Como colocar minha empresa no Google? Entenda mais sobre o assunto

Ter uma presença digital se tornou uma prerrogativa para qualquer negócio. Isso porque boa parte dos usuários faz uma pesquisa no Google […]

Ter uma presença digital se tornou uma prerrogativa para qualquer negócio. Isso porque boa parte dos usuários faz uma pesquisa no Google para comparar produtos de diferentes empresas antes de tomar uma decisão. Então, para empreendedores que querem alcançar mais pessoas, surge a questão: como colocar minha empresa no Google?

A resposta é simples. A própria plataforma define possíveis causas que levam uma empresa a não aparecer no Google. Mas a questão principal aqui é outra, pois estar no Google não é o suficiente para ser encontrado por uma grande quantidade de usuários.

Fizemos este post para mostrar como colocar seu negócio na plataforma e ser encontrado por mais clientes. Isso envolve, por exemplo, ter um site e investir na publicação de conteúdo. Se você ainda não fez isso, muitas oportunidades podem ser desperdiçadas!

Fique conosco até o fim para entender como aparecer no Google e potencializar a presença digital do seu negócio!

Por que é importante aparecer no Google?

Não poderíamos prosseguir sem ressaltar algumas vantagens que a presença no Google tende a gerar para as empresas. O maior site de buscas do mundo é a fonte ideal quando estamos indecisos sobre qualquer informação, principalmente se esta for decisiva para bater o martelo sobre uma compra online. Confira as vantagens a seguir.

Ser encontrado pelos clientes

Só o fato de ser encontrado na SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultado de Busca) do Google já expande consideravelmente a presença digital do negócio. Os links que aparecem nas primeiras páginas em uma busca são aqueles que mais atraem os cliques de usuários. Se o seu site ou blog estiver entre eles, você tem mais chance de se aproximar dos clientes e fazer com que eles avancem na jornada de compra.

Por exemplo, quem pesquisa “comprar roupas infantis”, tem pelo menos a intenção de comprar uma roupa para crianças, concorda? Se a sua loja virtual tem uma presença digital bem-sucedida, ela pode aparecer entre os primeiros resultados de busca e logo receber mais uma visita.

Maior autoridade na área

Para o algoritmo do Google, as páginas que aparecem nas primeiras posições em uma busca são aquelas que melhor respondem à dúvida que o usuário colocou no buscador. Logo, empresas que estão no topo dos resultados recebem, logicamente, mais cliques, ganham maior visibilidade e, assim, acabam se tornando nomes de referência em suas áreas de atuação.

A autoridade na área é uma vantagem competitiva sobre os concorrentes diretos que aparecem junto ao seu negócio nos resultados do Google. Por isso, ter uma presença no Google pode ser um fator determinante para um cliente avaliar diferentes possibilidades e decidir fechar uma venda.

Maior confiabilidade

A transparência quanto às informações do próprio site é um dos fatores que o Google considera para ranquear as páginas na primeira página de resultados. Isso mostra que se trata de uma fonte de credibilidade e segura para os usuários. Por isso, é normal que potenciais clientes tenham maior confiança em lojas que tenham uma boa presença nos resultados de busca.

Como colocar minha empresa no Google?

Se você se interessou pelas vantagens adquiridas com a presença no Google, talvez esteja curioso para saber como apostar nessa estratégia para ser encontrado por potenciais clientes.

Para facilitar sua vida, separamos algumas dicas de como colocar seu negócio no Google e ganhar um número crescente de visitantes da sua região, do país e do mundo inteiro.

Cadastre sua empresa no Google My Business

Se você ainda não tem uma conta no Google My Business (Google Meu Negócio), está na hora de mudar isso. Essa é a ferramenta do Google para impulsionar vendas locais, ao apresentar informações sobre uma empresa nas páginas de resultados e no Google Maps.

O melhor de tudo é que o Google Meu Negócio permite que seu negócio tenha ganhos com tráfego orgânico de forma gratuita. Ao preencher o cadastro na plataforma, os usuários podem encontrar informações bastante úteis sempre que pesquisarem sobre seu negócio:

  • telefone para contato;
  • endereço;
  • horários de funcionamento;
  • notas e comentários de clientes.

Além disso, a plataforma permite que os usuários mensurem vários resultados, como o número de usuários que pesquisaram a empresa e quantos clientes o site obteve. O cadastro é super simples, feito no site oficial do Google Meu Negócio.

Melhore a experiência do usuário

A experiência do usuário compõe todos os fatores que influenciam na usabilidade das suas páginas na internet, como a organização do layout, otimização para mobile, a aplicação das técnicas de SEO e, no caso de lojas virtuais, a qualidade da plataforma de e-commerce.

Quando o seu negócio oferece uma boa usabilidade para usuários com dispositivos móveis e as páginas não demoram para carregar, o algoritmo do Google interpreta essas características como fatores positivos, que tornam suas páginas mais aptas a responder à dúvida do usuário.

E quanto melhor for a experiência do usuário, maiores são as chances de o seu negócio aparecer nas primeiras páginas do Google e expandir sua presença digital.

Invista em marketing de conteúdo

Uma forma orgânica de aparecer no Google é publicando conteúdos interessantes para sua audiência. Por meio de um blog, por exemplo, você ajuda seus potenciais clientes a descobrir necessidades e responder a dúvidas que levam, direta e indiretamente, aos produtos ou serviços da sua empresa.

O blog é um dos meios fundamentais para ganhar tráfego orgânico por meio do marketing de conteúdo, mas a produção de materiais interessantes também deve acontecer nas redes sociais. Nesses sites, você tem a chance de ter um diálogo mais direto com sua audiência e convidá-la para visitar o seu blog e conhecer os produtos da sua loja virtual.

Investir em mídia paga

Além dos meios para conquistar tráfego orgânico no Google, existe a opção de investir em mídia paga, como links patrocinados, remarketing e social ads (anúncios em redes sociais). Esse investimento tem a vantagem de alcançar tráfego para o seu site de forma mais rápida, além de identificar e segmentar bem o seu público.

Conte com a ajuda de especialistas

Se as dicas que explicamos até aqui parecem complexas, conte com a ajuda de uma ferramenta para gerenciamento de e-commerce que pode apontar os meios necessários para expandir o seu negócio online.

Trouxemos aqui algumas respostas para a dúvida “como colocar minha empresa no Google?”. Caso ainda não tenha praticado algumas das estratégias, faça agora mesmo. Caso já tenha um site e queira potencializar sua estratégia, não hesite em ir atrás de especialistas para colher bons resultados.

E se faltou alguma coisa, deixe seu comentário aqui embaixo! Conte para nós o que vem dando certo para a presença digital do seu negócio.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário