5 dicas para faturar mais no Dia das Mães, mesmo em tempos de crise
9 dicas essenciais para aumentar as vendas da sua loja virtual

Como fazer um layout com foco em conversão

Publicado em: • Última Atualização:

UX para E-commerce não é uma das coisas mais importantes no desenvolvimento de uma loja virtual!

UX É A “COISA” MAIS IMPORTANTE A SER PENSADA E DESENVOLVIDA para uma loja virtual de sucesso que tenha muita conversão!

Aceite e viva com isso!

Experiência do Usuário (UX, sigla em inglês) tem sido a questão mais importante da Web nos dias de hoje porque basicamente TUDO que envolve pessoas, máquinas e sistemas depende de uma relação delicada chamada EXPERIÊNCIA (Visual bacana + Facilidade de Uso = Boa Experiência do Usuário). E isso resulta em mais conversão e vendas, menos reclamações, uma curva de aprendizado menor e satisfação para nosso cliente/usuário nas lojas virtuais.

Então basicamente falando aquilo que todo mundo já sabe, porém poucos estudam e aplicam aos projetos e muitos lojistas ainda não tem conhecimento ou se tem consideram um investimento em UX muito “alto”, é que as lojas virtuais que não oferecem uma Experiência bacana estão fadadas ao fracasso, pois o cliente além de não realizar uma compra com sucesso pode e vai falar mal de sua loja aos quatro ventos, e meu amigo, mensagens negativas voam pela Internet na velocidade da luz!

Blog1

Chega de lero lero e vamos ao que interessa!

– Layout:

Dê preferencia para o Design Clean, algo limpo e sem aqueles bilhões de informações na tela onde o usuário nem sabe de onde veio, para onde quer ir ou onde está! No caso de uma loja virtual entregue ao usuário apenas aquilo que ele quer, ou seja, produtos com ótimas imagens na vitrine, um belo botão para comprar ou ver mais detalhes do produto (Eu prefiro utilizar algo como: Detalhes do Produto, Quero Saber Mais, etc) isso auxilia para que ele vá até a página do produto em sí e não pense que vai comprar o produto diretamente, você reduz aquela sensação de “Compre agora” e oferece mais detalhes dos produtos pensando no conteúdo para o cliente.

Deixe as promoções em boxes separados com mensagens claras, tome muito cuidado com as categorias e sub categorias dos produtos no Menu, pois precisa ser de fácil acesso e entendimento para que ninguém se perca quando for procurar um produto.

A página do produto precisa ser LINDA E MARAVILHOSA! 

Quando seu cliente/usuário chega nessa página você já é quase um vencedor mas para isso precisa encantar o nosso REI SOBERANO que é o cliente. Então seu produto deve ter fotos SENSACIONAIS de vários ângulos, com uma qualidade de imagem excelente (Um smartphone bacana hoje já faz esse trampo muito bem! Sem desculpas, ok?) e de preferencia com fundo branco ou um fundo temático de acordo com seu produto mas sem exageros e crie um contraste bacana entre o fundo e o produto.

Permita ao usuário calcular o frete, escolher as cores, tamanhos, ver os depoimentos de outros usuários, avaliar o produto, antes e após a compra, talvez compartilhar esse produto nas redes sociais ou via Whatsapp (Imagina que louco seu cliente postando seu link no grupo dos amigos?).

Por fim, vamos supor que depois disso ele resolveu clicar no glorioso botão COMPRAR… Faça um CTA bacana, caprichado, ou como diz Bernard De Luna, um botão Sexy para concluir essa etapa da experiência com chave de ouro e ganhar um cliente fã que ama comprar na sua loja virtual Tray.

– Checkout:

Tenha atenção especial com o Checkout, é aqui que o cliente PAGA A CONTA!

Hoje em dia a melhor solução é você ter o EasyCheckout. Assim o cliente preenche todos os dados em uma única tela, faz o login, insere os dados de cartão e faz o pagamento, rápido e fácil. Pronto, só isso já ajuda a aumentar sua conversão em torno de 20% pelo menos.

– Plataforma:

Se você quer pagar pouco e ter ótimos benefícios escolha uma plataforma que se encaixe no perfil da sua loja, desde preço até possibilidade de customização do layout.

A plataforma Tray pode ajudar você a ter uma loja virtual e a converter muito mais com os recursos que oferece.

– Desenvolvimento:

Bom, você já escolheu uma Plataforma de E-commerce e começou a dar vida ao seu sonho, É HORA DE FOCAR EM ALGUNS PONTOS.

Blog2

Qual deve ser a SUA EXIGÊNCIA no desenvolvimento de sua loja?

Construir seu projeto 100% focado em:

  • Experiencia do Usuário
  • Performance (A loja precisa ser ultra rápida no carregamento)
  • Interface amigável e linda para os usuários
  • NUNCA, JAMAIS SE ESQUEÇA DE QUE SUA LOJA VIRTUAL PRECISA SER MOBILE

Seu projeto simplesmente deixará de existir se você desconsiderar tudo isso acima dentro de um projeto para Smartphones e Tablets!

A Tray já oferece lojas virtuais preparadas para Mobile, onde a conversão é ainda maior.

—- PELO AMOR DE DEUS, FAÇA SUA LOJA VIRTUAL SER MOBILE —-

REPITA COMO UM MANTRA: M O B I L E, M O B I L E, M O B I L E!

Esta é uma pequena amostra do que eu como UX Designer da Tray/Locaweb acho que deve ser uma loja virtual que almeja sucesso e conversão na internet. Saibam que as vendas não vão cair do céu, UX e tudo mais não vão fazer milagres e sua loja não vai ser uma Futfanatics sem que você tenha muito trabalho, investimento, dedicação e trate seu cliente como um REI.

Só lembrando que UX envolve também:

  • Testes com usuários
  • Busca inteligente
  • Criação de personas
  • Análise de métricas (Google Analytics, por exemplo)
  • Um bom pós vendas faz muita diferença na Experiencia de compra/troca/devolução etc.

Muitos itens devem ser considerados quando se trata de UX, seu cliente é um ser humano com emoções complexas, ele gosta de coisas boas e ótimas sensações e nunca está acostumado com situações ruins e desconfortáveis seja onde for.

Que tal uma leitura mais aprofundada sobre os números e o mercado do e-commerce no Brasil em 2016? Veja este PDF do e-Bit ou no Blog da Tray e imagine uma loja bem bacana, bem estruturada surfando bem no meio desses números!

Só não ganha dinheiro quem não quer! Quem investe em profissionais e uma ótima plataforma como a da Tray tem visão e vai muito longe! =)

#FicaDica: Tire 1 hora hoje a noite para assistir esse vídeo feito pela Google.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como fazer um layout com foco em conversão
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *