Como criar boas campanhas no Google Ads?
O que é o Google Ads? Aprenda tudo sobre essa ferramenta agora!

Como cadastrar produto na sua loja online para que ele se destaque!

Publicado em: • Última Atualização:

Hoje em dia, raras são as pessoas que entram em uma loja física, sem ter feito no mínimo uma breve pesquisa na internet a respeito do produto a ser adquirido. Conforme levantamento feito pelo CNDL e pelo SPC Brasil com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses, 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.

Há alguns anos, sem o auxílio da tecnologia, a loja era o ambiente onde o produto “por si só” não se vendia; os argumentos do vendedor eram importantíssimos e faziam toda a diferença. Já nos tempos atuais, muitas vezes, dispensamos o atendimento do vendedor, pois já temos informações suficientes sobre o produto.

O principal motivo desta mudança no hábito do consumidor, é a quantidade de informações que são encontradas com facilidade na internet. Estas informações são fundamentais para agregar valor ao produto e despertar o desejo de compra no consumidor, principalmente no ambiente virtual, onde o processo da compra deve ser transparente e autoexplicativo.

Por isso, em se tratando de e-commerce, a importância de cadastrar os produtos na loja com a maior quantidade de informações possíveis é o primeiro passo para que o cliente não tenha dúvidas quando encontrar o produto desejado. É justamente sobre este assunto que abordaremos a seguir, dando dicas de como você pode cadastrar os produtos em sua loja online, fazendo com que eles se tornem atrativos ao cliente.

Diferente da loja física, no e-commerce nós não temos a oportunidade de manusear o produto, então buscamos encontrar tudo o que diz respeito ao que queremos comprar: marca do produto, material, resistência, características, variações, avaliações, curiosidades entre outras informações não menos importantes.

Descrever um simples detalhe do produto, pode ser o suficiente para que o seu cliente se encante e finalize a compra!

Abaixo estão alguns itens que bem configurados, farão com que o produto do seu e-commerce tenha maior relevância aos olhos do cliente:

1. Apresentação

1.2 Produto ativo – será exibido na loja para venda

Antes de ativar o seu produto na loja, confira se ele possui todas as informações relevantes para que o cliente não tenha dúvidas a respeito do produto;

1.3 Exibir selo destaque no produto

Se o produto cadastrado fizer parte da curva A de vendas do seu negócio, adicione o selo de destaque, esse detalhe poderá contribuir positivamente nas vendas do produto.

1.4 Exibir selo lançamento no produto

Sempre que você cadastrar novos produtos, é interessante usar este selo para chamar a atenção do consumidor, mostrando o que há de novo em sua loja.

1.5 Exibir selo adicional no produto

Criar selos promocionais como “Black Friday”, por exemplo, pode ser uma ótima solução para estimular a venda do produto, divulgar a promoção e estimular as vendas em geral.

2 Nome e Categoria

2.1 Nome do Produto

Apesar de ser algo relativamente simples, a escolha do nome do produto é importantíssimo quando se trata de SEO. Quanto mais relevante e específico o nome for mais valor ele terá para os motores de busca. Procure usar nomes de cauda longa, que facilitam a pesquisa, por exemplo: “Jaqueta Jeans Feminina Curta Levis Trucker”, perceba que o nome apresenta o que é o produto, o material, o gênero para quem é destinado o produto, uma característica, a marca e o modelo.

2.2 Categoria Principal

As categorias na loja online, possuem o mesmo papel das seções (departamentos) das lojas físicas. Quando você entra em uma loja bem organizada, fica fácil encontrar o que procura, seja um tênis, uma calça ou uma mochila. Por isso, na hora de organizar as categorias e subcategorias da sua loja, pense o quão fácil será para o cliente navegar e encontrar o que deseja.

3 Descrição

Chegamos em um dos itens principais de uma loja virtual: a descrição do produto. Como falamos anteriormente, descrever cada detalhe do produto pode fazer uma grande diferença. Este é o momento em que você precisa se colocar no lugar do cliente e detalhar produto a produto, utilizando os melhores argumentos de venda. Vale lembrar que você não deve copiar informações de outros sites, crie o seu estilo próprio de descrição, procure usar palavras-chaves a respeito do produto e seja transparente.

4 Preço

O preço sempre será um dos principais diferenciais de venda, por isso, busque entender o seu mercado e precifique os produtos de forma correta, para que assim você possa obter preços competitivos e manter a sua loja obtendo o lucro esperado.
Para precificar o produto, será necessário uma série de análises, como os custos fixos da sua loja, custos variáveis, margens entre outros pontos. Neste artigo você pode encontrar mais informações que lhe ajudarão na precificação e a manter o seu fluxo de caixa organizado.

5 Imagens e Vídeo

Tão importante quanto a descrição, trabalhar com fotos e vídeos de qualidade é um enorme diferencial no e-commerce. Use boas imagens, que valorizem os detalhes do produto em diferentes ângulos, e sempre que possível, utilize vídeos.

Atualmente, existe um grande número de vlogueiros que fazem reviews de produtos na internet, contribuindo em momentos de decisões de compra. Segundo pesquisa realizada pelo Google em 2017, 86% de todos os entrevistados assistem vídeos na web. Esta mesma pesquisa relatou que em apenas 3 anos, o consumo de vídeo na web cresceu 90,1%, ou seja, o investimento em vídeos para apresentar produtos é uma ótima aposta para aumentar o número de vendas do seu e-commerce.

6 Estoque

Permanecer sem produtos em estoque por muito tempo, costuma causar uma má impressão, além de perder boas oportunidades de venda. Por isso, ao cadastrar os produtos em sua loja, lembre-se de informar o estoque mínimo para que você tenha mais controle sobre o seu estoque. Procure usar uma plataforma de e-commerce que permita configurar o estoque para que você receba um aviso sempre que chegar a um número mínimo de produtos disponíveis.

7 Peso e Dimensões

Estas informações são indispensáveis, pois influenciam diretamente no processo e no preço do frete do produto, independente da forma de envio que você tenha configurado em sua loja.

8 Informações Adicionais

Use este campo para inserir algumas particularidades do produto como marca, modelo, referência, código EAN, itens inclusos, tempo de garantia, prazo de disponibilidade, data de lançamento e, ainda aproveite para colocar uma mensagem adicional criativa que seja interessante para o consumidor, por exemplo: “desconto exclusivo acima de 3 unidades”.

9 Características 

Todo produto, seja ele uma peça de roupa, um aparelho eletrônico ou até mesmo um alimento tem suas características específicas. Ao cadastrar o produto não deixe de informar o que lhe diferencia dos demais, através deste cadastro será possível inclusive, que o cliente realize comparações específicas entre dois ou mais produtos.

10 Variações

Um produto pode conter diferentes variações, como cor, tamanho, peso, entre outras. Ao configurar as variações você evita ter que cadastrar cada variação como um produto diferente, basta relacionar as variações ao produto, dando assim a facilidade do seu cliente escolher a opção desejada dentro da página do produto.

Ao seguir essas dicas, os seus produtos terão mais chances de se destacarem dentro da sua loja virtual e consequentemente aumentarão as oportunidades de vendas.

Não se esqueça de que o produto deverá ter o máximo de informações relevantes possíveis, pois assim ele se tornará o seu próprio vendedor em sua loja!

Boas vendas!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como cadastrar produto na sua loja online para que ele se destaque!
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *