O que é conteúdo duplicado, como identificá-lo e eliminá-lo?
Confira quais são os 4 melhores canais de venda online

Entenda como criar uma proposta de valor única para sua loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Diante do mercado de e-commerce intensamente competitivo, para se tornar um grande empreendedor e ter sucesso nos negócios, é necessário, em primeiro lugar: diferenciar-se de seus concorrentes e oferecer aos consumidores algo único que o diferencie.

Neste contexto, o empreendedor precisa estar por dentro de diversos conceitos, dentre eles o que é a proposta de valor – um elemento do marketing responsável por determinar a relevância de uma marca para o público.

Em geral, a proposta de valor representa a maneira como uma organização se diferencia dos seus concorrentes, sendo o motivo pelo qual os clientes consomem o seu produto ou serviço, e não o do concorrente. No entanto, existem outras diversas informações importantes a respeito desse conceito.

Quer saber de fato o que é uma proposta de valor e como criar uma para seu e-commerce? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

O que é e para que serve uma proposta de valor?

As propostas de valor são afirmações de benefícios que são entregues por uma organização ao seu público, como clientes, colaboradores e fornecedores. Em outras palavras, trata-se de uma mensagem clara e direta para seus clientes, em que é explicado o motivo pelo qual eles deveriam escolher uma empresa em vez de seus concorrentes. Ou seja, é uma forma de convencer seus clientes a comprarem de sua loja exatamente o que eles precisam.

Tal valor representa os benefícios entregues pela organização, baseado em uma relação direta no modo como os produtos e serviços foram oferecidos e acondicionados para atender às necessidades dos consumidores.

Uma boa proposta de valor ajudará você a se destacar da concorrência e aumentar a capacidade de gerar engajamento em pessoas interessadas em sua empresa, o que se traduz em um aumento nas vendas.

Qual é sua importância para um negócio?

Tendo em vista que o mercado eletrônico está cada vez mais competitivo, independentemente do segmento de atuação, assumir uma posição de destaque entre os concorrentes é o objetivo de qualquer empresa.

Inicialmente, a proposta de valor pode acabar sendo subestimada por muito, mas a empresa não deve esquecer-se de que, se ela não se diferenciar da concorrência, os clientes verificarão apenas seu preço, e não a qualidade e o diferencial competitivo que o seu produto ou serviço oferece.

De modo geral, a proposta de valor é uma maneira de se destacar no mercado, além de apresentar um melhor equilíbrio para fixação do preço. No entanto, essa técnica é peça essencial no processo estratégico de fidelização de clientes, sobretudo para quem usa estratégias de marketing digital.

Como desenvolver a proposta de valor em uma loja virtual?

Para criar valor, é necessário inovar e reinventar-se frequentemente, já que as necessidades e preferências dos consumidores estão em constante adaptação e mudança. É extremamente importante que você saiba como distinguir entre o que é e o que não é uma proposta de valor, pois, muitas vezes, pode confundir-se.

A proposta de valor não é um slogan, pois isso não diz nada sobre a marca nem fala sobre seus benefícios. Também não é uma característica – as características da sua empresa não oferecem nada ao cliente e não o diferenciam dos seus concorrentes.

Para desenvolver uma proposta de valor em sua loja virtual, a primeira coisa que você deve ter em mente é quem é seu cliente e como você pode ajudá-lo com seu produto ou serviço. Quanto mais você souber sobre seu cliente ideal, mais fácil será desenvolver uma proposta para seu e-commerce.

Outro fator importante é a necessidade de listar os benefícios oferecidos aos clientes. Trata-se de definir, com a maior precisão possível, o que seus clientes ganham quando compram seu produto ou serviço.

Além disso, identifique os diferenciais da sua marca, o que torna sua proposta diferente em relação aos concorrentes. Saber reconhecer esse aspecto é o ponto de partida da sua proposta de valor.

Como escrever uma proposta de valor para o comércio eletrônico?

Agora que você já sabe como desenvolver uma proposta de valor, listamos, a seguir, algumas dicas importantes que o ajudarão a escrevê-la para o e-commerce!

Faça um título e uma frase cativante

É importante estar bem atento ao que escreverá e determinar em relação à proposta de valor. Não adianta produzir respostas muito amplas com o objetivo de complementar o campo, pois ele pode, de fato, fazer diferença em seu negócio. O título deve ser sucinto, e a frase cativante, algo que explique claramente os principais benefícios para seu público-alvo.

Simplifique para facilitar o entendimento

A menos que seu público-alvo seja muito específico, evite palavras técnicas. Lembre-se de que você está transmitindo um benefício e, quanto mais simples for sua explicação, mais fácil será para o cliente entender. Além disso, tente reduzir tudo em apenas uma frase que explique o que você oferece e seus benefícios. Afinal, menos é mais.

Seja único, desejável, específico e memorável

Essas são as quatro características principais de uma proposta de valor. Buscar uma proposta única e exclusiva é um grande passo para quem deseja ter sucesso no negócio. Afinal, ela é responsável por diferenciar alguma de suas maiores características diante das demais.

A dinâmica de comércio atual requer um modelo de negócios inovador e memorável, que possibilite desenvolver e entregar valor dentro de um ciclo de renovação constante. Isso porque os consumidores modernos, geralmente, optam por marcas que podem proporcionar coisas diferentes. Nessa hora, é fundamental estimular sua criatividade e ser original, para que os clientes desejem seus produtos.

Atenda ao desejo dos consumidores

Assim como dito anteriormente, a proposta deve ser atraente e irresistível para seus clientes e precisa atender às necessidades deles. Por isso, verifique se a necessidade esteja sendo atendida e torne seu produto um desejo para os clientes. Nesse contexto, é importante levar em conta o que a concorrência proporciona, para oferecer produtos ou serviços de acordo com as preferências dos consumidores, sendo capaz de atender aos seus desejos.

Descreva as características importantes

Nem sempre é necessário incluir as características, mas você pode adicioná-las se achar necessário explicar algo a mais sobre a proposta de valor do seu comércio eletrônico. Nesse caso, os elementos audiovisuais também ajudam a reforçar as ideias que você deseja transmitir.

É importante ressaltar que, se você tem um comércio eletrônico, sua proposta de valor deve mudar dependendo da estação ou do nicho. Portanto, adapte sua mensagem aos seus objetivos. E não se esqueça de seguir nossas dicas, pois elas podem render grandes resultados à sua loja.

Agora que você já entende melhor sobre a proposta de valor e sua importância, está pronto para desenvolver a sua!

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita ao blog para assinar a nossa newsletter. Assim você fica sempre por dentro das atualizações.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda como criar uma proposta de valor única para sua loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *