Fique por dentro das maiores vantagens do chatbot para e-commerce

O chatbot tem revolucionado cada vez mais a forma como as empresas lidam com seus públicos, por isso, tem sido uma ferramenta […]

O chatbot tem revolucionado cada vez mais a forma como as empresas lidam com seus públicos, por isso, tem sido uma ferramenta muito utilizada e valorizada pelos e-commerces. O chatbot para e-commerce é totalmente programado para fazer múltiplos atendimentos de modo simultâneo. Vale destacar que termo “chatbot” trata-se da combinação das palavras “chat” (que, em português, significa conversa) e “bot” (robô). Ou seja, são robôs que conversam por chat.

A automação faz com que os bots reduzam significativamente o tempo de espera por uma resposta, assumindo, portanto, atendimentos sem complexidade e corriqueiros. Obviamente que isso permite que os profissionais de relacionamento e de vendas foquem mais em soluções amplas para o negócio.

Quer saber como essa incrível tecnologia funciona? Então, continue acompanhando o texto e aproveite para conhecer as principais vantagens dos chatbot para e-commerce. Boa leitura!

Como funciona o chatbot para e-commerce?

O conceito por trás do funcionamento dessa tecnologia tão desejada hoje em dia é bastante simples: o usuário envia uma mensagem e o chatbot faz uma consulta a uma base de dados para que consiga encontrar respostas para essa mensagem. Por meio de palavras-chave, o software é capaz de identificar o tema da mensagem e buscar respostas que estejam ligadas a uma ou mais bases de dados.

Há chatbots com Inteligência Artificial (IA), mas também há os que não contam com essa tecnologia. Os chatbots baseados em regras, ou seja, que não têm IA, direcionam o usuário pelo fluxo, baseando-se em comandos predeterminados, até a informação ou o serviço desejado. Já os chatbots com IA são capazes de aprender utilizando Machine Learning, o que significa que eles utilizam informações coletadas durante o atendimento ao cliente para compreenderem e criarem conversas bem mais naturais.

Quais são as maiores vantagens que o chatbot para e-commerce pode oferecer?

Conheça, a seguir, as principais vantagens que o chatbot pode trazer para o seu negócio online.

Atendimento personalizado

Os chatbots conseguem processar um grande volume de informações e, por essa razão, possibilitam que o atendimento seja personalizado, deixando os consumidores muito mais satisfeitos. Por exemplo: se o comprador quer um produto ou serviço com características bastante específicas, o programa é capaz de fazer uma pesquisa em questão de segundos.

De maneira muito rápida, ele é capaz de filtrar os produtos ou serviços por preço, tamanho, estilo, cor e vários outros atributos. Assim, o chatbot para e-commerce pode oferecer soluções, produtos ou serviços que sejam perfeitamente alinhados com os interesses do seu público.

Mais comodidade

Quem compra pela internet certamente já se viu frustrado com a experiência que teve ao utilizar tablet ou smartphone. Por isso, muitos se sentem obrigados a utilizarem um computador para fechar uma compra.

Porém, com os chatbots, esse problema acaba rapidamente. Eles conseguem ajudar o cliente em todo o processo, desde a pesquisa pelos produtos ou serviços até entrega. Dessa forma, sua loja virtual bem mais acessível aos usuários, independentemente do aparelho que eles estejam utilizando para fazer uma compra.

Aumento das vendas

Com o chatbot, é possível também aumentar consideravelmente as vendas do seu comércio eletrônico. Isso acontece porque, ao oferecer um atendimento atencioso, mais rápido e personalizado, o consumidor acaba se sentido mais confiante e satisfeito, finalizando com mais certeza o pedido que tanto deseja.

Melhora da experiência do cliente

Rapidez, eficiência e cordialidade: esses e muitos outros fatores permitem que o chatbot contribua bastante para otimizar e melhorar cada vez mais a experiência do usuário no comércio online. Afinal de contas, as pessoas atualmente não têm tempo para ficar horas pesquisando produtos ou para fazer ligações, por exemplo.

Os chatbots, como ajudantes em uma loja online, podem enviar ofertas personalizadas aos consumidores, medir a satisfação dos clientes com o site e permitir pesquisas específicas conforme a categoria do produto e várias outras possibilidades.

Redução do tempo de espera

Quem é que gosta de ficar esperando para ser atendido, seja pelo chat, seja por telefone? Ninguém, não é mesmo? Contudo, manter equipes para atenderem uma grande quantidade de solicitações acaba exigindo um investimento bem alto.

A boa notícia é que, ao utilizar os chatbots, é possível ajudar diversas pessoas ao mesmo tempo, além de enviar inúmeras mensagens por dia. Esse software é capaz de solucionar grande parte dos pedidos e direcionar o usuário para um atendente apenas em casos especiais. Com isso, o tempo de espera é extremamente reduzido e o risco de deixar os consumidores impacientes deixa de existir.

Funcionamento 24 horas

Com um chatbot, seu comércio virtual pode atender aos clientes a qualquer horário do dia, aos fins de semana e mesmo fora do horário de expediente. Isso porque os programas funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Mesmo quando seu time de profissionais não estiver à disposição dos clientes, o bot vai estar lá para resolver as dúvidas do usuário, disponibilizar informações relevantes sobre seus produtos e, claro, facilitar todo o processo de compra.

Diminuição de custos

Por fim, não poderíamos deixar de falar de uma vantagem muito especial: a redução dos custos. Um chatbot não necessariamente vai precisa de um investimento alto.

A compra ou o desenvolvimento de um software personalizado para sua loja virtual são investimentos realmente inteligentes, que na maioria das vezes se pagam à medida que você começa a diminuir os custos com os profissionais de atendimento, com manutenção do canal, telefonia e muitos outros pontos.

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados ao implementar chatbot no e-commerce?

É importante mencionar que alguns cuidados devem ser tomados para que o desempenho do chatbot seja satisfatório, promovendo uma excelente experiência ao público. Veja quais são os principais:

  • oferecer aos consumidores um chatbot que realmente consiga resolver suas dúvidas, com conteúdos de qualidade, dicas importantes e muito mais;
  • usar uma comunicação conforme a identidade da marca do negócio online, isso significa que é preciso decidir se a linguagem vai ser mais séria ou se vai poder ser mais descontraída;
  • personalizar o atendimento, sempre chamando o cliente pelo nome ou informando todo seu histórico de compra. Fazendo isso, é possível construir um relacionamento mais amigável e bem mais próximo;
  • divulgar o chatbot tanto em ações no site quanto nas redes sociais. É fundamental mostrar às pessoas que a ferramenta existe para ajudar.

O chatbot, responsável por aprimorar a comunicação, pode ser usado para vários objetivos no e-commerce. Afinal de contas, ele contribui para o marketing e faz a pessoa interagir com a marca; realiza pesquisas de satisfação de modo muito mais amistoso e rápido; possibilita agendamentos, pedidos ou reservas; consegue entreter o consumidor, divulgando novos conteúdos e oferecendo dicas; além, é claro, de gerar leads, mantendo uma relação com o cliente que permanece por mais tempo no e-commerce.

Além de melhorar muito a comunicação do comércio eletrônico e proporcionar ao cliente um atendimento personalizado, mais atencioso e completo, o chatbot para e-commerce traz todas essas outras vantagens que citamos. Portanto, não podemos negar que os chatbots são realmente o presente e o futuro.

E então, gostou do texto? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então aproveite que está por aqui e entende o que é, como funciona e por que utilizar o voice commerce.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário