Afinal, como aumentar o faturamento pela Internet?

As estratégias para alcançar um público na internet seguem mudando com o passar do tempo. Mais pessoas estão conectadas a cada ano, […]

As estratégias para alcançar um público na internet seguem mudando com o passar do tempo. Mais pessoas estão conectadas a cada ano, o número de empresas que aderem ao marketing digital é cada vez maior, assim como o número de softwares, ferramentas e tecnologias surgem para melhorar os processos de vendas.

Em um cenário de transformações constantes, é comum ter dúvidas sobre como aumentar o faturamento do seu negócio. Afinal, por onde começar? Tudo se inicia com um bom planejamento, selecionando as estratégias que podem dar certo para você. Confira nossas sugestões a seguir!

Invista em Inbound Marketing

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é o conjunto de estratégias usadas para atrair e converter potenciais clientes usando conteúdos relevantes.

É uma forma de publicidade que se diferencia do marketing tradicional por não exigir que a empresa vá atrás dos clientes. O objetivo é utilizar canais digitais e mecanismos de busca, como os blogs e as redes sociais, para ser encontrada por eles.

Além de aumentar as chances de engajamento dos clientes, o Inbound Marketing é uma forma de publicidade 62% mais barata do que as estratégias de marketing tradicionais, segundo pesquisa recente da HubSpot.

Tenha um site

Se o seu negócio ainda está restrito aos perfis nas redes sociais ou ao cadastro em marketplaces, criar um site pode trazer resultados significativos para o seu faturamento.

Com um site ativo na internet, sua empresa permanece disponível para visitantes e compradores virtuais durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, você aumenta as chances de ser encontrado no Google.

Nesse postal, ficam reunidas informações importantes sobre a empresa, como sua missão, seus valores, endereço, produtos e serviços, ou seja, tudo que um cliente precisa antes de fechar uma compra.

Participe de marketplaces

Marketplaces reúnem centenas ou milhares de lojas virtuais em uma única plataforma. A Amazon é um exemplo de grande popularidade entre os consumidores digitais. A principal vantagem de vender nesses canais é a oportunidade de aproveitar a visibilidade de grandes marcas e alcançar um público maior em pouco tempo de atuação.

O marketplace é a primeira opção de pesquisa para boa parte dos consumidores digitais. Este o resultado de um estudo de 2019 feito pela Feedvisor, consultoria especialista na Amazon, ao analisar o comportamento de mais de 2 mil consumidores: 74% deles vão diretamente à Amazon quando estão decididos sobre o que querem comprar.

Para se cadastrar na Amazon e em outras plataformas de marketplace, o vendedor só precisa criar uma conta, aceitar as políticas da plataforma, cadastrar seus produtos e aceitar o pagamento de uma taxa de administração. Para tornar o alcance do público ainda mais segmentado, vá atrás de marketplaces de nicho.

Faça a gestão de mídias sociais

Ter um perfil nas redes não é garantia de bons resultados com relacionamento com os clientes. Por essa razão, muitas empresas investem na gestão de mídias sociais.

Gerir as redes da qual sua empresa é uma forma de centralizar a organização de campanhas e pré-lançamentos de produtos, gerar mais leads, planejar a divulgação de posts e outras novidades.

Então, se você quer saber como aumentar o faturamento na internet, dê um up nos perfis da sua empresa nas mídias sociais. Para isso, conte com a ajuda de especialistas em gestão de mídias sociais.

Use técnicas de SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade de sites, blogs e outras páginas em mecanismos de busca, como o Google.

Uma das principais vantagens das técnicas de SEO é a oportunidade de construir, de forma gradual e orgânica, uma autoridade no segmento em que você atua. Na medida em que um site é indexado no Google, ele passa a disputar espaço na SERP e, com o tempo, aproxima-se das primeiras posições nos resultados de busca. Tudo de forma gratuita.

Não há uma lista definitiva de técnicas de SEO. Todas elas são reconhecidas a partir de testes feitos por grandes empresas para avaliar o comportamento dos mecanismos de busca. As técnicas mais populares envolvem: produção de conteúdo de valor para sua audiência, uso de palavras-chave, URL amigável e imagens de qualidade.

Invista em mídia paga

O investimento em mídia paga tem se tornado frequente em estratégias de Inbound Marketing. Um dos motivos é a necessidade de ter um alcance maior e mais rápido do que as estratégias orgânicas. Por não depender dos fatores der SEO, você pode atrair mais pessoas em um curto período com a mídia paga.

Nesse caso, a divulgação é feita no formado de anúncios que direcionam os usuários para sites, conteúdos de um blog, landing page ou qualquer outra página. Esses anúncios podem ser feitos em várias plataformas, como o Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads.

Cada uma das mídias tem particularidades na maneira como alcançam os usuários. O Google Ads, por exemplo, realiza sua segmentação do público por palavra-chave, enquanto o Facebook Ads faz a segmentação pelos interesses.

Em todos os casos, os anúncios são direcionamentos para usuários com características específicas. Isso significa que é muito importante conhecer bem suas personas. Se o seu negócio ainda não tem perfis completos, conheça pelo menos os seus interesses e necessidades. Isso vai ajudar a saber em quais plataformas investir e como segmentar o público dos anúncios.

Utilize uma plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce vai estruturar sua estratégia no ambiente digital. Nela, você consegue gerenciar todos os aspectos da sua loja virtual, vincular o seu site aos marketplaces, fazer a gestão do estoque e usar o histórico dos clientes para melhorar o atendimento nos canais da empresa.

O que não faltam são maneiras de impulsionar os seus resultados, e justamente por isso é crucial contar com a ajuda de especialistas para orientar sua estratégia. Neste post, você deu o primeiro passo. Agora que já sabe algumas dicas de como aumentar o faturamento na internet, aprofunde-se e comece seu planejamento.

Gostou das dicas? Aproveite para aprender mais sobre como criar uma loja virtual de sucesso. Confira mais materiais de qualidade aqui no blog da Escola de E-commerce.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário