Carta de agradecimento ao cliente: Qual a importância e 7 modelos para você se inspirar!

Pensando em otimizar a experiência compra do seu cliente, ofereça uma carta de agradecimento ao cliente, use sua criatividade e se puder, ofereça com a carta, um mimo. A estratégia é conhecida por fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar de você.

A carta de agradecimento ao cliente faz parte das empresas que têm como foco o atendimento ao cliente e a experiência do consumidor.

Afinal, em um ambiente tão competitivo como o mundo dos e-commerces, é necessário ter um pós-venda de qualidade, que mantenha esse cliente engajado com a marca.

É um engano focar apenas nas primeiras etapas de vendas.

Isso ocorre, porque se um cliente já consumiu da sua marca, ele tem fortes chances de fazer novos negócios com sua empresa, caso ele tenha tido uma boa experiência de compra anteriormente.

Portanto, uma etapa fundamental para nutrir um bom relacionamento com o cliente, é agradecê-lo.

Seja logo após a realização de uma compra, envio de uma sugestão, ou pelo início de uma parceria, por exemplo, os motivos são infinitos.

Para isso, existem as cartas de agradecimento que é justamente o que vamos apresentar para você neste artigo.

Entenda por que fazer uma carta de agradecimento e quais são os principais modelos para guiar a sua estratégia. Não deixe de conferir nas próximas linhas!

A importância da carta de agradecimento ao cliente

Um dos pontos mais fundamentais e que ajudam os negócios a se destacar em meio à concorrência é adotar uma cultura centrada na experiência do consumidor.

O Customer Experience, que é a experiência que os seus clientes terão com a sua marca, é uma maneira muito eficiente de gerar um diferencial competitivo.

Ainda mais em um ambiente de disputa acirrada como é o dos e-commerces, onde milhares de empresas se posicionam para disputar a atenção dos consumidores e melhorar as suas vendas e resultados.

Essas pequenas ações, que mostram que a empresa se importa e tende a oferecer uma experiência mais personalizada, é que fazem com que a sua marca fique guardada na memória afetiva dos seus clientes.

Isso é uma maneira de mostrar aos clientes da sua loja online, que a experiência deles com a sua marca é muito importante para a sua empresa.

Ou seja, possibilita ainda, que o cliente tenha uma positiva sobre sua marca.

Afinal, você está mantendo as portas abertas para que esse cliente possa fazer novos negócios com sua marca em um futuro próximo.

Quando a carta é feita da maneira certa, essa ação pode se tornar uma estratégia de marketing, já que muitos consumidores podem se sentir prestigiados e compartilharem essa carta com amigos e até mesmo em suas redes sociais.

Com criatividade e um conhecimento aprofundado sobre a sua persona, essas cartas podem gerar um verdadeiro sucesso para cativar e gerar clientes fiéis da marca.

Principais benefícios da carta de agradecimento ao cliente

Como já é possível perceber, a carta de agradecimento ao cliente é muito importante para a experiência do consumidor e pode ajudar a empresa a fidelizar clientes satisfeitos com a marca.

Existem outros benefícios de investir nessa estratégia, e é isso que você verá a seguir. Acompanhe!

Aumentar a visibilidade do negócio

Principalmente nas redes sociais, os consumidores estão constantemente expressando sua opinião e a experiência que tiveram com alguma marca.

Essa avaliação, que funciona como um boca a boca, não é exclusiva dos influenciadores digitais.

Afinal, pessoas comuns também têm seguidores e podem prejudicar ou melhorar a imagem de uma empresa com seus feedbacks.

Portanto, ao receberem mimos, lembranças ou cartas personalizadas, esses consumidores estão muito propensos a compartilharem a boa experiência que tiveram com você.

Nas plataformas sociais, essa é uma poderosa ferramenta para ser encontrado por novos potenciais clientes.

Essa é uma visibilidade de grande valor, já que um cliente está falando bem da sua empresa e fazendo uma propaganda positiva de maneira espontânea.

Otimizar o pós-vendas

O processo de vendas é extenso e feito por partes, onde todas as etapas são de fundamental importância para o resultado final das vendas.

Logo, o pós-vendas, que é o momento que sucede a compra, é valioso para continuar nutrindo um relacionamento com os seus clientes.

Logo, enviar cartas de agradecimento pela compra, pela confiança no negócio, pela preferência e por muitos outros motivos possíveis é uma boa escolha para dar sequência nas vendas com um mesmo cliente.

Com isso, você consegue dar continuidade nas vendas para a mesma pessoa, aumentando o Lifetime Value desse consumidor e deixando uma brecha para fazer o cross-sell ou up-sell nas suas vendas.

Saiba como fazer um bom pós-venda no seu negócio para vender mais!

Melhorar a experiência do consumidor

Uma carta de agradecimento ou de desculpas pode ser a melhor maneira de otimizar uma venda ou contornar uma situação desagradável, respectivamente.

Portanto, em todos os casos, é a chance da empresa continuar nutrindo a relação com o cliente e mostrar que se importa com ele mesmo após a venda ter sido concretizada.

Portanto, a carta é uma peça fundamental para fortalecer o atendimento ao cliente e uma oportunidade de manter relações duradouras e de confiança entre marca e consumidor.

Fidelizar clientes

Outro ponto forte da carta de agradecimento é a fidelização do cliente. Esse é um diferencial competitivo de grande importância, já que clientes fiéis tendem a comprar mais da marca e ainda costumam indicá-la para outras pessoas.

Sabemos, que manter as vendas para os clientes que já consumiram da marca é mais barato e demanda menos esforços dos times de marketing e vendas.

Logo, não desperdice a oportunidade de nutrir a relação e criar bons vínculos com seus clientes.

Melhorar a percepção de marca

A percepção de marca é outra estratégia muito importante para aumentar as vendas, se destacar em meio à concorrência e conseguir levar o alcance da marca para mais longe, de forma positiva.

Os clientes se importam com os pequenos gestos que mostram uma preocupação em oferecer experiências personalizadas.

Essa pode ser a forma de você melhorar a percepção da sua marca e alcançar resultados muito positivos com pequenas ações estratégicas.

Como fazer uma carta de agradecimento ao cliente

Existem muitos tipos de cartas de agradecimento ao cliente, e nós falaremos mais sobre elas no próximo tópico.

A parte importante do planejamento dessa carta é definir o motivo de você estar entrando em contato com esse consumidor.

Depois, é preciso entender o que compõe uma carta e como redigi-la da maneira certa. Veja a seguir!

Identifique o cliente

Para identificar o cliente, por mais óbvio que possa parecer, você precisa escolher o pronome de tratamento mais adequado para cada um. Ou seja, qual o grau de intimidade que a empresa tem com esse consumidor.

Por meio do entendimento da persona do negócio, é possível definir qual o tratamento mais adequado para iniciar a conversa.

Algumas maneiras comuns de começar a carta para o cliente são:

  • Caro fulano;
  • Prezado fulano;
  • Prezado senhor fulano;
  • Senhor fulano.

Após a escolha do tratamento, é preciso fazer uma breve identificação da empresa para relembrar ao cliente quem é o remetente. Algo como:

  • Nós, da empresa tal, estamos entrando em contato…

Informe o motivo do contato

Após a definição do tratamento e a identificação da empresa, você deve informar ao cliente qual o motivo do contato estar sendo feito.

Essa é uma etapa fundamental principalmente nos casos de pedidos de desculpas.

Mesmo para os agradecimentos, é preciso pensar em frases que sejam impactantes e que retenham a atenção desse cliente de modo que ele continue a leitura do material até o final e se sinta realmente impactado e privilegiado com o recebido.

Algumas técnicas de copywriting ajudam muito nesse momento

Explique por que isso é importante para a empresa

Outra parte essencial para o bom funcionamento dessa estratégia é a parte de explicar o motivo do contato estar sendo feito.

Ou seja, explique para esse cliente por que você está entrando em contato com ele e por que isso é tão importante para a empresa.

Você deve deixar nítido que ele é valioso para a empresa e que a marca se preocupa com o bem-estar e com a relação que tem com seus consumidores.

Contudo, é preciso usar a sinceridade e não deixar de ser moderado.

Muita bajulação pode fazer com que a carta tenha uma tonalidade forçada. É preciso ser simples e conciso para mostrar que é importante ter essa pessoa como cliente.

Finalizar a carta

O fechamento da carta é uma boa oportunidade para conduzir, de maneira suave e natural, o consumidor para que ele tome outra ação.

Existem muitas possibilidades, como convidar para um evento especial, oferecer descontos especiais para clientes cativos, fornecer cupons de desconto e convidá-lo para fazer parte de uma linha especial de transmissão com a empresa.

Como usar CTA em loja virtual para aumentar conversões?

7 modelos de carta de agradecimento ao cliente

Vamos ver agora alguns dos principais modelos de carta de agradecimento ao cliente, na prática. Não deixe de conferir!

1. Carta de agradecimento pela aquisição de serviço

Caro(a) sr./sra. (Fulano).

Nós, da (nome da empresa), estamos muito gratos pela sua decisão em contratar a nossa solução e ficamos muito felizes em fazer parte dessa conquista.

Estamos certos de que logo menos teremos o senhor como um caso de sucesso e que essa etapa será muito produtiva para nós também.

Se possível, ficaremos contentes em receber um feedback sobre o nosso serviço com a sua opinião. Isso certamente nos ajudará muito para aprimorar ainda mais o nosso serviço.

Qualquer coisa que precisar, por favor, não relute em falar conosco!

Um grande abraço.

(Nome do responsável pela carta).

2. Carta de agradecimento pela aquisição de produto

Bom dia, sr. (Fulano).

Nós, da (nome da empresa), estamos muito gratos pela sua decisão em adquirir nossos produtos e ficamos muito felizes em fazer parte dessa conquista.

Esperamos sinceramente que esse produto seja de grande serventia para você e que ele consiga superar as suas expectativas de compra. Recomendamos que ele seja utilizado para (explicar brevemente a função do produto).

Se possível, compartilhe com a gente o seu feedback sobre esse produto. Assim, podemos entender muito melhor como ele está suprindo as suas necessidades para investirmos cada vez mais nas melhorias necessárias.

Se precisar de qualquer auxílio, estamos prontos para ajudá-lo.

Até breve.

(Nome do responsável pela carta).

3. Carta de agradecimento pela parceria

Prezado (Fulano).

Nós, da (nome da empresa), queremos agradecer sinceramente pela sua escolha em continuar essa importante parceria com a nossa empresa. É uma satisfação fazer parte do desenvolvimento do seu negócio e juntos caminharmos rumo ao sucesso.

Queremos também parabenizar a empresa (nome da empresa do destinatário) pelo sucesso que tem até o momento e desejamos melhorar cada vez mais os nossos resultados conjuntos. Acreditamos que os nossos produtos vão se aperfeiçoar cada vez mais com essa importante parceria.

Que esse seja o início de uma jornada próspera para ambas as partes.

Um grande abraço.

(Nome do responsável pela carta).

4. Carta de agradecimento pela preferência

Prezado (Fulano).

Nós, da (nome da empresa), queremos agradecer sinceramente pela preferência em continuar consumindo as nossas soluções. Há X anos que estabelecemos essa parceria e os resultados são sempre positivos.

Isso nos dá motivação para continuar aperfeiçoando os produtos, e empresas como a (nome da empresa) nos dá ainda mais motivação para nos aperfeiçoarmos. Dessa forma, conseguiremos resultados ainda mais significativos.

Pedimos que nos envie um feedback com a sua opinião sobre os nossos serviços. Assim, entregaremos cada vez melhores soluções para a nossa parceria.

Se precisar de algo, por favor não hesite em nos procurar, combinado?

Um forte abraço.

(Nome do responsável pela mensagem).

5. Carta de agradecimento pela preferência pelo produto

Caro (Fulano)!

Nós, da (nome da empresa), viemos agradecer profundamente por escolher os nossos produtos. É uma satisfação saber que após todos esses anos, ainda continuamos agradando e oferecendo produtos que lhe são úteis.

É por isso que estamos sempre buscando melhorar os nossos resultados para oferecer as melhores soluções.

Adoraríamos saber o que você gosta nos nossos produtos e o que você acha que deveria melhorar. Isso nos ajudaria muito a estarmos em constante aprimoramento. Portanto, se possível, compartilhe conosco o seu feedback.

Agradecemos sempre, e se precisar de algo, estamos à sua disposição!

Até logo.

(Nome do responsável pela carta).

6. Carta de agradecimento pela sugestão

Olá, (Fulano).

Nós, da (nome da empresa), viemos agradecer imensamente pela sugestão que você nos deu sobre (sugestão) no dia (data do envio da sugestão).

Esse tempo que você nos reservou para dar o seu feedback é muito importante para a gente. Somente assim, com colaborações como esta, conseguimos melhorar cada vez mais os nossos serviços.

Esperamos ter conseguido ajudar você e se houver mais alguma sugestão, por favor não hesite em nos enviar. Para o que precisar, pode nos contatar.

Muito obrigado.

(Nome do colaborador).

7. Carta de agradecimento pela presença

Prezado (Fulano).

Nós, da empresa (nome da empresa), estamos muito contentes com a sua participação no evento (nome do evento) no dia (data do evento).

Muito obrigado mesmo por compartilhar desse importante momento para nossa empresa. A sua presença fez toda a diferença.

Esperamos que você tenha tido uma excelente tarde/noite/dia conosco e aguardamos a sua presença novamente nos eventos futuros.

Se tiver alguma sugestão ou recomendação para os próximos eventos, por favor, compartilhe conosco. Sua opinião é muito importante para a gente.

Grande abraço.

(Nome do responsável pela carta).

A carta de agradecimento ao cliente é uma excelente oportunidade de manter um relacionamento mais aproximado com os consumidores do seu negócio.

É uma oportunidade de aumentar a visibilidade do negócio, otimizar a etapa do pós-venda, melhorar a experiência dos consumidores, fidelizar clientes e fazer com que a marca tenha uma percepção muito mais positiva.

Existem muitos modelos de cartas de agradecimento ao cliente e o mais importante é que você entenda como fazer uma, quais são os modelos mais utilizados e os adapte para a realidade do seu negócio, tendo como foco a persona da sua empresa.

O relacionamento com os clientes é uma parte fundamental de uma estratégia de sucesso. Para ajudar você nessa importante tarefa, confira este artigo completo sobre o assunto.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário