Como criar um plano de marketing para e-commerce
Com a ascensão das redes sociais, ainda vale a pena investir em e-mail marketing? 

Como anunciar no Google: apareça utilizando Google Ads

Publicado em: • Última Atualização:

É comum que pessoas que não entendem muito sobre marketing digital tenham dúvidas sobre como anunciar no Google. Esse serviço é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para gerar visibilidade e vendas para qualquer tipo de negócio, principalmente online.

O primeiro passo para criar links patrocinados é criar uma conta no Google Ads, que é a ferramenta do Google que permite a criação de anúncios investindo uma certa quantia de dinheiro. O objetivo desse tipo de propaganda é destacar seu site da concorrência nos resultados de busca.

Ficou curioso para saber como criar uma campanha de links patrocinados no Google? Então, continue a leitura que daremos um passo a passo de como fazer esse processo. Mas primeiro, vamos entender como funciona o Google Ads. Preparado?

Saiba como funciona o Google Ads

O Google Ads funciona com base em cookies e palavras-chave. Sendo assim, quando um usuário entra na internet e digita um assunto de seu interesse, por exemplo: “roupas infantis”, o Google mostra diversos resultados relacionados ao tema.

Os links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem no topo e no fim da página com uma pequena legenda verde. A plataforma permite a criação de anúncios segmentados, ou seja, você pode escolher para quem e quando suas propagandas vão aparecer. Esse é um grande benefício, pois seu negócio só é divulgado para quem realmente tem interesse em seu tipo de produto.

A cobrança pelos anúncios é feita geralmente por clique. Sendo assim, você paga ao Google somente quando um usuário clicar em seu anúncio. Quanto será investido por mês para suas campanhas também é você quem define, mas o Google estabelece um valor mínimo para cada campanha.

Entenda sobre os formatos para anunciar no Google

Existem duas formas de anunciar no Google: a rede de pesquisa e a rede display. Na rede de pesquisa, os anúncios aparecem no início ou no fim da página, quando o usuário digita algo de seu interesse.

Quando você cria um anúncio pela rede de pesquisa, pode escolher as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e para qual página o usuário será direcionado ao clicar em seu anúncio. Essa página pode ser uma loja virtual, uma landing page ou, até mesmo, a página de seu negócio em um marketplace.

Na rede display, os anúncios aparecem em sites parceiros do Google, como Google Play, YouTube e Google Shopping. Também fazem parte da rede de pesquisa outros diversos sites e blogs afiliados ao Google Adsense. Nesse tipo de anúncio, as propagandas podem ser criadas em forma de texto, gráfico e vídeos.

Veja como anunciar no Google Ads

Agora é a hora de a gente entender como criar uma campanha no Google Ads. O processo dá um pouco de trabalho, mas não é tão complicado quanto parece. Contudo, você precisa ter um pouco de paciência para fazer seus anúncios. Vamos lá?

Defina um orçamento e a segmentação para sua campanha

Antes de criar uma conta no Google Ads e fazer a configuração de sua campanha, é preciso estabelecer um orçamento e definir para qual público seus anúncios serão exibidos.

Então, decida quanto está disposto ou pode investir por mês, para então, dividir o valor pela quantidade de dias que os anúncios ficarão sendo veiculados. Além disso, é preciso escolher o tipo de segmentação: local onde serão exibidos os anúncios, como cidade, estado, país e até mesmo o raio de distância do público para seu negócio. O idioma de exibição da campanha também deve ser definido.

Vale ressaltar que, quanto maior a região de abrangência de seu anúncio, maior será o orçamento necessário, certo?

Defina as palavras-chave de seu negócio

Não há como anunciar no Google sem escolher corretamente as palavras-chave. Essa é uma das etapas mais importantes da estratégia. Escolher as palavras corretas é um pouco difícil, mas nesse momento, você deve pensar em como um cliente procuraria por seu tipo de negócio na internet.

Para ajudar nessa tarefa, o ideal é jogar as palavras-chave em uma planilha no Excel, para que fiquem de forma organizada. Depois disso, você pode utilizar ferramentas específicas para verificar qual delas têm mais relevância para seu negócio.

Mas como fazer isso? Simples, basta utilizar ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e SEMrush. Você pode contar também com o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Crie seu anúncio

Agora é o momento de escolher como seus anúncios serão exibidos para o seu público. Você deve criar um título que chame a atenção do seu target e uma descrição do que é o produto ou o serviço oferecido. O texto precisa chamar a atenção do usuário para que ele acesse seu site e, por fim, faça a compra.

Podem ser criados anúncios diferentes, pois dessa forma, você pode testar qual deles dá mais retorno para sua empresa.

Descubra como criar uma conta no Google Ads

Agora que você sabe como anunciar no Google Ads, vamos ensinar a maneira de criar sua conta na plataforma. Vamos lá?

Criando sua conta no Google Ads

Basta se cadastrar no site Google Ads com sua conta de e-mail — e não precisa ter uma conta no Gmail, contas de outros servidores podem ser utilizadas.

Iniciando sua campanha de links patrocinados

Depois de ter criado e acessado a conta, você deve ir ao menu “Campanhas” para começar a criar seus anúncios. Nesse momento, aparece um menu suspenso com todas as opções disponíveis. Então, você deve escolher o tipo de campanha que será criada e dar um nome a ela. Por exemplo: “Campanha Natal”.

Depois de escolhido o nome, selecione a opção “Todos os Recursos, pois nela é possível programar os horários de exibição da campanha, dias da semana que os anúncios serão veiculados, entre outros pontos importantes.

Ainda é preciso selecionar os lugares nos quais os anúncios serão exibidos: cidade, estado e país. Você encontra essa opção em “Locais”. Se você quiser que sua propaganda seja exibida em todo o país, basta deixar a opção “Brasil” selecionada. Mas, se quer anunciar apenas para algumas regiões específicas, marque “Deixe-me escolher” e selecione as cidades desejadas.

Depois disso, escolha a opção “Estratégia de Lances”, em que devem ser selecionados os valores dos lances das palavras-chave. Lembrando que elas podem ter valores de lances diferentes, pois quanto mais concorrida uma palavra, mais alto será seu valor.

Depois disso, é hora de definir quanto você quer gastar por dia com seus anúncios. Essa opção está em “Orçamento” e, para chegar a um valor que seja ideal, é preciso levar em consideração a região na qual seus anúncios vão aparecer. Quanto mais abrangente for esse fator, maior deve ser o orçamento diário.

A seguir, você será direcionado para a página “Grupo de Anúncios”, que você pode nomear do jeito que achar melhor. É nesse campo que é definido o primeiro anúncio da campanha. Nessa opção, você encontra um espaço específico para adicionar as palavras-chave que desejar. Caso não tenha encontrado palavras-chave relevantes, no lado direito da tela aparecem algumas sugestões.

Pronto! Agora você já sabe como anunciar no Google Ads. Viu que não é tão difícil quanto parece? No entanto, você deve acompanhar sua campanha diariamente, pois dessa forma é possível ter controle sobre quais anúncios têm o melhor desempenho e quais precisam ser modificados.

Então, gostou do nosso artigo sobre como criar uma campanha de links patrocinados? Que tal descobrir agora mesmo como o inbound marketing pode impactar as vendas de seu e-commerce?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como anunciar no Google: apareça utilizando Google Ads
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.