxico, entre outros diversos objetos artesanais são uma excelente forma de obter uma renda extra;
  • produtos caseiros: sabonete líquido, sabonetes artesanais e velas perfumadas também podem ser vendidos pela internet;
  • produtos digitais: se você entende muito de determinado assunto, pode vender os seus conhecimentos pela internet em formas de e-books;
  • semijoias e bijuterias: o mercado da beleza também é uma boa opção para venda. Como a maioria das pessoas não tem condições de comprar ouro, as semijoias e bijuterias acabem tendo uma boa aceitação. O melhor de tudo é que existem produtos para todos os tipos de público.

Além desses, há uma infinidade de produtos que podem ser vendidos online e, se citarmos todos, o assunto vai ficar muito extenso. Estamos apenas dando algumas sugestões para você entender que montar uma loja online não é tão complicado quanto você pensa.

2. Freelancer

Investir na carreira de freelancer é uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar em casa nas horas vagas. Embora o desejo de ser autônomo seja grande, nem todos podem se dar ao luxo de largar o emprego, pois as contas não permitem. Além disso, um emprego informal pode demorar um pouco para dar bons frutos. Quem tem gastos fixos nem sempre pode esperar.

Para essas pessoas, trabalhar depois do expediente é a melhor alternativa, visto que podem conciliar o emprego com a vida de freelancer. Nessa área, você pode se aventurar nas seguintes profissões:

  • redator: profissional que desenvolve conteúdo para blogs de empresas e profissionais. O valor do serviço depende da quantidade de palavras de cada texto, da complexidade do assunto a ser desenvolvido e da experiência do redator. No início, os ganhos serão menores. Todavia, com o tempo e a experiência, essa pode vir a ser sua principal fonte de renda;
  • programador: a demanda por profissionais de TI é imensa, pois faltam pessoas capacitadas no mercado. Então, se você é especialista em alguma linguagem de programação, pode ter o seu escritório dentro de casa mesmo. Nesse ramo, você constrói sistemas online ou locais para as empresas. Exemplo: CRM, sistemas de gerenciamento de lojas virtuais, controle de caixa etc.;
  • web designer: se você tem conhecimentos específicos na área de web design, pode investir nessa área. As únicas coisas necessárias para trabalhar são programas específicos, um computador potente e uma internet banda larga. Todo o trabalho, desde a venda até a finalização do serviço, pode ser feito no conforto do seu lar;
  • design gráfico: essa é outra profissão que pode muito bem ser executada em home office. Você só precisa de um computador potente, programas específicos, conhecimento técnico e criatividade para realizar diversos tipos de trabalho, como criação de mídia impressa, artes para redes sociais, diagramação de e-book etc.

Então, em quais dessas áreas você tem habilidade? Se não tem em nenhuma, não se preocupe, pois pode aprender. Inclusive, há diversos cursos excelentes ministrados pela internet, que oferecem um conteúdo suficiente para o seu aprendizado.

3. Construção de blogs e sites

Se você gosta de escrever e tem habilidades jornalísticas, pode investir em um site de notícias ou criar um blog pessoal. Há diversas pessoas de sucesso na internet que começaram uma página pessoal que dão dicas sobre viagens, culinária, relacionamentos, beleza etc.

Então, se você gosta de determinado assunto, pode escrever sobre ele. Vamos a um exemplo: se você é adepto à vida fitness e tem conhecimentos a respeito de nutrição alimentar, pode criar um blog falando sobre a sua rotina de exercícios, dar dicas para pessoas que querem abandonar o sedentarismo e ter uma vida saudável.

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa com sites ou blogs? Simples. Quando a sua página começar a fazer sucesso e ganhar diversos seguidores, você pode vender espaços dentro dele para empresas e marcas que queiram divulgar os seus produtos. Assim, você vive com a renda de publicidade da sua página. Interessante, não?

4. Consultoria

A área de consultoria também oferece a possibilidade de trabalhar em regime home office. Mas o que faz um profissional dessa área? Bom, um consultor é uma pessoa altamente qualificada, que trabalha a fim de diagnosticar problemas na empresa e propor soluções que tornem o negócio mais produtivo e competitivo no mercado.

Há oportunidades para consultores nas seguintes áreas:

  • contábil;
  • administrativa;
  • financeira;
  • marketing;
  • marketing digital;
  • recursos humanos;
  • jurídica;
  • de viagens (intercâmbio).

Todavia, você precisa ter conhecimentos específicos para trabalhar como consultor. Então, se você tem formação e experiência em uma dessas áreas, o trabalho de consultoria pode oferecer bons rendimentos e possibilitar um bom crescimento em sua carreira.

Como se destacar no mercado competitivo?

No entanto, saber como ganhar dinheiro trabalhando em casa não é suficiente para ter sucesso em alguma área. Você precisa ter conhecimentos específicos e ainda se esforçar bastante para que a sua empreitada prospere.

Trabalhar como autônomo é sinal de muito trabalho, mas muito mesmo! Embora ofereça mais liberdade, flexibilidade e possibilidade de maiores ganhos, trabalhar em casa também exige muito mais do que aquelas 8 horas diárias que você cumpre dentro da empresa.

Muitas vezes, será necessário trabalhar à noite, nos finais de semana e nos feriados. O mercado é muito competitivo. Quem quer sobreviver precisa se destacar dos demais. Quer saber como? Siga as nossas dicas!

Tenha um espaço adequado para trabalhar

Mesmo que você trabalhe em casa, é necessário um espaço para trabalhar. Claro que não é preciso montar uma super estrutura, mas ter um local tranquilo, bem equipado, com mesas, cadeiras confortáveis e um computador é essencial.

Esse local deve ser silencioso, pois as distrações do dia a dia, como TV e família, podem tirar o seu foco do trabalho e prejudicar a sua produtividade.

Seja organizado

Para ter sucesso com o trabalho home office, organização é fundamental. Você precisa estabelecer uma rotina diária. Para isso, defina a que horas o seu expediente começa e termina. Isso é fundamental para que você consiga entregar os seus trabalhos no prazo estabelecido.

Claro que atrasar uma demanda e outra é normal, pois imprevistos acontecem. Mas isso deve ser a exceção, e não a regra. O atraso constante nas entregas mostra falta de comprometimento e de respeito com o cliente. Aliás, essa é a receita do fracasso.

Ofereça um excelente atendimento

Em um mercado tão competitivo, a qualidade no atendimento faz toda a diferença para angariar e fidelizar clientes. Pense em quantas vezes você escolheu uma empresa ou um profissional simplesmente pela forma que foi atendido. Então, se você quer ter sucesso em sua carreira home office, ofereça um excelente atendimento para o seu público.

Sempre que aparecer um problema — o que é inevitável — resolva o mais rápido possível. Nunca deixe o seu cliente esperando e, caso vá atrasar a entrega de um produto ou serviço, avise com antecedência.

Procure se qualificar para atender às demandas do mercado

Não importa se você é um programador ou vende artesanato pela internet, é preciso se especializar na área a qual você decidiu atuar. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e podem escolher a dedo quem vão contratar para comprar um produto ou contratar um serviço.

Para melhorar a qualidade de seu trabalho, você pode fazer cursos de aperfeiçoamento pela internet. Caso você seja um programador, um redator ou um web designer, por exemplo, pode investir em cursos de idiomas, pois isso amplia os seus horizontes e ajuda a conseguir novos trabalhos.

Invista em estratégias de marketing

“Quem não é visto não é lembrado”. Esse ditado é bem verdadeiro quando falamos em divulgar nossos produtos e serviços. Independentemente do ramo em que você atua, deve investir em estratégias de marketing para conseguir clientes. Com o crescimento das redes sociais, não é tão difícil conseguir um bom retorno com investimento modesto.

Então, crie perfis do seu negócio nas mídias sociais em que a sua clientela é mais presente. Faça divulgação em grupos e invista também em mídia paga. Com uma boa segmentação de público, é possível atingir uma boa quantidade de pessoas sem gastar muito.

Seja profissional

Não é porque você descobriu como ganhar dinheiro trabalhando em casa que deve se descuidar de certos detalhes na hora de atender ao cliente. Então, mantenha o profissionalismo. Mesmo que você costume trabalhar de pijama, quando for atender a um consumidor, arrume-se como se fosse ir à empresa.

Imagine fazer uma videoconferência com o cliente todo despenteado, sonolento e de pijama? Isso só vai causar má impressão, pois mostra descaso e total falta de respeito. Um profissional que faz isso não passa confiança e, consequentemente, perde trabalhos.

Quais plataformas usar para oferecer o meu trabalho?

Onde vou conseguir trabalhos? Como vender os meus produtos? Isso depende de qual área você escolheu para trabalhar. Se você quer se tornar um freelancer, pode utilizar plataformas específicas. Já quem deseja abrir um e-commerce, mas não dispõe de um orçamento para criar a sua própria loja, há os marketplaces, que vendem produtos de terceiros em troca de uma comissão.

Sem mais delongas, vamos conhecer algumas dessas plataformas.

GetNinjas

É um site para freelancers. Podem ser cadastrar pessoas que trabalham com: produção de conteúdo, marketing digital, web design, programação, serviços de identidade visual, edição de vídeos etc. Há uma infinidade de serviços que podem ser oferecidos, incluindo buffet e marido de aluguel.

Para se cadastrar no GetNinjas, é preciso pagar um valor mensal para ter acesso aos serviços.

Rock Content

É uma plataforma voltada para freelancers na área de produção de conteúdo, diagramação, revisão e tradução. O bom da Rock é que não há necessidade de pagamento algum de taxas. Basta fazer um curso gratuito, disponibilizado pela própria plataforma, e realizar um teste.

Caso seja aprovado, você recebe convites para trabalhar nas categorias inscritas.

Vinte Conto

O Vinte Conto também é voltado para freelancers de diversas áreas, como produtores de conteúdo, designers, programadores etc. O valor do trabalho geralmente é R$20, mas você pode combinar com o cliente um valor diferenciado. Se ele topar, vocês fecham e estabelecem as condições de pagamento e de prazo.

Para conseguir jobs, basta se cadastrar na plataforma.

Mercado Livre

É um marketplace voltado para a comercialização de diversos produtos. No Mercado Livre, qualquer pessoa pode se cadastrar como vendedor. Portanto, não é necessário ter CNPJ. Os vendedores são avaliados pelo cliente no site, de acordo com a qualidade do que é vendido, o atendimento e o prazo de entrega.

O Mercado Livre cobra uma porcentagem das vendas das pessoas cadastradas. A vantagem é que o cliente paga o produto na própria plataforma, o que evita prejuízos.

Americanas.com

As Lojas Americanas são muito famosas no país e, de uns tempos para cá, também entraram na onda do marketplace. A sua forma de atuação é bem parecida com outros sites do mesmo segmento, em que você divulga o seu produto e repassa para a Americanas uma porcentagem das vendas.

Como você viu, há diversas formas de ganhar dinheiro trabalhando no conforto do seu lar. No entanto, você deve escolher algo que tenha afinidade e trabalhar duro para que a sua carreira tenha sucesso.

Agora que você aprendeu como ganhar dinheiro trabalhando em casa, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar você a ter um e-commerce de sucesso e garantir a sua independência financeira!

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa? O guia completo para começar
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *