Catálogo de Produtos no WhatsApp: O que é, como criar um e multiplicar suas vendas!

O catálogo de produtos no WhatsApp possibilita a criação de uma lista para divulgar os seus produtos, com preço, descrição e até link para compra, que podem ser consultados por usuários do WhatsApp. Possibilitando que empreendedores divulguem com mais praticidade o que vendem durante uma interação com um potencial cliente.

Por ser muito utilizado no dia a dia, o WhatsApp se tornou o aplicativo perfeito para estabelecer interações com clientes em tempo real e ajudar empresas a ampliar o seu negócio, em virtude das inúmeras funcionalidades presentes.

Uma dessas funções é o catálogo de produtos, que pode ser um ótimo aliado para quem deseja divulgar o trabalho e impulsionar as vendas.

Afinal, por meio dele os clientes podem ter acesso ao que é oferecido pelas empresas e e-commerces de maneira prática e, assim, conhecer melhor a marca.

A ferramenta é bem simples, mas, se você ainda tem dúvida sobre como ela funciona, acompanhe o guia que preparamos com as principais informações sobre como montar o catálogo de produtos no WhatsApp.

Confira!

O que é o catálogo de produtos do WhatsApp?

Como o próprio nome sugere, o catálogo de produtos e serviços possibilita a criação de uma lista para divulgar os seus produtos, com preço, descrição e até link para compra, que podem ser consultados por usuários do WhatsApp.

A ideia é possibilitar que os empreendedores divulguem com mais praticidade o que vendem durante uma interação com um potencial cliente.

Nesse caso, a função dispensa a necessidade de criar artes e enviar diversas fotos aos usuários, tornando a venda mais profissional e interessante.

Para ter acesso ao catálogo de produtos e a outras ferramentas mais profissionais, é necessário instalar a versão Business do aplicativo, desenvolvida exclusivamente para facilitar a comunicação entre empresas e clientes.

Tal versão é gratuita e, além do catálogo de produtos, permite criar respostas rápidas, verificar estatísticas do fluxo de mensagens, acessar métricas e adicionar informações na biografia.

Sendo assim, todos os produtos e serviços cadastrados no catálogo apresentam um título específico e campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto.

Com esses dados, os clientes podem avaliar rapidamente os itens disponíveis para venda, sem precisar esperar a resposta do vendedor.

Como essa ferramenta pode ajudar a vender mais?

Já imaginou vender seus produtos por meio de uma ferramenta que alcança diariamente mais de 120 milhões de brasileiros?

Então, com o WhatsApp isso é possível! E o catálogo de produtos acaba sendo um facilitador das vendas pela internet.

Embora a loja virtual seja um ótimo lugar para divulgação, essa ferramenta do WhatsApp pode servir de suporte para os empreendedores, já que ela simplifica o acesso de produtos e serviços pelo cliente e agiliza o atendimento.

Por isso, considerando todo o alcance do aplicativo, o catálogo de produtos é um recurso poderoso para as estratégias de marketing e vendas.

Com isso, você pode aumentar a divulgação do negócio, alcançar novos cliente, estabelecer as vendas online e várias outras vantagens que apresentaremos num próximo tópico!

Ao elaborar o catálogo, as marcas que utilizam o aplicativo de mensagem instantânea podem expor e compartilhar com facilidade produtos e serviços os usuários.

Ele será exibido no perfil comercial da empresa, possibilitando a interação dos consumidores e a escolha do produto.

De modo geral, isso permite que os negócios promovam seus produtos e serviços para mais clientes em potencial.

Afinal, eles podem enviar o catálogo completo para os clientes e compartilhar o link da ferramenta em qualquer lugar, como nas redes sociais ou em outras plataformas.

Portanto, além de ser extremamente útil para quem vende, a ferramenta do WhatsApp também é super prática para quem compra.

Afinal, é muito melhor receber o link do produto que você procura diretamente no seu WhatsApp, não é mesmo?

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp?

Configurar um catálogo de produtos no app é algo bem simples e rápido de fazer. A seguir, confira o passo a passo que preparamos para criar um catálogo de produtos!

  • Abra o aplicativo e toque no ícone de três pontos, no canto superior da tela.
Catálogo de Produtos no WhatsApp
  • Em seguida, acesse “Configurações”, depois “Ferramentas comerciais” e toque na opção “Catálogo”;
Catálogo de Produtos no WhatsApp
  • Para criar o catálogo, toque em “Adicionar item”;
Catálogo de Produtos no WhatsApp
  • Em seguida, inclua imagens da galeria para que seu produto seja visto pelos seus contatos do WhatsApp;
  • Adicione o nome item que será vendido e o preço (recomendado) e faça uma descrição do produto ( opcional);
  • Caso queira deixar seu catálogo mais completo, clique em “Mais campos” e coloque mais informações;
  • Para finalizar, toque em “Salvar”;
Catálogo de Produtos no WhatsApp
  • Pronto! Seu item ficará em análise por um tempo e após ser aprovado ficará visível em seu perfil;
Catálogo de Produtos no WhatsApp
  • Repita todos os passos para cada item que deseja adicionar ao catálogo.

É importante destacar que toda imagem carregada para o catálogo está sujeita a uma análise prévia do próprio aplicativo, que permite confirmar se a imagem, o produto ou o serviço estão de acordo com a Política Comercial do WhatsApp.

Por isso, depois de cadastrar seu produto, ele aparecerá com um ícone de relógio no canto da imagem até a aprovação do app.

Após preencher e salvar, caso seja necessário, é possível editar, alterar e trocar as informações cadastradas.

Se ainda tem alguma dúvida a respeito do processo, você pode acessar o FAQ do site do WhatsApp. O aplicativo divulgou um vídeo explicando como funciona o recurso de criação de catálogos de forma bem didática.

Quantos produtos posso colocar no catálogo de produtos?

O catálogo do WhatsApp Business estabelece um limite de produtos para cadastro.

O recurso pode apresentar, no máximo, 500 produtos ou serviços listados — uma quantia relativamente apropriada para empresas de pequeno e médio porte.

Nesse caso, para organizar melhor todos essas mercadorias, é possível separar os produtos em categorias para facilitar as compras.

Ou seja, no app há uma opção de criar coleções para agrupar os itens em categorias, como as comidas salgadas e as sobremesas de um restaurante, por exemplo.

Dessa maneira, os clientes conseguem encontrar os itens desejados de forma mais simples, sem precisar percorrer uma longa lista, uma vez que será possível visualizá-los em um conjunto criado pelo estabelecimento.

Lembre-se que, para facilitar a interação dos clientes com sua empresa, é necessário manter seu catálogo sempre atualizado, pois ele funciona como uma vitrine online para promover seus produtos e serviços.

Como compartilhar produtos ou serviços com seus clientes?

Depois de adicionar produtos ao catálogo, é hora de enviá-lo para os seus contatos. Esse procedimento é bem parecido com o de enviar uma imagem ou um vídeo da sua galeria para um contato.

Basta clicar no ícone de clipe de papel, ao lado da caixa de mensagens, e selecionar a opção “Catálogo”.

Depois disso, aparecerão todos os produtos cadastrados por você em uma lista, aí é só selecionar o item que deseja e enviar para os seus contatos, grupos ou listas de transmissão.

Vale lembrar que você também pode enviar o catálogo por e-mail, redes sociais ou outros aplicativos, basta escolher a opção no momento do envio.

No entanto, ainda não é possível enviar o catálogo de produtos utilizando a versão WhatsApp Web, somente pelo aplicativo móvel.

Como acessar um catálogo?

Para visualizar o catálogo de uma empresa é muito simples. Basta abrir uma conversa do perfil da empresa no WhatsApp.

Em seguida, toque em “Ver tudo”, assim é possível visualizar as informações comerciais da sua conta, incluindo o catálogo.

Vale ressaltar que, caso o negócio tenha um catálogo ativo, você pode realizar uma compra, tanto no Android quando no iPhone (iOS), acessando o catálogo pela conversa com a empresa, assim como compartilhar o link de um item específico com seus amigos e familiares.

Além disso, o aplicativo também já oferece a opção de pagamento, o WhatsApp Pay — uma alternativa para transferir dinheiro pelo aplicativo de mensagens instantâneas, por meio de um cadastro de cartões com a função débito na plataforma, sendo isento de taxas.

Essa nova função, sem dúvida, facilita ainda mais as vendas do negócio se você tiver o catálogo de produtos.

Quais as vantagens de utilizar a ferramenta no seu negócio?

Sabemos que o catálogo de produtos do WhatsApp ajuda a potencializar as vendas das empresas sem a necessidade de um site, agilizando a interação e o atendimento ao cliente.

Entretanto, também existem outros benefícios em utilizar esse recurso, tais como:

  • melhoria da experiência de compra para o cliente;
  • mais organização e profissionalismo para sua marca;
  • integração com o aplicativo mais usados pelos brasileiros;
  • facilita a abordagem dos vendedores;
  • agilidade no atendimento ao cliente;
  • divulgação de ofertas promocionais;
  • escolha simples, rápida e prática dos produtos desejados;
  • possibilidade de acesso ao catálogo em qualquer rede social.

Sendo assim, o catálogo torna o perfil da empresa bem mais interessante e pode ser o facilitador das vendas, já que o cliente tem mais informações e respostas do que procura, assim como pode avaliar os produtos antes mesmo do atendimento.

Como você pôde ver, utilizar o recurso de catálogo de produtos no WhatsApp Business em seu negócio é uma excelente estratégia para mostrar seus serviços com facilidade e praticidade.

Se você ainda não o utiliza, não deixe de seguir algumas dicas eficazes, como inserir um nome fácil, colocar boas fotos, fazer uma descrição completa e divulgar o máximo que puder para que a estratégia seja mais assertiva.

Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito do catálogo de produtos.

Mas, se você ainda não sabe como usar o app a favor do seu negócio, não deixe de conferir o Guia completo para vender pelo WhatsApp. Boa leitura!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário