Como fazer live no TikTok: Regras, vantagens e dicas para fazer as melhores transmissões ao vivo!

Para fazer uma live no Tiktok, clique em "+", vá até "Live" localizada na barra de ferramentas crie uma imagem, que será o destaque para a live. Escolha um tema para a Live, defina os filtros ou outros recursos para deixar a live mais profissional. Depois disso, clique em "Transmitir ao vivo".

As redes sociais oferecem muitas funcionalidades que aumentam os resultados de marketing das empresas que estão nessas plataformas.

Para que isso aconteça, porém, é preciso que as empresas saibam quais são essas funcionalidades e coloquem-nas em prática.

Uma delas é saber como fazer live no TikTok.

O TikTok já é uma das redes que mais crescem na internet, e as empresas já estão utilizando os recursos da plataforma para potencializar suas estratégias.

A live é das poderosas ferramentas de que a rede dispõe para gerar benefícios diversos.

Por mais que existam certos requisitos para se fazer uma live, todos os negócios precisam saber como fazer uma e quais são as práticas na rede que levam ao sucesso.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer live no TikTok, apresentar as regras e as vantagens disso e dar 7 dicas para fazer as melhores transmissões na rede.

Não deixe de conferir!

Como fazer live no TikTok?

Como essa é uma funcionalidade relativamente nova na plataforma social, é preciso saber exatamente o que é uma live para que não restem dúvidas sobre o tema.

Uma live é quando um usuário de uma das redes sociais disponíveis faz uma transmissão ao vivo, que pode ser no modelo de áudio ou de vídeo.

Os demais usuários que estão assistindo à live podem fazer diversas interações com os “palestrantes”.

Essas interações podem acontecer como comentários ou como curtidas.

Os responsáveis pela transmissão podem visualizar essas interações em tempo real, o que é muito vantajoso para entender o desempenho da live e gerar mais engajamento.

Como é possível ver o comportamento dos usuários que estão assistindo a live, fica muito mais fácil compreender o que está interessando o público, quais temas geram mais engajamento e o que deve ser alterado.

Em tempo real, é possível medir o desempenho da live, para criar uma estratégia de engajamento cada vez maior e preparar um cenário mais vantajoso para as próximas transmissões.

Se você também quer aproveitar essa tendência, conquistar mais interações e clientes fidelizados, confira a seguir como fazer uma live no TikTok.

Como fazer uma live no TikTok pelo celular?

Esse é um recurso muito simplificado que a rede oferece, justamente para facilitar a vida dos usuários e fazer com que mais pessoas realizem essa ação e utilizem essa funcionalidade.

São oito passos bem simples.

Confira!

  1. abra o aplicativo;
  2. clique na opção “+”, para gerar um novo conteúdo;
  3. clique na opção “Live” localizada na barra de ferramentas, no canto inferior da tela;
  4. crie uma imagem, que será o destaque para a live. Ela fica na opção “Adicionar capa”;
  5. determine um tema para a sua live;
  6. utilize, caso queira, recursos que deixam a live mais profissional, como “Filtros” e “Suave”;
  7. inicie a live clicando em “Transmitir ao vivo”;
  8. escolha, por fim, a opção “Compartilhar”, se o objetivo for enviar a live para um ou mais usuários.

Esse é o método mais tradicional de live e, como é possível perceber, é bastante descomplicado.

Como fazer live em dupla no TikTok pelo celular?

Existe, também, a opção de fazer uma live em dupla.

Mas essa opção é restrita para as contas que têm mais de cinco mil seguidores.

Para quem se enquadra nesse perfil, o processo de realização de uma live em dupla é bem parecido com o modo individual.

Fica assim:

  1. acesse o app com o login já feito;
  2. clique no ícone “+”;
  3. selecione a opção de “transmissão ao vivo”;
  4. acesse, quando a live tiver iniciado, o ícone com o símbolo de “infinito”, que se localiza no canto inferior direito, para o sistema Android, ou no canto inferior esquerdo, para o sistema iOS. Ao realizar essas ações, o TikTok mostrará os usuários que estão acessando a live e ainda fará sugestão de outros usuários que podem estar interessados;
  5. selecione um usuário para participar como “dupla”. Para isso, basta clicar em “Convidar” e aguarda a aceitação do convite.

Como fazer transmissão pelo Live Studio no PC?

Esse modelo de live segue os mesmos critérios para lives no celular. Para que funcione, é preciso que o usuário se encaixe no perfil e cumpra os critérios apresentados anteriormente.

Esse formato oferece alguns recursos adicionais e mais técnicos, como a opção de escolher o formato da transmissão e o tipo de captura da live e configurar a qualidade da imagem.

Além disso, é possível definir a taxa de transferência da quantidade de bits, tanto em áudio com no modo em vídeo.

Fica assim:

  1. baixe o Live Studio na página do TIkTok;
  2. faça a instalação do programa no computador;
  3. realize o login com a sua conta de usuário;
  4. clique na opção de iniciar a transmissão.

Preciso de quantos seguidores para fazer live no TikTok?

Existem alguns critérios para que um usuário possa fazer live no TikTok. No modo de transmissão individual, é necessário ter mais de 16 anos e contar com uma base de mais de mil seguidores.

Já para o modelo de transmissão em dupla, o número mínimo de seguidores é de cinco mil.

Todos os usuários que cumprirem com esses requisitos estão aptos a fazerem lives.

Quais as vantagens de fazer live no TikTok?

A live do TikTok ajuda muito os gestores a potencializarem uma estratégia de redes sociais.

Essa é uma ferramenta muito útil e que gera diferentes benefícios para os donos de contas na plataforma.

Veja agora alguns dos principais benefícios de se utilizar a live do TikTok. Vamos lá!

Aumentar o alcance da marca

Existe um número muito grande de usuários ativos nessa rede, e as marcas devem aproveitar esse número e as funcionalidade que a ferramenta oferece.

Fazer uma live no TikTok é uma excelente maneira de prender a atenção da audiência e conquistar um aumento no engajamento muito significativo.

Muitas pessoas já preferem assistir e consumir conteúdos das redes sociais a assistir às mídias tradicionais, como a TV.

Outro ponto forte que ajuda a justificar os benefícios da live, é que os conteúdos em vídeo já estão despontando como preferência dos usuários quando comparados com outros formatos, como os blogspot ou postagem escritas nas redes sociais.

Por isso é tão importante investir nas estratégias certas para fazer lives que tenham bons resultados e que possam otimizar os esforços de marketing nessa plataforma social.

Gerar leads mais qualificados

A live gera uma série de insights e informações muito valiosas para a empresa.

O tempo de permanência do usuário assistindo à live, ou o momento em que ele deixou a transmissão, por exemplo, mostra o quão interessado ele estava no conteúdo.

É uma boa maneira de compreender o quão válido é aquele conteúdo.

Se a maioria da audiência que participou da live ficou até o final, significa que o conteúdo é interessante e relevante para ela e a marca está no caminho certo na comunicação com a sua audiência.

Durante a live, é muito importante manter uma estratégia que seja focada em nutrição de leads.

Como esse é um espaço onde os usuários e leads entram para ouvirem a marca, é o momento ideal para se obter informações relevantes que façam com que esse lead continue percorrendo o funil de vendas.

Quando chegar o momento de fazer uma compra, por causa das lives, o potencial cliente já estará muito mais informado sobre as soluções que a sua empresa oferece e, assim, muito mais propenso a fazer negócios.

Obter benefícios com baixo custo

O fator mais importante para o sucesso de uma live é o conteúdo dessa live.

O que o interlocutor tem para dizer é o ponto mais interessante da transmissão ao vivo. Os usuários estão entrando na sala de transmissão justamente para ouvirem o que a empresa tem a dizer.

O investimento para uma live é muito pequeno.

Tanto é, que essa modalidade está se tornando muito popular, já que, para acontecer, é preciso apenas de um bom conteúdo e ferramentas que muitas pessoas já têm em casa, como um smartphone.

Desse modo, o retorno sobre o investimento (ROI) é uma grande vantagem, já que é possível informar os usuários, nutrir lead, qualificar o público e muito mais.

Gerar confiança e autoridade

Ao transmitir conhecimento sobre um produto, sobre a empresa e sobre o nicho de atuação da marca, o empreendimento conquista mais credibilidade dos consumidores, que o perceberão como uma autoridade no assunto.

Em contrapartida, o conteúdo deve ser preparado com muito cuidado e estudo, já que será preciso dominar o assunto.

Como estamos falando de uma transmissão ao vivo, esse modelo demanda bastante preparo de quem está produzindo a live, porque, se os usuários perceberem que o assunto não faz parte do domínio do palestrante, o efeito de credibilidade pode ser contrário ao esperado.

Educar o mercado

Uma live pode ser usada para cumprir com diferentes objetivos de marketing, como vendas, lançamento de um produto, educar o mercado e muito mais.

Os usuários estarão dedicando uma parte valiosa de seu tempo para “ouvir” o que a marca tem a dizer.

Seria um erro não estar bem-preparado para esse momento.

Uma live é uma boa oportunidade para educar um mercado que já está em contato com a empresa.

Seja para mostrar como funciona um produto, seja para dar mais informações sobre o mercado de atuação do negócio, seja para conversar com outros especialistas no assunto, é uma excelente oportunidade para contar com potenciais clientes mais educados e propensos a comprar da marca.

Lançar um novo produto

O lançamento de um produto é um momento crucial para uma empresa.

Como ela dedicou esforço e investiu recursos para criar esse novo produto, é preciso que desde os primeiros momentos as compras aconteçam.

A live, portanto, é o momento ideal para fazer um lançamento, já que o produto poderá ser testado ao vivo.

Muitas empresas já utilizam essa estratégia de lançamento para gerar mais engajamento nas redes, criar uma comunidade falando e reagindo ao produto, para que ele tenha um melhor posicionamento nas buscas e seja encontrado com mais facilidade.

Convidar outros especialistas ou personalidades, como os influencers, para participar de uma live de lançamento também ajuda muito no desempenho de vendas desse produto.

Saiba mais sobre como traçar uma estratégia de lançamento de produtos e obter maior sucesso!

Gerar engajamento

Como essa funcionalidade permite uma interação em tempo real com a audiência, seria um erro ignorar essas interações e não aproveitar o engajamento que a rede está oferecendo ao empreendimento.

É muito importante, então, responder às perguntas, fazer comentários sobre o que está sendo dito na comunidade durante a live e muito mais.

Oferecer brindes para os participantes que mais interagirem é outra forma de estimulá-los a falarem sobre a marca em suas redes e aumentem ainda mais o alcance dessa live, bem como da marca.

7 dicas para fazer uma live de sucesso no TikTok

Agora que já sabemos da importância de fazer uma live no TikTok e como essa é uma estratégia que gera muitos benefícios para a marca, é preciso entender quais são as ações que geram bons resultados nessa hora e que otimizam ainda mais a live.

Vamos lá!

1. Faça um planejamento

Uma live é um momento muito importante para a empresa e uma oportunidade muito grande para potencializar os resultados do planejamento de marketing para a rede social.

Para que os resultados sejam positivos, é necessário ter um planejamento estratégico para a live.

Como é uma transmissão ao vivo, que pode contar com imprevistos, um planejamento adequado deixará os locutores menos propensos a erros e até mesmo mais confortáveis.

Como o direcionamento da conversa faz parte de um planejamento, com cronograma e linha de raciocínio definidos, as chances de sucesso são maiores.

Se for para uma live de lançamento de produtos, é preciso criar um cronograma que siga um funil de vendas e uma jornada de compras, para que, ao chegar no final da live, a audiência esteja mais propensa a comprar esse produto.

Se os usuários sentirem que a live está confusa ou que não estão compreendendo bem a mensagem passada, as chances de eles participarem de uma nova live é muito menor, porque ele pode perceber que a empresa não sabe do que está falando e não tem conhecimento sobre o assunto.

2. Pratique antes da live

É muito comum que durante uma transmissão ao vivo a pessoa responsável e que está falando tenha algum tipo de desconforto ou até mesmo que “trave na hora”.

Se isso acontecer na frente de potenciais clientes é um grande erro.

Praticar e treinar antes de uma live é uma das melhores maneiras de evitar que isso aconteça.

Ao praticar, trabalhe a oratória, a linha de raciocínio e veja se o conteúdo apresentado está sendo bem compreendido.

É muito válido, também, fazer uma apresentação prévia para um grupo menor de pessoas, ou até mesmo para um parente.

Assim, quando a live estiver acontecendo, toda a transmissão acontecerá com mais naturalidade e o assunto, bem como o conteúdo, estará mais fixado na mente de quem está apresentando a live.

3. Teste todos os equipamentos

Por mais que o investimento em uma live seja pequeno, comparado com outras mídias, é muito importante garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente durante a transmissão.

Internet, áudio, câmera, iluminação e tudo o mais que fizer parte da transmissão, deve ser testado mais de uma vez.

Do contrário, se a transmissão for interrompida durante a live, as chances de os usuários irem embora é muito grande e será muito difícil fazer com que retornem.

É preciso lembrar que o ambiente online é muito competitivo, e uma vez que a atenção dos usuários for perdida, dará muito trabalho para retomá-la.

4. Invista no cenário

Por mais que não seja necessário contar com equipamentos profissionais e que custam caro, é preciso investir tempo e dedicação na montagem do cenário.

Nesse momento, os responsáveis podem improvisar, mas com profissionalismo e criatividade.

Existem formas de investir na iluminação adequada com os recursos e equipamentos que a empresa tem em mãos.

Uma preocupação que deve ser considerada é a qualidade do áudio.

Uma vez mais, não é preciso de equipamento profissional, mas os interlocutores devem ser bem ouvidos.

5. Faça uma divulgação da live

Antes de fazer uma live, é preciso que o maior número possível de pessoas saiba sobre ela, para que possam participar.

Mesmo com um conteúdo incrível e um cenário meticulosamente pensado, se não houver uma boa audiência, a live não terá o sucesso esperado.

Nesse momento, é muito importante contar com todos os outros canais de comunicação da empresa para que os usuários desses canais saibam que ocorrerá uma transmissão e se sintam atraídos para assisti-la.

Faça uma divulgação prévia no canal do Youtube, no Instagram, Facebook e todos os canais possíveis.

6. Interaja com os participantes

A interação é fator fundamental durante uma live.

Como os usuários da rede já estão acostumados com este tipo de ação, eles já entram em uma live com o desejo de participarem, por meio de comentários, curtidas e muito mais.

Assim, não esqueça de monitorar o chat da live, para realizar interações e fazer com que a audiência se sinta parte ativa da transmissão.

7. Tenha um CTA bem definido

Como em todas as ações de marketing digital, ao final da live, se não durante, é preciso estimular que a audiência faça alguma ação.

Mesmo que não seja comprar um produto, é preciso contar com um CTA objetivo, que pode ser: se inscrever em um canal, fazer uma avaliação, buscar por um contato com o time de suporte, indicar o produto e muito mais.

Essa é uma oportunidade única para fazer com que os leads percorram o funil de vendas e eles precisam de um comando para ação que deixe claro qual é o próximo passo que a empresa deseja que eles tomem.

Saber como fazer uma live no TikTok é muito importante para as empresas que se posicionam nessa rede social.

Ela oferece muitas funcionalidades que estão disponíveis para todos os usuários.

A live conta com alguns requisitos, mas muitas marcas já atendem a eles.

As vantagens, como vimos, são inúmeras e os empreendimentos podem se beneficiar de diferentes maneiras, mesmo com poucos recursos.

Além de mostrar como fazer live no TikTok e apresentar os pré-requisitos para habilitar essa função, ainda apresentamos as boas práticas que uma transmissão do TikTok precisa ter para que o resultado seja ainda mais otimizado.

Portanto, coloque em prática agora mesmo as dicas e comece a fazer lives que tragam resultados reais para o negócio.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário