7 dicas incríveis de como fazer um sorteio no Instagram

Vamos começar pelo resumo de tudo o que você precisa saber: em um post, você deverá anunciar o sorteio, divulgar o prêmio […]

Vamos começar pelo resumo de tudo o que você precisa saber: em um post, você deverá anunciar o sorteio, divulgar o prêmio e determinar as regras para a participação. No dia do sorteio, um aplicativo selecionará o ganhador.

Parece simples, mas sem a estratégia correta, esse simples processo pode ir por água abaixo. Se você tem dúvidas de como fazer um sorteio no Instagram, confira essas dicas e veja que essa é uma estratégia que busca alcançar não apenas novos seguidores, mas possíveis clientes.

Como acontece com qualquer nova tática, você precisa de uma estratégia sólida para ter sucesso. Se você já realizou um sorteio do Instagram antes, mas não viu os resultados esperados, é provável que não esteja atraindo o público certo ou fornecendo valor duradouro com o prêmio do sorteio.

Para ter certeza de que acertará da próxima vez, siga as seguintes dicas abaixo. Boa sorte!

1. Defina o objetivo do sorteio

Você pode estar interessado em:

  • aumentar o número de seguidores;
  • divulgar um produto ou serviço;
  • aumentar o engajamento;
  • criar conexão com sua audiência.

Tenha em mente o que fará depois da premiação. Terá muita gente nova em seu perfil, por isso, faça uma boa apresentação, seja pelos stories ou em uma publicação no feed. Fale o que você faz, o que você ensina, fale do seu estilo de vida.

Prepare um bom conteúdo sobre seu produto/serviço para reter esses novos seguidores. Por que esses seguidores novos devem permanecer no seu perfil? Se eles são seu público-alvo, identificarem-se com o conteúdo, encontrarem qualidade nas informações e conteúdo bem feito, você não os perderá após o sorteio.

2. Escolha o prêmio ideal

Sabe qual é o melhor prêmio a ser oferecido? Aquele que melhor representa seu trabalho. Pode ser um livro de um autor que te inspira, o acesso a um curso, uma consultoria, seu produto mesmo, enfim, algo que transmita a essência de seu perfil. Não se esqueça de que o sorteio é apenas um caminho para promover seus serviços ou produtos. Prêmios aleatórios a você ou a sua marca, não atraem um público segmentado.

De que adianta sortear um prêmio que não tem qualquer afinidade com sua área de atuação? Não caia nessa. Busque sempre gerar valor e conteúdo para seu público.

Confira as diretrizes do Instagram

Lembre-se de que sorteios com prêmios de alto valor precisam ter autorização do órgão competente. Para sanar todas as dúvidas, caso seja esse o seu caso, confira as normas da rede social e evite que o sorteio seja cancelado.

Faça parcerias

Você pode fazer parcerias com perfis que tenham o mesmo público-alvo que o seu. Assim, o prêmio pode ser melhor e você atrairá potenciais clientes ao seu perfil.

3. Determine as regras

Todo sorteio tem regras. E são elas que fazem seu perfil movimentar. Sugerimos que estejam expressas de forma muito clara na foto do post ou em sua descrição. Quanto mais transparência, menores as chances de futuras reclamações. Confira as mais comuns:

  • curtir o post;
  • marcar dois amigos;
  • seguir o seu perfil;
  • pedir para o seguidor fazer um story com uma hashtag.

Uma dica importante: não determine muitas ações para seu seguidor concorrer ao sorteio. Ter de seguir muitos perfis, marcar uma porção de amigos, publicar storie… Ufa! Alguns sorteios que têm regras demais podem desanimar e fazer que muitos desistam de participar.

Determine o período para participação

A data do sorteio deve estar visível para todos (normalmente, o período para participação varia de dois a quatro dias). Coloque o horário do sorteio para criar uma boa expectativa aos participantes.

Programe-se para cumprir exatamente o combinado. Sim, muitas vezes o sorteador não observa as próprias regras, evite reclamações e seja responsável desde o planejamento, execução e entrega do prêmio.

4. Faça um post bonito

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Em terras de Instagram, isso é muito importante. Muitas pessoas terão contato com seu perfil pela primeira vez por meio desse post. Então, capriche! A arte deve ser bem feita, transmitindo sua marca e sua personalidade.

Se você quer fazer seu próprio post com um design mais chamativo, profissional e criativo, experimente utilizar a ferramenta Canva. É fácil e simples de usar.

5. Escolha um aplicativo para sorteio

Fique tranquilo que essa parte é a mais simples de todas. Existem diversos aplicativos que fazem o sorteio de forma automática. Confira algumas sugestões:

  • Sorteiogram: ferramenta gratuita. Para utilizá-la, basta logar sua conta do Instagram e selecionar a publicação do sorteio. Automaticamente, cada comentário do seu post receberá um número e o sorteio é realizado;
  • Heyo: essa não é gratuita, porém é mais completa, pois, atende outros critérios, como uso de hashtags, competição por fotos etc.

6. Divulgue seu sorteio de maneira eficaz

Tendo certo qual o objetivo do sorteio e as pessoas que você quer atrair, é hora de divulgar. Além de postar nos stories e envolver seus seguidores para ajudar na divulgação, é aconselhável investir em tráfego pago para alcançar seu público alvo.

Se você tiver outras redes sociais, como Facebook ou Twitter, vale divulgar por lá também. Não perca de vista que essa ação é estratégia para ampliar a visibilidade de sua marca.

7. Divulgue o resultado com transparência

Todo mundo fica na expectativa para saber quem será o sortudo que levará o prêmio. Aproveite o interesse da sua audiência e seja o mais transparente possível, de modo a evitar qualquer suspeita de fraude.

Você pode fazer uma gravação de sua tela no momento do sorteio. Além disso, é interessante divulgar um print (captura de tela) com o nome do ganhador. Marque a pessoa em seus stories e entre em contato para a tratativa da entrega do prêmio. Proceder dessa forma demonstra responsabilidade e prudência ao seu público.

Dica extra: foque na estratégia

Neste artigo, aprendemos como fazer sorteio no Instagram e como aproveitar essa estratégia para aumentar seu engajamento, atrair seguidores novos para seu perfil e, no final das contas, vender mais.

Também aprendemos que é preciso atrair as pessoas certas, ou seja, sua persona. Cada passo precisa ser pensado para que seu público-alvo seja motivado a permanecer no seu perfil mesmo após o sorteio.

Se você está começando um e-commerce agora e quer saber mais sobre vendas online, baixe o nosso guia completo para começar a vender pela internet começando do zero.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário