Pesquisar
Close this search box.

Como criar um filtro no Instagram e interagir com os seguidores

Resumidamente, podemos dizer que são 5 passos no total, para que você consiga efetivamente criar o seu próprio filtro no Instagram: você precisa instalar o Spark AR Studio, criar um projeto, exportar o filtro criado, fazer configurações do filtro e depois é só publicar nos Stories e engajar com seu público.
a imagem mostra uma pessoa com o celular na mão filmando alguns objetos. Aparentemente ela está usando um filtro do Instagram.

Principais tópicos

Se você é um assíduo frequentador das redes sociais, definitivamente já deve estar mais do que acostumado com os incríveis e variados efeitos utilizados nos Stories do Instagram

Conhecidos como filtros, esses efeitos levam esse nome justamente por alterarem durante o vídeo ou fotografia, o rosto do usuário, levando a situações bem interessantes e curiosas.

Os efeitos são muito diversos, indo desde mudanças na cor dos cabelos, dos olhos, cor de pele, até mesmo a transformação completa da pessoa em algum personagem de ficção! 

As coisas podem ir até mesmo mais longe com a presença de jogos e outras dinâmicas interativas por ali, surpreendente, não é mesmo?

Mas no fim das contas, você sabia que é possível você mesmo criar um filtro no Instagram? 

E, além disso, sabia que isso pode ajudar você e a sua empresa a impulsionar a sua marca? 

Eu sei que as coisas podem parecer um pouco desconexas, mas você vai se surpreender com o quão útil isso pode ser!

Então se prepare e continue com a gente para descobrir mais sobre como fazer o seu próprio filtro de Instagram!

Por que criar filtros no Instagram?

Antes de seguirmos, que tal discutirmos um pouco sobre o porquê você deveria criar o seu próprio filtro de Instagram? 

Afinal de contas, não será nenhum absurdo se você, empreendedor, que trabalha pesado durante a semana se dedicando ao seu e-commerce, ter a impressão, pelo menos num primeiro momento, de que não tem porque gastar seu tempo fazendo isso.

É claro que o dia a dia de todos nós é bem corrido, e por isso, temos que saber gastar nosso tempo e dedicação da forma mais eficiente possível, e é por isso que isso pode ser uma boa ideia. 

Ficou confuso? Calma que vamos te explicar!

A criação, e também utilização do seu próprio filtro do Instagram pode ter um efeito extremamente poderoso e eficiente com o seu próprio público. 

Utilizando eles, é possível interagir e também se aproximar dessas pessoas, melhorando a imagem da sua empresa com o público, e tornando-a mais simpática, o que vai reduzir a sua rejeição.

Além disso, essa interação pode realmente gerar uma melhora no engajamento da sua página, uma vez que o público vai se entreter mais com o seu portal. 

Essa abordagem mais descontraída e leve, irá humanizar a sua marca, e ajudar inclusive no seu alcance.

Uma vez que outras pessoas também devem gravar Stories com o seu filtro, o que vai levar a sua empresa para ainda mais pessoas dentro da rede social.

Todos esses elementos tendem a facilitar a sua estratégia nas redes sociais, uma vez que o seu negócio acaba conquistando um espaço ali dentro. 

Mas lembre-se, tudo isso deve vir acompanhado de muito estudo e análise sobre público-alvo, persona, e os segmentos que você deseja atingir, do contrário, as coisas podem nem chegar perto de dar certo.

Como criar um filtro no Instagram em 5 passos?

Aposto que após termos listado tantas vantagens e motivos para você investir seu tempo em entender como criar o seu filtro de Instagram, você ficou no mínimo curioso.

Os benefícios são muitos, e no fim, podem dar uma grande ajuda nas suas vendas, não é mesmo?

A tarefa de criar o seu próprio filtro não é nada impossível, mas pedirá de você um pouco de dedicação para conseguir realizá-la. Mas pode ficar tranquilo que preparamos um passo a passo para você, com o intuito de deixar as coisas bem mais fáceis!

Resumidamente, podemos dizer que são 5 passos no total, para que você consiga efetivamente criar o seu próprio filtro.

São eles:

  • Instalar o Spark AR Studio;
  • Criar um novo projeto;
  • Exportar o filtro criado;
  • Fazer configurações do filtro;
  • Publicar nos Stories.

Olhando assim, essas 5 etapas parecem fáceis de fazer, não é mesmo? 

Mas convenhamos que ainda não demos muitos detalhes de como cada uma das etapas deve ser conduzida, o que pode deixar muita gente confusa.

Por isso, decidimos explicar um por um, detalhadamente, para que você entenda bem todos os passos!

Ficou curioso? Então bora nessa com a gente!

Instale o Spark AR Studio

Para se criar um filtro, antes de tudo, é necessário ter em mãos a ferramenta correta para essa tarefa, que no caso, é o Spark AR Studio

É justamente com esse aplicativo que você conseguirá construir do zero o seu próprio efeito para os Stories do Instagram, e por isso, o primeiro passo é instalá-lo.

O aplicativo está disponível apenas na versão em inglês até o momento, e pode ser adquirido, de maneira totalmente gratuita, tanto para Mac, quanto para Windows. 

Já com o programa instalado, o passo seguinte é realizar o login dentro do app, o que pode ser feito por meio da sua conta no Facebook.

Crie um novo projeto

Depois de logar com o seu Facebook, é chegada a hora de iniciarmos o tão aguardado processo de criação do seu próprio filtro de Instagram. 

O aplicativo disponibiliza uma série de opções de modelos personalizáveis de experiências com realidade aumentada, que após todas as etapas resultarão no nosso efeito.

Todas essas opções são divididas em duas categorias principais, sendo elas a “Sharing Experience”, voltada para a dinâmica de vídeos curtos e compartilhamento por meio dos Stories, e a “Vídeo Calling Experience” utilizada para efeitos que duram uma chamada de vídeo inteira.

Sendo assim, é fundamental escolher bem o modelo que você deseja produzir, antes de entrar na sua etapa mais criativa. 

Agora, que tal falarmos um pouco mais sobre o processo criativo do seu filtro? 

Então continue com a gente para saber mais!

Criando o projeto

Iniciando a criação do seu projeto, o primeiro passo deve ser procurar e clicar em um botão azul, onde estará escrito “Create Project” (criar projeto), que estará localizado no canto inferior direito. 

Feito isso, você deverá ir até o canto superior esquerdo, e clicar na opção “Scene”, que disponibilizará para você os recursos para a criação do efeito.

Com o botão “Scene” selecionado, você deve buscar pela opção “Add Object”, que possivelmente se encontra do lado esquerdo da sua tela. 

Quando você tiver clicado nessa opção, uma nova janela aparecerá para você, e então você deverá selecionar a ferramenta chamada de “Face Tracker”, para então inseri-la no seu projeto, clicando no botão “Insert”.

Se você prestar atenção, após ter feito esse procedimento, o “Face Tracker” aparecerá sempre nas opções do “Scene”, no canto esquerdo da sua tela. 

Com isso, o passo seguinte é clicar com o botão direito nessa ferramenta, para aparecer a opção “Add”, na qual você também deve clicar, para em seguida, adicionar a opção “Plane”.

Feito isso, você deve se direcionar agora até o canto inferior esquerdo da tela, onde você deve procurar pela “Add Assef”, para então selecionar a opção “Material”.

Com essas etapas concluídas, é chegada a hora mais aguardada da criação de um filtro do Instagram, o momento de pôr a sua criatividade em prática. 

Agora, você deve inserir no aplicativo aquilo que você deseja que apareça no seu filtro, podendo ser desde palavras ou frases, até símbolos, desenhos, ou outros tipos de imagens.

A única observação importante a ser feita, é que essa arte deve ser importada do seu próprio computador. 

Para fazer isso, além de possuir a arte salva, você deve clicar em “Add Assef”, e depois ir até “Import From Computer”, para então realizar a importação do seu computador.

Com a arte já importada para dentro do programa, agora você deverá selecionar a opção “Material”, e logo em seguida “Texture”, que estará localizada no canto direito da tela. 

Feito isso, clique na opção “Choose File”, e então você verá a arte que você havia selecionado antes, precisando apenas escolhê-la agora.

Caso tenha editado a imagem em algum programa como o Photoshop ou o Lightroom, recomendamos que você vincule todo o material adicionado a arte. 

Para fazer isso, vá à opção “Scene”, seguida pela “Plane”, para concluir na “Material”.

Para manter a arte fixa na posição desejada, basta ir até a opção “Position” e alterar seus números, deixando a mesma onde você gostaria. 

Com a opção “Scale”, você consegue alterar o tamanho da imagem, substituindo os números para que ela fique maior ou menor.

Precisando de uma ajudinha para criar as peças para divulgar seu e-commerce?

Aprenda aqui como usar o Canva!

Exporte o filtro criado para o Instagram

Se você estava pensando que após criar a imagem e o filtro desejado, a sua missão já estava completa, saiba que você estava muito enganado! 

Existem ainda algumas etapas que precisam ser completadas para que você consiga criar o filtro para o seu e-commerce, e começar a utilizá-lo no Instagram! 

Já parou para pensar em quanto engajamento isso iria gerar? 

Deu até um ânimo a mais né? Então chega de enrolação, e vamos nessa!

Por mais que você já tenha conseguido criar o filtro, e ele esteja funcionando perfeitamente bem dentro do aplicativo, existe uma etapa muito importante que não pode ser deixada de lado. 

Essa etapa é a de fazer com que o filtro chegue até o Instagram, e possa ser utilizado dentro da rede social.

Para que isso seja possível, é importantíssimo que você exporte o filtro para lá, e é isso que vamos te explicar. 

Para conseguir exportar o filtro para o Instagram, você deve acessar o Spark AR Studio, ir até o canto inferior esquerdo da sua página, e clicar no ícone que possui uma seta apontando para cima.

Quando você apertar esse botão, aparecerá uma nova tela, que possuirá as informações de exportação em verde. Nesse ponto, basta aguardar a finalização do carregamento, e então apertar o botão “Export”.

Com a exportação concluída, uma nova opção chamada “Open Spark AR Hub” aparecerá para você, que nada mais é do que a plataforma do Facebook que fará a ponte entre a ferramenta e o Instagram. 

Já nessa ferramenta, aperte o botão azul e você será redirecionado para a sua página do aplicativo.

Faça a configuração do filtro

Agora, nós estamos começando a configurar o nosso filtro, terminado o carregamento da página da plataforma Spark AR Hub, basta clicar em “Carregar efeito”, e depois em “Começar”.

A partir desse momento, é muito importante que você saiba que pelo menos até esse momento, não é possível configurar o mesmo filtro no Instagram e no Facebook simultaneamente. 

Isso significa que você terá que escolher uma das duas redes sociais para colocar o seu filtro, que no nosso caso, será o Instagram.

Tendo realizado essa escolha, e com o Instagram já selecionado, você deverá renomear o filtro, e marcar se ele está sendo promovido por alguma marca em específico. 

Vale lembrar, que nesse caso, poderia ser o seu próprio e-commerce, caso você desejasse.

Depois disso, agora só falta adicionar a miniatura do seu filtro, criando uma e depois carregando o arquivo. 

Vale lembrar que existem algumas regras a serem seguidas pela miniatura, então é bom se informar sobre todas para evitar surpresas na hora de aguardar a aprovação do seu filtro.

Leia com bastante atenção os critérios de aceitação para garantir que não tenha nada no seu filtro que possa fazer com que ele não seja aceito posteriormente.

Clicando em “Carregar e continuar” o seu filtro será enviado, e então será analisado pela plataforma, que deverá aprová-lo ou não.

Publique o filtro nos Stories

Agora chegou à parte mais esperada por todos que criam os seus próprios filtros, e acho que no seu caso não é exceção, o momento de finalmente publicar um Stories com ele.

Após a conclusão da análise feita pela plataforma, você deverá receber um e-mail, que lhe informará a decisão final da empresa.

Com o filtro tendo sido aprovado, bastará acessar a área de filtros do Instagram, e começar a gravar os seus próprios Stories para divulgar o seu filtro!

Enfim, como criar um filtro no Instagram é uma dúvida bem comum, apesar de ser bem mais simples de fazer do que aparenta, desde que se conheça bem as ferramentas usadas. 

Com o filtro pronto, utilizá-lo pode ser de grande ajuda para impulsionar os seus negócios, mas lembre-se sempre de se atentar primeiro ao seu público, antes de sair fazendo algo que pode não render o esperado.

Viu só como um filtro no Instagram pode ser um diferencial da sua marca, produto ou serviço?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os filtros, que entender quais são os melhores horários para postar no Instagram.

Conteúdos que podem te interessar:

Algoritmo do Instagram: como dominar para alcançar mais pessoas
➡ Conteúdo para Instagram: 15 Ideias que vão te ajudar a turbinar sua presença nas redes
➡ Tamanho de imagens para Instagram: um guia para suas postagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!