Saiba como um comerciante local pode expandir seu negócio
Fim do E-Sedex: Entenda o que muda para as lojas virtuais

Saiba como criar sua loja virtual sem gastar muito e ter sucesso

Publicado em: • Última Atualização:

Garantir os benefícios de quem tem seu próprio negócio é um sonho quase universal, não é mesmo? E a boa notícia é que, com o sucesso cada vez maior das lojas virtuais, o caminho até alcançar esse objetivo ficou mais curto. Graças à tecnologia, ao desenvolvimento do mercado e às estratégias especificamente pensadas para esse meio, essa tarefa se tornou bem mais rápida e simples.

Você tem o pé atrás? Pensa que criar loja virtual parece sinônimo de altos investimentos financeiros e um esforço além da média? Acha que é simplesmente impossível investir pouco e, ainda assim, garantir sucesso e um bom retorno para o e-commerce? Pois chegou a hora de repensar seus conceitos.

Saiba desde já: existem ferramentas e sites que ajudam (e muito) na criação e no gerenciamento de negócios virtuais. Pronto para começar com o pé direito? Então confira a seguir alguns dos fatores que realmente fazem a diferença na hora de criar sua loja virtual!

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas de como começar uma loja virtual:

 

Faça um bom planejamento

Sem dúvida, o primeiro fator a ser considerado para criar loja virtual é um bom trabalho de planejamento. Conhecer sua empresa a fundo assegura que futuras modificações sejam feitas de uma forma muito mais prática, além de ajudar a lidar adequadamente com eventuais problemas desde o início! Acredite: esse é um passo certeiro para controlar o desenvolvimento da loja.

Comece por um estudo do mercado em que você pretende atuar, o nicho que quer atender. Pesquise lojas semelhantes, além de produtos e serviços com grande demanda. Confira o que já está saturado no mercado e como é a interação dos consumidores nas redes sociais. Consulte também os principais motores de busca para saber o que está em alta e o que está surgindo como tendência. Atente ainda para as questões jurídicas envolvendo a formalização da sua empresa.

Defina os objetivos do negócio e se responsabilize por oferecer a melhor entrega possível e, claro, os melhores produtos. Lembre-se de que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente! Por fim, cuide também das finanças, apostando em um planejamento completo nessa área, bem como em sistemas de gerenciamento online para controlar os gastos — incluindo custos com a plataforma, despesas tributárias e assim por diante.

Escolha o produto

Paralelamente à análise do nicho está a escolha do que efetivamente será vendido. Esse passo é importantíssimo, pois orientará toda a estratégia de divulgação e organização do e-commerce. Por mais que pareça básico, temos que reforçar: independentemente se você vai desenvolver um produto do zero ou comprá-lo de algum fornecedor, tê-lo em estoque ou rapidamente acessível é primordial para o andamento do negócio.

Tenha em mente que essa renovação deve ser constante. Esse pode ser o grande diferencial da sua loja virtual, aquilo que vai garantir o sucesso das vendas e promover uma melhor experiência para os usuários.

Capriche na loja virtual

Mas atenção: pouco adianta garantir a qualidade do serviço e deixar de cuidar da cara da sua loja! Assim como nas lojas físicas, a identidade visual, o layout e a estética em si fazem sim toda a diferença para atrair clientes e assegurar o reconhecimento da marca.

E a falta de conhecimento em tecnologia e design não é mais desculpa, viu? Atualmente, sites especializados possibilitam o acesso a templates prontinhos de forma gratuita ou paga. O melhor é que muitas dessas lojas prontas podem ser totalmente customizadas, de acordo com a identidade e as necessidades do e-commerce.

Nesse quesito, você deve levar em conta que, além de apresentar os produtos de forma clara e informativa, com descrições e imagens realistas, a plataforma deve estar preparada para ser acessada por qualquer meio eletrônico. Hoje em dia, deixar a responsividade de lado é um tiro certo no pé.

Invista em marketplaces

A verdade é que o lançamento de qualquer negócio no meio virtual pode apresentar vários obstáculos. Então vamos analisar rapidamente um possível problema: e se o ranqueamento da sua loja for ruim nos principais buscadores, restringindo o volume de visitas?

Já ouviu dizer que para tudo dá-se um jeito? Pois essa máxima funciona muito bem aqui. E o jeito, no caso, pode ser a integração com um marketplace! Principalmente no início, quando você não tem uma audiência e ainda está tentando colocar tudo em ordem, essa ação pode ser bastante vantajosa, inserindo sua loja no mercado. Depois, com avanço das vendas e reconhecimento da marca, você pode se dedicar integralmente a seu domínio.

Promova seu negócio

Outra grande facilidade trazida pela tecnologia é a divulgação inteligente, mais eficaz e muito mais barata. Pensadas e executadas da maneira certa, estratégias de marketing (especialmente de marketing digital) são capazes de colocar seu e-commerce em evidência e captar os clientes certos.

Como a criação de uma loja virtual envolve o lançamento de uma plataforma desconhecida e, até então, sem credibilidade, a divulgação precisa entrar em cena para potencializar o alcance. Algumas alternativas são links patrocinados, disparo de campanhas de e-mail marketing, produção de conteúdos relevantes e anúncios pagos em redes sociais.

Para economizar, foque na busca orgânica, atentando para palavras-chave que podem estar relacionadas a seus produtos. Estabeleça táticas de SEO para conseguir um melhor ranqueamento, invista no conteúdo a ser divulgado, conquiste direcionamento de links de outras fontes para seu negócio e faça uma análise criteriosa da sua página, adequando os elementos de acordo com os critérios usados pelos motores de busca.

Também vale lembrar, claro, do relacionamento com o cliente. A plataforma e as redes sociais, por exemplo, devem funcionar como canais de comunicação entre a loja e o consumidor final. Por ali você pode esclarecer dúvidas, resolver problemas e receber avaliações. Que tal apostar em chats na própria loja? Só não se esqueça de que o acompanhamento desses meios deve ser constante, ok?

Foque na segurança e no pagamento

A impressão que tem é que contratar sistemas de segurança e formas de pagamento representa um gasto para seu negócio? Nada disso! Entenda desde já: essas providências não apenas são imprescindíveis como são verdadeiros investimentos para seu e-commerce.

Sistemas antifraude e outros componentes que oferecem segurança ao cliente são fundamentais para aumentar a confiança geral em sua loja virtual. Guarde esses nomes: Secure Socket Layer (SSL) e Scan de Aplicação e IP. Esses sistemas podem proteger tanto as informações do próprio site como os dados cadastrais do cliente, trabalhando em prol de todos.

Já as formas de pagamento estão cada vez mais variadas e permitindo diversas condições de parcelamento e desconto. Hoje há sistemas intermediadores, como PayPal e PagSeguro, que viabilizam transações online em diversas bandeiras, assegurando a efetivação dos pagamentos. Mas há também as formas diretas, como o boleto e o depósito bancário.

Em relação a esse ponto, a principal dica que podemos dar é: compare as taxas cobradas e pense nas demandas do público. Se for possível, ofereça o máximo de opções para não perder vendas por pura falta de alternativa.

Pense no frete

Uma boa logística pode ser responsável pela maior redução de gastos, sabia? Sem contar que esse é um fator primordial para conquistar e fidelizar mais clientes. Então aqui vai nossa dica de ouro: sejam os Correios ou transportadoras, procure a melhor alternativa para seu caso específico.

A avaliação de cada um deve contar com análise da qualidade do frete, fator que garante (ou não) a compra, além do prazo de entrega e da possibilidade de contar com alguns recursos que agregam valor ao processo, como rastreamento do pedido.

Agora você já tem uma checklist básica para ajudar na criação da sua loja virtual. Até aí tudo bem. Mas como efetivamente colocar tudo isso em prática? Conheça a Tray, empresa especializada em e-commerces que oferece o suporte e a estrutura para você transformar sonho em realidade.

Desenvolvemos uma série de aplicativos, recursos e novidades que permitem a criação de qualquer loja no meio digital. Especialmente para garantir redução de custos, conheça o Tray Frete Fácil, que reduz em até 40% o valor do frete em comparação ao preço cobrado diretamente pelos Correios, e o Tray Checkout, nossa solução de pagamento que permite que toda a transação seja feita na sua loja, com condições de parcelamento e sem risco de chargeback. Aproveite para conhecer também o Bling, sistema prático e fácil para gerenciar sua empresa. E olha que tem mais!

Também viabilizamos a integração com os maiores marketplaces do Brasil, bem como com as redes sociais. Como se não bastasse, disponibilizamos ainda uma loja de temas com diversas opções de customização! E aí, ficou interessado? Entre em contato para saber mais sobre nossos planos e serviços!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como criar sua loja virtual sem gastar muito e ter sucesso
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.