Como divulgar produtos na internet se diferenciando da concorrência?

Conquistar espaço em um mercado que se torna cada vez mais competitivo definitivamente é um grande desafio. Pois é justamente por isso que as empresas devem estar atentas às formas de divulgar produtos na internet, sempre procurando se diferenciar da concorrência para garantir a preferência dos clientes e alcançar o sucesso. Mas como?

Neste post, vamos analisar o conceito de marketing de diferenciação, entendendo como ele deve ser explorado para transformar seu e-commerce em sucesso de vendas. Acompanhe as nossas dicas e se prepare para estar à frente de uma marca forte e diferenciada!

O que é o marketing de diferenciação?

Em um cenário totalmente desafiador, trabalhar com o marketing de diferenciação é uma forma de gestão muito promissora. Trata-se de um conceito que envolve um conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de uma marca com o intuito de posicioná-la como única no mercado. O reconhecimento parte da força do diferente: diante de uma empresa que não tem concorrentes diretos, os clientes se tornam fiéis e a empresa, cada vez mais forte!

O marketing de diferenciação pode se dar por diversos fatores: pela capacidade de inovação, pela forma de relacionamento com o cliente, pela qualidade do produto, entre outros. O importante é que a empresa conheça seus pontos fortes e trabalhe focada em sua divulgação, permitindo que a informação chegue ao público geral.

E como se diferenciar da concorrência?

A partir de agora, vamos analisar 6 estratégias que podem ajudá-lo a se diferenciar da concorrência. Lembre-se: antes de mais nada, é fundamental conhecer o negócio, com seus diferenciais e as expectativas do público. Depois, basta seguir nossas dicas para ganhar mais espaço no mercado!

1. Ofereça conteúdo relevante

Os clientes de hoje não estão mais dispostos a receber materiais de divulgação de forma indiscriminada, com foco apenas nas qualidades de um produto ou serviço. Pense bem: é muito fácil fechar um site, mudar de canal ou trocar de perfil nas redes sociais. De olho nessa nova realidade, as marcas precisam conquistar seus consumidores por outros caminhos. E é justamente aí que o marketing de conteúdo encontra seu espaço atualmente.

Os clientes estão muito mais exigentes e procuram marcas com as quais possam se conectar, a partir de uma identificação de valores ou mesmo por objetivos mais práticos. Criar formas de manter seu cliente informado, oferecendo conteúdo de qualidade e que possa ser usado em seu dia a dia, é uma maneira eficiente e simples de se diferenciar no mercado. Então invista em um blog ou mesmo em uma série de newsletters que possam realmente fazer a diferença na rotina de seus clientes!

2. Inove constantemente

É impossível pensar em diferenciação sem pensar em inovação. Entenda desde já: esses conceitos estão intimamente ligados. Hoje, nenhuma marca consegue se destacar da concorrência se não oferecer soluções inovadoras e surpreendentes para seus clientes. Mas como colocar isso em prática na divulgação dos seus produtos na internet? Pois são vários os caminhos possíveis! Você só tem que conhecer a essência da empresa para traçar um plano adequado a seus objetivos.

Tenha em mente que a inovação pode começar até mesmo nos detalhes. Que tal apresentar seus produtos a partir de fotos que são completamente diferentes das imagens da concorrência? Experimente novos ângulos, teste alguns cenários, busque formas de valorizar seu produto e encantar a clientela. Não se esqueça: inovar deve ser uma preocupação constante.

3. Aplique a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta muito usada no mercado. A sigla vem do inglês representando Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A partir da análise desses fatores, a empresa deve se adaptar para minimizar as ameaças, como possíveis concorrentes que oferecem um serviço ou produto semelhante, e corrigir as fraquezas. O foco de sua atuação deve estar em comunicar e ampliar suas forças, aproveitando cada oportunidade de crescimento.

Mais uma vez, estamos falando da importância de a empresa se conhecer e conhecer a concorrência, o que torna muito mais fácil a elaboração de um planejamento estratégico focado em diferenciação. E a divulgação de produtos online pode se beneficiar bastante dessa análise!

4. Procure ser pioneiro

Ser diferente é fazer algo que ninguém nunca fez. E não é nada difícil fazer um link entre pioneirismo e diferenciação, não concorda? Quem sai na frente já é automaticamente diferenciado. Tudo isso vale também para o ambiente online!

Por isso, trabalhe constantemente para sair do lugar-comum, oferecendo um produto único, um serviço diferente, um atendimento incomparável. E pode ter certeza que a concorrência vai tentar fazer igual. Mas aí é que entra o detalhe: ser o pioneiro pode ser determinante para uma percepção positiva dos clientes.

5. Agregue valor ao produto

Ao contrário do que muita gente pensa, a diferenciação por preço nem sempre é a melhor saída. O cliente pode sim estar disposto a pagar um pouco mais, desde que receba um produto com maior valor agregado. Isso significa uma entrega mais veloz, um site mais organizado e simples de se navegar ou um suporte atencioso e disposto a esclarecer todas as suas dúvidas, por exemplo.

Toda a experiência do usuário deve ser levada em conta na criação do seu e-commerce. Não perca o foco: lembre-se de que as pessoas estão em busca de facilidade, praticidade e qualidade. Oferecendo tudo isso em uma plataforma bonita, organizada e eficiente, você já tem muitos elementos para se destacar e conquistar o consumidor!

6. Interaja com o público

Os clientes estão em busca de marcas próximas, com as quais eles possam se reconhecer e identificar. E, claro, isso só é possível por meio de uma interação de qualidade. Afinal, quanto mais você conhece o seu público e suas necessidades, mais estará preparado para oferecer as melhores soluções.

Mantenha os canais de contato com o cliente abertos, seja via chat em seu e-commerce, e-mail de contato ou mesmo a partir de promoções que permitam que você colha informações relevantes sobre o público. Esteja sempre preparado para escutar e para adaptar o seu negócio ao que seu cliente busca.

A verdade é que não existe uma receita de sucesso para divulgar produtos na internet. O importante é conhecer o seu público e traçar um plano para surpreendê-lo sempre, seja pelo atendimento, pela qualidade dos produtos ou pelas condições de compra incomparáveis. É preciso ter em mente que o mercado demanda um grande esforço de diferenciação dos empreendedores que buscam o sucesso. Por isso, é fundamental estar atento às tendências e possibilidades de inovação e desenvolvimento.

Para ficar por dentro de notícias atuais e relevantes sobre como divulgar produtos na internet e muitos outros aspectos relacionados ao e-commerce, siga nossos perfis nas redes sociais!

 

 

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

Baixe grátis nosso ebook: 

SEO para E-commerce - Sua loja no topo do Google

Cadastre-se e receba nosso ebook de forma gratuita e aprenda como melhorar seu rankeamento no Google e aumentar significativamente suas vendas.

Cadastro realizado com sucesso!

Clique no botão abaixo para fazer o download do ebook!