Passo a passo: veja como montar uma loja de eletrônicos online
Pequenos consumidores, grande mercado: Conheça o Shopping do Bebê

Case de Sucesso Kit Led – Produtos que deixam sua vida mais iluminada

Publicado em: • Última Atualização:

Há pouco mais de um ano na Tray, a Kit Led se tornou um dos cases de sucesso da plataforma, com mais de 2 milhões de reais em vendas nos últimos doze meses, a empresa entrou em um ramo onde os produtos são pesquisados apenas quando realmente precisam: o ramo de lâmpadas e luminárias. Mas como vender tanto em um segmento tão complexo?

Quem irá contar essa história será Marcelo, empreendedor nato e responsável pela empresa Kit Led, resolveu montar a loja sem muito conhecimento do produto e com apenas um pensamento: todo mundo precisa de luz para viver.

Se agora a empresa é um sucesso, antes Marcelo relata que estava passando por dificuldades com outra empresa. Especialista em produtos de segurança eletrônica e trabalhando apenas com a venda e a instalação dos produtos (na maioria das vezes, apenas sendo responsável pela instalação), ele trabalhava sem descanso com uma equipe de mais de dez pessoas para manter os negócios em pé.

Mas em meio à crise do Governo Dilma, ele viu seu número de clientes diminuir consideravelmente. Sem muito trabalho, os funcionários começaram a ser dispensados, os carros vendidos e por fim, a empresa teve que ser encerrada.

Antes que tudo se acabasse, porém, Marcelo tomou uma medida a fim de se proteger do desemprego e das necessidades que as famílias brasileiras começavam a passar: ele abriu um novo negócio. Nascia aí a Kit Led.

O começo de tudo

Marcelo relata que não conhecia nada do negócio que estava prestes a abrir. Ele sabia apenas que as pessoas precisavam de lâmpadas para iluminar suas casas e negócios e de luminárias para essas lâmpadas funcionarem.

Pensando nisso, ele entrou em contato com fornecedores que já conhecia e começou a pesquisar sobre os produtos que estava disposto a vender. Procurou saber mais sobre as margens, sobre os tipos de produto, para que cada um deles serviam e em paralelo, foi pesquisando as plataformas de e-commerce que melhor lhe atenderia e quais eram seus concorrentes.

Depois de pesquisar, por já ser cliente Locaweb há mais de 8 anos, ele decidiu investir em uma loja Tray. Contratou os serviços e começou a fazer o cadastro de todos os produtos que já havia escolhido, enquanto ainda levava as atividades de sua empresa a fim de tirar renda.

As vendas nas lojas começaram logo no primeiro mês. Ainda não era o suficiente para manter suas despesas, mas Marcelo já estava animado com o resultado, pensando em vender ainda mais e encerrar as atividades de sua empresa.

Isso foi possível nos próximos dois meses. Marcelo encerrou as atividades da empresa, que já estava atuando sozinho e passou a cuidar apenas de sua loja virtual, trabalhando com estratégias de marketing e que foram colocadas em ação por etapas por ele.

A motivação e a estratégia de vendas

Marcelo relata que ele tinha seis motivações para continuar e não desistir de ter seu negócio funcionando perfeitamente bem: seus 6 filhos.

Por causa deles é que ele não desistiu assim que a crise o atingiu e continuou lutando para que o e-commerce desce certo. A motivação foi válida e em apenas 12 meses, ele conseguiu ter faturamento para viver somente com os rendimento da sua loja virtual.

Segundo ele, campanhas de Adwords foram a principal fonte para trazer clientes para sua loja virtual.

Marcelo já tinha um conhecimento sobre a estratégia e por isso, foi fácil colocá-lo em prática em seu negócio.

Na metade do ano de 2017 passou a investir mais em campanhas focadas em vendas e em conquista de clientes, refinando as buscas e a escolha de palavras-chaves com a ajuda de uma agência especialista em Marketing Digital.

Em 2018 pretende investir ainda mais na estratégia com uma nova parceira e aumentar suas vendas em mais de 50%, atingindo mais de R$ 3 milhões.

Para isso, pretende aumentar ainda mais a gama de produto, pesquisas as novidades do mercado internacional e se antecipar para agradar ao público antes dos concorrentes. Isso porém, é uma estratégia para crescer e para também, suprir as dificuldades que o setor trás.

Dificuldades de público

O problema da Kit Led, segundo Marcelo, é definir quem é seu público alvo, afinal, todos precisam de lâmpadas e luminárias e por isso, definir um público único para a empresa é uma missão quase impossível.

O que ele conseguiu desenvolver foi campanhas voltadas a determinados públicos, como campanhas para empresas, pessoas físicas, primeira habitação, primeiro negócio, entre outros, assim, ele consegue atingir aqueles que necessitam de seu produto e os outros que vierem, será uma vantagem à mais ai seu negócio.

É isso espero que tenha gostado da história do Marcelo e da Kit Led, se animou? Que tal criar a sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Case de Sucesso Kit Led – Produtos que deixam sua vida mais iluminada
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *