Entenda o que é e como utilizar o hotjar para e-commerce
Entenda melhor a buy box da Amazon e saiba como se destacar com ela!

Entenda por que o certificado de segurança para lojas virtuais é uma boa opção

Publicado em: • Última Atualização:

Se você está antenado no mundo virtual, provavelmente já ouviu falar de certificado de segurança para e-commerce. De acordo com um estudo da ACI Worldwide, o número de fraudes em comércios online cresceu 31%, assim como o número de transações, que aumentou 16%. Para transmitir mais confiança ao consumidor na hora de realizar suas compras, a Netscape criou um protocolo de segurança internacional chamado certificado digital.

O certificado digital é, portanto, um protocolo de segurança baseado em mensagens criptografadas, interpretadas na origem e no destino de envio. Com a quantidade de lojas virtuais que vêm aparecendo na internet, é muito importante obter os selos de segurança e fazer com que o consumidor se sinta mais seguro para realizar compras no seu e-commerce.

Segundo uma pesquisa realizada pela Econsultancy, alguns dos fatores decisivos para a compra nesses sites são os selos de segurança, que geram mais confiança na hora da transação. A relevância deles é muito significativa para o aumento de audiência e de vendas. Se você quer saber mais sobre o certificado digital e como obtê-lo, continue a leitura deste post!

Entenda o que é certificado digital

O certificado digital serve para transmitir dados com segurança entre o servidor e o dispositivo. Tais dados, como dito anteriormente, são criptografados (embaralhados), dificultando que os hackers decodifiquem as informações. Isso garante que, ao inserir informações bancárias, por exemplo, a segurança dos dados permanecerá no site.

Existem dois tipos de níveis de segurança:

  • A1 — o certificado é gerado e armazenado em um computador por meio de um software, tendo 1 ano de validade;
  • A3 — nesse modelo, o certificado é gerado e armazenado em um hardware criptografado, tendo 3 anos de validade.

Além disso, há alguns tipos de certificação digital:

  • eCPF — voltado para pessoas físicas e não pode ser utilizado na emissão de Nota Fiscal eletrônica;
  • eCNPJ — voltado para pessoa jurídica, tem uma versão especial para ME, EPP e MEI. Com ele, é possível realizar a emissão da Nota Fiscal eletrônica;
  • NF-e — é utilizado somente para a emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • CT-e — é a sigla para Conhecimento de Transporte de Cargas. Serve para fiscalizar de forma eletrônica o serviço de transporte de carga.

Saiba qual é a importância do certificado de segurança para e-commerce

De acordo com uma pesquisa da NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online e 82% daqueles que têm acesso à internet já fizeram algum tipo de compra. Isso mostra a velocidade com que o e-commerce vem sido disseminado no país e a importância da segurança de dados para aumentar o ritmo dessas transações.

Entre os principais desafios do comércio online, o que mais se destaca é a segurança. Um estudo da International Business Report indica que crimes cibernéticos atingiram um prejuízo global de US$280 bilhões, causando danos tanto às empresas quanto aos consumidores. Para evitar tais problemas, os certificados de segurança são importantíssimos. Veja abaixo como o seu e-commerce pode se beneficiar disso.

Oferece segurança para os dados dos clientes

A Norton Cyber Security Insights apontou que tais crimes cibernéticos representam 38% de fraude em cartão de crédito e/ou débito de clientes e 34% de senha de acesso a uma contra comprometida, o que gera mais receio por parte dos consumidores em comprar online, principalmente por medo de terem seus dados expostos a cibercriminosos.

Transmite confiança aos clientes

Quando o consumidor entra em algum site, o recurso de certificação é visível. Ao olhar para a barra de endereço, ao lado do “https” é possível encontrar um cadeado que garante a segurança. Isso garante não só a credibilidade do e-commerce, mas a confiança de que o cliente pode inserir seus dados.

Um exemplo básico é quando muitos clientes acabam comprando por boleto bancário por medo de colocar seus dados de cartão nos sites. Isso facilita a perda da venda por parte da empresa, pois o cliente pode esquecer de pagar o boleto ou atrasar a data enquanto a fatura do cartão é feita imediatamente.

Melhora o processo de logística

A logística é um dos maiores problemas relatados pelos clientes. Somente no primeiro semestre de 2018, o site Reclame Aqui contabilizou um total de 90 mil reclamações, aumentando 34% em relação ao ano anterior. As principais queixas são da falta de comunicação com a loja após a compra e a falta de recebimento do produto ou item diferente daquele pedido.

Ao melhorar o processo de estrutura e confiabilidade dos dados, é possível fazer uma entrega mais acertada e rápida, evitando que os clientes utilizem o SAC ou outros meios para reclamações ou até mesmo denúncias.

Reduz o risco de chargeback

Esse é um dos grandes problemas de lojas online. O chargeback acontece quando o consumidor solicita à sua operadora de cartão de crédito o cancelamento da compra. Isso se dá principalmente pelo fato do comprador não reconhecer a compra, quando o valor é diferente do acordado na loja ou quando ele não recebe o produto.

As lojas acabam arcando com o ônus da venda cancelada, mas ao utilizar o certificado, é possível evitar que as informações dos consumidores sejam roubada.

Veja como obter um certificado digital para a sua loja

Existe a opção de conseguir um certificado de segurança contratando uma autoridade certificadora que seja credenciada pela Receita Federal para certificar outras empresas. Tal autoridade deve ajudar o seu negócio a entender qual modelo se encaixa melhor. Depois do pagamento, da apresentação de dados e de uma validação pessoal, o processo será concluído.

Porém, a melhor opção é contar com uma plataforma de e-commerce que tenha o serviço incluso, pois isso agiliza o processo de validação e implementação, além de evitar que o lojista perca tempo com a parte burocrática e gaste dinheiro contratando um desenvolver para inserir o certificado em sua loja virtual, caso não tenha conhecimento de programação.

Viu como é importante ter um certificado de segurança para o e-commerce? Com ele você consegue proteger o seu site e os dados dos consumidores, aumentando a taxa de conversão e a confiança por parte dos usuários. A segurança é fundamental, e quando tratada como prioridade, pode ser utilizada como ferramenta de marketing, já que os consumidores indicam sites confiáveis a colegas e parentes.

Agora que você sabe tudo sobre certificado digital para o seu e-commerce, que tal entender a importância de otimizar os processos logísticos da sua loja virtual?

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda por que o certificado de segurança para lojas virtuais é uma boa opção
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *