Chatbot para e-commerce: Principais benefícios e como usar

Os chatbots, foram desenvolvidos com o objetivo de se comunicar com usuários utilizando inteligência artificial. Porém, sua forma de linguagem natural proporciona uma experiência real ao cliente que muitas vezes nem percebe que está falando com um programa de computador. O recurso hoje, se tornou parte importante do atendimento e potencializa até mesmo as vendas da empresa.

O chatbot é uma das grandes inovações da transformação digital.

Trata-se de um software que usa a Inteligência Artificial para imitar conversas com usuários humanos em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.

Esses sistemas utilizam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou experiência, possibilitando o atendimento personalizado e o suporte automático, em tempo real, aos consumidores.

Se você trabalha com vendas online, o chatbot para e-commerce pode trazer ótimos resultados ao negócio,

Rapidez no atendimento e aumento da produtividade da equipe, é apenas alguns dos benefícios quando se trata deste importante diferencial competitivo.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais benefícios do chatbot para e-commerce e os modelos mais bem-conceituados do mercado.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Benefícios do uso de chatbot em uma loja virtual

Em um cenário de varejo digital, os chatbots podem auxiliar em diversos aspectos.

Afinal, eles podem oferecer suporte em caso de dúvidas, indicar produtos e serviços, rastrear pedidos, fazer cadastro de usuários, divulgar promoções, entre outras funcionalidades.

Mais do que isso, a ferramenta apresenta vantagens que podem ajudar o seu negócio a crescer no mercado. A seguir, confira as principais!

Agilidade no atendimento

Um dos principais benefícios do chatbot, seja para e-commerce ou outras áreas, é a agilidade no atendimento.

Como o sistema fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, isso permite que o consumidor seja respondido de maneira rápida em qualquer momento.

Reduzindo assim as filas de atendimento e o tempo de espera para solucionar um problema.

Com as respostas automáticas, o cliente consegue tirar suas dúvidas rapidamente, já que o chatbot é programado para decodificar algumas respostas que ativam determinadas operações do sistema.

Informações como valor de frete e prazo de entrega, status de pedidos, rastreamento, dúvidas sobre o produto, resolução de problemas, trocas e devoluções, por exemplo ficam gravadas no sistema.

Inclusive, a rapidez no atendimento causa impactos diretos na visão que o cliente tem em relação à sua empresa.

Afinal de contas, quando ele nota que o serviço tem qualidade e agilidade, as chances de ficar satisfeito são bem maiores.

Quais as vantagens e como implementar o SAC no meu e-commerce? Confira!

Otimização das tarefas

A possibilidade de otimizar as tarefas dos colaboradores também é uma vantagem proporcionada pelo chatbot para e-commerce.

Isso ocorre porque nem sempre a empresa terá pessoas específicas para cuidar de cada setor, dificultando a rotina dos gestores, que precisam lidar com diversos assuntos ao mesmo tempo.

Com o chatbot, a empresa oferece um atendimento instantâneo aos visitantes, o que significa uma tarefa a menos para a equipe.

Isso já que diminui a carga de trabalho dos funcionários e permite que eles foquem em demandas mais estratégicas e complexas.

Assim, as operações desnecessárias, as falhas e os desperdícios podem ser reduzidos significativamente, sendo capaz de aperfeiçoar os métodos de trabalho e proporcionar resultados ainda mais satisfatórios.

Aumento da produtividade do time

Com a otimização das atividades, automaticamente haverá um aumento da produtividade da equipe.

Afinal, a equipe de atendimento não fica sobrecarregada, podendo se dedicar a atividades mais importantes e estratégicas.

Isso ajuda a aumentar, inclusive, a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho, melhorando a performance do time de modo geral.

Quando isso ocorre, os profissionais se sentem mais motivados e valorizados, reduzindo o turnover.

Redução de perda de vendas

Quando muitos clientes buscam o atendimento online, nem sempre as empresas conseguem atender a todos com qualidade e de forma rápida.

Nesse caso, é provável que a loja virtual acabe perdendo vendas por não garantir o suporte necessário para os consumidores.

Com o chatbot para e-commerce, essa situação pode ser evitada.

A automação do atendimento permite que mais pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo. Assim, você não perde nenhuma venda e melhora os seus resultados.

Além disso, a ferramenta registra e reconhece o histórico de compras, as interações e os interesses do usuário, o que facilita suas indicações para a venda.

Logo, ao invés de abrir o site, buscar e selecionar os produtos, o usuário pode simplesmente pedir ao chatbot para acrescentar um determinado item ao carrinho de compras, por exemplo.

Redução de custos

Além de agilizar o atendimento e aumentar a produtividade da equipe, o chatbot para e-commerce é uma ótima alternativa para reduzir custos.

Embora exista o custo de implantação e manutenção desse sistema de chatbot, a ferramenta apresenta um investimento muito mais rentável do que outras técnicas de comunicação, pois permite criar estratégias de marketing personalizadas e gerar mais leads para o negócio.

Com a ferramenta, também é possível reduzir o fluxo de ligações na Central de Atendimento (SAC) e a necessidade de colaboradores para o atendimento online ao cliente.

Esses fatores acabam refletindo diretamente na redução de custos da empresa.

Melhor experiência do usuário

Para manter e atrair novos clientes, é indispensável oferecer um atendimento de excelência.

Afinal, cordialidade, eficiência e rapidez são fatores que contribuem para otimizar a experiência do usuário em uma loja virtual.

Lembre-se de que quanto melhor a experiência do usuário, melhor será o seu relacionamento com a marca e mais ele se sentirá confortável e confiante em fazer compras.

Os chatbots processam uma grande quantidade de informações e, por isso, permitem personalizar o atendimento e deixar os usuários mais satisfeitos.

Nada melhor do que a facilidade de encontrar tudo o que você precisa em um só lugar.

Atendimento omnichannel

Além de funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, o chatbot oferece um atendimento aos clientes em qualquer canal que ele estiver usando.

Ou seja, ele pode ser configurado para funcionar a partir de aplicativos de mensagens, de redes sociais e da sua loja virtual, gerando mais engajamento nas diferentes mídias.

Dessa maneira, os consumidores podem ser atendidos continuamente, sem correr o risco de desistir da compra por falta de retorno do e-commerce.

Os diferentes tipos de uso dos chatbot para o e-commerce

De modo geral, os chatbots são classificados como simples ou complexos.

Os sistemas mais básicos apresentam pequenos recursos de automatização, que são programados para fornecer respostas e possibilidades para orientar o usuário, com a intenção de solucionar problemas, tirar dúvidas ou realizar operações.

Os robôs mais complexos, por sua vez, funcionam por meio de recursos de Inteligência Artificial, aprendendo e simulando novas interações humanas com exemplos de atendimento — conhecida como Machine Learning.

Assim, eles conseguem transmitir informações sobre produtos e serviços com as mais variadas funções.

Conheça, a seguir, as principais aplicações do chatbot para e-commerce!

Escudos

Os escudos estão na linha de frente do setor de atendimento, recebendo as reclamações e perguntas frequentes nos canais de comunicação da loja virtual, ou seja, atendem às demandas mais simples de suporte técnico.

Por causa deles, os profissionais não precisam realizar tarefas rotineiras e repetitivas, evitando interações que poderiam gerar constrangimentos ou atritos caso fossem realizadas por ligação, por exemplo.

Otimizadores

Os bots otimizadores são responsáveis por resolver burocracias existentes na rotina do cliente.

Seu objetivo é facilitar as operações dos usuários nas plataformas das empresas, como comprar, tirar dúvidas, obter informações, entre outras.

Há uma tendência, principalmente entre o público mais jovem.

Eles preferem usar esse canal de comunicação em detrimento dos tradicionais, como as ligações telefônicas, justamente por agilizar o processo de atendimento e torná-lo mais amigável.

Nos sites de e-commerce, eles são muito usados para facilitar as compras.

Solucionando assim, as dúvidas frequentes no SAC, sobre formas de pagamento, envio dos produtos e troca de pedidos.

Conversacionais

Em relação aos outros chatbots, as interações com os conversacionais tendem a ser bem mais duradouras.

Afinal, esse tipo de solução mantém conversas com usuários por longos períodos de tempo, como uma espécie de entretenimento e ferramenta de engajamento.

Por isso, ao utilizá-lo de maneira planejada, é possível aumentar significativamente o engajamento do público-alvo e atrair mais clientes.

Além disso, ele pode ser usado na qualificação de leads, a partir da distribuição de conteúdos interessantes para os diferentes perfis de usuários.

Proativos

Esse tipo de chatbot monitora as atividades dos usuários em um site e, ao notar que o visitante está com dificuldade, ele envia uma mensagem com as orientações.

São aqueles famosos chats que aparecem no canto da tela oferecendo ajuda sem que o usuário precise solicitar.

Nesse caso, as informações precisam ser certeiras, com instruções curtas e simples, pois a intenção não é interromper as atividades do usuário na plataforma ou distraí-lo do seu foco inicial.

Sociais

Esse tipo de chatbot é utilizado para interagir com um grande número de pessoas de uma só vez.

Por exemplo, ele consegue criar enquetes nas redes sociais ou fazer pesquisas em aplicativos para conhecer os interesses do público ou saber o que eles têm a dizer sobre um assunto específico.

Esse contato direto com os usuários contribui, inclusive, para a obtenção de leads mais qualificados, o que permite conquistar clientes cada vez mais fiéis.

Conheça os chatbots para e-commerce disponíveis no mercado

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do chatbot para e-commerce, é hora de conhecer as melhores ferramentas do mercado.

Estas são algumas das que apresentam sucesso entre os usuários:

Como você pôde ver, a ferramenta de chatbot para e-commerce proporciona aos clientes um primeiro atendimento ágil e bastante eficaz, o que melhora a experiência de compra e a captação de leads.

Além de otimizar as tarefas e aumentar as vendas, sua marca se tornará mais relevante e conhecida.

Por isso, essa é uma ferramenta fundamental para o crescimento do negócio.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e saiba mais sobre alta performance em vendas e confira as melhores dicas para alcançar bons resultados no seu e-commerce!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário