Chat GPT: o que é e como usar a inteligência artificial a favor do seu e-commerce
O Chat GPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada por inteligência Artificial, que possibilita conversas semelhantes às humanas com o chatbot. O Chat GPT consegue entender e responder às dúvidas dos usuários com linguagem textual natural, como se fosse um bate-papo.
Se você acompanha as novidades sobre tecnologia, certamente já ouviu falar do Chat GPT.
Lançada no final de 2022, a ferramenta de inteligência artificial tornou-se um sucesso e conquistou mais de 100 milhões de usuários em dois meses de funcionamento.
Além disso, promete ser uma revolução capaz de concorrer com o Google.
A inteligência artificial do Chat GPT pode ser integrada a vários outros serviços e aplicativos, como o comércio eletrônico, o que pode representar uma mudança de padrão em muitos sentidos.
Ela basicamente consegue produzir textos simples e automatizar tarefas rotineiras.
Para que você entenda o que é e como usar a inteligência artificial a favor do seu e-commerce, preparamos este artigo com as principais informações sobre essa ferramenta.
Acompanhe!
O que é Chat GPT?
O Chat GPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada pela tecnologia Inteligência Artificial, que possibilita conversas semelhantes às humanas com o chatbot.
Ela foi desenvolvida por um laboratório de pesquisas dos Estados Unidos, chamado OpenAI, com sede em San Francisco.
E a sigla Chat GPT vem dos termos “Generative Pre-Trained Transformer” – traduzido como “Transformador pré-treinado generativo”.
A arquitetura da ferramenta é baseada em uma rede neural conhecida como Transformer, projetada, principalmente, para lidar com textos.
O modelo apresenta diversas camadas que possibilitam à plataforma prestar atenção às palavras-chave, no contexto e nos diferentes significados que os termos podem ter.
Além disso, o algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento marcado por redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogo virtual.
A intenção é que ele aprimore a experiência e os recursos fornecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente.
Vale destacar que a diferença entre o Chat GPT e os chatbots é que o primeiro foi treinado utilizando a Aprendizagem de Reforço com Feedback Humano (RLHF).
Ou seja, abrange o uso de treinadores de IA humana e modelos de recompensa para transformar o Chat GPT em um bot capaz de desafiar suposições incorretas, responder perguntas de acompanhamento e admitir falhas.
De maneira simplificada, a ferramenta é uma evolução do aprendizado de máquina, que é possível graças ao treinamento com uma grande quantidade de informações, para que a busca por dados fosse simplificada.
Ao invés de receber uma lista de links, como estamos acostumados, o Chat GPT consegue entender e responder às dúvidas dos usuários com linguagem textual natural, como se fosse um bate-papo.
E, se não estiver satisfeita, a pessoa ainda pode solicitar uma segunda resposta.
Como ele funciona?
Como mencionamos, o Chat GPT é um modelo de linguagem desenvolvido para manter uma conversa com o usuário final.
Como toda inteligência artificial, o mecanismo se alimenta de informações que coleta na internet para auxiliar o usuário.
No entanto, a ferramenta não consegue pesquisar novas informações na Internet.
Ela utiliza o que está disponível na base de dados do algoritmo para gerar uma resposta.
Dessa forma, com base em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma os questionamentos dos usuários em respostas.
Na maioria das vezes, o algoritmo pode ser integrado a outros aplicativos por meio de uma API, transformando a experiência do usuário.
Em outros termos, não é necessário acessar um determinado site e realizar as perguntas, porque elas podem ser acrescentadas em serviços como o Microsoft Word, o WhatsApp, chatbots de atendimento, entre outros.
Atualmente, é possível usar a versão gratuita do Chat GPT, mas também existem planos pagos com benefícios para quem os utiliza. j
Já que a tecnologia pode ser empregada para automação de várias tarefas, como: assistentes virtuais; bots de atendimento; e serviço de suporte.
Para isso, é preciso que uma série de informações e dados sejam utilizados para refinar cada vez mais o desempenho da ferramenta.
Como usar o Chat GPT?
Se você nunca teve a oportunidade de testar o Chat GPT, preparamos um passo a passo para facilitar o uso da ferramenta.
Vale lembrar que ela já está disponível em português, descomplicando a vida dos brasileiros.
Outro ponto importante é o fato de o Chat GPT ter uma versão gratuita, provavelmente para favorecer a coleta de dados para aprimorar o sistema e, dessa forma, otimizar a experiência dos usuários.
A seguir, confira algumas dicas de como usar a tecnologia!
Passo 1. Acesse o site oficial do Chat GPT
Você pode fazer o acesso por meio do website da OpenAI.
Na homepage, clique no botão “Try Chat GPT”.
Você será direcionado para página de login ou cadastro.
Passo 2. Crie sua conta para cadastro na plataforma
A criação da conta é bem simples e é feita por meio de um e-mail ou de uma conta Google já existente.
A plataforma pedirá poucas informações, como nome, sobrenome e celular (com DDD e código do país).
Depois de preencher tudo, clique em “Continue”.
Ao fazer isso, você concorda com os termos de uso do serviço e confirma que tem mais de 18 anos.
Você também receberá um código de seis dígitos por mensagem de texto para finalizar o cadastro.
Passo 3. Teste a ferramenta
Depois do cadastro feito, você já pode começar a usar o Chat GPT.
Para isso, basta digitar uma pergunta na área de texto e clicar em enviar.
Em alguns minutos, ele vai gerar uma resposta para você!
No primeiro acesso, você receberá alguns exemplos de perguntas que pode fazer ao sistema, bem como suas capacidades e limitações.
Veja algumas dicas para testar a plataforma e ver como ela funciona:
- pergunte o significado de alguma palavra;
- faça perguntas sobre seus ídolos;
- peça uma receita culinária;
- solicite informações sobre algum país para onde você deseja viajar.
Vale lembrar que aprender como utilizar o Chat GPT da melhor forma para o seu negócio não é uma tarefa difícil.
É preciso ser claro nos seus comandos para a tecnologia, especificando as informações de acordo com a necessidade do momento.
Como ele depende de um direcionamento humano, suas respostas estão diretamente relacionadas aos comandos inseridos.
Então, teste diferentes abordagens até encontrar aquela que se ajusta ao seu produto e à sua marca.
Quais são as vantagens do Chat GPT?
Existem diversos usos potenciais para o Chat GPT.
Mas, de maneira geral, podemos dizer que ele é uma forma prática e rápida de obter informações e respostas às dúvidas sobre uma série de assuntos, desde conceitos simples até textos mais complexos.
Como o sistema compreende a linguagem natural, ele pode gerar respostas personalizadas baseadas no contexto e na finalidade do usuário, o que significa que você não precisa digitar frases ou comandos longos.
Além disso, já que ele não exige conhecimento de codificação de seus usuários, qualquer pessoa pode utilizá-lo sem ter que aprender habilidades técnicas previamente.
Embora os chatbots já existam há anos, o Chat GPT é visto como uma melhoria significativa em relação à inteligibilidade, à fluidez e ao rigor de modelos anteriores.
Afinal, os bots tradicionais apresentam uma linguagem mais “engessada”, no sentido de seguirem um padrão predefinido, e o Chat GPT aprende com o usuário.
Nesse caso, a ferramenta se adapta ao próprio estilo de quem utiliza, alinhando as respostas e trazendo resultados mais efetivos em cada solicitação.
Portanto, o sucesso do dispositivo está em oferecer ao usuário uma maneira simples de conversar e obter respostas.
Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto, sendo frequentemente utilizado em aplicativos de atendimento ao cliente, chatbots e outros sistemas de inteligência artificial.
Na prática, isso permite aos usuários obter respostas precisas e mais rápidas, sem precisar de interação humana.
Esse avanço melhorou de forma significativa a eficiência e a rapidez dos atendimentos.
Quais são as principais funções da ferramenta?
Mesmo que não chegue à qualidade de um conteúdo produzido por um especialista, a tecnologia é capaz de criar textos simples sobre vários assuntos a partir de perguntas genéricas ou de indicações específicas.
Por isso, funciona como uma ferramenta auxiliar de escrita.
Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará diversos relatos de usuários que fizeram experiências para testar algumas possibilidades do Chat GPT, desde ideias de nomes para websites até uma composição musical.
Veja, agora, algumas das principais aplicações do Chat GPT.
Criação de conteúdo
Quando a organização das informações que precisam estar em textos parece difícil, a ferramenta consegue ajudar, fazendo sugestões de conteúdos.
É só dar a ela alguns detalhes.
Ou seja, por meio do Chat GPT, você consegue gerar vários conteúdos, como artigos, resumos, descrições e, até mesmo, textos publicitários.
Dessa maneira, é possível economizar tempo criando tudo de forma rápida e eficiente.
Tradução automática
Outro exemplo de aplicação da ferramenta é seu uso na tradução automática de textos, para, basicamente, qualquer idioma.
Então, para quem precisa ler textos ou acompanhar conteúdos em outras línguas, a ferramenta pode ser muito útil.
Assistente virtual
Por meio do Chat GPT, os usuários ainda têm a oportunidade de criar sua própria assistente virtual. Resumidamente, ele pode ser usado para auxiliar em muitos processos, como agendamentos, resposta de perguntas ou automatização de tarefas.
Além de tudo, pode ajudar os clientes a encontrarem rapidamente as informações de que precisam, reduzindo, assim, o volume de trabalho dos colaboradores.
Criação de títulos para artigos
A escolha dos títulos é parte importante da sua captação de clientes.
Eles precisam ser concisos, informativos e respeitar as estratégias de SEO para alcançar bons resultados.
Com o auxílio do Chat GPT, você pode criar títulos e descrições altamente persuasivas que atraem a atenção de seus clientes e aumentam suas chances de conversão.
A ferramenta disponibiliza algumas opções para o usuário escolher, podendo alterar para atender às suas necessidades.
Resumo de textos
Se você encontrou um artigo enorme e não está com tempo de ler tudo, é possível copiar esse conteúdo no chat e dar o comando para resumir o texto. A ferramenta fará um compilado com os aspectos mais importantes do artigo.
Insights para novas ideias
A ferramenta também pode contribuir com a criação de estratégias para as áreas, pois traz dicas, planos e visões abrangentes sobre temas diversificados.
Essa possibilidade ajudará a aperfeiçoar suas ideias, alcançando uma solução mais completa e eficaz para o seu objetivo.
Lembre-se de que, ao incluir mais informações na pergunta, você aumentará as chances de obter ideias e sugestões mais criativas e fundamentadas durante o brainstorming com o Chat GPT.
Descrição para anúncios
Ter descrições precisas e completas sobre serviços e/ou produtos é essencial para a experiência do usuário.
Afinal, elas facilitam a tomada de decisão, diminuem as devoluções e ajudam a manter uma boa reputação do negócio.
Nesse caso, o Chat GPT consegue gerar descrições específicas e claras em anúncios sobre a solução, destacando seus principais benefícios.
Melhora a comunicação com o cliente
A ferramenta também pode revolucionar a comunicação.
Ao gerar respostas semelhantes às humanas, faz com que as conversas se tornem mais naturais, menos robóticas e mais acessíveis às pessoas que falam línguas diferentes.
Descrição de produtos com base na palavra-chave
O Chat GPT também pode ajudar a estabelecer as melhores palavras-chave de busca para seu negócio. Esses termos possibilitam que os motores de busca compreendam o que o produto e/ou serviço é e o que ele oferece.
Como resultado, a empresa aparece em resultados mais importantes para o usuário, aumentando as chances de conversão em vendas.
É válido destacar que a tecnologia é uma aliada para facilitar o trabalho dos profissionais, mas também pode ser utilizada para fins menos nobres.
Existem relatos de alunos que têm usado a ferramenta para realizar provas e trabalhos em seu lugar, prejudicando o aprendizado.
Por isso, o Chat GPT, assim como toda inovação, deve ser utilizado com bastante moderação e atenção, entendendo que essa ainda é uma fonte que apresenta limitações e falhas – pelo menos, por enquanto.
Quais são as limitações do Chat GPT?
Apesar de parecer impressionante, o Chat GPT ainda tem muitas limitações. Isso porque ele pode fornecer apenas respostas com base nos dados em que foi treinado.
Além disso, a ferramenta não é um mecanismo de busca, então não tem a capacidade de pesquisar informações na internet.
Em vez disso, ela utiliza as informações aprendidas com os dados de treinamento para gerar respostas, o que deixa espaço para possíveis erros.
Outra limitação ainda maior é a falta de qualidade nas respostas oferecidas, que, muitas vezes, podem ser plausíveis, porém não fazem sentido na prática ou são muito longas.
Isso acontece porque o modo como a IA cria um texto é muito padrão, o que acaba gerando diversos conteúdos parecidos, sem posicionamento, originalidade, personalidade e autoridade, isto é, conteúdos genéricos.
Sabemos que o Google busca conteúdos produzidos por pessoas ou empresas que apresentam experiência, autoridade e confiabilidade no que escrevem.
Portanto, para o SEO, isso não seria algo vantajoso.
Outra grande limitação é que a plataforma se baseia somente em dados inseridos na rede até 2021 e não revela a fonte das informações.
Ou seja, ela não tem conhecimento de eventos ou notícias que aconteceram desde então.
Por exemplo, se você perguntar “Quem ganhou a Copa do Mundo em 2022?”, não haverá resultados.
Também, a ausência de qualquer referência no material por meio do Chat GPT acaba não viabilizando a apresentação de uma bibliografia segura.
Assim, você nunca saberá exatamente de onde o bot retirou as informações e não poderá avaliar sua precisão por meio da fonte original.
Por fim, o Chat GPT, em alguns casos, pode representar riscos mais sérios.
Por exemplo, alguns analistas avaliaram a possibilidade de a tecnologia ser usada pelos hackers para desenvolver seus próprios modelos de IA, assim como de criar e compartilhar materiais com informações falsas, sobretudo de natureza política.
Como utilizar a ferramenta no e-commerce?
Chegou a hora de entender, na prática, como essa ferramenta pode impactar positiva ou negativamente os processos do seu e-commerce.
Sem dúvida, o Chat GPT vem revolucionando as estratégias de marketing de conteúdo e de atendimento ao cliente, possibilitando que o comércio eletrônico automatize processos e otimize o tempo com o auxílio da inteligência artificial.
Por isso, ele tem potencial para melhorar a experiência de compra do cliente e, consequentemente, gerar mais vendas.
Portanto, quando trazemos todas as experiências para o cenário de um e-commerce, a ferramenta pode ser extremamente útil em processos que tendem a demandar bastante tempo de um profissional.
Nesse caso, as empresas podem optar pela inteligência artificial para substituir algumas funções desempenhadas por profissionais.
A seguir, listamos algumas possibilidades de uso da plataforma no e-commerce:
- escanear os primeiros resultados do Google para determinada pesquisa e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
- avaliar as palavras-chave para serem trabalhadas em H1, H2 e H3 em conteúdos focados em SEO;
- verificar tendências de busca por determinados assuntos;
- sugerir diferentes versões de títulos e metadescrição, com o objetivo de melhorar o copywriting e a legibilidade;
- otimizar a descrição de páginas com base em palavras-chave;
- aperfeiçoar o desenvolvimento de conteúdos de descrição de produtos;
- identificar e descrever imagens;
- criar chamadas para redes sociais e legendas para publicações.
Essas são apenas algumas das maneiras que você pode usar o Chat GPT para evoluir o dia a dia e os processos do seu e-commerce.
Claro que, conhecendo a ferramenta por completo e colocando-a como parte das suas operações, você tende a descobrir cada vez mais funções e recursos que facilitam o funcionamento do seu negócio.
Vale lembrar que, na prática, essas aplicações da tecnologia em textos não tiram o valor do conteúdo final, mas aceleram partes do processo que, para um profissional de SEO, demanda algumas horas de trabalho no dia.
Além disso, o Chat GPT pode ser utilizado para estimular um chatbot que auxilia os clientes em sua experiência de compra, respondendo as dúvidas, disponibilizando recomendações de produtos e ajudando no processo de compra.
É possível, por exemplo, gerar respostas automatizadas para perguntas frequentes (FAQs) ou fornecer sugestões personalizadas aos consumidores com base em suas compras e no seu histórico de navegação.
Isso faz com que o e-commerce melhore seu atendimento e aumente as vendas, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada e apropriada para os clientes.
Com isso, podemos dizer que, para os empreendedores, essa tecnologia pode ser uma grande aliada para os negócios, já que você consegue aumentar a eficiência de suas vendas e aperfeiçoar cada vez mais a satisfação de seus clientes, resultando em um crescimento significativo da empresa.
O Chat GPT vai transformar a maneira como escrevemos?
Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de afirmação nesse sentido.
As primeiras experiências com a ferramenta mostram que os conteúdos produzidos ainda apresentam uma qualidade inferior quando comparados às publicações escritas por profissionais da área.
Mesmo que tenha chegado há pouco tempo, o Chat GPT apresenta um avanço da inteligência artificial e mostra como esse tipo de ferramenta pode ser útil futuramente.
Por outro lado, algumas empresas, como o BuzzFeed, anunciaram a demissão de vários redatores e informaram que vão utilizar mais o Chat GPT para criar seus conteúdos.
A resposta do público à mudança não foi positiva, mas há que se aguardar os resultados para entender qual será o impacto da adoção desse tipo de tecnologia.
Até porque isso vai depender também do comportamento dos usuários e das empresas diante dessa nova possibilidade.
Cabe ressaltar que escolas e universidades estão em alerta para evitar que os estudantes usem a tecnologia para realizar trabalhos escolares e acadêmicos.
É claro que deixar uma inteligência artificial substituir o pensamento pode afetar negativamente o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes no futuro.
Porém, os métodos para localizar conteúdos que foram criados na plataforma ainda não funcionam muito bem, o que dificulta o trabalho dos docentes e estimula ainda mais o uso da plataforma pelos alunos.
Como você pôde ver, o Chat GPT abriu muitas discussões para o mercado, como a possibilidade de substituição de mão de obra nas empresas e os limites éticos da tecnologia.
Por esse motivo, para os empreendedores, é interessante acompanhar as atualizações sobre o tema e, claro, testar a ferramenta para se familiarizar cada vez mais e usar a inteligência artificial a favor do seu e-commerce.
E aí, gostou do nosso post?
Ainda tem dúvidas de como os chatbots são úteis para o atendimento?
Então, não deixe de conferir este conteúdo gratuito: Chatbots no atendimento: 40% dos usuários preferem ser atendidos por esse recurso.