Planilha de contas a receber: saiba como fazer em 7 passos
O que é ERP e como ele ajuda a gestão de um e-commerce?

Como ganhar dinheiro no Instagram: conheça as melhores práticas

Publicado em: • Última Atualização:

O Instagram é a rede social das hashtags criativas, dos filtros que deixam qualquer imagem linda e dos influenciadores digitais que compartilham detalhadamente seu dia a dia. Diante dessa dinâmica, como ganhar dinheiro no Instagram? Duvida que isso sequer seja possível? Pois saiba que Mark Zuckerberg não deixaria as empresas a ver navios! Afinal de contas, são justamente os negócios que tornam essa rede rentável.

Sob o comando de Zuckerberg desde 2012, o Instagram passou a oferecer novos recursos para as empresas também gerarem negócios na rede, como a criação de posts patrocinados ou a inserção de links nas publicações. Na prática, porém, para conseguir impulsionar as vendas do seu e-commerce com essas funcionalidades, você precisa conhecer as melhores práticas da rede social. E é sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira e aproveite nossas dicas!
kit

1. Capriche na qualidade

Já parou para pensar que o Instagram pode funcionar como uma vitrine para sua loja virtual? Para você ter ideia, uma pesquisa revelou que os usuários adoram ver fotos de produtos nessa rede. Agora responda: você já viu uma vitrine desarrumada conseguir atrair clientes? Provavelmente não, certo?

Assim como uma vitrine no shopping, portanto, seu perfil do Instagram também deve chamar a atenção dos consumidores para fazer com que eles efetivamente entrem na sua loja. Para valorizar os produtos oferecidos, as fotos postadas devem ter qualidade máxima. Então capriche na resolução, na iluminação, no foco, no ângulo e na composição, além de pensar em um conteúdo que seja interessante para seu público!

2. Invista em autenticidade

Aproveitando o gancho do tópico anterior, vale fazer uma ressalva: por mais que tenhamos falado em caprichar na qualidade das fotos, você não precisa investir em megaproduções, muito menos em bancos de imagens, ok? Lembre-se de que as pessoas querem sim ver conteúdos bonitos, mas que também sejam originais.

Saiba: no Instagram, a criatividade conta mais que a perfeição. Muitas vezes, um simples ângulo, uma composição ou um filtro diferente já consegue chamar a atenção do usuário justamente por revelar um conteúdo autêntico. Quer saber como isso resulta em vendas para seu negócio? Pois o grande segredo para se ganhar dinheiro no Instagram é esse: despertar o desejo por meio da estética para motivar o usuário a comprar.

3. Segmente seus anúncios

Mesmo sem investir em mídia, você consegue sim obter bons resultados com o Instagram. Mas acredite: seus resultados podem ser ainda melhores se optar por investir em anúncios na rede!

Isso acontece porque, ao patrocinar uma publicação, você ganha alguns recursos que não estão disponíveis nos posts orgânicos. É o caso da segmentação dos anúncios, por exemplo. Integrada aos dados dos usuários do Facebook, essa funcionalidade permite que você delimite perfil demográfico, interesses e comportamentos do público-alvo que deseja alcançar. Com os anúncios atingindo apenas quem está mais propenso a se tornar cliente, você consegue otimizar seus investimentos e aumentar suas vendas.

4. Aborde influenciadores digitais

É bem possível que você já tenha ouvido falar em Hugo Gloss, Whindersson Nunes ou Camila Coelho, certo? Pois esses nomes são só alguns exemplos de produtores de conteúdo que se tornaram verdadeiras celebridades na internet. Esses influenciadores digitais podem despertar confiança e engajamento daquela parte da sua audiência que se identifica com os conteúdos que eles publicam. E uma das redes sociais mais usadas por essas webcelebridades é o Instagram, onde mostram seu dia a dia e criam proximidade com os seguidores.

Que tal usar esse poder de influência a favor da sua loja virtual? Aborde essas pessoas para propor uma parceria de divulgação dos seus produtos! Com essa tática, você ganha uma recomendação de alguém considerado realmente relevante por seu público, sendo capaz de mobilizar seu comportamento de compra.

5. Inclua links nas publicações

Infelizmente, o Instagram não permite a inserção de links nos posts orgânicos dos perfis. Já as contas empresariais têm acesso a esse diferencial! Nesse caso, os links podem ser inseridos de 2 formas:

  1. anúncios: ao patrocinar um post, você pode adicionar um botão de Call To Action (CTA) com link para a página que desejar;
  2. stories: ao publicar nos stories do Instagram, que duram apenas 24 horas, você também pode adicionar links — vale ressaltar, porém, que essa é uma atualização recente, disponível apenas para contas com mais de 10 mil seguidores.

Mas qual a vantagem disso? Simples: você pode provocar o usuário com um desconto, uma oferta ou um lançamento, direcionando-o a uma página de produto, a poucos cliques de realizar uma conversão.

6. Otimize o site para mobile

Se você pretende inserir links nos posts do Instagram, precisa também tornar seu site responsivo para qualquer tipo de tela. Afinal, o usuário moderno acessa a rede tanto pelo computador como pelo smartphone ou pelo tablet e você certamente quer oferecer uma boa experiência em qualquer dispositivo, não é mesmo?

Imagine se o usuário clica no link e cai em uma página com diversas falhas visuais e funcionais justamente porque foi desenvolvida para a tela maior, do desktop. Nesse caso, o visitante não conseguirá navegar pelo site e, portanto, não verá as informações que poderiam levá-lo à compra. Assim, são grandes as chances de que abandone sua loja na mesma hora, fazendo com que perca um potencial cliente.

7. Interaja com os seguidores

Originalmente, o Instagram é uma rede de relacionamento entre pessoas. Por isso, é também uma ótima ferramenta para nutrir o relacionamento com os consumidores. E existem diversos recursos disponíveis para tanto, como responder comentários, curtir e comentar as publicações dos seguidores, publicar reposts dos usuários e mandar mensagens diretas.

Todas essas possibilidades criam uma conexão emocional com os seguidores, que se sentem valorizados pela empresa. Pode apostar: com essa proximidade, sua marca será mais facilmente lembrada em um futuro momento de compra.

Viu como o Instagram pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as vendas da sua loja virtual? Só não esqueça que, como se trata essencialmente de uma rede de relacionamento, uma abordagem totalmente comercial não cai nada bem. Você precisa, na verdade, gerar conteúdos e interações relevantes para o público e, assim, despertar o interesse por sua marca e seus produtos!

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no Instagram, deixe que mais pessoas também conheçam as nossas dicas! Compartilhe este post em suas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como ganhar dinheiro no Instagram: conheça as melhores práticas
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *