Com a reabertura das lojas físicas, as vendas no e-commerce podem cair?

Quer saber como ganhar dinheiro na internet? Confira o guia completo!

Publicado em: • Última Atualização:

Atualmente, o que não faltam são opções de como ganhar dinheiro na internet. Isso porque também é cada vez mais comum que as pessoas busquem por alternativas para ter uma renda extra — e a internet é uma excelente ferramenta para isso.

Graças à flexibilidade de se trabalhar pela internet, hoje é possível ganhar dinheiro online sem precisar largar um emprego com carteira assinada, por exemplo. Além disso, mulheres que desejam acompanhar o crescimento dos filhos enxergam na rede mundial de computadores uma oportunidade de construir uma carreira enquanto cuidam das crianças.

Se você também quer saber como ganhar dinheiro na internet, continue a leitura! Neste post, você vai entender se vale a pena investir nesse mercado, porque ele pode ser lucrativo e ter acesso a diversas informações importantes sobre o tema.

Vale a pena investir na internet?

É muito comum que as pessoas ainda tenham receio de montar um negócio na internet. Mas, com tantos exemplos de empreendimentos bem-sucedidos, não há motivos para desconfiança. Por outro lado, começar um negócio online requer dedicação, foco e disciplina, como qualquer outro.

Da mesma maneira que muitas pessoas começam uma empresa e fecham as portas por falta de preparo, negócios online também têm início e fim pelo mesmo motivo. No entanto, vale a pena investir neste mercado.

A internet é um território muito rico e cheio de oportunidades. Temos exemplos claros de pessoas que conseguiram sair do anonimato e da pobreza apenas utilizando a internet como ferramenta de trabalho. Podemos citar o humorista Whindersson Nunes, que tem um canal no YouTube bastante lucrativo.

Por que esse mercado pode ser altamente lucrativo?

A internet e as novas tecnologias mudaram a sociedade na qual vivemos, apresentando novas formas de empreender e ganhar dinheiro. A grande vantagem é que não há necessidade de grandes investimentos iniciais como para abrir uma loja física ou escritório.

Em muitos casos, é possível começar a trabalhar sem a necessidade de grande investimento incial e ainda fazer cursos gratuitos na internet que capacitam a pessoa para atuar em determinada área.

Existem plataformas de e-commerce, por exemplo, que criam cursos para capacitar lojistas para venderem mais e mais rápido online.

Com a capacitação certa, você pode começar a trabalhar algumas horas por semana e depois se profissionalizar e conseguir ter uma boa renda por meio de uma carreira online.

Como ganhar dinheiro na internet?

Esta é a pergunta a qual todos querem saber a resposta, certo? Bom, há inúmeras opções, tantas que não conseguimos listá-las em um único post. Por isso, vamos citar apenas algumas maneiras de ganhar dinheiro na internet. Confira!

Venda de produtos

Quando falamos em vender na internet, não estamos falando, necessariamente, em montar um e-commerce. Existem diversas formas de comercializar seus produtos online, desde grupos de vendas no Facebook até em grandes marketplaces, como o Mercado Livre.

Então, o que vender na internet? Bom, isso vai depender do seu perfil e do público que você quer atender. Há uma infinidade de opções que vão desde comida feita em casa até vestuário e eletrônicos.

Há empresas que recrutam vendedores autônomos para vender seus produtos pela internet e os profissionais recebem comissão sobre as transações realizadas. O importante é você identificar uma área a qual goste e se dedicar a ela.

Canal no YouTube

Criar um canal no YouTube é relativamente simples. Basta ter uma conta no Google, uma câmera (que pode ser do celular mesmo) e muita criatividade! Mas para ganhar dinheiro na plataforma é preciso ter mil inscritos no canal e mais de 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

O dono do canal ganha dinheiro por meio do número de pessoas que visualizam os anúncios em seus vídeos. Por isso, quanto mais acessos em seus conteúdos, mais dinheiro você vai ganhar.

Google Adsense

O Adsense é um programa de publicidade criado pelo Google. Para ganhar dinheiro com a ferramenta, basta colar um código em seu blog ou site para que sejam veiculados anúncios em sua página. Você é remunerado de acordo com a quantidade de cliques que a propaganda em sua página recebe.

Marketing digital

Se você sabe como vender na internet e outras estratégias de marketing digital, pode aproveitar esse conhecimento para ganhar dinheiro. Sabemos que todas as empresas buscam por profissionais qualificados para criar suas estratégias online.

A vantagem de investir na área de marketing digital é que há diversas opções. Você pode atuar com gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, criação de campanhas patrocinadas no Google, Facebook e Instagram.

Se você tem habilidades com linguagem web, pode apostar na criação de landing pages, que é um recurso bastante necessário para as empresas conseguirem captar leads qualificados.

Locação de imóveis ou quartos

Por meio de sites como Airbnb, você pode alugar seu imóvel ou até mesmo um quarto em sua residência. O site torna o processo bem mais fácil, pois toda a transação é feita na página mesmo, inclusive datas de entrada e saída. O próprio site filtra as melhores opções de acordo com os interesses da pessoa que deseja locar o espaço.

Além de ser uma excelente forma de ganhar um dinheiro extra, alugar um quarto em sua casa ainda proporciona novas experiências, pois você terá a oportunidade de conhecer pessoas de culturas e histórias diferentes.

Por onde começar?

Com tantas opções de como ganhar dinheiro na internet fica até difícil escolher uma área. O ideal para quem está começando e não dispõe de recursos financeiros para investir em uma microfranquia, por exemplo, é apostar em algo que já tem conhecimento e experiência.

Se você tem conhecimento em programação, vale a pena começar a prestar serviços como freelancer. Se você é do tipo de pessoa que não tem muita afinidade com a internet, deve buscar formas de aprender como criar um negócio digital.

Caso você já tenha experiência em vendas, você pode revender produtos em marketplaces como Mercado Livre. Dessa forma, você garante uma renda extra e aprende como o mercado online funciona.

Entretanto, se você tem o objetivo de viver apenas do trabalho online, mas ainda tem um emprego formal, o ideal é conciliar as duas funções até que seu negócio na internet gere renda suficiente para viver somente dele.

O ter seu próprio e-commerce, especialmente no ano de 2020 e depois dele, é especialmente vantajoso pelo aumento exorbitante de compras online.

Como medir os resultados?

Saber como ganhar dinheiro na internet não é o suficiente para ter sucesso. É importante saber medir os resultados para chegar à conclusão se seu trabalho online vale a pena ou não.

Para isso, basta fazer um controle do serviço ou das vendas realizadas no mês e o faturamento mensal.

Dessa forma, você chega a um denominador comum e pode concluir se vale a pena continuar trabalhando na internet e na área que você escolheu. No caso de vendas, o ideal é fazer um balanço entre o custo dos produtos e o valor vendido para entender melhor qual é a lucratividade. Uma planilha simples, no Excel, por exemplo, ajuda bastante a fazer o controle de vendas e serviços.

Como buscar mais conhecimento?

Como você viu, ganhar dinheiro na internet não é tão difícil, mas para ter sucesso é preciso conhecer o perfil do consumidor online. É importante entender que quem compra online, ou consome conteúdo em blogs e sites, tem um comportamento diferente de pessoas que não têm esse hábito.

Além disso, é importante buscar conhecimento constante. Se você pensa em começar as atividades em uma área que não domina, o ideal é investir em um curso primeiro. Há diversas escolas que oferecem treinamento online com excelente custo-benefício, principalmente na área de produção de conteúdo.

Existem cursos completos que ensinam como criar um negócio online do zero, criar campanhas patrocinadas no Google e nas redes sociais e como atrair clientes para seu negócio. Há uma infinidade de opções e você deve buscar informações para escolher qual delas é mais adequada para o seu perfil.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro na internet, está na hora de escolher qual vai ser o seu setor de atuação e investir nele. Lembre-se de que para ter bons resultados é preciso ter foco e persistência, especialmente no começo do negócio.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos interessantes como este? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das postagens do nosso blog!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Quer saber como ganhar dinheiro na internet? Confira o guia completo!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *