Como fazer uma promoção de vendas de sucesso? Veja 7 dicas!

Para conquistar bons resultados com vendas promocionais, o empreendedor deve saber que é preciso criar uma boa estratégia e planejar bem as […]

Para conquistar bons resultados com vendas promocionais, o empreendedor deve saber que é preciso criar uma boa estratégia e planejar bem as ações para conquistar os objetivos definidos. Logo, é preciso saber como fazer uma promoção de vendas. Existem algumas dicas que podem ajudar bastante nessa etapa de estipular a estratégia, e segui-las pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso da promoção.

Neste artigo, daremos 7 dicas de como fazer uma promoção de vendas com estratégias e objetivo definidos. Não deixe de conferir.

1. Considere seu público

A primeira dica para alcançar o sucesso com qualquer promoção de vendas é conhecer e considerar o seu público. As personas do negócio devem estar bem definidas para saber qual é o gosto dos clientes, bem como seus desejos e necessidades.

Conhecendo bem o seu público-alvo, fica muito mais fácil entender em quais canais digitais eles estão presentes, como o Facebook, Instagram, YouTube ou blog. Assim, a divulgação da promoção está veiculando nos canais certos e ainda torna possível saber qual a maneira que os consumidores preferem realizar compras.

2. Defina os objetivos da campanha

Como em todos os âmbitos de um negócio, é preciso ter clareza quanto aos objetivos das ações e saber exatamente o que se pretende alcançar com os esforços realizados. Portanto, uma dica fundamental para fazer uma promoção de vendas é definir os objetivos da campanha.

Alguns objetivos podem ser: aumentar o número de vendas, ter um maior fluxo de caixa em um determinado período de tempo, potencializar as vendas em datas comemorativas, vender produtos que estão estagnados no estoque, lançar uma nova coleção ou conquistar novos clientes. Cada empresa e momento da divulgação terá um objetivo que guiará todo o percurso.

3. Determine o prazo

A promoção realizada deverá ter um prazo de validade. Essa determinação ajuda a ativar um importante gatilho mental para as vendas que é conhecido como: gatilho da urgência. Com ele, os clientes entendem que aquele valor de venda, vantajoso no momento, irá acabar em uma determinada data. Logo, cria-se um senso de urgência para comprar o produto.

Do contrário, os consumidores entenderão que o produto estará sempre com o mesmo valor, abaixo do preço normal, e que os produtos podem ser comprados em qualquer momento pelo mesmo preço da promoção.

4. Selecione os produtos

Os produtos que foram selecionados para promoção, seguindo o objetivo estabelecido, devem estar em evidência, deixando-os expostos para que todos que passem pela loja possam visualizá-los. Existem diversas maneiras para que empresas, tanto as lojas físicas quando o e-commerce, possam tornar os produtos em promoção mais evidentes e chamativos.

Portanto, utilize etiquetas com cores chamativas e palavras grandes para que possam ser vistas sem grandes dificuldades. Os elementos que irão chamar a atenção, devem estar legíveis e objetivos, deixando claro os benefícios e as vantagens de obter aquele determinado produto.

5. Escolha os tipos de promoção

Existem diferentes maneiras de oferecer promoções para os clientes, e nem todas dizem respeito a valores abaixo do mercado. O ideal é que a empresa entenda qual irá gerar os benefícios necessários. Oferecer brindes é uma maneira de chamar a atenção das pessoas e criar um sentimento de ganho. As vendas casadas também costumam gerar bons resultados.

Outra maneira eficiente de fazer uma promoção de vendas é o programa de fidelização, onde o cliente é estimulado a realizar mais de uma compra para conquistar algum produto ou certificado. Os fretes grátis também podem ser vistos como promoção e costumam gerar bastante engajamento dos clientes, que percebem que não ter que pagar pela entrega deixará o produto com um custo menor.

6. Ofereça valor ao cliente

É fundamental que o consumidor percebe o valor agregado àquela promoção, do contrário ele poderá se sentir enganado e a imagem da marca pode ser completamente comprometida. Logo, ofereça promoções que sejam realmente valiosas, entregando produtos que os clientes realmente desejam ou oferecendo excelentes condições de pagamento.

Mensagens personalizadas para clientes fiéis e antigos é uma boa maneira de agregar valor às promoções e fazer com que eles se sintam valorizados. Uma linguagem leve e, sempre que possível, personalizada ajuda bastante a marca a criar um senso de pertencimento e aproximação com o público consumidor.

7. Monte estratégias de divulgação

A estratégia para a divulgação é um dos processos mais importantes para que a promoção de vendas tenha o êxito desejado. Quando o público é alcançado da maneira certa e a campanha é descoberta com o valor percebido pelos clientes, dificilmente eles deixarão de acessar o site ou a loja virtual da sua marca.

Investir em anúncios e publicidade paga é uma excelente forma de alcançar os leads mais qualificados e entregar a mensagem, e os produtos, que eles realmente desejam consumir.

Dica bônus: faça melhorias na promoção de vendas

Uma dica que merece destaque neste artigo, é o monitoramento constante dos resultados da promoção das vendas. Ao estipular os objetivo e realizar o planejamento para o bom desempenho da promoção, serão fornecidas métricas de resultados que deverão ser acompanhadas durante todo o processo. Elas costumam funcionar nas seguintes etapas:

  • Antes: nesse momento, os principais indicadores de desempenho serão criados e podem variar de acordo com os objetivos estabelecidos;
  • Durante: enquanto a promoção estiver ocorrendo e de acordo com as métricas estabelecidas, informações como: visitas ao site, abandono de carrinho, cross-selling e compartilhamentos, deverão ser analisadas;
  • Depois: após a venda, é importante conferir métricas, como o grau de satisfação dos clientes e o NPS, que é a chance dos seus clientes recomendarem a sua marca.

Com informações, como as apresentadas acima, fica mais fácil identificar quais ações geraram resultados positivos, onde devem ocorrer mudanças e o que deve ser completamente alterado. Assim, os resultados futuros serão mais satisfatórios, pois as mudanças foram feitas baseadas em dados reais.

Saber como fazer uma promoção de vendas da maneira certa é fundamental para conquistar bons resultados e conseguir atingir os objetivos estipulados. Portanto, conheça bem o seu público, saiba estipular metas, determine prazos, escolha bem os produtos e os tipos de promoção, ofereça valor aos clientes e saiba como construir uma estratégia eficiente.

Quer saber melhor como montar uma estratégia de promoção e atração para o seu e-commerce? Confira este artigo sobre o assunto!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário