Como criar uma página no Facebook e como usá-la de forma assertiva?

Como criar uma página no Facebook para atingir os objetivos da sua empresa? Essa é a rede social mais usada no Brasil, […]

Como criar uma página no Facebook para atingir os objetivos da sua empresa? Essa é a rede social mais usada no Brasil, de acordo com relatório de outubro de 2020, produzido em parceria entre We Are Social e Hootsuite. São 130 milhões de contas ativas no país. A rede social também tem a primeira posição no ranking global, com 2,7 bilhões de contas.

Usar o Facebook de maneira assertiva possibilita resultados como o aumento das vendas, a análise de resultados frente à concorrência e a obtenção de dados sobre o seu público. Para atingir os propósitos da sua organização, é essencial usar bem os recursos dessa mídia social e delimitar um plano de crescimento da página.

A seguir, explicamos como colocar uma página do Facebook no ar e trazemos dicas de como usar a rede social. Confira!

Como criar uma página no Facebook

As páginas do Facebook precisam ser gerenciadas por um perfil. Por isso, caso você ainda não tenha, será necessário acessar a rede social e clicar em “Criar nova conta”. Em seguida, você deve fazer o cadastro com nome, celular ou e-mail, data de nascimento e senha. Depois, é só escolher a opção “Cadastre-se” e continuar.

Ao acessar a página inicial, selecione o botão “Criar” no canto direito, indicado com o símbolo “+”, e clique em “Página”. Em seguida, você deve incluir o nome da página, a categoria e a descrição. É possível ainda adicionar as fotos de perfil e de capa da página. Ainda dá para acrescentar informações, como número de telefone, site e endereço.

Agora, é só começar a criar as publicações para a sua página. Você pode postar vídeos, fotos, divulgar eventos e ofertas. É importante elaborar um calendário de postagens baseado em uma estratégia de marketing para o crescimento da sua página e o impulsionamento das vendas.

Dicas para usar o Facebook com assertividade

A seguir, separamos algumas recomendações para utilizar o Facebook com uma estratégia definida e obter mais sucesso.

Escolha boas fotos de perfil e capa

As imagens escolhidas devem dar identidade à sua página e diferenciá-la em relação às demais. Por isso, escolha fotos com boa resolução e tamanho adequado ao perfil e à capa. Selecione a logo da sua marca para a foto de perfil e, para a capa, use uma imagem com uma mensagem que traduza o conceito da sua marca.

A foto de capa também pode ser utilizada para anunciar eventos importantes da sua empresa. É interessante manter essa imagem sempre atualizada, para demonstrar que a sua página está em constante renovação. Também é recomendado definir uma paleta de cores para as fotos de perfil e capa, de modo a criar um efeito de conformidade.

Personalize a URL

A personalização da sua URL pode deixar a sua página mais atrativa e fazer com que seja mais facilmente encontrada pelo público com interesse na sua marca. Para personalizar, basta ir até “Gerenciar página” e clicar em “Mais”. Selecione a opção “Sobre” e, em seguida, “Editar informações sobre a página”.

No campo destinado ao nome do usuário, você deve escrever a sua URL personalizada. O próprio Facebook fornece recomendações sobre a criação dessa URL. Os nomes de usuário da rede social devem ser formados somente por letras, números e pontos. Não é permitido utilizar termos genéricos como “.com”.

Além disso, os nomes de usuário também devem ter, no mínimo, cinco caracteres. Os pontos não podem ser utilizados apenas para diferenciar nomes homônimos de usuário. Portanto, nomes como “andre.silva11” e “andresilva.11” são considerados o mesmo nome de usuário.

Utilize gatilhos mentais nas legendas

Uma boa forma de provocar melhores resultados com as publicações é caprichar na escolha das legendas. Você pode usar gatilhos mentais para estimular as ações dos usuários. Os gatilhos são decisões que tomamos sem perceber, e podem ser utilizados como uma maneira de persuadir o público.

Um exemplo é o gatilho da exclusividade. Se você criar um cupom de desconto destinado apenas aos seguidores, dará a impressão de que eles terão um privilégio que os outros não têm. Isso pode ajudar para que os usuários continuem seguindo a página e aguardem mais ofertas.

Faça enquetes ao vivo

Uma forma de aumentar a interação com os seus seguidores é realizar enquetes enquanto duram as transmissões ao vivo. Dessa forma, os usuários também podem, além de curtir, fazer uso das reações, que são mais relevantes. O algoritmo do Facebook considera que as páginas que conquistam mais reações devem ser priorizadas na timeline.

Ainda que as reações sejam de tristeza ou de raiva, o algoritmo da rede social avalia com o mesmo peso. Para o Facebook, as reações significam que os usuários se esforçaram mais para demonstrar que estão envolvidos com o conteúdo. Com as reações, você ainda pode colher dados para saber que maneira um assunto impacta a audiência.

Por que criar uma página no Facebook contribui para aumentar as vendas

Usar bem o Facebook contribui para aproximar a sua marca do público. Ao escolher uma estratégia de marketing bem direcionada, você pode atingir uma audiência segmentada, de maior afinidade com o seu conteúdo. É possível usar a rede social para ampliar o alcance da sua empresa e fidelizar os clientes.

Ter uma página no Facebook também é importante para conquistar o objetivo de analisar os resultados da sua empresa em relação aos concorrentes. Com o auxílio de ferramentas de monitoramento, você pode colher dados sobre as conversas que giram em torno da sua empresa e planejar melhor as postagens.

Também é necessário definir uma estratégia clara, alinhada com as necessidades da sua organização, para conquistar a venda de produtos e serviços por meio do Facebook. Você pode definir a meta de identificar a sua base de fãs conforme dados demográficos, como a idade, o gênero e a localização, para vender mais.

Ainda, é importante elaborar publicações que não sejam apenas sobre as novidades e promoções da sua empresa. Além desse conteúdo estritamente comercial, é interessante apostar em publicações que mostram o dia a dia da sua organização. O conteúdo também pode passar por notícias sobre o setor e dados úteis para o público.

Com base no que foi apresentado, você entendeu que usar o Facebook com assertividade contribui para obter dados sobre a audiência, analisar resultados em relação aos concorrentes e ainda vender mais. Para isso, é essencial apostar nas ferramentas da rede social, ao desenvolver uma estratégia de crescimento para a página.

Agora que você aprendeu como criar uma página no Facebook, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário