Franquia virtual: o que é e quais são as vantagens?
Entenda os 7 maiores desafios da migração de plataforma

Como divulgar produtos na internet se diferenciando da concorrência?

Publicado em: • Última Atualização:

Conquistar espaço em um mercado que se torna cada vez mais competitivo definitivamente é um grande desafio. Pois é justamente por isso que as empresas devem estar atentas às formas de divulgar produtos na internet, sempre procurando se diferenciar da concorrência para garantir a preferência dos clientes e alcançar o sucesso. Mas como divulgar um produto com excelência?

Neste post, vamos analisar o conceito de marketing de diferenciação, entendendo como ele deve ser explorado para transformar seu e-commerce em um sucesso de vendas. Acompanhe as nossas dicas e prepare-se para estar à frente de uma marca forte e diferenciada!

O que é o marketing de diferenciação?

Em um cenário totalmente desafiador, trabalhar com o marketing de diferenciação é uma forma de gestão muito promissora. Trata-se de um conceito que envolve um conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de uma marca com o intuito de posicioná-la como única no mercado.

O reconhecimento parte da força do diferente: diante de uma empresa que não tem concorrentes diretos, os clientes se tornam fiéis e a marca, cada vez mais forte!

O marketing de diferenciação pode se dar por diversos fatores: pela capacidade de inovação, pela forma de relacionamento com o cliente, pela qualidade do produto, pela assistência oferecida, entre outros. O importante é que a empresa conheça seus pontos fortes e trabalhe focada em sua divulgação, permitindo que a informação chegue ao público geral.

A diferenciação está ao lado da liderança no custo e do enfoque nas estratégias genéricas de Porter para que uma companhia se mantenha competitiva. Vale lembrar que o preço, apesar de influenciar a decisão do consumidor, não é a chave para diferenciar-se.

Uma empresa que se diferencia das demais é aquela que trabalha em prol de construir uma imagem de autoridade e credibilidade, fazendo com que os consumidores se tornem leais à marca e ela ganhe vantagens competitivas.

E como se diferenciar da concorrência?

A partir de agora, vamos analisar 10 estratégias que podem ajudá-lo a se diferenciar da concorrência. Confira a seguir nossas dicas para ganhar mais espaço no mercado!

1. Conheça detalhadamente o próprio negócio

O primeiro passo para que uma marca que busca diferenciação das concorrentes e quer saber como divulgar um produto com maior excelência deve ser conhecer e estudar o próprio negócio, identificando as características de operacionalização de cada setor, como marketing, publicidade, vendas, TI, relacionamento, atendimento e outros.

Conhecendo as particularidades do negócio, incluindo as atuais limitações, é possível elencar quais ações serão adotadas para diferenciar-se. Por exemplo, uma empresa com muitos concorrentes diretos não vai conseguir se diferenciar pela exclusividade. Essas questões devem ser avaliadas previamente para que a estratégia desenvolvida seja sólida e não esbarre nos primeiros desafios que surgirem.

2. Ofereça conteúdo relevante

Os clientes de hoje não estão mais dispostos a receber materiais de divulgação de forma indiscriminada, com foco apenas nas qualidades de um produto ou serviço. Pense bem: é muito fácil fechar um site, mudar de canal ou trocar de perfil nas redes sociais. De olho nessa nova realidade, as marcas precisam conquistar seus consumidores por outros caminhos. E é justamente aí que o marketing de conteúdo encontra espaço atualmente.

Os clientes estão muito mais exigentes e procuram marcas com as quais possam se conectar, a partir de uma identificação de valores ou mesmo por objetivos mais práticos.

Criar formas de manter o cliente informado, oferecendo conteúdo de qualidade e que possa ser usado no dia a dia, é uma maneira eficiente e simples de se diferenciar no mercado. Então invista em um blog ou mesmo em uma série de newsletters que possam realmente fazer a diferença na rotina dos clientes.

Também podem ser usados conteúdos ricos, como e-books, webinars, infográficos e outros. Por exemplo, se você comercializa smartphones, faça um gráfico comparativo dos modelos de maior saída, crie materiais que ensinam funcionalidades pouco conhecidos, entre outros.

3. Inove constantemente

É impossível pensar em diferenciação sem pensar em inovação. Entenda desde já: esses conceitos estão intimamente ligados. Hoje, nenhuma marca consegue se destacar da concorrência se não oferecer soluções inovadoras e surpreendentes para seus clientes.

Mas como colocar isso em prática na divulgação dos seus produtos na internet? Pois são vários os caminhos possíveis! Você só tem que conhecer a essência da empresa para traçar um plano adequado aos objetivos propostos.

Tenha em mente que a inovação pode começar até mesmo nos detalhes. Que tal apresentar seus produtos a partir de fotos que são completamente diferentes das imagens da concorrência? Experimente novos ângulos, teste alguns cenários, busque formas de valorizar o produto e encantar a clientela.

Não se esqueça: inovar deve ser uma preocupação constante e, portanto, não vale fazer uma melhoria e achar que já fez sua parte. Conhecer as tendências do mercado e do público-alvo é uma forma de manter-se atualizado e sempre propondo inovações que facilitem e melhorem a vida dos clientes.

4. Aplique a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta muito usada no mercado. A sigla vem do inglês representando Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A partir da análise desses fatores, a empresa deve se adaptar para minimizar as ameaças, como possíveis concorrentes que oferecem um serviço ou produto semelhante, e corrigir as fraquezas. O foco de sua atuação deve estar em comunicar e ampliar suas forças, aproveitando cada oportunidade de crescimento.

Mais uma vez, estamos falando da importância de a empresa se conhecer e conhecer a concorrência, o que torna muito mais fácil a elaboração de um planejamento estratégico focado em diferenciação. Para saber como divulgar um produto online é fundamental contar com as informações levantadas nessa análise!

5. Seja pioneiro

Ser diferente é fazer algo que ninguém nunca fez. E não é nada difícil fazer um link entre pioneirismo e diferenciação, não concorda? Quem sai na frente já é automaticamente diferenciado. Tudo isso vale também para o ambiente online!

Por isso, trabalhe constantemente para sair do lugar-comum, oferecendo um produto único, um serviço diferente, um atendimento incomparável. Tenha certeza que a concorrência vai tentar fazer igual, mas aí é que entra o detalhe: ser o pioneiro pode ser determinante para uma percepção positiva dos clientes.

O pioneirismo também envolve renovar o mix de produtos, fazendo o lançamento de novos produtos, conforme sejam identificadas as demandas do público-alvo. Essas campanhas devem começar antes mesmo da mercadoria estar disponível e deve explorar o senso de urgência e de necessidade do consumidor. Para lançar um novo produto atente-se aos sinais da audiência e também da concorrência.

6. Agregue valor ao produto

Ao contrário do que muita gente pensa, a diferenciação por preço nem sempre é a melhor saída. O cliente pode sim estar disposto a pagar um pouco mais, desde que receba um produto com maior valor agregado. Isso significa uma entrega mais veloz, um site mais organizado e simples de se navegar ou um suporte atencioso e disposto a esclarecer todas as suas dúvidas, por exemplo.

Toda a experiência do usuário deve ser levada em conta na criação do seu e-commerce. Não perca o foco: lembre-se de que as pessoas estão em busca de facilidade, praticidade e qualidade. Oferecendo tudo isso em uma plataforma bonita, organizada e eficiente você já terá muitos elementos para se destacar e conquistar o consumidor!

7. Interaja com o público

Os clientes estão em busca de marcas próximas, com as quais eles possam se reconhecer e identificar. E, claro, isso só é possível por meio de uma interação de qualidade. Afinal, quanto mais você conhece o seu público e suas necessidades, mais estará preparado para oferecer as melhores soluções.

Mantenha os canais de contato com o cliente abertos, seja via chat em seu e-commerce, e-mail de contato ou mesmo a partir de promoções que permitam que você colha informações relevantes sobre o público. Esteja sempre preparado para escutar e adaptar o seu negócio ao que seu cliente busca.

8. Use estratégias digitais

Cada vez mais as estratégias digitais das empresas têm influenciado a percepção dos clientes sobre as marcas e proporcionado diferenciação das concorrentes. Entretanto, é importante saber que praticamente todas as marcas estão adotando soluções online, o que faz com que a simples presença não seja o diferencial, mas sim ações sólidas e constantes.

Redes sociais

O uso das redes sociais, por exemplo, é imenso, entretanto, para reter a atenção do consumidor é preciso desenvolver ações para engajar e não apenas ter uma página sem atualizações.

O primeiro passo é escolher quais redes sociais são mais relevantes de acordo com o perfil do público-alvo, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest, LinkedIn e outras. Fazendo essa seleção corretamente já se garante que você está nos mesmos canais dos seus potenciais clientes e terá mais chances de impactá-los positivamente.

Em seguida devem ser desenvolvidos cronogramas com as publicações e ações que serão desenvolvidas, como concursos, lives e outras. Esses canais também devem ser usados para mídias pagas, aumentando as chances de vendas do negócio.

E-mail marketing

Outra estratégia digital fundamental é o e-mail marketing, mas não tem nenhuma relação com spam! Atualmente, as listas de contatos devem ser segmentadas de acordo com o histórico de interação e interesses apresentados pelos consumidores visando contatos mais personalizados e relevantes para eles.

É possível encaminhar e-mails com promoções, listas de produtos e descontos, mas invista também naqueles com conteúdos e chamadas para materiais que sejam interessantes para o consumidor.

9. Trabalhe com influenciadores

Atualmente, atuar conjuntamente com influenciadores passou a ser uma estratégia de como divulgar um produto com mais autoridade e relevância para o público-alvo. Para desenvolver essa ação, no entanto, é preciso analisar corretamente o cenário.

Inicialmente é preciso identificar quais influenciadores digitais são relevantes para a sua audiência, podendo ser de moda, comportamento, tecnologia e outros segmentos. O relacionamento com o influenciador deve ser profissional, nada de tentar comprar a opinião dele e sim conquistá-la para que ele veja como seu produto realmente beneficiaria a vida dos seguidores dele.

Para fortalecer esse relacionamento envie produtos e lançamentos para o influenciador, peça que ele teste e verifique a qualidade dos itens. Esse tipo de atuação pode gerar bons frutos e mostrar aos seus clientes que a marca realmente é diferenciada.

10. Desenvolva um programa de fidelidade

Para ter vantagens competitivas em relação a concorrência e conquistar a lealdade da clientela é preciso desenvolver ações pensando nela. Assim, um programa de fidelidade tem muito a agregar nas estratégias de divulgação dos produtos na internet, tornando-se mais relevante.

O objetivo do programa de fidelidade é apresentar materiais e vantagens exclusivas para os consumidores que continuam fieis à marca, portanto, crie regras claras de funcionamento e ofereça benefícios reais para os clientes.

Como colocar a diferenciação em prática?

Vimos algumas ideias de como divulgar um produto e se diferenciar da concorrência com solidez e estratégias claras, entretanto, para colocar essas soluções em prática é necessário algumas boas práticas relacionados à gestão e organização. Confira!

Faça o planejamento das estratégias

Um primeiro cuidado que deve ser tomado é que o marketing de diferenciação exige planejamento das estratégias e não apenas implementação de ações esporádicas e avulsas. Deve-se pensar na solução como um conjunto de práticas complementares.

Cada estratégia e investimento deve ter uma motivação e impactar de alguma forma os consumidores, como uma melhora no atendimento, uma otimização nos canais de relacionamento, um conteúdo mais rico etc.

Conheça bem sua audiência

Para que as ações sejam eficientes elas devem atender alguma necessidade do público-alvo ou facilitar a vida do comprador. Dessa forma, é imprescindível que a empresa conheça detalhadamente a audiência, compreendendo o perfil socioeconômico, os anseios, os objetivos ao realizar uma compra, as expectativas, o grau de envolvimento nas mídias digitais, as preferências e demais informações.

Conhecendo bem o público, a marca tem melhores condições de desenvolver ações que realmente proporcionem uma diferenciação em comparação com a concorrência, agregando valor ao cliente e melhorando a experiência de compra dele.

Defina seu processo de vendas

Para que o processo de vendas gere resultados permanentes ele deve ser muito claro tanto para os gestores, como para a equipe que realiza os processos e também para os consumidores.

Para isso, desenvolva ações pensando na pré-venda, na venda e no pós-venda. Uma boa experiência envolve essas três etapas e caso sua empresa só consiga se diferenciar em uma delas, apresentará menor relevância para o cliente que uma concorrente que consiga implementar soluções pensando nas três fases.

A verdade é que não existe uma receita de sucesso para divulgar produtos na internet. O importante é conhecer o público e traçar um plano para surpreendê-lo sempre, seja pelo atendimento, pela qualidade dos produtos ou pelas condições de compra incomparáveis.

É preciso ter em mente que o mercado demanda um grande esforço de diferenciação dos empreendedores que buscam o sucesso e saber como divulgar um produto é essencial nesse processo. Por isso, é fundamental estar atento às tendências e possibilidades de inovação e desenvolvimento do e-commerce.

Para ficar por dentro de notícias atuais e relevantes sobre como divulgar produtos na internet e muitos outros aspectos relacionados ao e-commerce, assine nossa newsletter agora mesmo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como divulgar produtos na internet se diferenciando da concorrência?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *