Veja como usar a estratégia do combo de produtos no e-commerce

Aprenda a alavancar as vendas do seu e-commerce com a estratégia do combo de produtos e seu uso correto

Quando decidimos entrar no mundo do empreendedorismo digital, temos um universo de opções à nossa disposição, mas com elas também existem milhares de decisões importantes. O ambiente de negócios de vendas online é extremamente competitivo e só tende a crescer, para que sua empresa tenha sucesso é preciso pensar com cuidado em qual caminho apostar.

Para que sua marca se estabeleça com solidez no mercado, fidelize clientes e aumente o ticket médio, você vai precisar garantir um faturamento constante e sustentável. Além de otimizar os processos da sua empresa, sempre existe a necessidade de pensar em formas de aumentar as vendas. É pensando nisso que esse texto vai te mostrar por que a estratégia do combo de produtos é tão vital. Acompanhe!

O que é o combo de produtos?

Também conhecido como “compre junto”, o combo de produtos é uma estratégia que posiciona um local no site de vendas onde é oferecido, ao cliente adicionar algum produto à compra original dele. Por exemplo, em um e-commerce de cosméticos, o cliente entra e localiza o hidratante que queria, mas antes de finalizar a compra, pipoca na tela a oferta de um protetor solar.

Essa tática busca fabricar uma necessidade que o cliente não sabia ter ou simplesmente disponibiliza um desconto que torna sedutora a compra. É uma forma de aumentar o valor do ticket médio — em vez de atrair uma pessoa para cada compra, você consegue duas compras em um só acesso.

Por que apostar no combo de produtos?

Aumentar as vendas é a principal vantagem dessa proposta, mas se formos honestos, existem diversas outras táticas possíveis para esse objetivo. O diferencial do “compre junto” é que, ao atrelar um produto a outro, você fortalece a rotatividade do seu estoque e aumenta a autoridade da sua marca como uma empresa com um portfólio forte.

Além disso, você incrementa o compartilhamento do seu site por meio do link building e do boca a boca. Afinal, essas ações são vistas como achados pelos clientes, que tendem a espalhar a novidade. Parece ótimo, não é mesmo? Para botar em prática com assertividade, veja as dicas abaixo.

Como aplicar o combo de produtos?

Agora que você já entendeu o que é o combo de produtos e suas vantagens para aumentar as vendas do e-commerce, acompanhe algumas sugestões para aplicar no seu negócio.

Planeje a estratégia

Antes de tomar qualquer decisão, é sempre necessário pensar com cuidado onde você quer chegar e planejar uma estratégia realista, que leve em conta as possibilidades da sua empresa. Definir quais produtos serão escolhidos e como um será relacionado ao outro, que tipo de promoção seu negócio pode ofertar, qual o seu público e os canais que ele prefere utilizar. Todos esses itens são essenciais e precisam ser embasados com dados e pesquisas para trazer maior certeza de quais os próximos passos.

Antecipe as necessidades dos clientes

Com toda essa pesquisa e esse planejamento, você pode iniciar esse processo. A primeira etapa é pensar quais as necessidades do seu cliente. Antes de elaborar um combo de produtos, você precisa entender qual o padrão de compra desse usuário para saber quais produtos se relacionam entre si.

Vale pensar em combinações de objetos que ajudam na utilização um do outro, como uma forma de vender uma facilidade para o público. Se a sua base de dados for bem robusta, você pode supor até produtos que o cliente nem imaginava que precisaria e sugerir para ele.

Seja coerente nas sugestões

Apesar da vontade de prever as decisões do cliente, é bom ter coerência no tipo de sugestão que seu combo de produtos ofertará. Ofereça produtos que de fato sejam relacionados, ou você poderá afastar o usuário e afetar a credibilidade. Em geral, as pessoas não gostam da sensação de que as marcas só pensam em tirar mais dinheiro delas. Não use essa estratégia apenas para se livrar de produtos encalhados, afinal, esses itens de alcance limitado não costumam funcionar nessa tática.

Mescle produtos mais caros com produtos mais baratos

É importante ressaltar: sempre sugira um produto mais barato ao escolhido originalmente pelo consumidor, e nunca o contrário. Afinal, quando uma pessoa decide realizar uma compra, ela já tem um orçamento em mente e não pretende excedê-lo muito. Para convencer esse cliente a adicionar um item ao carrinho, você precisa convencer de que ele vai ganhar com esse gasto extra.

Capriche na apresentação dos produtos

Trabalhar bem a experiência do usuário no site é uma área em crescimento no mercado digital. Um consumidor engajado com o design do e-commerce é muito mais propenso a explorar ele e retornar ao site em outras ocasiões. No combo de produtos, não é diferente. Estude bastante onde localizar a oferta e capriche na experiência visual.

Explore datas comemorativas

É nesses momentos do ano que o mercado é invadido por consumidores com listas de compras enormes, o que torna as datas comemorativas as melhores para o uso do combo de produtos. Seja pela vontade dos clientes de achar promoções para baratear o orçamento, ou pela urgência que as compras de última hora impõem, Natal, Festa Junina, Dia das Crianças e Ano Novo são oportunidades de ouro para o seu negócio. Use e abuse das compras conjuntas para aumentar o seu lucro nesses períodos.

Como começar a aplicar?

Como você viu nesse texto, o uso do combo de produtos é fundamental para fortalecer as vendas do seu e-commerce, mas para que tenha sucesso nessa empreitada, é necessário prestar atenção em muitos fatores.

É necessário que a plataforma utilizada tenha os recursos necessário para realizar essa e outras ações de impulsionamento de vendas.

Confira recursos essenciais que sua plataforma de e-commerce precisa ter para fazer sucesso!