Do design a conversão: 8 ferramentas para a sua loja virtual
PayPal se prepara para fazer investimento de US$ 750 milhões no Mercado Livre

Como contratar uma transportadora para loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

O mercado atual tem se mostrado competitivo e em constante evolução, só em 2018 as vendas pela internet cresceram 15%. Por isso, tornou-se indispensável oferecer um serviço de qualidade e inovador, buscando sempre atender às expectativas dos consumidores.

Para tal, é necessário que a empresa examine todas as suas áreas, inclusive na hora de escolher seus parceiros e terceirizar serviços, que por sua vez precisam ser capazes de trabalhar de acordo com as metas e missões de seus contratantes, criando assim uma parceria e atendendo o mercado com o mesmo nível de qualidade e eficiência. Como acontece na hora de contratar uma transportadora.

Sendo assim, separamos informações importantes que irão te ajudar a compreender melhor como contratar uma transportadora que atenda suas necessidades.

Segue abaixo algumas dicas a considerar:

1. Transportadoras disponíveis

Inicialmente é preciso uma pesquisa para efetuar o levantamento de transportadoras que atendam a sua localidade de coleta e seu perfil de carga, para que após reunir todas as informações disponíveis, começar a avaliar.

2. Credibilidade das transportadoras

É imprescindível considerar que ao contratar uma transportadora, será mais um elemento adicionado à sua operação, desde o processo de compra até a entrega no seu consumidor.

Logo, uma escolha equivocada de uma transportadora pode gerar um gargalo para sua operação, ou seja, problemas que afetam diretamente seu fluxo produtivo.

Já com a transportadora adequada é possível simplificar e agilizar processos, consequentemente melhorando a produtividade e reduzindo custos.

Algumas empresas disponibilizam em seus sites alguns cases de sucesso, alguns estudos de caso ou a própria lista de clientes que atendem como forma de demonstrar credibilidade.

Vale a pena entrar em contato com esses clientes para se inteirar de suas relações com a transportadora, além de analisar a situação legal das transportadoras, também é preciso averiguar certificados que são emitidos por órgãos autorizados a fim de mostrar a qualificação das empresas, no caso das transportadoras, o órgão emissor é a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres e a certificação ISO 9001.

3. Cotações de frete

Outro fator importantíssimo – talvez um dos mais impactantes -, pois incide diretamente nos valores e poder de decisão do cliente, é o valor do frete.

É preciso analisar os fatores que influenciam nos valores cobrados, como taxas e fatores de cubagem, também a localidade de coleta. Vale lembrar também que as cotações de frete efetuadas manualmente ou por tabelas podem ser demoradas ou apresentar discrepâncias entre o valor passado ao cliente e o valor pago à transportadora, o que pode gerar prejuízos que muitas vezes não são percebidos.

As empresas podem ter maneiras diferentes de realizar esses cálculos e terem fatores de cubagem diferentes umas das outras.

Dentre essas variantes, as taxas adicionais, ou generalidades, também se destacam, pois são adicionadas para equilibrar possíveis custos imprevistos, devido a complexidade do serviço de entrega.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

4. Desempenho da transportadora

Outro ponto chave a ser analisado ao contratar uma transportadora, é com relação ao seu desempenho, verificando suas métricas em períodos sazonais e em períodos de grande volume de vendas, como dia das mães, dia dos namorados, black friday e natal.

A abrangência da transportadora nas áreas com maiores incidências de entrega de sua empresa também se encaixa no tópico atual, onde pode-se construir uma parceria com a transportadora que melhor lhe atender, visando contratar seus serviços com mais frequência e assim, ter acordos favoráveis e compensatórios para ambas as partes.

Quantas transportadoras contratar?

Com base nos dados ditos acima, nota-se que há muitas variáveis e que diferentes transportadoras podem oferecer diferentes preços e diferentes áreas de abrangência.

Contratando várias transportadoras, a empresa pode usufruir do melhor que cada uma tem a oferecer e assim, otimizar seus processos. Visto que a todo momento surgem novas opções de transporte.

Buscar manter-se atualizado e inovando em suas parcerias, pode multiplicar as análises feitas acima e acarretar em um processo demorado, burocrático e custoso.

A saída é utilizar poucas transportadoras, juntamente com os correios e manter-se estático ou optar por ferramentas de inteligência logística, que fornecem os serviços de diversas transportadoras.

Assim, o e-commerce pode utilizar o serviço de várias transportadoras sem ter contrato e desenvolver integrações com cada uma delas. Essas ferramentas, além dessa funcionalidade, também podem permitir a função de gateway de frete, a contratação, rastreio e KPIs que fornecem insights sobre sua operação.

Ficou com alguma dúvida? Envie nos comentários!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como contratar uma transportadora para loja virtual
5 (100%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *