Recompra na Moda: 60% da receita das lojas são de clientes da própria marca

Levantamento realizado com as 125 marcas mais influentes do setor de moda revela a importância de ter uma estratégia de retenção bem […]

Levantamento realizado com as 125 marcas mais influentes do setor de moda revela a importância de ter uma estratégia de retenção bem definida. Confira.

 

 

Você já ouviu falar que conquistar novos clientes custa mais caro do que reter novos? Isso nunca fez tanto sentido para os varejistas do setor de moda quanto agora.

É o que mostra uma pesquisa realizada pela Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel, que analisou alguns dados interessantes para quem precisa entender um pouco mais sobre a importância de reter clientes.

Atendimento ao cliente

Uma coisa é fato, nós gostamos de ser bem atendidos! E para nosso cliente não seria diferente. Muitas empresas se perdem na hora de vender em sua loja, valorizando apenas novos prospects e deixando de prestar um bom atendimento ao cliente que já está na base.

Recompra gera muita receita 

A pesquisa nos trouxe um dado muito interessante para te convencer de que sua loja virtual necessita ter um ótimo relacionamento com o cliente. 

O relatório mostra que em 2020 mais da metade das vendas realizadas por varejistas do ramo, foram para pessoas que já conheciam ou interagiam com a marca.

Ou seja, as compras são feitas por clientes fidelizados ou pessoas que se sentiram de alguma forma “confortável” com a loja e preferiram voltar a fazer negócio com elas. Como resultado, foi totalizada uma receita de mais de 20 bilhões.

Interação com a marca

A porcentagem de pessoas que voltaram a fazer negócio com uma mesma empresa teve uma média de 53,37%. E cerca de 46,22% já estavam na base de clientes dessas marcas. Portanto, este é um dado que não pode ser ignorado.

Valor do ticket médio

A pesquisa mostra ainda, que o valor médio gasto em artigos de roupas, calçados e acessórios, que alimentam o setor de moda, foi por volta de  R$ 637,07, por exemplo. E a frequência média de compras por cliente foi de 2,25.

Índice de recompra mais baixa para novos clientes

Quem nunca viu uma loja online, gostou de vários itens, por exemplo, mas, por insegurança não teve coragem suficiente para adquirir todos os produtos de uma única vez?

Certamente, você apenas “testa” comprando um artigo mais simples para ver como é a entrega e a qualidade deste produto. Após isso, decide se deve ou não comprar os demais itens posteriormente. A má notícia é que nem sempre isso acontece, pois o desejo de compra do momento passa.

Da mesma forma, acontece com o nosso cliente. Estudos como o do Marketing Metrics, apontam que recompras de novos prospects tem uma média apenas de 5 a 20%. Sendo consideradas muito baixas, já as de clientes engajados, o índice sobe para até 70%.

Em conclusão, ter um ótimo pós-venda para manter esses clientes o mais perto possível e lembrá-los de sua loja online é um ótimo passo para conquistá-los e vender muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário