Quer saber como empreender do zero? Veja nossas dicas!

Você deseja empreender, mas não sabe por onde começar, ou o que fazer? Saiba que essa dúvida é muito comum entre os […]

Você deseja empreender, mas não sabe por onde começar, ou o que fazer? Saiba que essa dúvida é muito comum entre os empreendedores que não sabem como tirar as ideias do papel e executar seus planos.

De fato, empreender é um grande desafio, afinal, começar do zero requer paciência e determinação. Mas, atualmente, o mercado apresenta diversas oportunidades que podem ser aproveitadas a partir de ideias inovadoras, sem contar que as ferramentas digitais viabilizam serviços com baixo custo e rentabilidade.

 

Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, em 2020, aproximadamente 25% da população adulta está à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido. Esses dados mostram o quanto a atividade se tornou promissora no país.

Neste artigo, mostraremos que empreender do zero pode não ser tão complicado quanto você imagina, com algumas dicas, determinação e conhecimento, é possível transformar uma ideia em um grande negócio. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro do assunto!

Defina o objetivo do negócio

Antes de iniciar o empreendimento, é importante definir a ideia do negócio e os seus objetivos. Nessa hora, vale a pena pesquisar intensamente sobre o segmento de que seu negócio fará parte e determinar uma ação estratégica para oferecer um diferencial competitivo. Isso permite que você construa um plano de ação para estabelecer seus próximos passos.

Lembre-se que, ao escolher a ideia, é importante garantir que tenha uma demanda no mercado e pensar em algo que ofereça um bom diferencial. Nesse caso, a dica é ficar atento à sua volta, buscando uma necessidade não atendida que possa ser uma oportunidade para você começar a empreender.

Verifique a demanda do mercado

Uma das principais falhas dos empreendedores que estão iniciando é ter uma ideia de um negócio que não apresenta uma demanda real no mercado. Por isso, antes de colocar sua ideia em prática, é preciso entender quais são as possibilidades para a sua empresa e o que você pode esperar dela, além de fazer uma pesquisa minuciosa para saber se os consumidores de fato comprariam seu produto ou serviço.

Todos esses detalhes ajudam a traçar de forma eficiente um planejamento, permitindo que você encontre as melhores opções e abordagens para o seu negócio. Não se esqueça que, além de conhecer o mercado, sentir-se familiarizado com a área que pretende atuar é um fator muito importante para começar a empreender do zero. Dessa forma, você já terá um bom ponto de partida e conhecimento básico sobre o mercado.

Conheça o público-alvo

Conhecer o seu público, saber quais são seus gostos, costume e hábitos, de que modo eles são impactados e quais meios de comunicação pode ajudar a definir as principais necessidades do seu público. Quando você realiza essa pesquisa, é possível ter um ponto de vista mais específico de quem são essas pessoas e como a sua empresa conseguirá ajudá-las. Não se esqueça de que o sucesso do seu negócio depende totalmente do seu desempenho com os clientes. Afinal, nenhum empreendimento se mantém no mercado sem fidelização, por isso você deve conhecer o seu público!

Formalize o seu negócio

Pode parecer óbvio, porém muitos empreendedores, para não enfrentar todo o processo burocrático envolvido na abertura da empresa, preferem manter um negócio informal. Entretanto, formalizar o negócio evita possíveis problemas fiscais futuros e permite que você tenha acesso a uma série de benefícios exclusivos para quem possui um CNPJ.

Para te orientar nesse processo, você pode procurar um contador. Esse profissional é responsável por ajudar com toda a papelada necessária para abrir uma empresa, mostrando qual a melhor categoria que seu negócio pode se encaixar.

Busque capacitação em gestão

Independentemente da sua área de atuação, é indicado que você realize uma especialização em gestão para ampliar suas chances de ter sucesso ao começar a empreender do zero, pois administrar um negócio requer diversas capacidades, não só operacionais, como também de gestão. Portanto, busque aperfeiçoamento, atualização constante do mercado e entenda as melhores práticas de gestão. O objetivo é desenvolver suas habilidades e aplicá-las na realidade do seu negócio.

Utilize a internet a seu favor

Nos dias de hoje, praticamente tudo é realizado pela internet. Isto é, para criar uma boa reputação e ganhar cada vez mais clientes, uma dica valiosa é ter presença online e usar a internet para promover seu negócio e vender muito mais, seja com uma loja virtual ou nas redes sociais.

E, mesmo que a sua empresa não seja necessariamente digital, estar presente nas redes é uma forma de ganhar visibilidade para quem está iniciando o negócio. Nesse caso, é interessante que você considere as necessidades do seu público e, a partir disso, produza conteúdos que atendam às necessidades das pessoas e as perguntas que elas apresentam, bem como invista em marketing digital.

Planeje-se financeiramente

É verdade que você não precisa de um montante de dinheiro para empreender do zero, porém isso não significa que você não precise de um bom planejamento financeiro. Afinal, a ausência de planejamento é uma das principais causas que faz com que as empresas fechem nos primeiros anos de atividade.

Algumas atitudes simples podem fazer toda diferença para se ter maior controle sobre as finanças. Muitos empreendedores, por exemplo, não conseguem separar as contas pessoais e as da empresa, e a boa gestão financeira deve começar por aí. Portanto, lembre-se que, sem um planejamento financeiro, seu negócio pode correr sérios riscos de ir à falência ou de virar refém de empréstimos bancários.

Invista na qualidade dos seus produtos e serviços

Ter um bom serviço ou produto não é mais uma alternativa ou um diferencial, é algo imprescindível se você quiser que o seu negócio dê certo, sobretudo com o aumento da concorrência. Nesse caso, além de investir na qualidade do seu negócio, também é importante que você invista em melhorias contínuas.

Quando valorizamos a qualidade do produto ou serviço prestado e atendimento de excelência, a probabilidade da sua empresa alcançar sucesso é muito maior, já que os consumidores sabem diferenciar serviços de qualidade daqueles que não priorizam essa característica.

Agora que você já sabe como empreender do zero e o que deve fazer para conquistar suas metas, é hora de colocar a mão na massa. Seguindo nossas dicas, você terá grandes chances de ter um negócio de sucesso. Boa sorte!

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de seguir as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário