Como escolher o tema ideal para a minha loja virtual? Comparando!

A procura do tema perfeito sempre será uma pulga atrás da orelha de todo lojista, pois por trás do layout e das […]

A procura do tema perfeito sempre será uma pulga atrás da orelha de todo lojista, pois por trás do layout e das funcionalidades de cada tema, é o seu negócio que está em jogo nesse universo de lojas virtuais.

Segundo pesquisa realizada em parceria entre a empresa BigData Corp e PayPal, atualmente cerca de 930 mil sites são dedicados ao comércio eletrônico no Brasil.

Dentro desse montante de lojas, a escolha de um tema que atenda a sua necessidade em termos de funcionalidades e ao mesmo tempo encante o visitante faz toda a diferença. Não é por menos que hoje as grandes plataformas de e-commerce possuem uma diversificada variedade de temas, cada qual com suas características, particularidades e layouts distintos.

Separamos alguns pontos que devem ser questionados no momento da escolha do tema perfeito. Continue lendo e faça a escolha assertiva!

Quais comparações devo realizar entre os temas?

Quando você tomou a decisão de empreender e iniciar o seu próprio negócio, com certeza teve a fase de pesquisa de mercado, onde você buscou referências e comparou concorrentes do mesmo segmento, certo? Assim, você pode visualizar oportunidades e desafios.

Durante a escolha de um tema o trajeto a percorrer deve ser o mesmo, e quem sabe ainda mais minucioso, pois haverá um investimento financeiro que poderá ser positivo ou negativo futuramente.

Quando você se depara com uma variedade de opções de temas, o melhor a se fazer é investigar, analisar, simular e comparar todas as possibilidades.

Vamos a um exemplo prático: se o seu negócio está presente no mundo da moda e os seus produtos são roupas, nem sempre um tema que exibe como demonstração um layout com peças de roupas, banners de moda fashion e categorias que aparentemente representam o mesmo segmento do seu negócio, realmente atenderá as suas necessidades.

Para que você consiga identificar se o tema realmente corresponde ao que você espera, a melhor maneira é simulando-o em sua loja. Este recurso está presente na maioria das plataformas de e-commerce e serve para que você possa visualizar e testar layouts e recursos, tanto da plataforma escolhida como do tema.

Grande parte dos temas possuem o customizador próprio, onde é possível configurar a loja simulada, personalizando:

  • Cores;
  • Vitrines;
  • Aplicação de logotipo;
  • Funcionalidades do tema (exemplo: Compra Rápida, contagem regressiva de promoção, alteração de fontes, topo fixo entre outras);
  • Exibição dos selos básicos (Novidade, Destaque, Frete Grátis).

Ao realizar estas alterações ao simular os temas que te despertaram interesse, você terá uma melhor percepção se suas características estão alinhadas com a necessidade do seu negócio.

Os temas são desenvolvidos para segmentos específicos?

Uma grande dúvida que paira na mente dos lojistas no momento da compra, ao se depararem com as muitas opções de layout em uma loja de temas é o “segmento do tema exibido na loja Vs o segmento do seu negócio”.

Alguns temas, por mais que estejam personalizados para um segmento específico no momento da venda, como por exemplo auto peças, normalmente são flexíveis ao ponto de serem customizáveis para diferentes segmentos, como moda, informática, bebidas e alimentos entre outros.

Ou seja, no momento em que você estiver buscando o tema ideal para o seu negócio, não se precipite achando que o layout apresentado não tem relação com o seu nicho de mercado. Busque explorar e conhecer a fundo cada funcionalidade e níveis de customizações do tema para não cair em armadilhas.

Personalizações

Ter em mãos a oportunidade de mudar a cara de sua loja, sem a necessidade de trocar de tema é uma grande carta na manga que você terá ao comparar e escolher um tema que possibilite essa transformação. Como mencionei anteriormente, o mesmo tema pode ser ideal para diversos segmentos, basta personaliza-lo.

Para que um layout não seja estático, mas sim dinâmico, e que você possa altera-lo sempre que desejar, inclusive em épocas promocionais, é importante que ele tenha essa flexibilidade de forma nativa.

Há temas que possuem opções de fontes para escolher, inúmeras posições de banners, modos distintos de exibição de produtos, largura de layout configurável, menu flexível entre outras personalizações que tornarão a loja única, independente do segmento. Use a abuse de sua criatividade, sem perder o foco do seu negócio. E caso não tenha conhecimento ou tempo para a realização destas alterações, procure profissionais especializados que lhe auxiliarão nessa fase.

Temas sazonais

Datas comerciais são sempre um horizonte de oportunidades para todo lojista, porém fique atento as ofertas de temas gratuitos sazonais que surgem forte nessas épocas do ano, pois além de estarem distantes do layout de sua loja, que muitas vezes já construiu e consolidou uma fácil assimilação e comunicação com os seus clientes , pode atrapalhar o seu planejamento e até levar a sua campanha e investimentos por água abaixo.

Antes de pensar em trocar de tema em datas sazonais, compare e conheça a fundo as possibilidades do seu tema, pois ao explora-lo e personaliza-lo você conseguirá manter o seu layout atualizado de tal forma que os visitantes não estranharão, diferente da percepção que os mesmos teriam se você tivesse trocado de tema unicamente para o dia da promoção.
Pense em banners, imagens de fundo da home, cores e etiquetas que chamem a atenção do cliente.

Conclusão

Diante destes pré-requisitos essenciais a serem comparados antes de adquirir um tema, é notável que nem sempre um tema que aparentemente se encaixaria perfeitamente para o seu negócio por demonstrar um layout do mesmo segmento, não lhe traga retorno positivo. Comparar layouts, funcionalidades e possibilidades de um tema, farão toda a diferença se não agora, futuramente.

Invista o seu dinheiro assertivamente, explore e simule cada opção existente nos temas que lhe agradam, independente do segmento, afinal nem tudo que brilha é ouro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário