Close Friends: o que é e como utilizar o recurso de Melhores Amigos do Instagram para vender mais

Close Friends ou melhores amigos do Instagram, é um recurso gratuito que possibilita a criação de um grupo seleto de seguidores, que poderão visualizar seus conteúdos de forma exclusiva. Quando utilizado corretamente em estratégias de marketing, essa segmentação possibilita ganhos para sua empresa.

As redes sociais se tornaram recursos que complementam a estratégia de marketing da sua empresa. Portanto, independente que seu negócio seja online ou físico, se trabalhadas corretamente elas podem gerar grandes resultados.

Pensando nisso, há um recurso que talvez possa ser pouco explorado em sua estratégia de marketing digital: o Close Friends do Instagram, conhecido também como Melhores Amigos.

Neste conteúdo você verá dicas para conquistar seu público e vender mais, através dessa segmentação exclusiva do Close Friends do Instagram. Confira!

O que é Close Friends do Instagram?

Neste recurso, você poderá selecionar um grupo seleto de seguidores e trabalhar algumas estratégias de marketing segmentadas de acordo com seu objetivo, ou seja, poderá criar conteúdos exclusivos para engajar, conquistar ou até mesmo fidelizar seus clientes.

A comunicação com esse grupo segmentado é possível através do Instagram stories. Ou seja, o conteúdo será exclusivo para quem faz parte dessa lista “VIP” e com isso, sua marca poderá estreitar laços com o público.

Essa possibilidade de trabalhar de forma personalizada e oferecer diferentes conteúdos para diversos públicos, é o principal diferencial dessa estratégia.

Confira também: Como divulgar uma loja no Instagram? O guia para as primeiras vendas!

Como utilizar esse recurso gratuito?

O recurso recebeu alguns ajustes este ano, dessa forma, mudou a forma de selecionar as pessoas na lista.

Inclusive é com este nome que você encontra o recurso na ferramenta (Pessoas selecionadas). Siga o passo a passo a seguir para ativar o recurso:

  1. Abra seu aplicativo do Instagram;
  1. Vá ao recurso Instagram Story;
  1. Selecione uma foto/vídeo da sua galeria ou fotografe/grave algo que gostaria de publicar;
  1. Ao fazer isso, você terá duas opções para publicar seu conteúdo: “seu story” ou pessoas selecionadas;
  1. Clique em pessoas selecionadas;
  1. Nesta próxima etapa, você poderá escolher os seguidores que farão parte da sua lista exclusiva;
  1. Selecione quantas pessoas quiser;
  1. Pronto, compartilhe sua foto ou vídeo apenas com aquelas pessoas selecionadas;
  • na próxima vez que você for compartilhar um story, ele te oferecerá duas alternativas: compartilhar o conteúdo com todos os seguidores (seu story) ou mostrará a quantidade de contas selecionadas por você da última vez, 200 pessoas, por exemplo.

Pronto! É muito fácil.

Lembrando, que sua lista poderá ser editada a qualquer momento, e não se preocupe, seus seguidores não serão notificados, quando você fizer alterações neste grupo seleto de pessoas.

O recurso de pessoas selecionadas,  está disponível para celulares com tecnologia Android ou iOS. E também pode ser usado tanto em perfis comerciais quanto pessoais.

Você pode identificar o conteúdo exclusivo que postou em seu instagram, através de uma “estrelinha verde” que ficará disponível no conteúdo disponibilizado.

Além disso, seu seguidor também irá perceber que foi selecionado para um story exclusivo, pois, ficará sinalizado para ele, através de um contorno também verde em seu  story.

Por que investir no recurso de Close Friends?

O Close Friends do Instagram, logo se popularizou entre os criadores de conteúdo pois possui um grande potencial de engajamento.

Porém, além disso, o recurso pode beneficiar financeiramente uma empresa também. Em outras palavras, alguns perfis encontraram formas de monetizar esse recurso, através da  venda de conteúdo exclusivo, por exemplo.

Quer saber como ganhar dinheiro através do Close Friends mesmo sem cobrar por assinaturas? Saiba que é possível usá-lo a favor de sua marca. Confira as melhores dicas.

Close Friends na sua estratégia de marketing

Agora que você já sabe o que é “Close Friends” e quais benefícios ele pode trazer para a sua estratégia de marketing, vamos listar abaixo o passo a passo de como fazer isso:

1. Envio de conteúdos exclusivos para fidelização

Com uma lista segmentada, você poderá, por exemplo, compartilhar mensagens exclusivas, vídeos personalizados, divulgar tutoriais de produtos, realizar algumas prévias de lançamentos e muito mais.

Esta estratégia é ótima para fidelizar clientes. Lembre-se, afinal, esse é um dos objetivos de toda loja virtual, conquistar seus compradores.

E colocá- los em uma lista VIP, por exemplo, fará toda a diferença!

2. Ofereça algumas recompensas 

Quem não gosta da sensação de exclusividade? 

Não há dúvidas, toda vez que recebemos um bom produto atrelado com um ótimo atendimento e vantagens de uma determinada empresa é certeza que iremos lembrar dessa marca, na próxima vez que precisarmos de um produto.

As redes sociais são ótimas para divulgar ofertas e chamar a atenção do público, porém, se preferir fazer isso de uma forma mais segmentada, a lista de melhores amigos poderá ser uma grande aliada.

Com este recurso você poderá oferecer:

  • Cupons de desconto;
  • Promoções exclusivas;
  • Sorteios de brindes;
  • Acesso “vip” para eventos ou cursos, por exemplo;
  • Pré-vendas ou teste de produtos para esse público específico.

Dúvidas sobre cupom de desconto? Confira nosso guia completo:

Cupom de desconto: quando e como oferecer para aumentar suas vendas?

3. Relacionamento com cliente

Fica muito claro que hoje em dia, as empresas não podem apenas vender, é preciso construir um bom vínculo com o cliente e para isso é preciso oferecer um ótimo pós-venda.

Usando a estratégia de melhores amigos, por exemplo, você poderá divulgar novidades para os seus clientes antes da divulgação oficial, e até mesmo promover sorteios, realizar testes dos produtos e muito mais.

Agregando isso à sua marca, você transmitirá uma sensação de cuidado e valorização ao cliente.

4. Tenha mais uma opção de suporte 

Sim, é possível utilizar a estratégia para atender seus clientes “ Ouro” digamos assim.

Por exemplo, em uma lista segmentada você poderá oferecer suporte ao cliente, e até mesmo disponibilizar materiais ou treinamentos exclusivos para tirar as principais dúvidas desses clientes, por exemplo. 

E o melhor, fazendo isso em “massa” o que consequentemente, te fará ganhar tempo.

Essa estratégia transforma o suporte da sua empresa, para algo muito mais humanizado e  sua empresa e clientes só têm a ganhar!

5. Mostre seus bastidores, a audiência ama isto!

Sabe aquela foto de estoque com novos produtos, ou os bastidores de uma sessão de fotos que vai para o site? 

Os seguidores costumam amar isso, pois se sentem realmente participando daquele momento da empresa.

Dessa forma, use muito esse recurso de bastidores! Se você estiver preparando uma oferta de Black Friday, por exemplo e separando as peças que irão para o ar com desconto, mostre tudo e gere uma grande sensação de proximidade para o seu público.

Dúvidas sobre conteúdo para o instagram? Confira 5 passos para organizar sua produção de conteúdo para o Instagram.

6. Faça a divulgação de cursos ou consultorias

Sua loja virtual, comercializa algum produto muito específico ou costuma prestar consultoria sobre algum assunto? 

Os melhores amigos do Instagram é sua chance de divulgar cursos exclusivos, webinars ou até mesmo consultorias que podem interessar esse tipo de seguidores exclusivo.

Essa é inclusive, uma oportunidade de preparar conteúdos mais fundo de funil e tentar atingir aquele prospect que já andou pelas outras etapas do funil e ainda não se decidiu, para ajudá-lo na sua tomada de decisão.

7. Influencers também podem utilizar os melhores amigos

Sua marca trabalha com influenciadores digitais? Se sim, saiba que esses “embaixadores” podem usar o recurso de melhores amigos deles para divulgar seus produtos, por exemplo.

Normalmente o influenciador que utiliza esse recurso, até mesmo cobra um valor específico para que os membros estejam nesta lista “vip”, ou seja, são seguidores super engajados com eles.

Dessa forma, uma divulgação no Close Friends desses influenciadores, pode promover sua marca com muito mais eficiência.

8. Feedback construtivo

A divulgação de um produto em uma lista segmentada, também proporciona, por exemplo, uma oportunidade para que o público faça perguntas ou até mesmo comente o que pensa sobre o novo produto, antes que o mesmo seja compartilhado com todo o seu público.

Isso é importante, pois se precisar de ajustes é possível utilizar esses feedbacks construtivos a favor da sua marca e mudar o que é possível antes de mostrar para todos!

Por exemplo: 

Sua marca tem uma nova linha de produtos de beleza e a linha de batom tem seis novas cores, e justamente aquela que vocês escolheram para ser a peça publicitária principal não foi a mais aceita pelas consumidoras da sua marca.

E agora?  

Bom, por ter sido divulgado apenas nos melhores amigos, você poderá mudar o foco da propaganda para aquela cor mais “aceita” pelo seu público e evitaria problemas no lançamento, por exemplo. 

Acompanhe os resultados dessa estratégia

Como qualquer estratégia de marketing, utilizar o recurso de melhores amigos do Instagram requer dedicação e claro, é preciso metrificar os resultados que ela traz para nossa empresa.

Dessa forma, sempre analise quais resultados essas ações descritas acima trouxe para sua marca e não se esqueça! A lista pode ser alterada, então sempre traga novos usuários para ela.

Ou seja, a renovação é muito importante, se precisar, também retire pessoas que talvez não façam mais sentido!

Caso algo não saia como o esperado, mude!

Parece repetitivo mas não tem outro jeito, o marketing de um negócio sempre envolve muita estratégia e testes.

Portanto, não se preocupe em mudar ou até mesmo começar do zero! Esteja atento aos resultados e não deixe passar nenhum detalhe.

Fique de olho no seu público, veja o que agrada e o que não agrada eles!

Principais métricas para analisar no Close Friends

Visualizações

Já que estamos falando sobre contar “histórias” não tem outra forma melhor de medir o sucesso da sua estratégia de melhores amigos, vendo quantas visualizações você terá em cada post.

Ao longo de 24 horas quanto mais pessoas verem sua publicação, melhor será a taxa de interesse do seu público.

Caso a visualização de um story, seu caia de forma repentina é bom ficar atento e ver o que ocorreu com a sua audiência!

O número de seguidores do seu Instagram não cresce? Confira como chegar aos 10 Mil Seguidores no Instagram com nossas dicas!

Reações nos stories

Sabe aquelas “reações rápidas” que o Instagram story possui? Bom, essa é uma forma prática que o público tem para deixar sua opinião sobre a postagem visualizada.

 E é tão automático não é mesmo? Quando gostamos de algo, já vamos reagindo e deixando nosso carinho em forma de emoji.

Portanto, isso também é uma forma de medir se o que você posta está agradando sua persona. Mensurando por exemplo o famoso engajamento do seu público, também nos melhores amigos!

É possível visualizar esses dados consultando o Instagram Insights, caso você tenha uma conta comercial.

Quais as melhores métricas de redes sociais para você acompanhar? Confira nosso material exclusivo!

Aproxime sua audiência

Em conclusão, a ferramenta de Close Friends do Instagram é uma oportunidade para que você gerencie seus contatos e consiga da forma adequada vender mais e fidelizar seus clientes.

Portanto, já prepare sua lista e faça seus seguidores se sentirem abraçados pela sua marca! Gostou dessas dicas? Então compartilhe com todos seus amigos e nos siga nas redes sociais, para mais conteúdos como este! Facebook, Instagram e nosso canal do Youtube.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário